Os óleos faciais são cada vez mais populares - aliás, nesta fase é difícil mencionar uma marca de skincare que não possua óleos. Já utilizados pelos nossos ancestrais, os óleos são realmente benéficos à nossa pele, quando utilizados correctamente. É necessária alguma perspectiva para escolher o óleo correcto e encaixá-lo na nossa rotina. Por isso mesmo, hoje decidi falar um pouco sobre os óleos faciais, de forma a enquadrar a temática para a próxima publicação, sobre a minha experiência propriamente dita.
O que faz um óleo facial?
Os óleos são extremamente populares em rotina de beleza, desde os primórdios. Tratam-se de um emoliente, que actua na superfície da pele, de forma a impedir a desidratação da tez. São regularmente associados à hidratação, contudo é de mencionar que os óleos não penetram nas camadas mais profundas da pele, devido ao seu peso molecular - ou seja, a hidratação provinda destes óleos deve ser interpretada de outro modo. De uma forma sucinta, o que este género de óleos faz é nutrir, proteger e selar toda a hidratação que a nossa pele já possa possuir; e por isso, são especialmente adequados para terminar a rotina de rosto. É também de referir que os óleos faciais devem ser orgânicos, naturais ou prensados a frio de modo a manter o seu valor nutricional.
Estes ditos óleos de "hidratação", os óleos mais comuns nos cosméticos, são óleos prensados extraídos da parte mais gorda da planta (de caroços, sementes...) ou de animais. São óleos que não evaporam e possuem um maior peso molecular. Além destes óleos, existem também óleos essenciais e óleos de tratamento.
Os óleos essenciais são extraídos das folhas, caule, raízes e de outras partes aromáticas da planta. São extremamente concentrados, e não podem ser utilizados por si só sob o risco de irritações graves. Podem sim ser utilizados no rosto quando misturados noutro óleo. Exemplos: óleo de menta, óleo de melaleuca.
Os óleos de tratamento são uma combinação de óleos essenciais, com plantas e vitaminas adicionadas para tratar uma condição específica da pele. Basicamente, são óleos essenciais prontos a utilizar, sem qualquer risco.
Como escolher o óleo correcto para o meu tipo de pele? Posso utilizar óleos com pele oleosa?
Os óleos-base ou óleos de "hidratação", maioritariamente, são ricos em ácidos gordos; ácidos esses que se dividem em ácidos línoleicos e oleícos, ambos necessários para o equilíbrio da barreira lípidica que protege a nossa pele. Estes termos são importantes porque a sua consideração permite uma melhor escolha do óleo correcto para a nossa pele.
Óleos mais ricos em ácidos línoleicos tendem a ser mais leves e a manter uma consistência mais líquida e aquosa. São também rapidamente absorvidos pela pele e podem ser utilizados em peles oleosas e acneícas. Aliás, peles com acne têm tendência a possuir níveis baixos de ácido línoleico no seu sebo, por isso repor esse ácido pode ajudar a melhorar a inflamação. Exemplos: óleo de jojoba, óleo de semente de uva, óleo de rosa de mosqueta.
Óleos mais ricos em ácidos oleicos funcionam da forma contrária, ou seja, são densos e extremamente ricos. São perfeitos para nutrir e até reparar a pele mais seca, especialmente perante baixas temperaturas. Exemplos: óleo de abacate, azeite, óleo de coco. A principal preocupação com óleos mais ricos em ácidos oleicos é que são propensos a criar obstruções nos poros, pelo que devem ser utilizados com moderação - e são obviamente proibidos para peles com tendência a acne.
Onde devo situar os óleos na minha rotina de beleza?
Os óleos devem ser utilizados na rotina de beleza nocturna, já que o auge de produção de sebo da nossa pele acontece a meio do dia, sendo a sua aplicação desnecessária. Consequentemente, durante o sono, a nossa pele atinge a maior fase de desidratação e, é nesse momento, que faz sentido repor óleos e hidratação.
Em termos de aplicação, de um modo geral, os óleos devem ser aplicados como último passo, pela sua densidade. Já é do nosso conhecimento que a nossa rotina deve começar com a limpeza e depois devemos aplicar os produtos da consistência mais leve para a mais pesada, de forma a possibilitar a absorção de todos os produtos por parte da pele. Ainda assim, existem óleos de tratamento que devem ser aplicados antes do creme hidratante, por serem extremamente fininhos; é apenas uma questão de ter essa consciência na aplicação.
É também exactamente por esta questão do peso que os óleos não devem ser acumulados, ou seja, pouco ou nada adianta a utilização de óleo sob óleo sob óleo. O ideal é escolher o óleo mais indicado para a necessidade da pele no momento e aplicá-lo com pequenas pancadinhas pelo rosto, esperando que absorva por completo.
obrigado, meu doce. ultimamente ando com panca por malas pequenas :P
ResponderEliminareste é daqueles mega posts que deveria ser partilhado e lido por todos!
sou muito, muito fã de óleos faciais :D
NEW OUTFIT POST | LES BEIGES!
Instagram ∫ Facebook Official Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Excelente post! Estou a pensar introduzir o óleo de jojoba na minha rotina nocturna mas estava incerta de quando o fazer - now I know, obrigada!
ResponderEliminarJiji
lovely post! <3
ResponderEliminarwww.diaswaripredani.blogspot.com
Que dicas ótimas! Não sabia dessa diferença entre os óleos faciais! Agora ficou mais mais fácil na hora de comprar um! ^^
ResponderEliminarBeijo!
Cores do Vício
Por acaso não tenho o hábito de usar óleos na minha rotina! Mas já estou a ver que devia ahah
ResponderEliminarBeijinhos linda, mais um exelente post <3
Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube
Um post super útil que me vai ajudar muito! :D
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
Lovely products, it's a must try!
ResponderEliminarThe Glossychic
Wonder Cottage
Por acaso é um produto que não costumo usar, mas quero muito incorporar na minha rotina de pele !
ResponderEliminarxoxo ♡
Watermelon Clouds
Informações super uteis! Por acaso ainda não experimentei nenhum óleo.
ResponderEliminarBlog Vinte e Muitos
Eu leio isto e penso "devia usar" mas e a preguiça?? sou tao basica nestas coisas :|
ResponderEliminarhttps://www.sonhamasrealiza.pt/
Tenho um para usar, mas confesso que não sabia como o fazer, mas adorei conhecer esse e as tuas dicas
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post //Intagram
Tem post novos todos os dias
Já sou utilizador de óleos faciais num contexto verdadeiramente masculino - barbear. Utilizo um produto que é uma mistura de óleo de oliva e óleo de glicerina (em reduzida quantidade) como pré-barbear. Vai formar uma película na pele e facilitar o deslizar da lâmina, diminuindo, assim, o risco de irritação e cortes.
ResponderEliminarNo entanto, nesta última In Beauty encontrei um produto à base de óleo de argão, com uma boa concentração de óleo de argão e nada de silicones (entenda-se) que estou a começar a utilizar à noite como sérum. Seguidamente, vou experimentar misturar umas gotas no meu creme de noite e ver os resultados. Peles oleosas beneficiam da utilização de óleos pois havendo o teor lipídico controlado e equilibrado, as glândulas sebáceas da nossa pele não necessitam de produzir tanto sebo.
Bom post!
Beijinhos,
Ricardo, www.opinguimsemasas.pt
Óleo de glicerina não existe. Queria dizer óleo de oliva e óleo de ricino! ;)
EliminarAs dicas são maravilhosas, amiga!
ResponderEliminarAinda não usei nenhum tipo de óleo.. por ser alérgica ainda não encontrei nenhum que não tem cheiro.
Um beijo,
www.purestyle.com.br
Muito obrigada por este post ahah
ResponderEliminarSempre quis experimentar mas não sabia quase nada sobre os óleos! És sempre uma grande ajuda ahah
Beijinhos
THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER
Como não adorar as tuas dicas?! Impossível. Muito obrigado por partilhares tanto connosco!
ResponderEliminarVery interesting post!
ResponderEliminarI use facial oils too and it was very informative to me!
XO
S
https://s-fashion-avenue.blogspot.com/
Aprendo tanto contigo, coração! Obrigada por seres sempre tão clara e pertinente nas tuas partilhas ♥
ResponderEliminarObrigada pelos esclarecimentos :)
ResponderEliminarobrigada pela explicação foi me bastante útil
ResponderEliminarRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
muito útil este post :)
ResponderEliminarDREAMS OF A PRINCESS
Aprendi imenso com este post e com o comentário do pinguim sem asas. Como tenho a pele mista, nunca sei o que utilizar e quando utilizar, então vou um pouco por tentativas e ver qual resulta melhor em diferentes fases da minha pele. Nunca usei óleos, porque não conhecia muito bem a função deles e tinha medo de estragar os resultados que tenho hoje com a minha pele. Mas depois deste post, nem sei se o que estou a fazer é o correto. :s
ResponderEliminarBeijinhos :D
http://damselme.blogspot.com/?m=0
Hello, thanks for the information. Have a nice day!
ResponderEliminarAdoro estes teus posts, super informativos e úteis.
ResponderEliminarBeijinhos:)
https://www.dailyvlife.com
Não tenho por hábito aplicar óleo bo rosto! Acho sempre que a minha oela vai ficar muito oleosa... Mas tenho imensa curiosidade em experimentar um
ResponderEliminarjoana-style.blogspot.com
Very interesting product, a must try!
ResponderEliminarRegards,
Flo
I never heard of this product but certainly now I do want :)
ResponderEliminarhttp://www.mariesconnections.com/
Finalmente alguém que vem esclarecer as duvidas que todos tinham!! :D Muito Obrigada!!
ResponderEliminarEu adoro oleos, infelizmente ainda nao experimentei muitos, mas sinto a minha pele muito melhor, sabe muito bem! E os cheirinhos são tão bons!
beijinhos
Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand ❤
Que post brutal para quem não percebe nada do assunto.
ResponderEliminarComo já fiz questão de te dizer, acho que o teu blog e os teus posts estão a atingir uma qualidade fantástica!
Parabéns pelo belíssimo trabalho.
I would love to try this!
ResponderEliminarAdorei esta publicação, super informativa!
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Adoro los aceites faciales! Este tiene pintaza.
ResponderEliminarBesos;))
ResponderEliminarDelete Internet History Online
How to Clear Delete Browser Search History
How to Clear Instagram Search History
How to Delete Temporary Internet Files of Browser
How to Delete Facebook Search History
How to Delete Skype Chat History
How to Delete Browser Cookies-Cache & Download History