domingo, 13 de outubro de 2019

Estás a Utilizar os teus Produtos de Cabelo Correctamente?

qual a ordem dos produtos capilares

Ter a possibilidade de privar com um profissional de cabelo traduz-se sempre num momento de aprendizagem para mim. É um área que não domino minimamente e onde sinto realmente que informação pertinente faz a diferença. Realizar o meu diagnóstico capilar com a Kérastase fez-me conhecer profundamente o meu cabelo, mas também me deu o gosto de conhecer a Joana Morais. A Joana é uma especialista em cabelos, que transborda paixão quando fala do tema - e lá está, foi impossível não aproveitar o momento para fazer algumas questões.


Achei especialmente curioso que a Kérastase adopte métodos próprios de aplicação e utilização dos seus produtos, de modo a não só maximizar a sua eficácia como a proporcionar uma experiência fabulosa ao consumidor. É inegável que o método importa - e esta é realmente uma informação a reter. Podemos estar a utilizar gamas incríveis para os nossos cabelos, mas se não estivermos a aplicá-las correctamente, o seu rendimento é obviamente prejudicado. Daí eu insistir tanto na leitura das informações de aplicação de qualquer produto; e sinceramente, até à data pertencia ao grupos dos que descuidava este gesto em produtos de cabelo. Assume-se automaticamente que sabemos como aplicar um produto só pelo nome: se é um champô, aplica-se assim; se é um sérum, é porque é aplicado desta forma. Nem sempre é tudo tão linear quanto isso.

Os truques Kerástase para aplicar correctamente os produtos capilares


O método de lavagem Kérastase, além de extremamente relaxante, proporciona uma divisão de produtos que considerei tão pertinente que acabei por trazê-la para o meu quotidiano. Eu explico: para uma boa divisão do champô, é aconselhada a divisão do produto em quatro partes, cada uma delas para aplicar em diferentes zonas do couro cabeludo. Basicamente, dividimos a porção e a primeira é aplicada no topo do couro cabeludo, enquanto a segunda é colocada na zona da nuca. Os restante produto, idealmente, deve ser aplicado nas laterais da cabeça de modo uniforme. O champô deve ser massajado levemente, com especial incidência no couro cabeludo. Não é necessária nem demasiada pressão nem a aplicação de força neste processo; deve ser tudo feito de um modo suave, deixando o champô fazer o seu trabalho. No método de lavagem Kérastase é ainda feita uma segunda lavagem para as comprimentos, com uma segunda porção de produto. Contudo, dispenso este segundo passo no quotidiano, por uma questão de tempo e praticabilidade.

truques para aplicar os produtos no cabelo

A máscara é outro produto com os seus próprios métodos de aplicação. Já é certo e sabido que o tempo de posse deve ser respeitado para maximização dos resultados, contudo uma boa divisão do produto também ajuda. Idealmente, a máscara deveria ser aplicada mecha a mecha, contudo a praticabilidade é chave no quotidiano. Assim, o cabelo pode ser dividido em dois pelo meio da cabeça e aplicada uma porção em cada um dos lados. Para espalhar o produto, penteio os fios com os dedos, sempre na direcção do comprimento. Ao utilizarmos as mãos, somos mais sensíveis à própria resistência do fio e ajustamos facilmente a força de modo a não danificar o cabelo. Depois, e como mencionei acima, basta respeitar o tempo de repouso do produto nos fios e enxaguar generosamente.

Após a lavagem, os cuidados com a toalha. Tendencialmente, é comum sermos mais agressivos do que deveríamos na utilização da toalha para secar o cabelo. Esfregamos vigorosamente os fios, embrulhamos o cabelo num turbante, sempre meio desligados do quanto estamos a danificar o cabelo nestes dedos. Podemos utilizar a toalha para secar o cabelo, mas sempre de um modo muito suave e com gestos suaves a acompanhar o fio de cabelo - ou seja, nada de esfregar, basta pressionar levemente a toalha ao longo do cabelo.

Ainda que seja cada vez mais utilizado, não deixa de ser imperativo referir a importância do protector de calor. Para quem utiliza muitas vezes utensílios de styling - como é o meu caso - o protector de calor é um gesto quase obrigatório para os fios, já que tenta manter a sua integridade e condições mesmo perante as altas temperaturas. No meu caso, para proteger os fios, estou a utilizar o Sérum Thérapiste da Kérastase. Para aplicação, utilizo um método similar à aplicação da máscara. Divido o cabelo em duas partes e aplico um pump de produto em cada um dos lados, sempre na direcção dos fios.

Obviamente que aprendi muito mais com a Joana Morais, contudo creio que estas são as dicas mais generalistas, que se aplicarão a todos os tipos de cabelos. Além de estar a utilizar os produtos correctos para o meu cabelo, - podem espreitar toda a minha rotina nesta publicação - sinto que a aplicação correcta permite-me realmente usufruir das fórmulas num todo. Espero que também possam aplicar estas dicas no vosso quotidiano!


Costumam seguir as recomendações de aplicação dos produtos que utilizam?     

1 comentário

  1. Olha faço os passos de lavagem de cabelo bem e nem fazia ideia, haha. Sem ser o método de divisão do champô, já fazia tudo! Para mim sempre foi intuitivo, nem pensava muito sobre o assunto para dizer a verdade. Também não tenho grande conhecimento sobre cabelos, por isso uso os produtos e técnicas que me parecem mais adequadas ao meu cabelo e acho que acabei por acertar hehe.

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3