segunda-feira, 29 de junho de 2020

Como limpar a pele do rosto?

dicas para limpar a pele do rosto

O guia completo de limpeza de pele!

A limpeza é um gesto crucial para a saúde da pele. Aliás, a limpeza é inclusive um dos principais responsáveis de uma tez uniforme, sem imperfeições e luminosa. É inevitável: estando dentro ou fora de casa, a nossa pele precisa de ser limpa. Contudo, escolher a opção ideal, de forma a conseguir remover as impurezas sem desproteger a tez, pode ser uma decisão difícil no meio de tantas opções. Águas micelares, óleos desmaquilhantes, géis de limpeza... Fica a dúvida: como limpar a pele do rosto de forma eficaz?


Porque é que temos de limpar a pele do rosto?


Durante o dia, a nossa pele produz óleos essenciais à manutenção da nossa barreira cutânea, cujo excesso não deve permanecer no rosto. O mesmo para o processo de renovação celular. As células mortas tendem a ficar assentes à superfície da pele e é do nosso interesse removê-las. Isto tudo já para não falar das impurezas, poeiras, sujidade e poluição que fica na nossa pele ao longo do dia. Ou seja, ao não limparmos a nossa pele, estamos a permitir que toda esta oleosidade, pele morta e impurezas se mantenham na superfície da nossa pele, obstruam os nossos poros e originem o aparecimento de imperfeições e de uma tez baça, desequilibrada e irregular.

Como escolher o produto ideal para limpar a pele do nosso rosto?


Para uma melhor limpeza de pele, é necessário adicionar um lavante que potencialize este processo. Contudo, existem n fórmulas disponíveis no mercado, cada uma com o seu propósito. Pode parecer confuso, mas a verdade é que a maioria destes produtos tem características muito claras e, depois deste guia, tenho a certeza que fazer a escolha ideal vai ser muito mais fácil. De seguida, vou mencionar as sete formas de limpeza mais comuns, como funcionam e para quem ou em que condições fazem mais sentido ser utilizadas.

como limpar a pele do rosto

O que é um óleo de limpeza?


Os óleos de limpeza são uma excelente opção para quem utiliza muita maquilhagem. A base de óleo que reside nestes produtos tem a capacidade de se ligar aos outros óleos e produtos à base de óleos que estão na nossa pele (como o protector solar ou a base) e eliminá-los facilmente. Tendem a possuir fórmulas bastante gentis mas extremamente eficazes para limpar a pele do rosto. São muito práticos de utilizar e são a opção perfeita para quem procura uma solução que proporcione uma limpeza rápida. Como desvantagem, este género de produtos pode realmente deixar um leve resíduo na pele. Um óptimo truque para resolver esta questão é utilizar água morna para a remoção dos óleos da tez ao invés de fria. Deste modo, o calor será capaz de eliminar mais facilmente o óleo, o que consequentemente eliminará a sensação de resíduo da pele. Contudo, é importante relembrar que os óleos devem ser o primeiro passo da limpeza da pele. De seguida, deve sempre ser utilizado um lavante à base de água, para garantir que todo o óleo foi removido da superfície - caso contrário, o produto pode obstruir os poros e estimular o aparecimento de imperfeições. 

Ao contrário do expectável, todas as peles podem utilizar óleos desde que concluam a limpeza com um segundo lavante à base de água - podem ler mais aqui sobre limpeza dupla. Os óleos podem inclusive ser extremamente úteis para peles oleosas e mistas já que conseguem eliminar o excesso de oleosidade da superfície da pele de uma forma muito eficaz, sem a desproteger. Deixo apenas a ressalva de que é necessário algum cuidado na utilização de óleos naturais em peles oleosas. Por exemplo, o óleo de coco é muito adorado para a limpeza de pele, contudo trata-se de um óleo que tende a ser extremamente comedogénico.

O que é um bálsamo de limpeza?


Os bálsamos de limpeza tratam-se, de uma forma muito básica, de um óleo de limpeza sólido. A única diferença é que efectivamente o produto está com uma consistência sólida e, quando entra em contacto com a pele, transforma-se num óleo. 


limpar a pele do rosto
Exemplo de uma textura em bálsamo, no caso do Sensilis Ritual Care Cleansing Balm

O que é um gel de limpeza?


Os géis de limpeza tratam-se de lavantes líquidos geralmente transparentes, activados com a acção da água e formulados com o intuito de limpar a pele em profundidade. Por norma, são muito eficazes na remoção do excesso de oleosidade, bactérias da pele e desobstrução de poros. Tendem a ser utilizados com mais frequência por peles mistas ou peles oleosas. São opções muito versáteis, que podem ser utilizadas tanto na rotina diurna quanto nocturna. Contudo, os géis de limpeza, pela sua capacidade de limpar a pele do rosto em profundidade, podem ser demasiado agressivos para a pele. Porquê? Porque removem da superfície da pele até os óleos que são necessários para a manutenção da barreira cutânea, desprotegendo a tez.

gel de limpeza youth lab
Exemplo da textura de um gel de limpeza, no caso do Youth Lab Daily Cleanser para peles mistas e oleosas.

O que é um leite ou creme de limpeza?


Os leites ou cremes de limpeza são uma excelente opção para peles secas e sensíveis, já que geralmente possuem fórmulas ricas em emolientes e óleos que ajudam a reconfortar a pele. Proporcionam uma experiência luxuosa à pele, ainda que sejam extremamente delicados no processo da limpeza. Têm uma textura muito cremosa que tende praticamente a deixar uma sensação de "hidratação" na pele. Não necessita de água para ser emulsionado; basta aplicar o produto num disco de algodão e limpar a superfície da pele. Os leites de limpeza pretendem limpar sem desproteger a pele, algo crucial para peles secas e sensíveis. Em comparação com os géis de limpeza, são substancialmente mais suaves, contudo também não entregam a mesma eficácia. Isto não significa de todo que não funcionam - significam apenas que promovem uma limpeza mais gentil.

O que são mousses ou espumas de limpeza?


As mousses de limpeza têm obviamente uma consistência de mousse, muito leve e aérea, e novamente são formulados para limpar a pele em profundidade. São normalmente especificamente desenhadas para peles muito oleosas, com tendência ao acne e para peles adolescentes. São efectivamente mais abrasivas no que toca à limpeza e possuem a mesma desvantagem que os géis, já que as fórmulas podem potencializar a limpeza ao ponto de desproteger a pele. Não devem de todo ser utilizadas por pele sensíveis. Mesmo que algumas mousses de limpeza possuam ingredientes mais emolientes e hidratantes, o ideal é realmente optar por uma opção distinta.

espuma de limpeza shiseido notino
Exemplo da textura em mousse da Complete Cleansing Mousse da Shiseido.

O que são sabonetes faciais?


Longe vão os tempos em que, só de pensarmos em sabonetes faciais, pensávamos em fórmulas extremamente abrasivas e secas para a pele. Hoje em dia, existem cada vez mais marcas que incluem sabonetes nas suas gamas, integrando obviamente fórmulas mais hidratantes e gentis para com a tez. São uma opção muito minimalista, que cumpre o seu propósito satisfatoriamente. Dependendo dos seus constituintes, o sabonetes faciais podem ser utilizados por todos os tipos de pele. Não é , contudo, o método mais aconselhado para desmaquilhar.

Vale a pena utilizar toalhitas desmaquilhantes?


As toalhitas desmaquilhantes basicamente tratam-se de toalhitas de limpeza de pele. O conceito parece pertinente, contudo as toalhitas desmaquilhantes devem ser utilizadas como um produto SOS e não sistematicamente. Os motivos começam pela composição. As toalhitas desmaquilhantes costumam conter bastante álcool ou fortes preservantes; ingredientes estes que têm inegavelmente o seu quê de lógica, já que a toalhita está completamente húmida numa embalagem fechada e necessita de manter-se livre de bactérias. Porém, estes são também ingredientes que podem ressecar ou sensibilizar a pele.

O mesmo pode ser dito do modo de utilização das toalhitas desmaquilhantes, que obriga que utilizemos mais pressão para uma melhor remoção da maquilhagem - isto quando todos os movimentos que fazemos na pele do nosso rosto devem ser extremamente suaves. A verdade é que temos tendência a aumentar a pressão para ver mais eficácia, porque a maioria das toalhitas não possui ingredientes capazes de limpar realmente a pele; estamos, muitas vezes, apenas a mover a maquilhagem de um lado para o outro e a ser socorridos só pela humidade da toalhita.

Novamente se o objectivo incide em limpar a pele do rosto de uma forma rápida e descomplicada, os óleos ou bálsamos de limpeza são uma excelente opção substituta.

O que é a água micelar?


A água micelar é um produto que divide opiniões. Basicamente, a água micelar trata-se de um produto que utiliza a acção das micelas para fazer a limpeza da pele. As micelas são compostos tensioactivos que, basicamente, têm um comportamento anfifílico, ou seja podem ligar-se a substâncias polares quanto apolares - no nosso caso concreto, a óleo e água. Ou seja, funcionam quase como detergentes e pretendem limpar de uma forma eficaz a nossa pele com a leveza de uma simples água.

Porque é que trazem tanta controvérsia? Porque as micelas tendem a ser muito irritantes para a pele e na utilização regular da água micelar, recomenda-se que se deixe o produto na pele. Isto é como tudo: há pessoas que têm zero de problemas, que adoram utilizar e que recomendam e outras que têm péssimas experiências, como irritação, desidratação, sensibilidade, etc. Tudo isto para dizer que há especialistas que referem que a utilização da água micelar é completamente inofensiva, enquanto outros reforçam que a água micelar nunca deve permanecer no rosto.

Pessoalmente não é o meu método de limpeza favorito - aliás, eu pessoalmente não uso de todo à excepção de opções com óleos - mas isso não significa que não veja a sua praticabilidade. Se escolhesse incluí-lo na minha rotina, optaria por utilizá-lo para retirar a maquilhagem e depois seguiria com outro lavante, tal e qual como numa limpeza dupla.

Os meus produtos de limpeza favoritos


Não poderia terminar este artigo sem referir aqueles que são os meus produtos de limpeza preferidos. Pessoalmente, utilizo muita maquilhagem e SPF diariamente, logo sou uma grande adepta da limpeza dupla. Além disso, possuo uma pele mista que se altera bastante com as estações, logo tendo a adaptar os produtos às necessidades da minha tez. Utilizo todos os tipos de fórmulas, pelo que creio que consegui reunir produtos que facilmente se enquadram em todos os tipos de pele.

Cerave Creme Lavante Hidratante e Cerave Espuma de Limpeza: Quaisquer produtos de limpeza da Cerave são absolutamente excelentes. Adoro as fórmulas da marca e fico sempre surpreendidas com o quão gentis e eficazes conseguem ser. O Creme Lavante Hidratante é um produto que adquiro de forma constante e que está sempre em minha casa. Adoro a sua suavidade e a forma como reconforta a pele. Para peles normais a secas é um aliado incrível - pode também ser facilmente adorado por peles mistas. A Espuma de Limpeza é excelente para peles oleosas, sendo que possibilita uma limpeza extremamente eficaz, sem ser demasiado agressiva. Não posso também deixar de referir que os lavantes da Cerave são super acessíveis, pelo que a relação qualidade-preço é extraordinária.

Toalhitas Hydro Boost Neutrogena: Como referi, não utilizo toalhitas com frequência, contudo as toalhitas com que mais simpatizo são as Hydro Boost da Neutrogena. São bastante húmidas, o que obviamente torna a sua utilização mais fácil, menos agressiva e retiram a maquilhagem de uma forma muito satisfatória. Além disso, permanecem húmidas mesmo após a abertura da embalagem, algo que associo muito à qualidade dos produtos deste género.

como limpar o rosto
Da esquerda para a direita: Cerave Espuma de Limpeza, Cerave Creme Lavante Hidratante e Neutrogena Hydro Boost Cleanser Facial Wipes.


Shiseido Complete Cleansing Microfoam Cleanse + Remove: Esta mousse é um dos meus desmaquilhantes favoritos e, apesar de ser um produto dispendioso, vale cada cêntimo. Remove a maquilhagem de uma forma extremamente eficaz - mesmo a maquilhagem à prova de água! - mas de um modo muito gentil. É muito fácil de utilizar: com dois pumps consigo facilmente limpar todo o rosto e livrar-me num instante de toda a maquilhagem. Apesar de ser uma mousse, não sinto em momento algum que desproteja a minha pele, aliás sinto realmente que deixa o rosto muito confortável.

Óleo Erborian Black Cleansing Oil: Utilizar um óleo de limpeza pode ser intimidante para peles mais oleosas, mas a verdade é que a fórmula certa é capaz de potencializar a limpeza e, consequentemente, ajudar no reequilíbrio da pele. O Black Cleansing Oil da Erborian é uma excelente opção até para peles oleosas, graças à sua textura fina e muito confortável de utilizar. É uma daquelas opções que não deixa resíduos excessivos na pele e, os que deixa, são facilmente eliminados com água tépida - sendo que recomendo sempre a passagem com um gel de limpeza após a utilização de um óleo (podes ler mais aqui sobre limpeza dupla).

Low-pH Sulphate Free Cleanser Primark: Por incrível que pareça, este óleo de limpeza da Primark da colecção criada em colaboração com a Alexa Steinherr, merece todo o destaque, especialmente tendo em conta que custa apenas 5€ (mas aviso já que roça, muitas vezes, o impossível de encontrar). Apesar de ser um óleo mais denso - que neste caso, não indicaria para peles oleosas - proporciona uma limpeza muito suave à pele. Tem ainda a vantagem de ter um pH mais ácido, ajudando a respeitar o próprio pH da pele. É um óleo que deixa algum resíduo na pele, contudo desde que exista um segundo passo de limpeza, faz muito bem o seu trabalho.

Água Micelar com Óleo Garnier: Se vão utilizar um água micelar, faço duas recomendações: as águas bifásicas com óleo da Garnier e a Sensiobio da Bioderma. Dentro de todas as opções que utilizei no mercado, são as únicas capazes de deiar a minha pele minimamente confortável após a utilização. Além disso, destacam-se em termos de limpeza - até a máscara de pestanas à prova de água desaparece num instante.

como limpar a pele do rosto?
Da esquerda para a direita: Shiseido Complete Cleasing Microfoam Cleanse + Remove, Erborian Black Cleansing Oil, Primark Pore Balance Low-pH Sulphate Free Cleanser, Garnier Água Micelar Sensitive e Youth Lab Daily Cleanser Combination & Oily Skin

Youth Lab Daily Cleanser: A Youth Lab é uma marca que me tem surpreendido muito pela positiva e os seus cleansers não são excepção. O Daily Cleanser existe em duas versões: uma adequada para peles mistas e oleosas e outra adequada para peles normais a secas. No meu quotidiano, utilizo a opção para peles mistas e oleosas e adoro a sua fórmula. É capaz de me proporcionar uma limpeza eficaz, ainda que muito suave. Deixa o meu rosto com uma sensação muito fresca e a pele muito confortável, sem repuxar.


Espero sinceramente que este guia seja útil para vocês e que seja uma ajuda na escolha do produto ideal para a vossa pele. Adoraria que deixassem na caixa de comentários os vossos produtos favoritos para limpar a pele do rosto!

Publicar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3