segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Unhas perfeitas em casa

como fazer as unhas em casa
...ou como estou a cuidar das minhas unhas naturais após cinco anos de unhas de gel.

Após retirar as unhas de gel, senti-me ligeiramente perdida. Foram cerca de cinco anos a utilizar esta técnica regularmente, praticamente sem interrupções. Contudo, confesso que estava a sentir-me prisioneira da ida à esteticista: ou queria mudar a cor do verniz e não podia ou o crescimento estava a incomodar-me e não conseguia conciliar a minha agenda com a da minha esteticista... Sempre consegui fazer as unhas facilmente em casa e apesar de ter unhas de gel ser um descanso - e que descanso! - decidi fazer uma pausa no processo e utilizar as minhas unhas naturais durante uma temporada. Porém, esqueci-me de um detalhe: tinha de redescobrir as técnicas e os produtos certos para fazer as minhas unhas em casa.

Andei as primeiras semanas a apalpar terreno e a voltar a ganhar o jeito, para conseguir fazer o processo da melhor forma possível em casa. Sei que pode ser ligeiramente intimidante, mas se eu consigo - uma verdadeira desajeitada - qualquer pessoa consegue! 


Como fazer as unhas em casa


Antes de mais, começo por limar as unhas com o formato que pretendo. Gosto de utilizar as tradicionais limas de papel, desde que o grão seja suficiente para realmente moldar a unha de um modo fácil e rápido. Gosto muito das limas da Primark, por exemplo, super em conta e muito eficazes. De seguida e quando possível - porque vida real, não é? - coloco as mãos de molho em água quente, durante cerca de dez minutos, para conseguir empurrar as cutículas ligeiramente para baixo sem esforço. 

Utilizar uma base evita unhas manchadas

Logo após secar muito bem as mãos, o primeiro verniz que aplico nas minhas unhas é sempre um verniz forticante. Felizmente, tive a enorme vantagem de não ter de me preocupar com a recuperação das minhas unhas naturais. Mesmo após retirarmos todo o gel - e após tantos anos de utilização - não senti qualquer enfraquecimento notório nas minhas unhas. No entanto, foi-me automaticamente explicado pela minha esteticista que a minha unha estaria mais porosa e que continuava a precisar de protecção, independentemente do seu estado. 

Mesmo no caso de não optarem por uma opção fortificante, continuo a recomendar uma base. Além de oferecer uma primeira camada de protecção, evita que os pigmentos do verniz de cor possam tingir a unha natural. Recolhi algumas recomendações e baseada na relação qualidade-preço, optei pelo Total Action da Eveline Cosmetics. Trata-se de um verniz que pretende fortalecer a unha. Tem uma fórmula relativamente líquida, o que me permite aplicar facilmente uma camada homogénea e fina, secando rapidamente. 

unhas perfeitas em casa
O Splendid Atmosphere tem um tom roxo lindíssimo!

Um toque de brilho nas unhas para as festividades


De seguida, passo ao verniz de cor. Como a época das festividades está a aproximar-se, tenho utilizado opções com brilho e, nessa direcção, tenho mesmo de destacar os novos Gold Effect da Catrice. Confesso que, ao encomendar a primeira embalagem, pensei que estivesse a adquirir um verniz de glitter. O brilho parecia-me extremamente reflectivo nos swatches online e parecia-me ter observado um leve grão, que deduzi ser da própria textura. Nada que me incomodasse, porque estava realmente habituada a que as fórmulas com glitter não fossem lisas. 

Fiquei genuinamente surpreendida quando experimentei os Gold Effect. Falamos de um verniz com partículas de glitter na sua fórmula, que ficam lindíssimas nas unhas. Dão um efeito muito sóbrio de um modo geral, apenas com um ligeiro brilho; no entanto, quando as nossas mãos estão debaixo de um foco de luz directa, as partículas tornam-se super reflectivas e têm um efeito fantástico! 

Além disso, a fórmula tem uma consistência muito fina e uniforme - nadinha de textura - e é muito fácil de aplicar, até mesmo em camadas mais finas. O tom que tenho utilizado com mais frequência é o Splendid Atmosphere, um roxo escuro lindíssimo, com partículas de glitter vermelhas, azuis e verdes.

Os truques para unhas bonitas por mais tempo


Para prolongar a durabilidade do verniz - o único aspecto em que os Gold Effect pecam ligeiramente - tenho utilizado um top coat, com efeito brilho. Gosto muito do efeito que o X-treme Gel Effect deixa na unha, que creio simular ligeiramente o efeito do verniz de gel. Infelizmente, este é realmente um verniz mais consistente e é preciso algum cuidado para não aplicar demasiado e dificultar o processo de secagem. 

secador para as unhas
O Quick Dry Spray acelera a secagem das unhas e é muito prático para os dias em que estamos com mais pressa. 

Quando estou com pressa - e digo-vos, isto é um autêntico salvador para quem costuma pintar as unhas à noite, para evitar as marcas dos lençóis - finalizo tudo com o secador de verniz da Artdeco. É um produto que exige um ligeiro processo de aprendizagem, mas o resultado roça o inacreditável! O Quick Dry Spray deve ser aplicado a cerca de 30 cm de distância, directamente para as unhas com o verniz ainda a secar. O que este spray realmente faz é acelerar este processo e, em cerca de dois-três minutos, as minhas unhas estão mesmo secas. Não o utilizo com mais frequência porque tento evitar os aerossóis, mas pessoalmente creio que é um produto que merece destaque, porque fez realmente muita diferença na minha rotina. Recomendo apenas a aplicação num lavatório ou numa bacia porque não é fácil acertar em cheio na unha - sendo que eu não sou especialmente dotada de pontaria!

Depois de todos estes passos, a minha manicure está terminada. Confesso que, sinceramente, tenho adorado fazer o processo e divertir-me a experimentar tons com os quais não me comprometeria se estivéssemos a falar de verniz de gel. Ah! E por mais intimidante que pareça, vai-se tornando mais fácil com a prática, promessa de beauty addicted *inserir um emoji com a mão no peito*  


E por aí? Fazem as vossas unhas em casa ou preferem ir a um salão profissional?

Enviar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3