domingo, 14 de fevereiro de 2021

Como eliminar estrias?


De uma forma muito simples, as estrias aparecem quando existe um período de crescimento repentino no nosso corpo. Ou seja, situações como gravidez, aumento de peso ou os "saltos de altura" que acontecem tantas vezes na adolescência podem originar estrias. Basicamente, nestes momentos, a nossa pele é obrigada a esticar, quebrando o colagénio e a elastina e, assim, deixando as marcas que são descritas como "linhas" no nosso corpo. Por norma, quando são recentes, estas estrias têm um tom mais avermelhado, enquanto quando "envelhecem" tornam-se brancas ou da cor da pele. Sendo algo incomodativo para tantas mulheres, é comum querermos saber como eliminar estrias eficazmente - e é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.


Como eliminar estrias?

Antes de mais, é importante ter em consideração que é extremamente difícil eliminar estrias por completo, mesmo recorrendo a procedimentos estéticos. As estrias são literalmente rasgões na nossa pele, por isso faz sentido que não seja assim tão simples eliminá-los - e quem vos disser o contrário, está possivelmente a vender-vos banha de cobra. Contudo, isso não significa que não existam opções que permitam atenuá-las. O truque para reduzir as estrias sem recorrer a procedimentos estéticos? Uma boa rotina de pele.


A esfoliação é a tua melhor amiga para atenuar as estrias

Basicamente, a esfoliação elimina a camada de células mortas da superfície da nossa pele e estimula a renovação celular, logo faz todo o sentido que esse seja um dos gestos que deves inserir na tua rotina caso pretendas atenuar estrias. Para isso, escolhe o teu tipo de esfoliante favorito (físico, químico ou enzimático) e disciplina-te a utilizá-lo no mínimo duas a três vezes por semana no teu corpo. Nas últimas semanas, tenho utilizado (e adorado!) o AHA Smoothing Moisture Balm da Revolution Skincare e a minha pele não podia estar mais suave. Além do ácido salicílico, a fórmula possui uma série de ingredientes hidratantes que o tornam num excelente creme pós-banho.


Aposta no retinol

O retinol ajuda a estimular a produção do colagénio e aumenta a firmeza da pele, ajudando a atenuar a aparência da estria. Quando as estrias são mais recentes, o retinol é uma excelente ajuda exatamente por auxiliar na "reconstrução" da pele. A Sesderma possui um sérum incrível para este efeito, da gama Estryses. Além do retinol. possui ainda vitamina C e E, tornando-se num excelente aliado contra as estrias. Este produto não pode ser utilizado na gravidez nem no Verão (já que o retinol é fotossensibilizante). 


Queres uma opção menos agressiva? Aposta no Bio oil. O bio oil é um favorito para atenuar as estrias com fundamento, já que na sua composição encontramos Retinyl Palmitate, uma das formas mais suaves de retinol. Ainda que menos eficaz, é muito mais descomplicado de utilizar - o que o torna um grande favorito da maioria. Além disso, o toque do produto é maravilhoso, ajudando ainda a suavizar a pele. Win, win.


eliminar as estrias com bio oil

Em casos mais extremos, a tretinoína pode ser a solução.

Opções como a tretinoína são excelentes para atenuar as estrias. A tretinoína é um retinol mais "agressivo" que ajuda a reconstruir o colagénio da nossa pele, fazendo com que a estria realmente seja menos visível. No entanto, deixo o alerta: a tretinoína pode ser irritante e é imperativa uma visita a um dermatologista antes de iniciares a sua utilização. Tal como o retinol, não pode ser usada durante a gravidez. Se quiseres saber mais sobre este derivado sintético da vitamina A, recomendo-te a leitura deste artigo da Health Line que sintetiza muito bem aquilo que é a tretonoína


A consistência é a chave!

Em tratamentos para atenuar as estrias, a consistência pode ser o "vai ou racha". Apesar destes ingredientes serem "fortes", as estrias não deixam de ser cicatrizes na pele e, como tal, não é fácil eliminá-las. Se não fores capaz de manter a coerência na tua rotina e se utilizares os produtos de lés a lés, não vais conseguir os resultados que ambicionas. 


Uma solução rápida para eliminar as estrias? Auto-bronzeador!

O auto-bronzeador funciona como maquilhagem nas estrias, exatamente por uniformizar a pele. Ainda assim, é importante ter em consideração que esta dica só funciona com estrias brancas; estrias avermelhadas ou arroxeadas podem inclusive ser destacadas pelo auto-bronzeador (o efeito contrário). De qualquer das formas, podes fazer um pequeno patch test para perceber como é que o auto-bronzeador funciona nas tuas estrias.


Espero que este artigo tenha sido útil. Partilha comigo nos comentários as tuas dicas e produtos favoritos para eliminar estrias - quero saber tudo!


Publicar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3