terça-feira, 12 de março de 2019

PELE SECA VS. PELE DESIDRATADA

as diferenças entre pele seca e pele desidratada

Quanto mais leio acerca de pele e skincare, mais me surpreendo com os meus próprios erros. Sinto que esta aprendizagem, para quem obviamente não é formado, é um caminho longo e cheio de surpresas. Assumi erradamente a minha pele como oleosa nos primórdios da minha relação com a maquilhagem; tive inclusive fases em que o problema era extremo, gerou inflamações no rosto e, por mais que tentasse matificar o rosto, nada parecia funcionar. Quando comecei a introduzir-me mais no skincare, passei a identificá-la como pele mista - quando, no fundo, a única coisa que estava a fazer era a hidratar correctamente a minha pele. A minha pele estava desidratadíssima. Mas como identificar uma pele desidratada, especialmente, face a uma pele seca?



Pele desidratada


A pele desidratada tem falta de água - é tão simples quanto isso. Trata-se de uma condição temporária que muitas vezes se deve a uma dieta rica em sódio, à cafeína, ao clima, à própria hidratação do corpo ou até mesmo ao excesso de exposição solar. Para compensar a falta de hidratação, as nossas glândulas sebáceas produzem mais óleo - e é por isso que, muitas vezes, peles oleosas vêem o seu problema agravado. Sim, peles oleosas podem perfeitamente sofrer de pele desidratada, já que muitos dos produtos que controlam a produção de sebo tendem (também) a comprometer a hidratação da pele. Tudo isto, torna-se um ciclo vicioso, de óleo sob óleo e resulta em poros obstruídos, acne e erupções cutâneas. 

Numa pele desidratada está constantemente presente uma sensação de repuxar, que pode inclusive tornar-se desconfortável com o tempo. A pele tende também a parecer menos preenchida e as linhas de expressão são mais claras. Existe ainda a possibilidade do aparecimento de vermelhidões e inflamações.

Para combater uma pele desidratada, é necessário devolver hidratação às células da pele, as responsáveis por uma pele lisa, saudável e preenchida. É imperativo beber mais água contudo, este gesto resolve apenas parcialmente o problema, já que a nossa pele é o último órgão a absorver a sua hidratação. O ideal é optar também por produtos com umectantes na sua composição. Os umectantes ajudam a atrair e a manter a hidratação da pele e são óptimos exemplos o ácido hialurónico, o hialuronato de sódio e colagénio, três ingredientes extremamente comuns e fáceis de encontrar em skincare.   

as diferenças entre pele seca e pele desidratada

Pele seca


Pessoas com a pele seca tendem a necessitar de mais hidratação externa para compensar os níveis de sebo que a pele não está a produzir. As glândulas sebáceas não estão a produzir os níveis de sebo que deveriam e, assim sendo, a pele não consegue reter hidratação nem manter a barreira de protecção lipídica contra agressores externos, comprometendo o bem-estar da tez. Posto isto, é necessário que, para controlar o problema, esses óleos naturais sejam repostos. Este é um problema permanente - leia-se tipo de pele - que pode, inclusive, ser genético e pode resultar em mais sensibilidade.

A pele seca tende a causar algum desconforto e a apresentar alguma descamação, especialmente perto das sobrancelhas, do nariz ou da boca.

Como já referi, óleos são sempre uma óptima opção porque impedem a perda de hidratação. Como já referi aqui, associamos regularmente o termo "hidratação" as óleos porém, a sua principal função é reter a hidratação na pele, um gesto de extrema importância em peles secas já que a pele não o consegue fazer de forma natural pela falta de sebo. Além disso, ajudam a nutrir a pele em profundidade. 

Nota: a esfoliação também deve estar presente na rotina de uma pele seca - aliás, em todas as rotinas de pele. Pode haver alguma reticência em esfoliar uma pele seca, por ser um processo ligeiramente mais abrasivo, porém a esfoliação elimina as células mortas que se mantêm à superfície da pele; células essas que podem dificultar a penetração dos cuidados de hidratação na epiderme.  

29 comentários

  1. Very interesting and useful post, I agree, dry skin also needs peeling and scrub, maybe more than any other skin type, with softer scrubs.
    Regards,
    Flo

    ResponderEliminar
  2. Eu agora comecei a ter pele oleosa, não sei bem porquê! Acho que por causa do stress? Tenho saudades da minha pele normal e agora estou meio perdida e sem saber o que usar. E acho que precisa de mais hidratação, obrigada pela partilha :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Thanks for sharing the products, very helpful...
    www.stylebasket.in

    ResponderEliminar
  4. Querida, me desculpe a ausência, mas estou na correria aqui. Parabéns pela postagem. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Bem, nunca pensei muito nas diferenças entre uma pele seca e uma pele desidratada mas adorei a forma simples e directa como explicaste ambas as condições! Vou manter estas ideias em mente sempre que precisar de mudanças na minha rotina de pele, sem dúvida.

    Beijinhos,
    Mara
    BLOG Há mar e Mara & Instagram

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post!
    Infelizmente a minha pele é mesmo seca, sofro muito de descamação :(( No verão a situação ainda é pior, coloco muito creme hidratante mas nem assim... Contudo acho que está a melhorar, finalmente!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  7. A nossa pele é oleosa a mista e por vezes temos alguns ataques de espinhas. Ultimamente temos investido mais na limpeza e hidratação.

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  8. A minha pele é normal/oleosa na zona "T" e muitíssimo seca e desidratada nas bochechas.
    faço exfoliação e máscaras hidratantes com frequência, mas nada melhora, pelo contrario,com a idade tem vindo a piorar... sugeres algum producto destes ou algum truque?

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  9. Tenho a certeza que vou adorar usá-la nessa altura, amor :D

    Amo de paixão o Embryolisse e o sérum da Neutrogena :3

    NEW BRANDING POST | INVU SS'19 COLECTION @ PARENTE ÓPTICA MÉDICA.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. A minha pele é oleosa, mas tem zonas que desidrata com facilidade.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  11. I would love to try these products! Wonderful post! Thanks for sharing.
    Beautyandfashionfreaks

    ResponderEliminar
  12. I never know what is what, but would really like to try the blue one, looks cool!

    LackaDaisy

    *LackaDaisy*

    ResponderEliminar
  13. Este artigo ajudou-me imenso. Obrigada pela partilha! _Telma.

    ResponderEliminar
  14. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  15. gostei bastante do post é bastante informativo!
    a minha pele e muito seca e tendo hirata la sempre bem
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. LOVELY POST!

    Carina | https://carinazz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. obrigado, meu amor. tal e qual como tu <3

    NEW FASHION POST | I CAN'T BELIEVE THAT THIS TREND IS BACK.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. O post é super interessante!! Fez-me pensar que se calhar tenho a pele desidratada em vez de oleosa... Ai ai, tenho de perceber melhor isto! :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. I think any skin need pealing and scrub but it is definitely a common mistake to avoid it if skin is too dry. I am blessed (and not blessed at the same time) with oily, I can't imaging me skipping scrub and pilling.

    ResponderEliminar
  20. Gostei tanto das dicas, amiga!!
    Vou passar elas para a minha mamis.. ela tem a pele muito seca..

    Um beijo e ótimo final de semana.
    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  21. As tuas dicas são sempre ótimas! Ando com vontade de comprar o embryolisse!
    Um beijinho
    www.mindfeed.pt

    ResponderEliminar
  22. They sound really amazing products. Thanks for the review dear.

    ResponderEliminar
  23. Com o tempo fui percebendo que tenho a pele desidratada e atualmente tenho tentado investir em produtos indicados para tal!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  24. Ótimo post querida! Apesar de ter pele oleosa, gostei imenso das tuas dicas. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. I would love to try out these products, they look great. :)

    The Fashion Spell

    ResponderEliminar
  26. Por norma, o ácido hialurónico, em cosmética, vem na forma de hialuronato de sódio. Encontraste algum produto com os dois ingredientes? Pele seca tem necessidade de nutrição, devido ao que disseste: a produção de lípidos e óleos essencias da nossa pele não se encontra "em quantidade suficiente" e é preciso "ajudar" de alguma forma: com cosméticos. Não confundir com falta de água. Hidratação e Nutrição são dois conceitos distintos ;)

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  27. Se é possível! A minha pele é mista a oleosa e um pouco desidratada! Às vezes fico com várias dúvidas sobre os produtos que devo usar, porque são todos específicos. Pele seca ou oleosa. E quem tem as duas? Ou zonas mais secas e outras mais oleosas. É um pouco complicado! No entanto, ajudou um pouco o teu post. Pelo menos a perceber que pele desidratada é diferente de pele seca. Há alguma forma de sabermos qual o nosso tipo de pele? Ou aquele que se destaca?

    https://na-outramargem.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3