quinta-feira, 25 de abril de 2019

Vichy Minéral 89

para que serve o vichy minéral 89

Escrevi acerca do Vichy Minéral 89, no final de 2017, ainda antes de começar a aprofundar os meus conhecimentos sobre skincare. Desde a minha primeira compra, tem sido uma constante na minha rotina de cuidados, contudo nem sempre com a mesma função. Apesar de não ser comercializado como um multi-funções, a verdade é que as características da formulação do Vichy Minéral 89 permitem-lhe ser mais - e daí a minha consistência na sua utilização. Tenho consciência de que este produto possui um hype gigante pelas redes sociais, contudo creio que nem sempre é publicitado da forma mais correcta e que é (muito) necessário desmistificar o produto.  


O que é e para que serve o Vichy Minéral 89?


O Vichy Minéral 89 trata-se de um boost de hidratação. Segundo a marca, na sua formulação, encontramos uma "concentração de 89% de Água Mineralizante Vichy, associada ao Ácido Hialurónico de origem natural". Para os mais desatentos, todos os produtos Vichy são ricos em água termal da fonte de S. Lucas, - a já mencionada Água Mineralizante Vichy, que domina a composição do Minéral 89 - reconhecida pelas suas propriedades tranquilizantes e apaziguadoras, e sinónimo de excelência no universo da dermocosmética. Em associação com o ácido hialurónico, o Vichy Minéral 89 pretende actuar quase como um sérum hidratante, reforçando a barreira cutânea que consequentemente permite uma maior eficácia na protecção contra os agentes exteriores. Promete também tonificar e preencher a pele.

Acrescento também que o Vichy Minéral 89 possui um preço mais económico do que os seus principais concorrentes, algo que creio ser definido pela própria composição do produto. Não sou expert na área da cosmetologia, mas creio que os restantes ingredientes sejam emolientes menos dispendiosos, cuja principal utilidade é densificar o próprio produto. De referir também que o ácido cítrico na formulação não tem qualquer acção esfoliante, pela sua concentração; deduzo apenas que seja um ajustador de pH. A embalagem do Vichy Minéral 89 é em vidro e possui pump, facilitando a conservação e aplicação do produto.   

Ingredientes Vichy Minéral 89
Aqua / Water / Eau, Peg/Ppg/Polybutylene Glycol-8/5/3 Glycerin, Glycerin, Butylene Glycol, Methyl Gluceth-20, Carbomer, Sodium Hyaluronate, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol, Citric Acid, Biosaccharide Gum-1. Code F.I.L. : D201455/1.

a textura do vichy minéral 89 é aquosa
A textura aquosa do Vichy Minéral 89.

Como posso utilizar o Vichy Minéral 89?


O Vichy Minéral 89 possui um textura similar a um gel, porém ligeiramente mais aquosa. É muito leve e rapidamente absorvido pela pele. Logo após a aplicação, a sensação de hidratação e frescura é imediata. A acção de preenchimento também é visível, já que a pele fica notoriamente mais repulpada e cheia. A longo prazo, creio que ele seja um óptimo auxílio na hidratação da pele, porém pode não ser suficiente em peles mais secas. Já em peles desidratadas e oleosas, é uma excelente aposta: acrescenta hidratação sem interferir com a produção de sebo, obstruir os poros ou acrescentar brilho à pele. Posto isto, é de referir que ele vai definitivamente funcionar em qualquer tipo de pele (incluíndo pele sensível) e que, em momento algum, é publicitado como um produto único na rotina de hidratação, mas sim como acréscimo - logo, é importante ter em conta o melhor modo de como adaptar o produto à nossa pele (mais informações sobre peles secas e desidratadas aqui). 

para que serve vichy minéral 89
Vichy Minéral 89 pode ser utilizado em qualquer tipo de pele, inclusive nas mais sensíveis.

Acima, mencionei o Vichy Minéral 89 como multi-funções. Ao ser um produto que estou a utilizar constantemente ao longo de mais de um ano, adapto-o muito às minhas necessidades e sinto que acabo por ter muita consciência de como funciona nas diferentes fases da minha pele. A melhor parte é que a própria formulação, tão simples, permite que o Vichy Minéral 89 seja combinado com outros ingredientes sem preocupações. Assim sendo, estas são algumas das minhas recomendações, baseadas exclusivamente na minha experiência.

  • Em momentos em que sentia a minha pele mais desidratada, utilizava-o tanto na rotina matinal como nocturna, como primeiro cuidado logo após a limpar e tonificar. Não posso dizer que utilizava  o Vichy Minéral 89 propriamente como sérum, já que continuava a aplicar o meu sérum anti-idade de seguida. Utilizava-o exactamente como um passo extra de hidratação. Creio que esta adição auxiliava imenso no conforto da minha pele ao longo do dia. Idealmente, acredito que este seja também o melhor modo de o utilizar em peles mais secas; o Vichy Minéral 89 é um produto extremamente leve, logo por si só não é suficiente para peles secas.
  • Perante as temperaturas mais altas e o ambiente mais húmido dos Açores, cheguei a utilizá-lo como cuidado de dia (sempre sem descuidar a protecção). Transpirava tanto que era praticamente impossível utilizar algo mais pesado no rosto, sem agravar a situação. Não repetia o gesto na rotina nocturna, já que precisava de algo mais rico, mas incluía-o como sérum antes do meu creme de noite habitual. No nosso país, perante um ambiente mais seco, creio que nunca será suficiente por si só, nem mesmo em peles oleosas. Contudo, é um produto sem riscos para este tipo de pele e pode por exemplo, ser aplicado antes do cuidado matificante. 
  • Actualmente, o meu modo favorito de utilizar o Vichy Minéral 89 é antes da maquilhagem, como primer. Quando fiz esta partilha no meu instagram - @thepinkelephantshoe - recebi várias mensagens a alertar que, assim, as propriedades do produto não eram absorvidas. E não são. Passo a explicar: a ordem de aplicação dos produtos de cuidado de rosto deve ser feita tendo em conta a densidade, ou seja, do mais aquoso para o mais denso. O Vichy Minéral 89, ao ser aplicado após um creme de dia/protector solar, não vai ser absorvido pela pele. Contudo, o meu intuito ao aplicá-lo antes da base não é aproveitar-me das suas propriedades, mas sim da sua textura - como na maioria dos primers. A sensação de pele hidratada e repulpada mantém-se e o resultado reflecte-se na forma como a maquilhagem assenta no rosto, nomeadamente falando dos produtos de pele nas linhas finas. Sinto que a minha base não afunda nas linhas de expressão e que todo o resultado é muito mais bonito e, inclusive, duradouro. Atenção, em nada altera a possibilidade de utilizar o Vichy Minéral 89 como cuidado, de qualquer das formas; um gesto não impede o outro, especialmente no meu caso em que faço a minha rotina matinal ao acordar e maquilho-me apenas largas horas depois.     

O Vichy Minéral 89 está disponível em embalagens de 30ml e 50ml. Pessoalmente, compro o meu boost na Notino, já que o preço é especialmente apetecível - já para não falar que a marca está várias vezes em promoção. O Vichy Minéral 89 suscita a vossa curiosidade ou nem isso?

2 comentários

  1. Olha quando voltar para Portugal tenho que usar todos os produtos parecidos com esse ahah
    A minha pele está uma lástima por causa da água da Suíça. É super calcária e está a fazer horrores à minha pele. Vou precisar de imensas máscaras de hidratação e cremes hidratantes e, claro, de um bom banho com água portuguesa ahah!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar bastante desse produto, mas confesso que nunca comprei para testar, mas parece ser bastante bom, pelo que dizes e pelo que ouvi falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3