segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Esta é a Solução para Cabelos Danificados!

cuidados para cabelos muito danificados kérastase

Infelizmente, o meu cabelo deixa-me extremamente consciente comigo mesma. Ao ver fotografias da minha infância, é claro um cabelo farto, bastante grosso e brilhante: algo que claramente já não se traduz no espelho. Sempre vi o meu cabelo como um acessório: adoro "brincar" com as diferentes possibilidades, cortes e cores. Algo que fiz correntemente durante muitos anos e sem a consciência, cuidados, responsabilidade e, inclusive, qualidade que deveria. O reflexo é notório no meu cabelo: os meus fios estão completamente sem vida, muito baços; o meu cabelo está fino e parte-se com imensa facilidade. Lembro-me de, em miúda, desejar que o volume do meu cabelo desaparecesse - mal eu sabia que a concretização desse desejo me deixaria destroçada. 



Não vou mentir: tenho feito várias tentativas para melhorar a condição do meu cabelo. Seja através de suplementação, produtos "milagrosos" ou mezinhas caseiras. Porém, nada do que fiz até à data pareceu oferecer-me realmente melhorias palpáveis, apesar da minha disciplina. Em último recurso, dirigi-me a uma consulta de dermatologia, onde vi o meu problema ligeiramente desacreditado. Sendo completamente sincera, creio que esse foi o momento em que aceitei que, claramente, não havia mais nada que eu pudesse fazer para mudar a condição do meu cabelo. Simplesmente, teria de limitar-me a tentar oferecer-lhe o melhor, dentro do meu alcance.

Numa conversa mais descontraída, comentei o estado do meu cabelo com a equipa da Loja do Shampoo, um dos meus parceiros mais antigos e queridos. A Loja do Shampoo acompanha-me praticamente desde o início da minha jornada e tudo o que tenho a tecer-lhes são elogios. O serviço da loja em si é irrepreensível e os preços são, sem dúvida alguma, os mais competitivos do mercado - isto, não mencionando a parte humana, que é absolutamente de louvar. Agradeço-lhes sempre, incansavelmente, todo o carinho que me ofereceram ao longo destes vários anos de trabalho. E aquela conversa não foi excepção; aquela conversa resultou num convite em nome da Loja do Shampoo e da L'Óreal Portugal para, finalmente, aprender a cuidar do meu cabelo! Imaginam a minha felicidade?! 

espaço l'óreal portugal kérastase loja do shampoo
Um pouco do Espaço Kérastase na Academia L'Óreal Portugal, em Lisboa.

Passadas algumas semanas, dirigi-me então à Academia L'Óreal Profissional para, nas mãos da incrível expert Joana Morais, realizar um diagnóstico capilar, usufruir de uma experiência Kérastase Fusio-Dose e criar uma rotina capilar adequada às necessidades dos meus fios, de modo a atingir o resultado que tanto pretendo! Creio que esta possa ser também uma boa oportunidade para quem pretende ver os produtos Kérastase em acção; sendo que um dos passos que realmente mais me entusiasma nesta experiência é o desafio de partilhar um antes e depois de três meses a utilizar o regime Kérastase adequado ao meu cabelo. 


O Diagnóstico Capilar Kérastase


Como mencionei, o diagnóstico capilar foi o primeiro passo desta etapa. Este é um passo exclusivamente profissional, feito com o intuito de aliar as necessidades dos fios com as motivações dos consumidores, de modo a compreender efectivamente qual o melhor regime Kérastase para o nosso cabelo. O diagnóstico foi realizado com uma nova câmara de diagnóstico e a App K-Profile, que permitem um diagnóstico muito mais efectivo e profundo, tendo a capacidade de ampliar o couro cabeludo e a fibra capilar até duzentas vezes. O resultado dá resposta a vários parâmetros sobre a  nossa condição capilar:

  • Mobilidade do couro cabeludo;
  • As diferentes condições que o couro cabeludo pode assumir: tais como sensibilidade, películas ou oleosidade;
  • Diâmetro do fio de cabelo: observação da espessura do fio, podendo este ser fino, normal ou espesso;
  • Secura: análise da fibra capilar onde é perceptível se o cabelo é suave, áspero, com ou sem maleabilidade;
  • Brilho: processo de comparação do brilho entre o crescimento e as pontas de uma mecha;
  • Resistência: análise da resistência do fio que conclui se o cabelo está danificado ou saudável e o seu grão de erosão, desgaste.

Antes de partilhar as conclusões do meu diagnóstico, tenho de voltar a fazer uma nova referência ao profissionalismo da expert Joana Morais. O conhecimento e a paixão da Joana tornaram-se, para mim, claras neste passo. Claro que, nesta fase, os resultados do diagnóstico são fáceis de adivinhar: o meu cabelo está num estado lastimável. O meu couro cabeludo apresentou-se com uma mobilidade excelente, sem tensão e sem quaisquer disfunções. Relativamente aos fios, observou-se que são de espessura fina, ásperos, sem maleabilidade, com uma ausência total de brilho e extremamente danificados e sensibilizados, mais especificamente com um grau de erosão 3-4.

descobrir qual o regime Kérastase para cada tipo de cabelo
O momento do diagnóstico capilar, com o auxílio da App K-Profile.

Automaticamente após o diagnóstico e a resposta a algumas questões sobre os meus hábitos capilares (frequência de lavagens, utilização de calor, desejos) foi desenhado o meu K-Profile. Este perfil descreve o meu programa Kérastase ideal (listagem de produtos e recomendações de utilização) e é automaticamente enviado para o nosso e-mail, acompanhado de um link onde podemos aceder à listagem de salões que oferecem a experiência Fusio-Dose - o passo seguinte.


 Para que serve a Fusio-Dose?


A Fusio-Dose Kérastase é um tratamento profissional completamente personalizado. Tal como o próprio nome indica, trata-se de um shot de tratamento. A Fusio-Dose cuida dos fios de cabelo e consegue, inclusive, chegar à periferia do córtex capilar, num cuidado profundo mas de extrema leveza para os fios. Esta característica é possibilitada pela sua tecnologia diferenciadora (a nanotecnologia) que oferece à fórmula a sua capacidade de penetração, sem necessidade de tempo de posse.

tratamento profundo e leve para cabelos danificados fusio-dose
A Fusio-Dose possibilita a resposta a duas necessidades numa só aplicação, oferecendo um tratamento profundo e personalizado aos fios. 

A Fusio-Dose Kérastase possui ainda uma particularidade: possibilita a resposta a duas necessidades capilares numa só aplicação, estando disponíveis mais de 20 combinações diferentes. Existem quatro concentrados e cinco boosters diferentes, que combinados entre si, vão de encontro às necessidades específicas de cada cabelo, permitindo uma personalização única. Para o meu cabelo, a expert Joana Morais escolheu o Concentré Reconstruction + Booster Nutrition, com o objectivo de selar a fibra capilar e atribuir mais resistência ao cabelo. A aplicação da Fusio-Dose é feita após a lavagem com shampoo. É necessário separar o cabelo em secções e aplicar a Fusio-Dose da forma o mais homogénea possível, processo esse que é facilitado pelo aplicador em spray. Após uma leve massagem, basta enxaguar abundantemente os fios.

O resultado é realmente fantástico! Logo após finalizar a aplicação, a Joana pediu-me para tocar nos meus cabelos e a minha reacção foi de choque: o toque e texturas do meu cabelo estavam completamente diferentes! É clara a acção imediata da Fusio-Dose e é algo que recomendo vivamente, especialmente em cabelos muito danificados. 
 

O (meu) resultado final!


Após a aplicação da Fusio-Dose, a expert Joana Morais concluiu a experiência com o styling do meu cabelo. Antes de iniciar a aplicação de calor, foi-me apresentado o Kérastase Sérum Thérapiste, um sérum capilar de dupla acção multi-funções, perfeito para cabelos muito danificados. O Sérum Thérapiste actua como protector térmico quando aplicado nos cabelos húmidos e como finalizador em cabelos secos. Pretende selar e proteger as pontas, reconstruir e reparar a superfície capilar e oferecer um acabamento suave e brilhante os fios, facilitando o pentear e a secagem.

review fusio-dose kérastase tratamento reparador profundo
As diferenças são drásticas após a aplicação da Fusio-Dose!

Relativamente ao styling propriamente dito, optámos por finalizar com umas ondas, perfeitas para realçar a leveza e o brilho provindos da Fusio-Dose. As diferenças para mim são notórias - creio que, inclusive, são até visíveis no corpo do cabelo. Honestamente, a Fusio-Dose superou as minhas expectativas, especialmente porque estava muito reticente com a promessa de resultados instantâneos e só com uma aplicação. Mas sinto que é clara a diferença no brilho e textura do cabelo, em comparação à primeira foto desta publicação! Como mencionei acima, as mudanças no próprio toque do cabelo também foram notórias: muita suavidade, ao contrário da sensação áspera habitual dos meus fios. Faço todas as intenções de voltar a repetir o tratamento já que, posso também adiantar, que os resultados da aplicação da Fusio-Dose são até bastante duradouros! Recomendo vivamente!


A minha rotina Kérastase!


Para terminar, recebi alguns produtos para poder manter esta rotina e, como já referi, dar-vos o meu feedback no final dos três meses de utilização. Este é também o último passo de qualquer tratamento Kérastase: o aconselhamento de produtos. A Joana, fantástica como durante todo o processo, foi ainda muito gentil em partilhar alguns truques de aplicação e lavagem que merecem uma publicação independente.

Para a lavagem propriamente dita, foi-me então recomendada a gama Kérastase Thérapiste. Esta gama é especialmente pensada para cabelos danificados e sensibilizados e é enriquecida com seiva de ressurreição. Esta seiva provém de uma planta peculiar: pode estar seca durante mais de vinte anos que bastam 24 horas com o caule submerso em água para voltar a florescer. É exactamente esta "nova vida" que a gama Thérapiste pretende oferecer aos cabelos. Outro dos ingredientes-chave da gama Thérapiste são as fibras Kap. As fibras Kap existem naturalmente nos nossos fios e possuem uma função protectora, que impede as proteínas e os nutrientes de saírem da nossa fibra. Contudo, com a idade, estas fibras vão desaparecendo naturalmente do nosso cabelo e daí a necessidade de serem repostas. Conclusão: a gama Thérapiste é perfeita para quem pretende maleabilidade, suavidade, resistência e brilho! São então os meus novos aliados o Bain Thérapiste, a Masque Thérapiste e o Sérum Thérapiste. É de referir que estes três produtos podem ser adquiridos em coffret por um preço fantástico na Loja do Shampoo.

rotina kérastase para cabelos danificados loja do shampoo
Os produtos Kérastase recomendados para o meu cabelo: a gama Thérapiste e o 8h Magic Night Sérum.

Para a rotina nocturna, trouxe também Kérastase 8h Magic Night Sérum, aquele que rapidamente se tornou um produto indispensável para o meu cabelo. Se há que alguém apregoa uma boa rotina de pele nocturna, sou eu; exactamente por isso, é incompreensível o tempo que demorei a perceber que deveria fazer o mesmo pelo meu cabelo. Tal como o nome indica, o 8h Magic Night Sérum é um sérum nocturno que actua durante o sono. Pretende restituir os nutrientes à fibra capilar, ao mesmo tempo que cria imunidade contra factores externos, oferecendo uma barreira protectora aos fios. É enriquecido com extracto de raiz de íris e complementado com 5 vitaminas (E, B3, B6, B5 e C). Deixa o cabelo muito leve, brilhante e maleável! A melhor parte? O aroma, perfeito para uma noite relaxada! Dá para ver que estou rendida?

Estou a utilizar toda a rotina do modo mais disciplinado possível e confesso que estou em pulgas para partilhar os três meses de experiência. Nesta fase, estamos praticamente a meio e as diferenças na textura são tão notórias que tenho ouvido imensos elogios dos meus familiares e amigos! Não podia terminar esta publicação sem deixar um agradecimento muito especial à Loja do Shampoo - em especial ao Pedro Costa - e à L'Óreal Profissional por todo o carinho, não esquecendo a incrível Joana Morais, cujo trabalho recomendo sem hesitar! Têm toda a minha gratidão. 

4 comentários

  1. Parabéns por mais um excelente post, na qual com muita informação, as vezes fazemos coisas erradas no nosso cabelo, mas essa linha de produto que falou ainda não conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. O nosso cabelo merece mesmo este cuidado! Também era um bocadinho negligente, mas agora procuro mimá-lo com consciência :)

    ResponderEliminar
  3. Eu já usei e infelizmente não me dei bem... Talvez por não ter sido a gama indicada para o meu tipo de cabelo...
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Adoro essa marca! Apesar de ser um bocadinho mais cara, acho que vale muito a pena!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3