domingo, 14 de fevereiro de 2021

A minha experiência de depilação facial com lâmina

depilação facial com lamina


A temática de depilação facial com lâmina gera sempre muita curiosidade. Enquanto mulher, fui habituada a fugir das lâminas. Ora porque engrossam o pelo, ora porque sensibilizam a pele, ora porque é um método depilatório masculino. Lembro-me inclusive de, uma vez, ter tentado depilar as minhas sobrancelhas com a minha gilette e da minha mãe quase lhe ter dado um ataque cardíaco, porque ia ganhar barba na cara. Isto para resumir que a decisão de experimentar utilizar uma lâmina no rosto não foi propriamente facial, no entanto, após ver n experiências positivas fui atrás do "pior não vai fazer".


Sempre tive alguns pelos bastante escuros no maxilar, que me incomodaram ao longo de toda a minha adolescência. Ainda assim, retirá-los numa foi propriamente uma opção, já que faço alergia com muita facilidade tanto à linha quanto à cera. Muita vermelhidão, irritação e um desconforto durante alguns dias que, obviamente, não valia o resultado já que o mesmo seria efémero. A pinça, neste caso, também não era uma hipótese.


Lembro-me do meu entusiasmo, quando há alguns anos atrás, me deparei com o vídeo da Nicole Guerriero sobre depilação facial com lâmina. No caso da Nicole, ela optou por este método pelo efeito que proporcionava à pele depois da base. Uma pele muito mais lisa e uniforme, com o aspecto perfeito que a mesma ambicionava. Uma rápida pesquisa levou-me a perceber que, efetivamente, este era um método com imensos adeptos e que talvez fosse a solução certa para mim.


Praticamente quatro anos depois, este é o meu método de depilação facial favorito e aquele que utilizo para todo o meu rosto, à excepção da região abaixo da sobrancelha. Aí, sinto que o controlo é pouco e que efetivamente não consigo o formato que pretendo. Além disso, a pele é extremamente sensível nesse local e os pelos encravam com muita facilidade *been there, done that*.



Depilação facial com lâmina passo a passo

  • O primeiro passo é desinfectar a lâmina. Normalmente utilizo algumas borrifadelas de álcool puro e deixo a lâmina secar num local fresco e seco.
  • Depois, segue-se o passo de preparação de pele, caso seja necessário. No meu caso, depilo o rosto a seco. Há quem goste de utilizar óleos para lubrificar a pele, mas a verdade é que no meu caso sinto que atrapalham mais do que realmente ajudam. Além da lâmina não deslizar tão bem, a minha pele fica sempre bastante obstruída. Acredito que uma pele seca, por exemplo, beneficie mais da utilização do óleo - o mais comum para este efeito é o óleo de coco.
  • De seguida, o passo de depilação. Por norma, depilo as laterais do meu rosto, a zona do buço e a região acima das sobrancelhas. Não vejo necessidade de depilar mais nenhuma área. Para depilar o rosto, basta colocar a lâmina paralela ao rosto, inclinando-a ligeiramente para dentro. O movimento da lâmina deve ser sempre direito para evitar cortes - podes ver a demonstração neste vídeo que partilhei no meu instagram.
  • Depois, cuidar muito bem do rosto. Hidratar bem a pele, com fórmulas básicas sem grandes ativos. Evitar completamente produtos com ácidos (à excepção do ácido hialurónico), retinóides, alguns derivados de vitamina C, etc.
  • Por último, desinfectar novamente a lâmina e deixá-la a secar num local fresco e seco.

depilação facial com lamina


Perguntas frequentes sobre o método de depilação facial com lâmina

Que lâmina de rosto utilizar?

Qualquer lâmina de rosto pode ser utilizada para este efeito. Recomendo muito as lâminas da Wilkinson. 3 lâminas custam 3,40€ e podem encomendá-las no site da Notino, que recomendo sempre já que o serviço é exímio.


Há alguma característica em específico que as lâminas devem possuir?

As lâminas devem estar bem afiadas; neste caso, cortar bem o pelo. Caso a lâmina não seja suficientemente eficaz, vai ser necessário passar mais vezes no mesmo local do rosto, acabando por sensibilizar a pele. Ao sensibilizar a pele, vão surgir vermelhidões, irritações e um desconforto completamente desnecessário. Se a lâmina deixa de cortar, é porque está na hora de trocá-la.


Com que frequência é necessário mudar as lâminas de rosto?

As lâminas devem ser mudadas mensalmente devido à eficácia das mesmas e à questão que mencionei acima. Se por acaso a lâmina ganhar ferrugem, deitá-la fora imediatamente.


O pelo cresce mais grosso?

Estou a depilar-me com a lâmina há praticamente quatros anos e em momento algum senti alterações ao meu pelo ou à velocidade de crescimento do mesmo. O meu pelo mantém-se escuro, muito fino e sinto necessidade de depilar o rosto mensalmente, à excepção de pequenos retoques quando vejo um ou dois pelos malandros ao espelho.


É fácil cortarmo-nos com a lâmina?

Não diria que é fácil, mas diria que é necessário cuidado. O corte deve ser sempre feito a direito, com uma pressão ligeira e sempre com toda a atenção. Onde me corto mais é na zona do buço, aquela que creio que é realmente a zona mais difícil de depilar com a lâmina. 


É indolor?

Completamente indolor, não dói rigorosamente nada.


Há alguma forma de "treinar" o processo de depilação facial com a lâmina?

Eu recomendo sempre que quem é iniciante teste no braço. Além de poder perceber o comportamento do pelo e como ele cresce (o que pode dar um conforto adicional), é possível ainda praticar o controlo da lâmina, algo que acho essencial para que tudo corra bem.


Qualquer pessoa consegue fazer?

Eu diria que sim. É necessária apenas alguma mão firme, mas nenhum jeito em específico propriamente dito.


*Este artigo será atualizado à medida que forem surgindo mais questões sobre depilação facial.


Reforço, novamente, que esta é a minha experiência e que não invalida que existam outras distintas da minha. Se quiseres ler mais sobre a mesma, podes espreitar outro artigo sobre como utilizar as lâminas de rosto aqui. Se já experimentaste depilação facial com lâmina, deixa-me o teu comentário abaixo para que possamos trocar informações sobre o assunto.

Publicar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3