quarta-feira, 11 de março de 2020

6 Dicas para Combater o Acne Adulto

6 dicas para combater o acne adulto

Pensamos que já passaram os piores anos da nossa pele e de repente... estamos à procura de soluções para combater o acne. Parece ser uma problemática "de adolescentes", mas a verdade é que é cada vez mais comum na idade adulta. O Journal of American Academy of Dermatology revela, inclusive, que mais de cinquenta por cento das mulheres entre os vinte e os quarenta anos sofra de acne adulto, especialmente nos países do Mediterrâneo, onde existe mais tendência a ter pele oleosa.


Umas das maiores problemáticas do acne adulto é a difícil detecção da sua origem. Nem sempre é fácil compreender o que está a originar o problema algo que, consequentemente, tende a complicar a sua resolução. Há vários factores que podem despoletar o acne adulto. Os mais comuns são relacionados com alterações hormonais (o porquê das mulheres serem as mais afectadas) e proliferação de bactérias na tez, contudo, alimentação e excesso de stress, contudo questões como uma dieta desequilibrada, excesso de stress, rotina desadequada, hábitos de limpeza de pele incorrectos ou a própria poluição podem ser igualmente prejudiciais. Pode, inclusive, não ser este nenhum dos motivos para o aparecimento do acne adulto. Aliás, alguma das questões que mencionei acima não possuem sequer tantas evidências científicas da sua relação com o acne adulto quanto isso - compreendem a dificuldade no seu diagnóstico?

Por isso mesmo, é importante referir que, em casos contínuos e severos, é realmente importante procurar um dermatologista. Um especialista conseguirá fazer a adaptação mais pertinente da rotina de pele, perceber a necessidade de suplementação ou de introdução de antibióticos e oferecer os melhores resultados possíveis.

Ainda assim, existem algumas dicas a ter em consideração para combater o acne adulto, ainda que mais generalizadas. Podem, inclusive, aplicar-se a todo o tipo de peles acneicas, independentemente da sua idade, já que a pele tende a inflamar e a obstruir geralmente do mesmo modo.

como combater o acne adulto


Atenção às escolhas na rotina de pele

Há que ter especial atenção à rotina quando a pele está numa fase mais problemática. Fórmulas muito ricas, extremamente hidratantes e com ingredientes comedogénicos podem auxiliar no bloqueio dos poros e despoletar o aparecimento de mais acne. Nem todas as peles respondem da mesma forma a todos os ingredientes, porém ingredientes como óleo de coco ou óleo de abacate (ricos em ácidos oléicos) tendem a ser de evitar. O mesmo se aplica a produtos com fragrância e óleos essenciais. 

Além disso, é importante fazer uma gestão do que realmente tem de estar na rotina de pele. O segmento de mercado de beleza é cada vez mais abrangente e somos cada vez mais bombardeados por novos lançamentos e, acima de tudo, pela ideia de que todos eles têm de estar na nossa rotina para uma pele impecável. Uma boa rotina de pele não precisa de dez produtos - precisa simplesmente de funcionar para a vossa pele. Por vezes, e em casos em que o acne adulto está presente, menos é mais.

Cuidado com a limpeza e esfoliação em excesso

É normalíssimo que tenhamos a tendência de querer limpar a nossa pele com mais frequência quando sentimos a pele mais oleosa ou com mais imperfeições, contudo limpar a pele em excesso pode aumentar a produção de sebo e, consequentemente, criar um ambiente mais propenso ao aparecimento de acne. Explicando de um modo muito leviano, ao estarmos constantemente a lavar o rosto, estamos constantemente a eliminar os óleos responsáveis pela manutenção da nossa barreira lípidica. Deste modo, o nosso corpo interpreta que não está a ser produzido óleo suficiente e aumenta a produção nas glândulas sebáceas. Conclusão: pele ainda mais oleosa. Idealmente, a pele deve ser lavada apenas uma a duas vezes por dia. E é imperativo retirar a maquilhagem antes de dormir.

O mesmo se passa com a esfoliação. É possível estarmos a esfoliar a pele em demasia e, consequentemente, interferirmos com o processo de cicatrização do acne adulto. Além disso, esfoliar a pele em excesso pode, inclusive, agravar a inflamação. Os ingredientes que proporcionam uma esfoliação química à pele são muito bem-vindos, contudo não são necessários três produtos na mesma rotina com esta função: basta um. 

Escolher os ingredientes-activos correctos pode ser meio caminho andado para combater o acne adulto

Apostar nos ingredientes correctos pode ser, sem dúvida, o maior auxiliar para combater o acne adulto. Opções como ácido salicílico, retinol, niacinamida, peróxido de benzoílo ou enxofre são especialmente eficazes no reequilíbrio da produção sebácea, diminuição da inflamação e aceleração da cicatrização. Vejamos as suas propriedades mais ao detalhe:
  • Ácido Salicílico - trata-se de um beta-hidroxiácido com propriedades esfoliantes, reequilibrantes, anti-inflamatórias e anti-microbianas. O ácido salicílico acelera o processo de renovação celular na epiderme, através da sua acção esfoliante. Ajuda ainda a reduzir a inflamação acneica e reduz a propagação de bactérias e fungos na pele. Para o combate ao acne, as concentrações ideais encontram-se entre os zero, cinco e os dois por cento. É um ingrediente que pode ser ligeiramente sensibilizante, pelo que as peles mais sensíveis devem optar por utilizá-lo num produto de limpeza, já que é igualmente eficaz neste tipo de produtos.
  • Retinol - O retinol é um sintético derivado da vitamina A, extremamente querido na cosmética pelas suas capacidades de reduzir linhas finas e minimizar manchas, acne e cicatrizes. Na prática, e de um modo muito simples, o que o retinol faz é dissolver as camadas de pele morta da epiderme, graças à sua acção queratolítica. Deste modo, possibilita que surjam novas camadas mais suaves e uniformes. O retinol necessita de alguma adaptação por parte da pele, por isso, deve ser introduzido aos poucos na rotina (uma vez a cada três dias, por exemplo, depois ir encurtando a distância). Nos primeiros dias, a pele pode inclusive sofrer alguma vermelhidão, descamação e até, em alguns casos, agravamento do acne. Exactamente por isso, não deve ser utilizado em peles sensíveis sem o acompanhamento de um profissional. Ainda assim, o retinol é realmente um ingrediente com resultados comprovados e extremamente recomendado para todos os casos de acne. É ainda de referir que o retinol não deve de todo ser utilizado durante o dia - utilizem-no exclusivamente na rotina noturna, sem descurar o protector solar durante o dia.
  • Niacinamida - A niacinamida trata-se de um derivado da vitamina B3 e tem sido fortemente adoptado na cosmética por ser um ingrediente altamente tolerado por peles sensíveis. A niacinamida tem uma elevada acção hidratante na pele, já que aumenta a síntese natural das ceramidas da pele, mas não se fica por aí. No combate ao acne, a niacinamida reduz a produção de sebo, melhora o grão da pele e evita a proliferação de bactérias, ao mesmo tempo que reduz a inflamação. É um ingrediente que necessita de mais tempo de utilização para demonstrar resultados, mas com resultados comprovados em concentrações de dois por cento a cinco por cento.  
  • Peróxido de benzoílo - O peróxido de benzoílo é uma molécula que serve como agente oxidante, com propriedades queratolíticas, comedolíticas e anti-bacterianas. O peróxido de benzoílo trata e previne o acne graças à sua capacidade de matar bactérias (sendo especialmente eficaz em borbulhas inflamadas), ao mesmo tempo que actua na desobstrução dos poros e controlo do excesso de sebo. É comum encontrá-lo em concentrações de 2,cinco, cinco e 10 por cento. Tal como o retinol, o peróxido de benzoílo pode causar efeitos secundários (ainda que seja menos comum) nos primeiros dias de utilização, como desidratação e descamação. Por isso, é recomendado a peles sensíveis a utilização deste ingrediente apenas em concentrações mais ligeiras. 
  • Enxofre - O enxofre é um elemento natural utilizado desde os primórdios da cosmética no combate ao acne. O enxofre ajuda a controlar o excesso de secreções sebáceas e a absorver o excesso de óleo na tez, ajudando na desobstrução dos poros. É especialmente recomendado para pontos negros e pontos brancos, sendo que nem por isso deixa de funcionar nas restantes formas de acne - simplesmente, existem que oferecem resultados mais rápidos. Face aos ingredientes anteriores, existe ainda a possibilidade de surgimento de uma possível irritação nos primeiros dias, contudo o enxofre é o mais recomendado para peles sensíveis. Ainda assim, é outro dos ingredientes que demora mais tempo a oferecer resultados.
  •  

Nada de estar constantemente a tocar no rosto - muito menos nas borbulhas

Já todos cometemos esse pecado: tentar espremer uma borbulha. Porque não devemos fazê-lo? Ao espremer uma borbulha, podemos estar a "empurrar" bactérias e secreções para camadas mais profundas da nossa pele, originando mais vemelhidão e inchaço e, na pior das hipóteses, uma cicatriz permanente. Aliás, o ideal é evitar estar constantemente a tocar no rosto, especialmente na zona inflamada. Inevitavelmente, as nossas mãos possuem impurezas e bactérias que facilmente passam para o nosso rosto, que em nada auxiliam o processo de cicatrização do acne.

produtos para combater o acne adulto

Uma alimentação equilibrada pode reduzir a inflamação

São vários os dermatologistas que ligam o aumento do aparecimento do acne adulto nas últimas gerações com as mudanças de hábitos alimentares, especialmente relativamente ao consumo de mais fast-food e alimentos processados. Uma alimentação equilibrada pode, realmente, oferecer melhorias à condição da pele, contudo este não é de todo um dado adquirido - cada organismo responde de determinada forma. Por exemplo, existem especialistas que referem que as nossas glândulas sebáceas aumentam a produção quando consumimos uma dieta rica em gorduras e açúcares e outros profissionais que ligam o acne adulto à inflamação provinda do excesso de carnes vermelhas, leite e derivados. Há ainda quem note o agravamento do chocolate com alimentos específicos - recordem o caso do chocolate. 

Para combater o acne adulto, o ideal é realmente manter uma alimentação equilibrada, privilegiando os vegetais, a fruta e as carnes brancas.  

Controlar o stress pode ser a solução

Nos últimos anos, o acne adulto tem sido constantemente ligado ao nível de stress no corpo. São vários os estudos que mencionam a sua relação com a hormona CRH - por exemplo "The Response of Skin Disease to Stress" destacado na Time -  uma hormona libertadora de de corticotrofina com as glândulas sebáceas e a sua consequente resposta. A CRH consegue ligar-se aos receptores das glândulas sebáceas e essa ligação resulta tanto no aumento de produção sebácea como na possível resposta imunitária de inflamação. Tudo isto para dizer que qualquer medida para reduzir o stress pode ser extremamente pertinente. Praticar yoga, meditação, fazer desporto, apostar em hobbies são exemplos de óptimo auxiliar, tanto para a mente como para a pele.

Sugestões de produtos para combater o acne adulto

Estes são alguns dos produtos que utilizo na minha rotina que efectivamente me proporcionam melhorias. Reforço que estas sugestões não são a definição de uma rotina, são apenas produtos que podem introduzir consoante as necessidades da vossa pele.

Cosrx Salicylic Acid Daily Gentle Cleanser - Espuma de limpeza diária com ácido salicílico. Remove gentilmente as impurezas da pele e o excesso de sebo, ao mesmo tempo que ajuda no combate ao acne, sem desproteger a pele. É surpreendentemente suave. Está disponível online na Notino e custa 11,90€.

Pixi Glow Tonic - Tónico esfoliante com 5% de ácido glicólico. Esfolia e purifica a pele, enquanto ajuda na regulação de sebo e melhora o grão da pele. Possui ingredientes calmantes na sua composição, pelo que pode ser utilizado até pelas peles mais sensíveis. Está disponível online na Look Fantastic e custa 11,95€.

Svr Sebiaclear Serum - Sérum corrector global, com 14% de gluconolactone e 4% de niacinamida ,que hidrata e corrige as imperfeições. Confere hidratação leve e possui um efeito refinante, alisando a tez e melhorando a aparência dos poros. Reduz borbulhas, marcas e o excesso de brilho. Está disponível online na Skin.pt (utilizem o código CATIARODRIGUES para amostras grátis) e custa 21,80€.

combater o acne adulto

La Roche Posay Effaclar Duo + - Cuidado hidratante corrector com niacinamidas, piroctana olamina e LHA (derivado do ácido salicílico). Possui uma acção desincrustante, eliminando as células mortas responsáveis pela obstrução de poro e diminuindo o aparecimento de imperfeições e aparecimento das marcas. Está disponível online na Loja do Shampoo (podem utilizar o código PINK para 5% de desconto adicional em compras superiores a 35€) e custa 14,45€.

Lierac Sébologie Correction Imperfections - Tratamento local intensivo com gluconato de zinco e ácido salicílico para o combate às borbulhas. Atenua as borbulhas, marcas residuais e imperfeições. Está disponível online na Skin.pt (podem utilizar o código CATIARODRIGUES para amostras grátis).

The Body Shop Tea Tree Oil - Tratamento local que ajuda a suavizar as imperfeições. O óleo de tea tree possui propriedades anti-bacterianas e anti-microbianas que auxiliam no processo de cicatrização e desinfecção da pele. Está disponível nas lojas físicas The Body Shop.


Combater o acne adulto é decididamente um desafio mas, com os cuidados certos, o caminho é com toda a certeza mais curto. Sofrem ou já sofreram com acne adulto? Têm alguma dica para partilhar?

1 comentário

  1. Este publicação ajudou me imenso! Muito obrigada ❤️

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3