Quanto mais leio acerca de pele e skincare, mais me surpreendo com os meus próprios erros. Sinto que esta aprendizagem, para quem obviamente não é formado, é um caminho longo e cheio de surpresas. Assumi erradamente a minha pele como oleosa nos primórdios da minha relação com a maquilhagem; tive inclusive fases em que o problema era extremo, gerou inflamações no rosto e, por mais que tentasse matificar o rosto, nada parecia funcionar. Quando comecei a introduzir-me mais no skincare, passei a identificá-la como pele mista - quando, no fundo, a única coisa que estava a fazer era a hidratar correctamente a minha pele. A minha pele estava desidratadíssima. Mas como identificar uma pele desidratada, especialmente, face a uma pele seca?
Pele desidratada
A pele desidratada tem falta de água - é tão simples quanto isso. Trata-se de uma condição temporária que muitas vezes se deve a uma dieta rica em sódio, à cafeína, ao clima, à própria hidratação do corpo ou até mesmo ao excesso de exposição solar. Para compensar a falta de hidratação, as nossas glândulas sebáceas produzem mais óleo - e é por isso que, muitas vezes, peles oleosas vêem o seu problema agravado. Sim, peles oleosas podem perfeitamente sofrer de pele desidratada, já que muitos dos produtos que controlam a produção de sebo tendem (também) a comprometer a hidratação da pele. Tudo isto, torna-se um ciclo vicioso, de óleo sob óleo e resulta em poros obstruídos, acne e erupções cutâneas.
Numa pele desidratada está constantemente presente uma sensação de repuxar, que pode inclusive tornar-se desconfortável com o tempo. A pele tende também a parecer menos preenchida e as linhas de expressão são mais claras. Existe ainda a possibilidade do aparecimento de vermelhidões e inflamações.
Para combater uma pele desidratada, é necessário devolver hidratação às células da pele, as responsáveis por uma pele lisa, saudável e preenchida. É imperativo beber mais água contudo, este gesto resolve apenas parcialmente o problema, já que a nossa pele é o último órgão a absorver a sua hidratação. O ideal é optar também por produtos com umectantes na sua composição. Os umectantes ajudam a atrair e a manter a hidratação da pele e são óptimos exemplos o ácido hialurónico, o hialuronato de sódio e colagénio, três ingredientes extremamente comuns e fáceis de encontrar em skincare.
Pele seca
Pessoas com a pele seca tendem a necessitar de mais hidratação externa para compensar os níveis de sebo que a pele não está a produzir. As glândulas sebáceas não estão a produzir os níveis de sebo que deveriam e, assim sendo, a pele não consegue reter hidratação nem manter a barreira de protecção lipídica contra agressores externos, comprometendo o bem-estar da tez. Posto isto, é necessário que, para controlar o problema, esses óleos naturais sejam repostos. Este é um problema permanente - leia-se tipo de pele - que pode, inclusive, ser genético e pode resultar em mais sensibilidade.
A pele seca tende a causar algum desconforto e a apresentar alguma descamação, especialmente perto das sobrancelhas, do nariz ou da boca.
Como já referi, óleos são sempre uma óptima opção porque impedem a perda de hidratação. Como já referi aqui, associamos regularmente o termo "hidratação" as óleos porém, a sua principal função é reter a hidratação na pele, um gesto de extrema importância em peles secas já que a pele não o consegue fazer de forma natural pela falta de sebo. Além disso, ajudam a nutrir a pele em profundidade.
A pele seca tende a causar algum desconforto e a apresentar alguma descamação, especialmente perto das sobrancelhas, do nariz ou da boca.
Como já referi, óleos são sempre uma óptima opção porque impedem a perda de hidratação. Como já referi aqui, associamos regularmente o termo "hidratação" as óleos porém, a sua principal função é reter a hidratação na pele, um gesto de extrema importância em peles secas já que a pele não o consegue fazer de forma natural pela falta de sebo. Além disso, ajudam a nutrir a pele em profundidade.
Nota: a esfoliação também deve estar presente na rotina de uma pele seca - aliás, em todas as rotinas de pele. Pode haver alguma reticência em esfoliar uma pele seca, por ser um processo ligeiramente mais abrasivo, porém a esfoliação elimina as células mortas que se mantêm à superfície da pele; células essas que podem dificultar a penetração dos cuidados de hidratação na epiderme.
Very interesting and useful post, I agree, dry skin also needs peeling and scrub, maybe more than any other skin type, with softer scrubs.
ResponderEliminarRegards,
Flo
Eu agora comecei a ter pele oleosa, não sei bem porquê! Acho que por causa do stress? Tenho saudades da minha pele normal e agora estou meio perdida e sem saber o que usar. E acho que precisa de mais hidratação, obrigada pela partilha :)
ResponderEliminarhttp://purflefox.blogspot.pt
Thanks for sharing the products, very helpful...
ResponderEliminarwww.stylebasket.in
Omg i need to try!! Amazing post
ResponderEliminarjadieegosh
Querida, me desculpe a ausência, mas estou na correria aqui. Parabéns pela postagem. Bjs
ResponderEliminarBem, nunca pensei muito nas diferenças entre uma pele seca e uma pele desidratada mas adorei a forma simples e directa como explicaste ambas as condições! Vou manter estas ideias em mente sempre que precisar de mudanças na minha rotina de pele, sem dúvida.
ResponderEliminarBeijinhos,
Mara
BLOG Há mar e Mara & Instagram
Adorei o post!
ResponderEliminarInfelizmente a minha pele é mesmo seca, sofro muito de descamação :(( No verão a situação ainda é pior, coloco muito creme hidratante mas nem assim... Contudo acho que está a melhorar, finalmente!
Um beijinho,
MESSY GAZING
A nossa pele é oleosa a mista e por vezes temos alguns ataques de espinhas. Ultimamente temos investido mais na limpeza e hidratação.
ResponderEliminarBeijinhos :D
http://damselme.blogspot.com/?m=0
A minha pele é normal/oleosa na zona "T" e muitíssimo seca e desidratada nas bochechas.
ResponderEliminarfaço exfoliação e máscaras hidratantes com frequência, mas nada melhora, pelo contrario,com a idade tem vindo a piorar... sugeres algum producto destes ou algum truque?
Beijinho
Carla
Tenho a certeza que vou adorar usá-la nessa altura, amor :D
ResponderEliminarAmo de paixão o Embryolisse e o sérum da Neutrogena :3
NEW BRANDING POST | INVU SS'19 COLECTION @ PARENTE ÓPTICA MÉDICA.
Instagram ∫ Facebook Official Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
A minha pele é oleosa, mas tem zonas que desidrata com facilidade.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
I would love to try these products! Wonderful post! Thanks for sharing.
ResponderEliminarBeautyandfashionfreaks
I never know what is what, but would really like to try the blue one, looks cool!
ResponderEliminarLackaDaisy
*LackaDaisy*
Este artigo ajudou-me imenso. Obrigada pela partilha! _Telma.
ResponderEliminarExcellent post (as always)!Thank you very much :)
ResponderEliminargostei bastante do post é bastante informativo!
ResponderEliminara minha pele e muito seca e tendo hirata la sempre bem
Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
LOVELY POST!
ResponderEliminarCarina | https://carinazz.blogspot.com/
obrigado, meu amor. tal e qual como tu <3
ResponderEliminarNEW FASHION POST | I CAN'T BELIEVE THAT THIS TREND IS BACK.
Instagram ∫ Facebook Official Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
O post é super interessante!! Fez-me pensar que se calhar tenho a pele desidratada em vez de oleosa... Ai ai, tenho de perceber melhor isto! :)
ResponderEliminarhttps://aritateixeira.blogspot.com/
I think any skin need pealing and scrub but it is definitely a common mistake to avoid it if skin is too dry. I am blessed (and not blessed at the same time) with oily, I can't imaging me skipping scrub and pilling.
ResponderEliminarGostei tanto das dicas, amiga!!
ResponderEliminarVou passar elas para a minha mamis.. ela tem a pele muito seca..
Um beijo e ótimo final de semana.
www.purestyle.com.br
As tuas dicas são sempre ótimas! Ando com vontade de comprar o embryolisse!
ResponderEliminarUm beijinho
www.mindfeed.pt
They sound really amazing products. Thanks for the review dear.
ResponderEliminarCom o tempo fui percebendo que tenho a pele desidratada e atualmente tenho tentado investir em produtos indicados para tal!
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Great post my dear!
ResponderEliminarÓtimo post querida! Apesar de ter pele oleosa, gostei imenso das tuas dicas. :)
ResponderEliminarUm beijinho,
http://myheartaintabrain.blogspot.com/
I would love to try out these products, they look great. :)
ResponderEliminarThe Fashion Spell
Por norma, o ácido hialurónico, em cosmética, vem na forma de hialuronato de sódio. Encontraste algum produto com os dois ingredientes? Pele seca tem necessidade de nutrição, devido ao que disseste: a produção de lípidos e óleos essencias da nossa pele não se encontra "em quantidade suficiente" e é preciso "ajudar" de alguma forma: com cosméticos. Não confundir com falta de água. Hidratação e Nutrição são dois conceitos distintos ;)
ResponderEliminarBeijinhos,
Ricardo, www.opinguimsemasas.pt
Se é possível! A minha pele é mista a oleosa e um pouco desidratada! Às vezes fico com várias dúvidas sobre os produtos que devo usar, porque são todos específicos. Pele seca ou oleosa. E quem tem as duas? Ou zonas mais secas e outras mais oleosas. É um pouco complicado! No entanto, ajudou um pouco o teu post. Pelo menos a perceber que pele desidratada é diferente de pele seca. Há alguma forma de sabermos qual o nosso tipo de pele? Ou aquele que se destaca?
ResponderEliminarhttps://na-outramargem.blogspot.com/