quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Quem deve utilizar ácido salicílico?

ácido salicílico nos géis de limpeza


O ácido salicílico tende a ser um ingrediente que aparece regularmente em produtos direcionados para peles acneicas, contudo não é apenas esta problemática de pele que beneficia da sua utilização. Pode ser, também, especialmente interessante para peles oleosas ou mistas. O ácido salicílico é um BHA, o que significa que é um ácido solúvel em gordura e óleos.


Sobre o ácido salicílico


Como sabem, as nossas glândulas sebáceas produzem o sebo, que de forma comum identificamos como a gordura que está à superfície da nossa pele e o que isto significa é que o ácido salicílico consegue de alguma forma atuar a esse nível, tornando-se especialmente eficaz na remoção e na quebra desse óleo. Basicamente, quando o ácido salicílico é aplicado topicamente, ele penetra na epiderme e tem a capacidade de quebrar e "soltar" o óleo retido nos poros, eliminando-o de seguida. Obviamente, sendo um BHA é também um esfoliante, ajudando a eliminar as células mortas da superfície da pele. 


No momento que atravessamos, em que somos obrigados a utilizar máscara no nosso quotidiano, o ácido salicílico pode ser um excelente aliado. Porquê "pode ser" ao invés de "é"? Porque, efetivamente, é necessário algum tacto para perceber o que é pertinente para a pele nesta situação. Se a pele está a ficar muito irritada da utilização de máscaras (é notória alguma vermelhidão e desconforto), o ideal é utilizar produtos de limpeza o mais gentis possíveis e reduzir a utilização de esfoliantes, já que podem sensibilizar ainda mais a pele. Ou seja, alerta vermelho para este género de ingredientes. Se, no entanto, o problema é um aumento da oleosidade e o aparecimento mais regular de imperfeições, então este género de ingredientes são realmente muito benéficos. No caso, o ácido salicílico ajuda realmente  desobstruir os poros e a proporcionar uma limpeza profunda, que pode ser excelente para quem está realmente desconfortável com o excesso de sebo.

No entanto, dependendo da concentração utilizada, o ácido salicílico pode ser irritante, algo que obviamente pode intimidar quem pretende começar a utilizá-lo. O que recomendo? Começar com a utilização de um lavante com ácido salicílico ao invés de um produto que se mantenha na pele. 


Corsx Salicylic Acid Daily Gentle Cleanser


Um produto com estas características que estou a gostar muito de utilizar é o gel de limpeza da Corsx, o Salicylic Acid Daily Gentle Cleanser. Tenho utilizado este gel de limpeza diariamente por sentir a minha tez muito mais oleosa, no entanto é importante ter em consideração que esta fórmula limpa realmente a pele em profundidade - nem toda a gente vai tolerar a utilização diária, ao contrário do claim do produto. A pele fica imediatamente livre de óleos, pelo que é imperativo utilizar um bom hidratante de seguida. Para peles mistas, por exemplo, poderá ser necessário um equilíbrio: ao invés de uma utilização diária, adaptar a frequência de aplicação. Acredito que, na maioria dos casos, seja suficiente utilizar o Salicylic Acid Daily Gentle Cleanser cerca de três a quatro vezes por semana. Não recomendo de todo a peles secas ou normais.


ácido salicílico nos géis de limpeza da corsx, comercializados na notino


Na primeira utilização, confesso que fiquei extremamente surpreendida. O produto "quebrou" a minha pele morta e, quando comecei a massajar a emulsão, senti literalmente a minha tez a ficar mais uniforme. Finalizei com água morna e com um turco, com todo o cuidado, e na primeira utilização nota-se uma diferença abismal ao tacto. 


Ao contrário da maioria das opções que experimentei, também não sinto que a fórmula seja demasiado agressiva. Gosto da leveza da espuma e sinto que basta um pouco de produto para conseguir lavar o rosto com toda a eficácia. Foi uma excelente adição à minha rotina nesta fase, sem dúvida alguma. Sinto que ajuda tanto na limpeza como na eliminação e prevenção das borbulhas. Não simpatizo com o cheiro do produto, de todo. O preço é maravilhoso, tendo em conta a formulação e pessoalmente, estou a adorar explorar a marca - um autêntico must! A Corsx é uma marca de cosmética coreana que está disponível na Notino e que tem vindo a destacar-se junto das beauty influencers exatamente pela qualidade da mesma. Já estou à espera da próxima Black Friday do site (será no dia 27 de Novembro) para aproveitar a incríveis promoções e adquirir mais alguns produtos.


A minha recomendação? Introduzir o Salicylic Acid Daily Gentle Cleanser e tentar compreender como a pele reage. Aumentar a frequência apenas se sentir conforto suficiente para tal. 


Costumam utilizar ácido salicílico na vossa pele? São fãs deste ingrediente?

Publicar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3