segunda-feira, 15 de outubro de 2018

EU DEPILO O ROSTO COM UMA LÂMINA

depilação com lâmina

Sempre me senti muito desconfortável com os meus pelos no rosto - vamos pô-lo desta forma. Além do buço e das sobrancelhas, cujos métodos de depilação são muito abordados, sempre tive uma penugem clara bastante incomodativa na zona do maxilar e nas laterais do rosto para a qual parecia não haver solução (pelo menos, a tradicional). A verdade é que nos apoiamos muito na opinião das mães, avós e amigas neste tipo de decisões e eu estava constantemente a ouvir o típico 'se mexeres, vais fazer pior'.


Foi há dois anos que experimentei pela primeira vez depilar o rosto com uma lâmina, após ouvir a Nicole Guerriero falar acerca do assunto. A Nicole descreveu exactamente as minhas inseguranças: os pelos visíveis a olho nu e, acima de tudo, a forma como a maquilhagem os acentuava. Já para não falar da minha alergia à cera! Desde os meus tempos de adolescente, que os dias pós-depilação no rosto eram marcados com uma borbulhagem muito pouco estética. Dito isto, o método era relativamente simples e as lâminas extremamente económicas pelo que senti que fazia todo o sentido tentar inicialmente no buço, uma área ampla onde a hipótese de erro era nula. Na altura, fui forçada a encomendar as lâminas online (aqui), visto que não encontrei nada do género em lojas físicas. Contudo, no último ano, tornou-se frequente deparar-me com lâminas similares à minha em lojas dos chineses - como é o caso da minha, que custou apenas 1,25€ - e em lojas da especialidade. 

Não demorei a tornar-me fã. Não vou mentir, exige alguma precisão e prática mas torna-se extremamente simples após as primeiras utilizações. De uma forma muito simples, a lâmina tem de ser encostada ao rosto lateralmente, sempre com a pele esticada. É necessária alguma pressão para conseguir cortar o pelo e é preferível que o corte seja feito no sentido contrário ao crescimento, porém não é obrigatório; há zonas em que fazê-lo só vai irritar a pele. 

Eu pessoalmente, faço a depilação do rosto a seco. Lavo apenas o rosto e seco-o gentilmente, procedendo então à utilização da lâmina. Contudo, é possível usar um óleo natural para ajudar a lâmina a deslizar. Já experimentei este método e comigo não funciona. Utilizei óleo de coco, que claramente foi pesado demais para a minha pele e gerou algumas erupções cutâneas pós-depilação. Além disso, e pela minha experiência, uma boa lâmina deve deslizar pelo rosto sem esforço e desta forma, dispensar qualquer tipo de auxiliar. 

Após o processo, é necessário higienizar a lâmina com a ajuda de álcool etílico e secá-la muito bem de forma a prolongar a sua durabilidade. Normalmente, utilizo a mesma lâmina durante cerca de  três a quatro meses, até sentir que está a perder alguma eficácia no corte. A lâmina pode ser utilizada por mais tempo, mas vai tornar a depilação muito mais abrasiva e demorada, porque é necessário um cuidado extra para evitar cortes. É também imperativo hidratar a pele com uma fórmula mais rica, de forma a cuidar da tez.

Como já referi, utilizo estas lâminas há cerca de dois anos e estou muito satisfeita. Até à data não notei qualquer diferença na grossura do meu pelo, ou seja, continuo a ter apenas uma leve penugem nos maxilares. Em termos de periodicidade,  depilo o meu rosto por completo de mês a mês e dou apenas um jeito no buço e nas sobrancelhas quando vejo necessidade (normalmente de duas em duas semanas). Nas sobrancelhas, utilizo apenas a lâmina na parte superior, visto que no arco da sobrancelha sinto que preciso de mais precisão. As lâminas foram uma ajuda incrível na minha auto-estima, especialmente relativamente a apanhar o cabelo - sentia-me sempre muito desconfortável devido à penugem. Como em qualquer publicação relacionada com pele, é de referir que esta é apenas a minha experiência e não podia deixar de mencionar algo que funciona tão bem comigo. Qual é o vosso método de depilação de rosto favorito?

19 comentários

  1. Também uso! Até porque agora que faço depilação laser, não aconselham outros métodos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho o mesmo problema e recentemente depilei com creme depilatorio, e teve um resultado pessimo, os pelos engrossaram, por isso agora vou experimentar lamina!

    ResponderEliminar
  3. Moça. Acho que acabaste de mudar a minha vida. Na hora de almoço de hoje vou ao chinês xD

    Sofro EXACTAMENTE do mesmo "problema". E raios me partam que ainda não tenho coragem de dizer "ando cheia de pêlos mesmo", por isso faço o que posso para disfarçar o pequeno macaquito que sou. E também tenho alergia à cera. Agora ando a utilizar uma daquelas "molas" compridas ou a fazer com linha, mas para quem tem que fazer manutenção todas as semanas e ganha borbulhas mesmo com esses métodos, cortar seria sempre melhor...mas também não vou andar de gilette na cara :p obrigada pela dica!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Nunca usei lâmina assim no rosto, tenho medo de me machucar. xD
    Mas deve ser um bom método mesmo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  5. Confesso que nunca usei o que usas, mas ainda não encontrei o que mais goste, pois a bandas algumas marcas fico com aquela parte que usei bastante seca, mas talvez tente usar o que usas
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Eu jamais pensaria em usá-las no rosto! Normalmente faço as sobrancelhas tirando com pinça e a cada muuuito tempo utilizo cera, e no resto do rosto nunca tirei por medo mesmo haha sou do grupo do "se mexer, fica pior". Mas adorei saber que funcionam!

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. I love this!! I do this all the time <3
    Visit me back :)
    mandyshareslife.com

    ResponderEliminar
  8. Tenho o mesmo problema e sempre tive medo de usar no rosto com a ideia que o pelo ia engrossar. Mas agora vou experimentar.
    Muito obrigado pela dica.
    Beijinhos*

    Blog|Facebook|Instagram

    ResponderEliminar
  9. Hello, thanks for the information. Have a nice day

    ResponderEliminar
  10. Nunca utilizei lâmina, mas adorei saber a tua experiência. Acho importante desmistificar alguns pormenores, por isso, tenho a certeza que a tua publicação ajudará muitas pessoas que estejam com dúvidas ou passem pela mesma situação

    Beijinho grande, coração <3

    ResponderEliminar
  11. Eu odeio a penugem que tenho no rosto, sempre tive desde miúda mas é horrível, é maxilares, é queixo, não gosto mesmo nada mas confesso que tenho medo de me aventurar numa lâmina, pois uma vez no curso de estética tiraram do rosto a cera, claro que cresceu mas parece que apareceu mais... nunca mais!!
    Gostei imenso da tua opinião love!

    ResponderEliminar
  12. Cá por casa usamos cera quente os dois. Nunca experimentámos a lâmina a não ser para cortar o cabelo, que é a forma que mais gostamos.
    Agora que fizeste esta sugestão temos que experimentar... Se és tu a recomendar, então deve valer a pena!

    ResponderEliminar
  13. Por acaso utilizo pinça para retirar os pêlos. Com o hábito deixa de doer e os pêlos demoram a crescer (e também ficam mais ralos com o passar do tempo). Já tinha ouvido falar sobre essa lâmina e ainda bem que funciona para ti :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Nunca usei, mas agora fiquei tentada a experimentar no buço. É exelente conhecer a tua opinião neste tema, porque normalmente ouve-se que o pelo vai engrossar e ficar muito feio.

    ResponderEliminar
  15. Também uso, comecei à pouco tempo e pelo buço como tu. Não quero mais nada, simplesmente adoro.
    Bjinho grande 💜💜💜💋💋💋

    ResponderEliminar
  16. Confesso ke tiro kom cera, pois kom lamina nos meus pelos com toda a certeza iriam engrossar... tiro kom cera e noto mais finos e mais fracos... acho ke depende de mulher para mulher e do tipo de pele etc...

    ResponderEliminar
  17. Ai pensava que só acontecia comigo essa frustração com pêlos a mais no rosto ! Sou branca e tenho o cabelo/ pêlo muito escuro então qualquer pelinho que seja nota se logo ! Sempre tive pêlos na zona das suíças que detestava , então há poucos meses comecei a arrancar com cera (doi imenso e fico cheia de borbulhas pequeninas) , pinça (é sadomasoquismo literalmente) e ultimamente tenho usado uma lâmina de barbear , mas quase que tenho de fazer todos os dias porque nota se logo o pelo a crescer..

    ResponderEliminar
  18. Oi querida, eu passava pelo mesmo com a cera, qualquer uma, até que vi uma youtuber a explicar e falar sobre tudo e foi remédio santo. Faço tal como tu, com pele seca, já há 1ano e não quero mais nada. A Huda também têm video a mostrar como faz e faz constantemente. Adorei o artigo. Bjinho grande linda ❤❤💋

    ResponderEliminar
  19. Para todas que têm duvidas vejam vídeos de outras pessoas a fazer. O pelo engrossar é um mito, o que pode acontecer é que se são pelos fortes, eles têm uma raiz mais grossa por baixo, então quando cortamos o que vai nascer a seguir foi essa raiz. Eu no meu caso nunca tive problema nenhum. Espero que tenham entendido a explicação. Bjinho ❤💋

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3