segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Como Cuidar das Mãos durante a Pandemia

como cuidar das mãos durante a pandemia


Infelizmente, vivemos num período de pandemia, onde é essencial que tomemos precauções para garantir a nossa segurança e dos outros. O Covid-19 tornou-se na realidade que ninguém antecipava e cabe-nos a todos nós ter a responsabilidade de seguir as recomendações da OMS, de modo a controlar a propagação dentro do possível. Uma das medidas passa pela lavagem e desinfecção das mãos com bastante frequência, de forma a eliminar quaisquer possíveis agentes transmissores do vírus. Só que toda esta higienização tem um senão: a pele das nossas mãos.


A constante lavagem pode ser um auxílio à deterioração da barreira protectora da nossa pele. De uma forma sucinta, a nossa pele produz óleos essenciais ao correcto funcionamento da barreira protectora da nossa pele - a barreira lípidica - e as lavagens constantes podem ser responsáveis pela eliminação excessiva desses óleos. Sem esses óleos, a protecção da pele fica comprometida. Obviamente que, na prática, o processo não é assim tão simples mas o que é importante reter é que a lavagem mais regular das mãos pode sensibilizar e desidratar a pele, já que a mesma perde a capacidade de "trancar" a humidade de forma eficiente no seu interior. O mesmo se aplica à utilização de desinfectantes. Os desinfectantes para as mãos possuem, regularmente, um elevado teor de álcool na sua composição que pode acelerar a desidratação da pele, quando utilizado de forma contínua.

Sendo esta a nova realidade e estes gestos uma constante no nosso dia-a-dia, é importante sabermos como cuidar das mãos da melhor forma possível, de modo a evitar quaisquer problemáticas. 

Como cuidar das mãos durante a pandemia


Segundo as recomendações da OMS, as mãos devem ser lavadas durante pelo menos 20 segundos, com um sabonete neutro suave, de preferência sem fragrância. A água não deve estar excessivamente quente, exactamente para evitar a desidratação da pele. Sempre que possível, o ideal é escolher também um sabonete com uma fórmula mais hidratante. Opções com ingredientes emolientes como óleo de amêndoas ou manteiga de karité são um excelente exemplo. De uma forma geral - e atenção que isto não é regra - os sabonetes líquidos tendem a ser uma melhor opção. As mãos devem ser secas ao ar ou com a ajuda de uma toalha, sempre pressionando gentilmente. 

Relativamente a desinfectantes, a OMS recomenda produtos com uma percentagem de álcool superior a 60% na sua composição. Também é efectivamente possível escolher desinfectantes com uma base mais hidratante, contudo fórmulas deste género muitas vezes não possuem a informação da percentagem de álcool no seu interior. É, portanto, essencial que exista algum cuidado na escolha. 

Sempre que possível, é recomendada a aplicação de um creme de mãos após a lavagem ou desinfecção das mesmas. O creme de mãos ajuda sobretudo a reconfortar e manter o bem-estar da pele, e pode ser um aliado importantíssimo em casos mais graves.

O creme de mãos deve ser escolhido tendo em conta as necessidades da nossa pele e a nossa preferência relativamente à experiência sensorial. Neste caso em específico, o ideal é apostar na reparação e na manutenção da barreira lipídica da pele, sendo especialmente interessante apostar numa combinação de produtos e ingredientes que não só hidrate a pele, mas que igualmente retenha essa hidratação na pele, reduzindo a perda de água transepidérmica. Procurar opções com glicerina, lanolina, pantenol, ceramidas e óleos são boas opções. 

Por norma, as fórmulas reparadoras tendem a ser mais densas, pelo que nem sempre são especialmente confortáveis para utilizar no dia-a-dia. Assim sendo, o que recomendo para cuidar das mãos durante a pandemia é a combinação de um creme ligeiro mais hidratante durante o dia e de uma opção realmente mais densa, que ajude a reparar a pele durante a noite. 

como cuidar das mãos durante a pandemia
Sugestões de opções reparadoras: Eucerin Aquaphor, Cerave Reparative Hand Cream, La Roche Posay Cicaplast Mains;
Sugestões hidratantes: Neutrogena Hydro Boost Hand Gel Cream, Uriage Water Hand Cream;


Sem dúvida que este está a ser um momento difícil para todos e que a adaptação à nova realidade traz todo o tipo de constrangimentos. As novas medidas de segurança podem realmente interferir com o bem-estar da nossa pele, contudo com estes conselhos é realmente possível reduzir ou até descartar por completo qualquer desconforto. Cuidar das mãos durante a pandemia é imperativo para manter a saúde da nossa pele e, acima de tudo, para manter a segurança. 


Publicar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3