segunda-feira, 20 de abril de 2020

Kérastase Genesis posta à prova!

review kerastase genesis

Sou uma pessoa extremamente cuidadosa com o meu cabelo. Com o passar dos anos, noto que o meu cabelo está cada vez mais fino e frágil ao ponto das mudanças mexerem, inclusive. com o meu amor próprio. Como tal, confesso que estou sempre atenta a novas fórmulas que possam corresponder às necessidades do meu cabelo e daí a minha imediata curiosidade após o lançamento da Kérastase Genesis.


Sobre a Kérastase Genesis

A Kérastase Genesis é a primeira linha de cuidados que incide na perda de cabelo em duas frentes: na quebra e na queda de cabelo. Foi formulada com o intuito de fortalecer a raiz e estimular o crescimento capilar, ao mesmo tempo que fortifica o fio. Na sua composição, encontramos aminexil, células estaminais de edelweiss e raiz de gengibre. 

O aminexil é um dos ingredientes mais utilizados no combate à queda de cabelo, graças à sua eficácia comprovada para estágios iniciais do problema. As sua principais funções consistem na restauração do cabelo no vértice do couro cabeludo e no aumento da circulação sanguínea nos folículos capilares, originando um estímulo ao crescimento capilar. Apesar de ser um ingrediente facilmente encontrado de forma convencional, é muitas vezes recomendado por especialistas no tratamento de alopécias. As células estaminais de Edelweiss são conhecidas pelo seu poder anti-oxidante e pela sua capacidade de preservação do colagénio. O colagénio é uma proteína que é produzida naturalmente no nosso corpo, muito associada à firmeza da pele, que ajuda na protecção e na resistência do fio de cabelo. Já a raiz de gengibre destaca-se pela sua acção protectora. Além disso, possui ainda propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, que auxiliam na limpeza profunda ao couro cabeludo. Ajuda ainda a combater a quebra de cabelo, graças aos óleos essenciais nas sua composição.

opinião kérastase genesis
Texturas da esquerda para a direita: Shampoo Bain Nutri-Fortifiant,  Condicionador Fondant Renforçateur e Máscara Masque Reconstituant. 

A Kérastase Génesis é composta por sete produtos: dois shampoos, para diferentes tipos de cabelo, um condicionador, uma máscara, um protector térmico, um sérum e um kit de ampolas. Inseri-os a todos na minha rotina há cerca de seis semanas e creio já estar a notar diferenças, daí estar preparada para partilhar a minha review da Kérastase Genesis.

Review Kérastase Genesis

Para iniciar a lavagem, utilizo o Kérastase Genesis Bain Nutri-Fortifiant. A Kerástase, em todas as suas linhas, possui dois géneros de shampoo sendo a versão Nutri mais adequada para cabelos danificados, enquanto a versão Hydra é mais adequada para cabelos oleosos ou finos. Já utilizei ambas as versões e, apesar do meu cabelo ser fino, prefiro a Nutri pela suavidade. Noto que a fórmula é extremamente gentil com os meus fios e que a limpeza é igualmente eficaz. 

Kérastase Génesis Bain Nutri-Fortifiant
Kérastase Génesis Bain Nutri-Fortifiant.

Relativamente à aplicação do shampoo, o recomendado pela Kérastase é a divisão do shampoo de forma uniforme entre as quatro secções principais do couro cabeludo: a parte de cima, a parte de trás (na zona da nuca) e as laterais. Depois, é essencial massajar bem o produto pelo couro cabeludo gentilmente, com as pontas dos dedos. Para terminar, é só enxaguar. Como referi, é um shampoo muito suave, que não resseca o fio e que deixa uma sensação de frescura maravilhosa no cabelo, graças à adição do gengibre.

Se quiseres saber mais sobre como aplicar os produtos para o teu cabelo, lê também: Estás a utilizar os teus produtos de cabelo correctamente?


De seguida, utilizo a Kérastase Genesis Masque Reconstituant. Esta máscara pretende nutrir os fios em profundidade e auxiliar na redução da quebra de cabelo. Creio que é um dos produtos de destaque desta linha. Adoro a consistência, densa mas muito leve, capaz de realmente adicionar aos meus fios, sem os deixar pesados. Quando penteio o cabelo após os banho, é impossível não reparar na sua suavidade e leveza. 

Kérastase Genesis Masque Reconstituant.
Kérastase Genesis Masque Reconstituant.

Para usufruir de todos os seus benefícios da máscara, certifico-me sempre que estou a fazer a aplicação mais correcta possível. Para isso, após enxaguar o shampoo, seco suavemente o cabelo com a toalha, de forma a retirar o excesso de água. De seguida, aplico a máscara nos comprimentos, dividindo o cabelo em quatro mechas. Garanto que estou a aplicar a máscara de forma uniforme por cada mecha, sempre penteando com os dedos de cima para baixo. Depois, deixo actuar por cinco minutos e enxaguo gentilmente.

O passo seguinte é a aplicação do condicionador. O condicionador é essencial para fechar a cutícula capilar, graças ao seu pH, e por isso deve ser aplicado depois da máscara. Utilizar o condicionador como terceiro passo garante a selagem da máscara nos fios, permitindo assim que sintamos realmente os seus benefícios. O Kérastase Genesis Fondant Reforçateur é um condicionador muito suave, que termina o momento da lavagem com chave de ouro. A sua fórmula pretende também ser um auxílio à quebra capilar, reforçando a resistência do fio. 

Kérastase Genesis Fondant Renforçateur.
Kérastase Genesis Fondant Renforçateur.

Para a aplicação do condicionador, sigo o mesmo processo que faço na utilização da máscara. Retiro o excesso de água, passo gentilmente o condicionador nos fios com os dedos, garantindo sempre que estou a aplicar de forma uniforme o produto e deixo actuar cerca de um minuto antes de enxaguar. 

Após a lavagem, não dispenso a protecção térmica. Utilizo sempre o secador e, como tal, faço questão de proteger os meus fios contra as possíveis agressões. O Kérastase Genesis Défense Thérmique proporciona-me essa protecção - até 220º C - e tem possui ainda propriedades hidratantes e redutoras da quebra de cabelo. É outro dos meus favoritos da linha, pelo aspecto que proporciona ao cabelo após a secagem. Noto que o cabelo fica muito brilhante e com aquele aspecto e leveza que tão depressa associamos a uma visita ao cabeleireiro.

Kérastase Genesis Défense Thermique.
Kérastase Genesis Défense Thermique.

Pessoalmente, prefiro aplicar protectores térmicos em spray nas mãos, para conseguir garantir uma aplicação mais uniforme do produto. Aplico três pumps no meu cabelo molhado, seco com a toalha, e espalho por todo o cabelo com a ajuda dos dedos, da raiz até às pontas. No caso, o Défense Thérmique também pode ser utilizado com o cabelo seco, para finalizar e oferecer ainda mais brilho ao cabelo.

Por último, tenho mesmo de falar sobre aquele que é, para mim, o produto-chave desta linha para a queda de cabelo: o Sérum Anti-Chute Fortifiant. O sérum anti-queda pretende aumentar a resistência dos fios, minimizando a queda de cabelo. Ajuda a fortificar a base do folículo capilar, oferecendo também uma acção protectora ao couro cabeludo.

Kérastase Genesis Sérum Anti-chute Fortifiant.
Kérastase Genesis Sérum Anti-chute Fortifiant.

Este é um produto de uso diário que, confesso, me deixou extremamente reticente já que o meu couro cabeludo tem alguma tendência à oleosidade e eu opto por lavá-lo apenas dia sim, dia não. Aplico-o todos os dias antes de deitar, nas quatro secções principais do couro cabeludo - uma medida para cada uma. Confesso que tenho fugido um bocadinho à regra e aplicado apenas dois pumps, porque sinto que é suficiente para o meu cabelo. Apesar dos meus receios, não noto o meu cabelo sujo no dia seguinte. Após seco, o sérum é completamente imperceptível e eu confesso que estou muito, mas muito fã.

O veredicto final sobre a Kérastase Genesis


Como referi anteriormente, gostei imenso das texturas e do resultado de todos os produtos no meu cabelo. Ainda assim, tenho de referir que estou ainda mais feliz relativamente às diferenças na quebra do meu cabelo. Não sei se é algo comum, mas noto que o meu cabelo partia com muita facilidade ao utilizar a prancha. Com tanta facilidade que, inclusive, eu conseguia vê-lo a olho nu. Era frustrante olhar para todos aqueles pedaços de cabelo no meu toucador. Após mais de um mês a utilizar a Kérastase Genesis vejo realmente que as diferenças são abismais. Obviamente que ainda consigo ver um ou outro pedaço de cabelo no meu tocador, contudo não estamos a falar das dezenas de pedaços de cabelo que via há seis semanas atrás. Estou realmente muito feliz com o resultado.

Já relativamente à queda, o cenário é o mesmo. A redução é notória, nas mínimas coisas do dia: na escova ao pentear e na banheira, no momento da lavagem. Obviamente que tenho a noção que, no meu caso, a minha queda é muito acentuada e necessita de acompanhamento médico, daí também não poder expectar pura magia, independente do produto que seja. Ainda assim, não quero de todo induzir-vos em erro: a Genesis funciona. Creio que vá ser uma óptima aposta especialmente para quem nota uma acentuação da queda repentina ou sofre de queda ligeira. Ah, e é a linha ideal para auxiliar o cabelo na mudança de estação, sem dúvida.

Além disso, o meu cabelo está macio, leve e com um brilho que considero muito saudável, por isso sim, esta é uma linha que recomendo com toda a certeza para quem sente o seu cabelo enfraquecido, nota alguma queda ou tem a sensação que o seu cabelo não cresce. Novamente, esta era uma sensação muito minha, muito relacionada com a quebra de cabelo. Vale muito a pena o investimento, sem dúvida alguma.

Se pretenderem adquirir a Kérastase Genesis ou fazer uma compra na Loja do Shampoo, podem utilizar o código PINK no momento do ckeckout para usufruírem de um código de 5% de desconto em compras superiores a 35€.

Quais são as vossas maiores preocupações com o cabelo? Ficaram curiosos com a Kérastase Genesis

5 comentários

  1. Adoramos os produtos da Kerastase, excelente dica ♥

    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderEliminar
  2. Como não ficar curiosa tendo em conta a tua opinião? Vou ter esta gama em conta, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  3. Olá querida :)
    Que boa partilha. Eu tenho cuidados com o meu cabelo mas é completamente o oposto do teu, tenho extremamente oleoso. Já testei vários produtos até chegar ao que faz milagres no meu cabelo. O conjunto da Yves Rocher composto por champô e máscara absorvente purificante que me deixa o cabelo maravilhoso durante 48 horas :) beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Essa marca deve ser incrível coração. Tenho imensa curiosidade!
    Um beijinho,
    BIANCA’S BLOG / INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Gostei muito desses produtos, eu já usei e são realmente muito bons.
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3