quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Os Segredos para Combater as Olheiras

o que são as olheiras

As olheiras são uma problemática da qual é difícil escapar. São um problema muito comum entre mulheres e denunciam as nossas noites mal dormidas e os dias de cansaço extremo. No entanto, compreender as olheiras é meio caminho andado para combatê-las: oferecer-lhes uma boa rotina de cuidados, respeitar o nosso corpo e saber que produtos escolher são alguns dos passos para atenuar a aparência das olheiras.

O que são as olheiras?


Como já referi várias vezes em publicações anteriores, a pele em redor dos nossos olhos é diferente da restante pele do nosso rosto. Nesta região, denominada de área periorbital, existem menos glândulas sebáceas, o que se traduz numa pele mais fina e propícia à desidratação. Existe também uma menor produção de colagénio e elastina, sendo este o motivo pelo qual a região ocular denuncia os sinais de idade em primeiro lugar. 

Para facilitar a comparação, estima-se que a pele da região ocular seja três vezes mais fina que a pele do restante rosto permitindo, inclusive, a visibilidade dos vasos sanguíneos no seu interior. Na área periorbital existem imensos capilares que, naturalmente, expandem e contraem consoante o fluxo sanguíneo. Como a pele em redor dos olhos é tão fina, nós conseguimos ver exactamente esse fluxo sanguíneo - o fenómeno a que chamamos de olheira. As olheiras não passam de um vislumbre da nossa circulação sanguínea e, como tal, são influenciadas pela nossa saúde, estilo de vida e questões genéticas. Mas então, como é que os meus hábitos de sono afectam as minhas olheiras?

Popularmente, temos tendência a culpabilizar a falta de sono, o excesso de cansaço, o stress, alergias, a má alimentação ou a desidratação pelo aparecimento (ou, em alguns casos, agravamento) das olheiras. Face ao mencionado no parágrafo acima parece, aparentemente, incoerente. Contudo, é importante deixar claro que todos os motivos que mencionei provocam mudanças na nossa corrente sanguínea o que, consequentemente, origina alterações na aparência das nossas olheiras. Por exemplo, quando estamos num momento de maior ansiedade ou stress, o nosso fluxo sanguíneo tende a aumentar; do mesmo modo que quando temos deficiência de nutrientes no nosso corpo, os vasos sanguíneos expandem para permitir uma maior circulação de nutrientes. Em conclusão, quanto maior a irrigação dos capilares da zona periorbital, maior a proeminência das nossas olheiras. Como agravante, existem ainda questões como a hiperpigmentação periorbital, (na sua maioria provinda de exposição solar excessiva) responsável pelo aumento da escuridão da zona ocular.

Idealmente e em casos realmente incomodativos, recomendaria uma visita a um especialista, nomeadamente para um ajuste de expectativas. Sendo mais clara, são várias as ocasiões em que o pertinente é procurar a cirurgia estética; a cosmética pode nem sempre ser o auxiliar mais eficaz. 


O que posso fazer para melhorar a aparência das minhas olheiras?


Nesta fase, já é inerente que a nossa saúde está directamente interligada com a aparência da nossa pele - e a região ocular não é excepção. Pequenos ajustes no estilo de vida podem, em determinados casos, oferecer melhorias drásticas à aparência das olheiras. Ingerir água suficiente, fazer uma alimentação equilibrada e procurar oferecer ao nosso corpo sono suficiente e de qualidade são algumas das recomendações mais óbvias. No entanto, é claro para todos nós que nem sempre isto é possível - e é aqui que entra a ajuda cosmética. 

Antes de mencionar cuidados propriamente ditos, é importante referir a prevenção. Utilizar um protector solar ocular é um passo absolutamente obrigatório para quem sofre de hiperpigmentação periorbital. Como mencionei anteriormente, o agravamento da escuridão da olheira pode provir do excesso de exposição solar que, além de criar "sombras" indesejadas, também desidrata facilmente a região ocular. Assim sendo, é fácil concluir que a região beneficia com um bom protector solar, de preferência acompanhado de um par de óculos de sol com protecção UVA e UVB.

como cuidar das olheiras em profundidade
O PigmentClar da La Roche Posay é um dos meus cremes de contorno de olhos favoritos, pela sua eficácia.

Os cremes de contorno de olhos não passam de, nada mais nada menos, que versões mais gentis e dos nossos cremes de rosto hidratantes. Possuem menos activos, de forma a respeitar a sensibilidade da zona ocular e, por isso mesmo, permitem uma aplicação mais segura. Tendo em conta a problemática que pretendemos abordar, as olheiras propriamente ditas, é importante desmistificar que este tipo de produtos têm como função reduzir o pigmento da região, contrair os vasos sanguíneos e iluminar ligeiramente a zona ocular. O ideal, pela minha experiência, é escolher uma fórmula com agentes despigmentantes, mas que não comprometa a hidratação da região. A vitamina C, por exemplo, é um dos ingredientes favoritos neste campo, por ser uma opção geralmente bem tolerada e especialmente eficaz. Contudo, a lista é mais extensa e são vários os considerados "bons" ingredientes para uma fórmula com esta função: arbutina, ácido kójico, resorcionol, soja, extracto de alcaçuz, extracto de amora, aloesina, nicotinamida, ácido azelaico e retinol. Sempre sem esquecer ingredientes como cafeína, ácido hialurónico, ceramidas, niacinamida ou vitaminas A e E que continuam a ser óptimas opções, com funções hidratantes e descongestionantes. Dentro das minhas preferências, tenho mesmo de mencionar o PigmentClar da La Roche Posay. Trata-se de um cuidado iluminador que reduz visivelmente a coloração da olheira, ao mesmo tempo que a ilumina, graças aos pigmentos de luz na sua composição. 

como cuidar das olheiras
O aplicador do PigmentClar da La Roche Posay torna a aplicação confortável e muito prática.

O aplicador do PigmentClar foi, inclusive, o meu impulsionador ao frio. Nesta fase, guardar os cosméticos no frigorífico é uma tendência - já existem até aparelhos para o efeito - mas a verdade é que este gesto é pertinente, especialmente em cremes de contorno de olhos. O frio ajuda os capilares a contraírem e, consequentemente, a reduzir a sua aparência. Ainda assim, faço a ressalva: é muito importante conservarem os vossos cosméticos isolados dos restantes itens do frigorífico, para evitar qualquer tipo de contaminação. Eu, pessoalmente, utilizo um saco de congelação para o efeito.


Como posso esconder as minhas olheiras?


Para um efeito imediato, o ideal é - obviamente - cobrir as olheiras. Neste caso, os correctores são definitivamente os nossos melhores amigos. 

Para olheiras mais visíveis, o ideal será sempre fazer uma correcção de cor à priori. Os correctores coloridos têm como objectivo de neutralizar as tonalidades directamente contrárias às suas no círculo das cores. Possuem, por norma, fórmulas mais densas e pigmentadas que devem ser aplicadas antes da base. Os tons rosa e pêssego ajudam a neutralizar a escuridão e as veias visíveis, funcionando muito bem para olheiras com um fundo mais castanho ou cinzento. Já em peles mais escuras, recomenda-se a utilização de um corrector vermelho. 

como corrigir as olheiras
Os correctores de olheiras são os melhores amigos para quem pretender esconder a escuridão de um modo imediato.


Já relativamente aos correctores de olheiras propriamente ditos, a oferta é abrangente. Os correctores podem ser líquidos ou cremosos, com menos ou mais cobertura, com um acabamento mais mate ou mais luminoso, permitindo uma escolha mais pessoal. Obviamente numa questão de preferência, gosto muito de correctores líquidos para utilizar nas olheiras, já que as fórmulas tendem a ser mais finas e leves. Deste modo, existe uma menor probabilidade do produto acumular nas linhas finas da região ocular ao longo do dia. Partilho, inclusive, alguns dos meus correctores líquidos favoritos neste artigo. Contudo, correctores cremosos tendem a oferecer mais cobertura, ainda que finalizem de um modo mais pesado a região ocular. Para ler mais sobre correctores, recomendo o Bê-à-Bá dos Correctores

As olheiras também são um problema por aí?  

8 comentários

  1. Não conhecia esse creme! Já está na wishlist!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não tenho assim muitas, mas que tens aí umas boas dicas tens sim, parabéns
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. É algo a que tenho que ter mais atenção, porque acabo por utilizar somente o meu creme de rosto, mas preciso de apostar num específico para esta zona.
    Obrigada por, uma vez mais, seres tão clara e inspiradora nas tuas publicações <3

    ResponderEliminar
  4. Amei o post, quantas dicas ótimas! Eu tenho bastante olheira, mas pelo que percebo é algo genético mesmo. Sempre cuido bastante da pele e noto que ajuda a diminuir um pouco as olheiras também!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderEliminar
  5. Vou querer usar esse contorno de olhos ! Fiquei mesmo curiosa! Adorei o post . Tu és simplesmente incrível . Parabéns :) beijinhos Elisa B.

    ResponderEliminar
  6. Sofro tanto desse problema! Agradeço o post que foi muito útil! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Acho que esse aplicador geladinho é tendência nos cosméticos, eu mesma estou querendo comprar um para essa região, que tende a estar mais ressecada. Adorei toda a explicação sobre as olheiras!

    Bom fim de semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Graças a Deus não sofro muito com olheiras mas não prescindo de cuidar da minha área dos olhos todos os dias!!
    Adorei o post babe, super informativo! <3

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3