domingo, 28 de junho de 2020

Testei finalmente os Pincéis da Sigma: Será que Valem a Pena?

review pincéis sigma

Os pincéis Sigma estão na lista de desejos de qualquer aficionado por maquilhagem. Desde que me recordo que vejo os meus bloggers e youtubers favoritos a utilizá-los incansavelmente, sempre reforçando a sua sua qualidade e excelência. Apesar da enorme expansão de várias marcas concorrentes nos últimos anos, a Sigma não perdeu terreno e, de alguma forma, manteve-se sempre como uma referência relativamente a pincéis profissionais. 

Do mesmo modo, a minha curiosidade com a marca nunca desapareceu e achei que o lançamento dos formatos rectos para o rosto - como é o caso do F87 - eram a oportunidade perfeita para colocar a Sigma a prova. 

Review Pincéis Sigma

Para os menos familiarizados com a marca, a Sigma trata-se de uma marca lançada em 2009, com um apenas um kit de pincéis pensado ao pormenor pelo casal Dr. Simone Xavier e Rene Xavier Filho, uma bacteriologista molecular e um engenheiro civil. O sucesso foi tanto que o kit rapidamente esgotou e transformou a marca num objecto de culto, devido à qualidade das cerdas dos pincéis - o grande diferencial da marca. Fabricadas à mão, as cerdas sintéticas e fibras que compõem os pincéis Sigma são anti microbianas, extremamente finas e evitam a absorção de produto, garantindo uma aplicação realmente eficiente e segura. 

Para testar a marca, optei por seleccionar o F87 e o E25, um pincel multi-funções para o rosto e um pincel de esfumar. Escolhi ambos os produtos na Notino, a par com um kit de 3 batons em formato travel size, os Kismate. Pessoalmente, achei os tons lindíssimos, especialmente para quem gosta de nudes com um fundo mais escuro. 
Bastou-me um primeiro contacto com os pincéis para ficar encantada com uma característica em especial: as cerdas. Extremamente suaves e com um equilíbrio perfeito de firmeza e maleabilidade, as cerdas proporcionam realmente um acabamento lindíssimo aos produtos. 
A qualidade é, também, visível nos detalhes: o cabo, muito confortável de utilizar e manusear, os ligamentos em metal, gravados com o logótipo da marca e os próprios acabamentos, finalizados ao ínfimo pormenor. 

Dá para perceber que as minhas primeiras impressões foram fantásticas, certo? Entretanto, fiz questão de utilizar ambos os pincéis exclusivamente para as suas funções, durante cerca de mais de um mês para poder partilhar as minhas considerações da forma mais completa possível.

Aproveito e faço também referência à lavagem dos pincéis. Obviamente que, durante este espaço de tempo, lavei apenas cerca de cinco vezes os meus pincéis. Utilizei um sabonete próprio e opto por um processo de secagem simples: deito apenas os pincéis na toalha. Como as cerdas são brancas, recomendo uma maior frequência de lavagens. Esta nota em nada é relacionada com a marca Sigma,já que, de uma forma geral, as cerdas brancas tingem-se com muito mais frequência. Durante as lavagens que fiz não notei a queda de qualquer cerda e, com algum cuidado, os pincéis mantêm facilmente a sua forma.

Vamos avançar para a review propriamente dita dos pincéis Sigma?

Sigma F87 Edge Kabuki

O Sigma F87 Edge Kabuki tem um formato especialmente desenhado para aplicar corrector e pó na zona abaixo da olheira, contudo pode igualmente ser utilizado para aplicação de base. Promete uma cobertura média a alta, graças à sua densidade. Na minha opinião, o segredo do Sigma F87 reside exactamente aí: na diferença de densidade ao longo do pincel. Na base do triângulo, o pincel é mais denso, permitindo uma maior concentração de produto, maximizando assim a cobertura dos produtos. Na ponta do triângulo, o pincel é menos denso. É notório que as cerdas estão ligeiramente mais espaçadas, fazendo com que a concentração de produto fique mais difusa naquela região

Este formato torna-o óptimo para aplicar corrector, na minha experiência. Porquê? Porque permite concentrar o produto na zona da olheira e esfumar a região imediatamente abaixo da mesma. Tenho gostado igualmente da experiência de aplicar pó com o Sigma F87, novamente graças ao formato. Especialmente para quem gosta da técnica de baking, o formato triangular permite carimbar o pó na zona da olheira na perfeição. 

pincel sigma f87

Pessoalmente, não gosto de utilizar o Sigma F87 para a aplicação de base. Há algo na ergonomia do pincel que não me atrai, contudo cumpre a sua função. Creio que funciona melhor com bases mais fluídas, oferecendo-lhes um acabamento muito bonito e uniforme, sem qualquer tipo de marcas do pincel (os tão temidos riscos). 

Novamente, a qualidade dos pincéis Sigma não desiludem e esta é, na minha opinião, uma excelente adição especialmente a kits profissionais, pela rapidez e finalização que oferece ao processo de aplicação do corrector. 


E25 Blending Brush

Não vou adiantar-me: estou completamente apaixonada pelo Sigma E25 Blending Brush. Adoro o formato, que encaixa na perfeição no meu côncavo, permitindo-me controlar a sombra com toda a precisão. Considero-o também muito versátil. Apesar de preferir esfumar a sombra com o E25, a verdade é que é possível também utilizá-lo para a própria aplicação da sombra. A marca refere que é possível fazê-lo através da lateral do pincel, contudo eu prefiro fazê-lo com a própria ponta, construindo deste modo a cor conforme desejo.


Passar a utilizar o Sigma E25 na minha rotina recordou-me do quanto os pincéis podem influenciar o resultado final de uma maquilhagem. O controlo e domínio que tenho sobre a cor é excelente! Fiquei a considerá-lo um autêntico essencial especialmente para esfumar tons mais escuros, em smokey eyes, por exemplo. 

Esse aspecto é, inclusive, referido pela marca nas características do produto e eu comprovo: o E25 passou a ser o meu maior aliado para os meus smokey eyes pretos, castanhos e beringelas. O trabalho do E25 faz realmente diferença, especialmente na fase em que tenho de difundir a sombra mais escura nas sombras de transição. Recomendo vivamente!

Sigma Kismatte

Apesar do meu intuito com esta publicação ser mais direccionado para a minha experiência com os pincéis, não podia deixar de referir a minha experiência com os Sigma Kismatte. Este kit em concreto está disponível na Notino e traz três tons nude: o New Mood, o Awaken e o Fable. Todos eles possuem 1,4g logo possuem um formato travel size, muito prático de transportar para todo o lado. 

review sigma kismatte

A própria consistência dos Kismatte permite que a aplicação do produto seja muito fácil. Com apenas uma passagem, o produto fica completamente opaco e leva apenas alguns segundo a secar e a fixar-se nos lábios. O seu acabamento é referido pela marca como um "satin matte", algo que transporia para um mate natural apenas com um ligeiro brilho. Graças ao seu acabamento, não marca demasiado as linhas finas dos lábios. A sua utilização acaba por ser muito confortável, mesmo após várias horas. 

swatches sigma kismatte
Swatches da esquerda para a direita: Fable, New Mood e Awaken.

Não resistem às refeições, contudo a duração não deixa de ser excelente. Novamente, reforçando a questão da fórmula, a reaplicação é sempre muito fácil pelo que acabo por não considerar esta questão um ponto negativo. 

Os tons são absolutamente lindíssimos, muito usáveis e perfeitos para utilizar tanto no dia-a-dia, como em ocasiões mais especiais. Tendo em conta o preço, sinto que o kit é uma excelente aposta. 


Considerações finais Sigma

Creio que, nesta fase, é perceptível que a minha experiência com a Sigma foi extremamente positiva. As minhas expectativas estavam bastante altas, novamente devido a todo o feedback positivo que oiço sobre a marca, e a minha experiência igualou-o. Tenho a noção que são pincéis dispendiosos quando comprados de uma forma individual, no entanto o preço dos kits é excelente e valem realmente o investimento. A relação qualidade-preço é justa e, especialmente para profissionais, os pincéis valem cada cêntimo. Eu já estou a pensar no meu próximo kit eheh!

Como são as vossas experiências com os pincéis Sigma? Já experimentaram? Sentem que valem a pena? Contem-me tudo!


Enviar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3