quarta-feira, 31 de março de 2021

Como utilizar um óleo desmaquilhante?

óleo desmaquilhante

O óleo desmaquilhante é um produto que divide opiniões. Se por um lado existem pessoas que são utilizadoras diárias deste produto, existem outras que acreditam que incluí-lo na sua rotina seria um crime para a sua pele. Eu pertenço ao grupo das entusiastas do óleo desmaquilhante e, neste artigo, quero ajudar-vos a compreender melhor o funcionamento deste produto e explicar-vos como costumo utilizá-lo.



O que é um óleo desmaquilhante?

Um óleo desmaquilhante ou um óleo de limpeza trata-se de uma das opções de produtos de limpeza de rosto que permite remover maquilhagem e limpar o excesso de sebo e impurezas da superfície da pele. Tal como o próprio nome indica, os óleos desmaquilhantes utilizam a ação do próprio óleo na sua composição para limpar a pele (ainda que a maioria destas fórmulas também possua sulfatos).


Mas assim sendo, como é que os óleos são capazes de limpar a pele? De uma forma muito simples, basicamente os óleos têm a capacidade de atrair outros óleos, Isto significa que com mais facilidade removerão os óleos da superfície da nossa pele, já que o produto que estamos a colocar no rosto "agarra" o que queremos eliminar.


Posta esta lógica, pode ser imediato pensar-se que sendo assim podemos utilizar óleos naturais para remover a maquilhagem. Efetivamente podemos, no entanto obviamente que os óleos naturais não possuem nem sulfatos nem emulsionantes, o que significa que a sua capacidade de limpeza vai ser tão eficaz nem vai ser tão fácil retirar o óleo da pele.



Porquê utilizar um óleo desmaquilhante?

Pessoalmente, utilizo óleos pela rapidez da remoção da maquilhagem e pela eficácia que proporcionam. Sendo alguém que utiliza maquilhagem com frequência e, muitas vezes, uma full face, gosto de apostar em produtos que sinta que limpam a minha pele em profundidade e que sejam fáceis e rápidos de utilizar - como é o caso dos óleos desmaquilhantes. O processo de remoção da maquilhagem é muito mais fácil, muito mais gentil e o conforto da minha pele pós-limpeza é totalmente diferente.


Existem ainda especialistas que sentem que a melhor forma de remover o SPF diariamente é com a utilização de um óleo desmaquilhante. Este argumento vem do facto dos protectores solares resistentes à água e à prova de água terem de possuir uma fórmula que seja solúvel em óleo (se forem solúveis em água não podiam ter essas características). Ora sendo uma fórmula solúvel em óleo, seria benéfica a utilização de um óleo desmaquilhante.


No meu caso e na minha experiência, um gel de limpeza é suficiente. Posso, sem dúvida, perceber a vantagem contudo nos dias em que não utilizo maquilhagem salto logo para o segundo passo de limpeza.



Segundo passo de limpeza? Os óleos e a limpeza dupla

Após utilizar um óleo de limpeza, é recomendado finalizar o processo de limpeza com um lavante à base de água (um gel de limpeza, por exemplo). Os óleos são tendencialmente mais pesados e podem deixar resíduos na pele que, a longo prazo, podem deturpar a eficácia da nossa rotina de skincare e obstruir os nossos poros. Originalmente, esta combinação de óleo desmaquilhante + gel de limpeza chama-se dupla limpeza


Ao contrário do que possa pensar-se, ao ler o parágrafo anterior, a introdução do óleo desmaquilhante na rotina é extremamente benéfica, até para peles oleosas. Como mencionado acima, o óleo desmaquilhante tem a capacidade de eliminar maquilhagem, SPF e até o excesso de sebo de uma forma muito mais eficaz. Em peles oleosas e com tendência a acneícas, um óleo desmaquilhante pode ajudar, por exemplo, a eliminar ingredientes comedogénicos, podendo até a longo prazo reduzir o aparecimento de imperfeições. Deixando sempre a nota que cada pele é uma pele e que esta experiência generalizada pode não ser a experiência de todos.


O método de dupla limpeza, além do benefício óbvio de permitir uma limpeza mais meticulosa, garante uma melhor regeneração celular noturna e permite uma maior absorção dos produtos de skincare.  



Como utilizar um óleo desmaquilhante?

Para utilizar um óleo de limpeza, basta aplicar dois ou três pumps de produto nas palmas das mãos e massajar gentilmente o produto no rosto. A grande maioria dos óleos de limpeza recomenda a aplicação no rosto seco. Pessoalmente, gosto de deixar o produto assentar no rosto alguns segundos, massajando-o com alguma firmeza. Depois, o produto deve ser retirado com água tépida e a limpeza deve ser finalizada com um gel de limpeza, para garantir que não restam vestígios de produto. 



Os meus óleos desmaquilhantes favoritos

Confesso que testei uma boa mão cheia de óleos desmaquilhantes e tenho de destacar duas opções: o Centella Cleansing Oil da Erborian e o Shiseido Perfect Cleansing Oil. Ambos são produtos maravilhosos. São finos, não deixam resíduos na pele, removem a maquilhagem num ápice e têm uma experiência sensorial que não consigo não destacar. Proporcionam uma experiência de luxo e deixam a pele com uma sensação reconfortada, que eu pessoalmente adoro.


Também gostei muito do Vinoclean da Caudalie, no entanto é um produto que deixa mais resíduo após a sua utilização. Ainda assim, posso reforçar que é o óleo de limpeza com o maior poder desmaquilhante que já testei - mesmo! 


Já experimentaram óleos desmaquilhantes? Têm algum favorito que queiram partilhar comigo?

Enviar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3