domingo, 24 de janeiro de 2021

Que alterações fazer na rotina de pele de Inverno?

alterações na rotina de pele de inverno com sugestões notino

É inevitável: quando chega o Inverno, a nossa pele altera-se. De repente, sentimos a nossa tez mais sensibilizada e desidratada - e isso acontece até em peles mais oleosas. Em termos ambientais, por norma, a mudança de humidade e a queda de temperatura são as grandes responsáveis; no entanto, as alterações dos nosso estilo de vida no Inverno, como os duches mais quentes ou a utilização de aquecedores têm igualmente um grande peso. Para manter a saúde da pele, podem ser necessários  pequenos ajustes na rotina. Neste artigo, explico-te que alterações fazer na tua rotina de pele de Inverno. 


Que alterações fazer na rotina de pele de Inverno?

Altera o teu gel de limpeza para um leite ou creme de limpeza

Uma das alterações que pode fazer sentido na tua rotina de pele de Inverno é a mudança de textura do produto de limpeza que habitualmente utilizas. Os géis e mousses de limpeza têm, por norma, tipos de sulfatos que proporcionam uma limpeza muito eficaz na pele, mas podem a longo prazo contribuir mais para a desidratação da tez, do que os utilizados em leites e cremes de limpeza. Além disso, estas tendem a ser texturas mais prazerosas de utilizar na rotina de Inverno, já que ajudam a reconfortar e a acalmar a pele. Para desmaquilhar, podes também experimentar utilizar bálsamos ou óleos de limpeza!


Experimenta as essências

No início do Inverno, introduzi as essências permanentemente na minha rotina. As essências possuem uma textura aquosa, muito similar a uma água mais densa, e pretendem ser um passo extra de hidratação leve nas nossas rotinas. Além deste propósito, ajudam também a potencializar a absorção da nossa pele face aos próximos produtos. Podes adicionar a essência à tua rotina ou utilizá-la ao invés do teu tónico habitual. Para uma pele mais oleosa, esta é uma excelente adição à rotina, seja qual for a época do ano.


rotina de pele de inverno

Aposta em texturas mais ricas

O Inverno é a altura perfeita para finalizares a tua rotina de rosto com texturas mais ricas. Mesmo as peles oleosas, podem optar por trocar as habituais texturas em gel por uma loção, ligeiramente mais rica. Certifica-te apenas que escolhes uma opção sem ingredientes comedogénicos. Quem tem peles secas e normais vai com certeza agradecer o conforto de opções mais densas e encorpadas. 


Diz olá aos óleos

Caso tenhas a pele seca ou muito seca, experimenta finalizar a tua rotina de pele com um óleo facial. Pessoalmente, não sou a maior fã de óleos tendo pele mista, já que normalmente sinto um peso que chega a deixar a minha pele desconfortável. No entanto, os dias têm estado tão frios que introduzi recentemente o óleo de esqualeno na minha rotina e fiquei fã. Foi uma recomendação da minha comunidade no @thepinkelephantshoe (junta-te a nós!) e que certeira!


Lê também: Óleos Faciais - tudo o que é preciso saber!


Carta verde para adicionar mais produtos na rotina

No Verão, tudo o que queremos são rotinas simples e descomplicadas, que não pesem no rosto. No Inverno, as camadas são bem-vindas, por isso, se te sentes curiosa em adicionar mais um produto à tua rotina, este é o momento certo para fazê-lo. De uma forma leviana, podemos ver quase as camadas de skincare como camadas de roupa, capazes de reconfortar a nossa pele face às temperaturas mais baixas. 


Ingredientes a utilizar na rotina de pele de Inverno

Um dos ingredientes que recomendo sempre para todos os tipos de pele é definitivamente o ácido hialurónico. O ácido hialurónico, além de ser um ingrediente extremamente versátil, trata-se igualmente de um ingrediente com uma enorme tolerância, pelo que não acarreta grandes riscos de utilização. Tem a capacidade de atrair até cerca de 1000 vezes o seu peso em água para a superfície da pele, proporcionando-lhe uma ação hidratante e preenchedora. Este é também um excelente momento para apostar em glicerina e pantenol, ambos excelentes para reter e manter a humidade na pele. As ceramidas são outra excelente adição à rotina de pele de Inverno, já que ajudam na manutenção da barreira lipídica essencial à proteção da nossa pele. 


Estes pequenos ajustes na rotina de pele de Inverno podem fazer toda a diferença na forma como sentes a tua pele. Nunca te esqueças que, no final do dia, não precisas de utilizar dez produtos diferentes na tua rotina para que a mesma seja eficaz e funcional. Sê estratégica nas tuas escolhas e opta por aquilo que deixa a tua pele feliz. 

Conta-me nos comentários se fizeste alterações na tua rotina de pele de Inverno, quero saber tudo!

Publicar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3