domingo, 10 de outubro de 2021

As importância das plantas na tua casa

plantas em casa

É comum encontrarmos extensos debates acerca da melhor forma de criar um equilíbrio no nosso quotidiano e no nosso lar. Uma rápida pesquisa na internet resultará em estilos infindáveis, dicas de decoração, combinações perfeitas para todos os estados de espírito e até formas de incrementar a luz natural nas divisões da sua casa.

Todas estas abordagens trazem um valor acrescentado e podem contribuir bastante para o teu bem-estar. Mais frequentemente do que desejamos admitir, é na natureza que residem as mais simples e eficazes soluções.

As plantas como aliadas

Chegamos assim às plantas, com foco naquelas cujas caraterísticas particulares as tornam perfeitas para manter no interior da sua habitação. Os seus benefícios são extensos e foram debatidos ao longo de séculos. Infelizmente, com o ritmo do mundo moderno assente na evolução tecnológica, é fácil esquecermos que somos parte integrante desta mesma natureza, a qual tantas vezes nos beneficia.

Nada como ficarmos a conhecer alguns dos principais benefícios das plantas de interior ao longo deste artigo e refletir acerca daquilo que a natureza, por mais simples que aparente, nos pode oferecer.

Ar realmente puro

Os purificadores de ar são uma tecnologia presente em inúmeros lares, mas sabias que a presença de plantas no interior da sua casa contribui para levar a cabo este processo de forma completamente natural?

Determinadas plantas de espécies completamente distintas, que vão desde orquídeas a suculentas, absorvem o dióxido de carbono e libertam oxigénio. Algumas destas exigem muito pouca manutenção, o que significa que não terás que efetuar um avultado investimento, despender de muito tempo ou ​​sequer perceber bastante de plantas para tornar o ambiente da tua casa imediatamente melhor.

Combate à humidade

É comum encontrar casas em Portugal que sofram com o excesso de humidade no seu interior. Independentemente da zona do país, algum de nós ou um familiar próximo já terá levado a cabo uma batalha titânica contra esta condicionante natural - muitas vezes sem sucesso.


Sabias que as plantas podem ajudar a reduzir consideravelmente os níveis de humidade dentro da tua casa?

Um artigo recente da autoria do portal de referência Imovirtual propôs-se a encontrar 7 plantas distintas que pode manter no interior da sua casa e que efetivamente ajudam a reduzir ao máximo este desconforto.

Benefícios para o humor

O que têm em comum as plantas da tua sala e o teu estado de espírito? Bastante, segundo inúmeros estudos internacionais que identificam uma associação direta entre a presença de plantas de interior e uma sensação generalizada de bem-estar.


Ao ajudarem a aliviar a ansiedade e stress, colaboram inclusive para aumentar os níveis de produtividade. Uma vez que têm um papel preponderante em inúmeras áreas da tua vida, talvez tenha chegado o momento de olhar para os cantos da sua casa e interrogar-se qual a planta de interior que melhor assentaria por ali.



É comum diminuirmos o papel da natureza no nosso quotidiano. Ao encontrarmos formas de a incluir na nossa vida de forma permanente, podemos colher algumas das fantásticas vantagens que nos oferece.

Com plantas que se adaptam a todas as personalidades e estilos de vida, existem opções praticamente infindáveis para tornar o seu lar ainda mais aprazível. Estas vão-lhe agradecer em dada medida, ao tornar a sua vida menos stressante, o ar que respira ainda mais puro e dando uma nova vida à casa que já conhece.
*este artigo em colaboração com um dos parceiros do blog

Enviar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3