sábado, 31 de agosto de 2019

6 Dicas para Aplicar Pestanas Postiças na Perfeição

review cola duo

Apesar do sucesso da extensão de pestanas, continuo a preferir um bom par de pestanas postiças. Obviamente que esta é uma questão de preferência mas, na minha experiência, creio que a extensão de pestanas ainda traz várias limitações que para mim são consideráveis - especialmente, o facto de exigir uma manutenção regular. Com pestanas postiças, sinto que não me comprometo. Coloco-as quando quero e adopto o estilo que pretendo. Exige alguma prática para o fazer de um modo rápido pela manhã, não minto; no entanto, há alguns truques que facilitam genuinamente o processo de aplicação. Prometo que, depois destas dicas, colocar pestanas postiças vai ser um processo (ainda) mais fácil.  


Como escolher o par de pestanas ideal para o meu olho?

São vários os modelos no mercado, com diferentes valores, formatos e estilos, pelo que a escolha das pestanas postiças recai muito no gosto pessoal. Obviamente que existem aspectos a ter em conta como o formato do olho - exemplificando, um par de pestanas extremamente dramático não vai favorecer olhos pequenos - ou o efeito pretendido. Por exemplo, pestanas mais preenchidas são perfeitas para destacar o olhar, contudo tendem a retirar o destaque da maquilhagem da olhos. Sendo completamente sincera, vai ser na tentativa-erro que vão encontrar o vosso par e modelo favorito e, prometo, vão desfrutar imenso do processo. É muito engraçado perceber o quão o formato das pestanas muda a nossa aparência!    

Em termos de aplicação, os únicos dois pontos que creio serem importantes são a maleabilidade da pestana e a grossura da banda. Pestanas pouco mareáveis e com bandas muito grossas são mais difíceis de aplicar e dificilmente atingem o ar natural que ambicionamos. Para quem não está familiarizado com o processo de aplicação de pestanas postiças, recomendo vivamente a escolha de pestanas individuais. Estas pestanas estão agrupadas em pequenos "tufos" e por terem uma banda pequena e praticamente invisível, são muito fáceis e intuitivas de colocar.  


Uma boa cola de pestanas faz toda a diferença 

Digo, por experiência própria, que uma boa cola transforma completamente a aplicação de pestanas postiças. Quando me estreei neste campo, adquiri vários pares de pestanas pelo eBay e caí no erro de utilizar a cola que acompanhava os kits. Além de ser um risco gigantesco, já que a grande maioria destes produtos chega completamente isento de ingredientes, eu sentia que não conseguia fixar as pestanas por nada; a banda continuava a mover-se pelo olho, independentemente dos meus esforços. 

Após experimentar várias opções, posso assumir-me como fã da Duo. É, com toda a certeza, uma das colas mais mencionadas, exactamente pela óptima relação qualidade-preço. A sua fórmula é muito fácil de aplicar na pestana (especialmente se optarmos pela versão com pincel), seca rapidamente e é extremamente duradoura, mesmo em ambientes mais húmidos ou quentes. A Duo existe na versão transparente e na versão preta, sendo que ambas funcionam na perfeição. Eu, pessoalmente, sinto que a opção transparente é mais versátil e é aquela que tendo a escolher (e a recomendar) com mais frequência. 


Adaptar as pestanas ao formato do olho facilita bastante no momento de aplicação

Esta é uma questão com a qual nem todos os profissionais concordam, mas para mim, é praticamente imperativo: cortar a pestana postiça. O formato do meu olho é mais pequeno e manter a banda completa dá um efeito muito artificial e pesado ao meu olhar. O que faço é medir ligeiramente a pestana em frente à minha pálpebra e cortá-la ligeiramente maior do que creio ser o correcto; assim evito erros que não consiga resolver. Corto-a sempre na parte exterior da pestana porque realmente prefiro o efeito, que acaba sempre por ser mais natural. Como mencionei anteriormente, este é um passo facultativo, visto que existem formatos de olhos que vão adaptar-se perfeitamente ao formato inicial da pestana postiça. 

como adaptar as pestanas ao formato do nosso olho
Adaptar levemente as pestanas postiças ao formato do olho facilita bastante todo o processo de aplicação.

Porém, algo que não dispenso é mover ligeiramente as pestanas antes de colocar a cola. São várias as vezes em que as pestanas chegam bastante direitas, por estarem muito tempo na caixa própria. Arredondar ligeiramente as pestanas, igualando o formato do olho, facilita bastante a aplicação no olho. Como as pestanas postiças já estão no formato natural das nossas pestanas, acaba por não ser necessário aplicar tanta pressão. 


Que auxiliares utilizar para aplicar pestanas postiças?

Pessoalmente, gosto de utilizar uma pinça tradicional. Existem também pinças com formatos específicos que permitem pressionar mais facilmente as pestanas, mas acabei por nunca adquirir nenhum por não sentir necessidade. Contudo, pode ser um óptimo auxiliar para quem precisa de mais precisão. Ainda assim, é importante referir que estes acessórios não são obrigatórios: é perfeitamente possível colocar as pestanas só com os dedos. 


Como aplicar pestanas postiças?

Não creio que seja necessária muita técnica para colocar pestanas postiças, apenas alguma paciência. Antes de iniciar a aplicação, as nossas pestanas naturais já devem ter a primeira camada de máscara de pestanas. O passo seguinte é aplicar uma camada fina de cola pela banda da pestana. Depois, é necessário deixar a cola secar levemente. Este é realmente um dos passos-chave para uma aplicação de pestanas postiças mais simples: a cola, ao secar, tende a ficar mais pegajosa e a agarrar com mais facilidade à nossa pálpebra. Idealmente, a cola deve manter-se na banda entre trinta a cinquenta segundos antes de iniciarmos a aplicação. 

pestanas postiças ardel notino
A pinça pode ser uma ajuda preciosa para a aplicação de pestanas postiças.

O passo seguinte é alinhar a pestana à nossa pálpebra e começar a aplicá-la, com a ajuda da pinça, o mais próximo possível da raiz das nossas pestanas naturais. Pela minha experiência, acredito que encaixar a banda da pestana postiça primeiro na parte central do olho ajude; ou seja, primeiro coloco a banda no centro, pressiono e só depois encaixo o canto interno e o canto externo. Se, por acaso, a cola ainda não estiver pegajosa o suficiente, aguardem mais alguns segundos ou a pestana vai continuar a mover-se no vosso olho. De seguida, volto a pressionar levemente as pestanas postiças na raiz das pestanas naturais para me certificar que se mantêm no lugar durante todo o dia. Para finalizar, aplico mais uma camada de máscara de pestanas, para fundir as pestanas naturais com as postiças. 

Volto a relembrar: esta técnica vai sendo mais fácil com a prática. Aliás, comparo muitas vezes o processo de aplicação de pestanas postiças com o eyeliner: vai ficando cada vez mais simples e rápido de fazer com a prática!


Como reutilizar as pestanas postiças?

Quando bem limpas, as pestanas postiças podem ser facilmente reutilizadas com segurança. Ainda assim, e por questões de segurança oftalmológica, não o faço mais que cinco, seis vezes. Para limpar os resíduos de cola e de máscara das pestanas postiças basta um desmaquilhante de olhos comum (uma água micelar, um desmaquilhagem bifásico) e alguma leveza. Após bem secas, as pestanas postiças estão prontas para mais uma utilização!

Gostam de utilizar pestanas postiças?

6 comentários

  1. Também concordo.. Prefiro pestanas postiças do que extensão. Mas é um árduo caminho até conseguir meter bem, é tipo o eyeliner!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post está bastante informativo. Nunca coloquei pestanas postiças :)
    Beijinhos, welovecr.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adoro ver o efeito mas nunca me aventurei a aplicar! :p Mas gostava mesmo!

    Onde compras a cola? :) *

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Eu uso esses truques todos :) Também utilizo a Duo :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Confesso que não tenho jeito nenhum para pestanas postiças. Para me aventurar novamente comprei umas pestanas iguais a essas que estas a usar e uma cola também da marca DUO, agora vamos lá ver.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Eu juro que vou tentar… Mas não garanto nada. eheheh

    Obrigada pelas dicas princesa. beijinho

    https://despertarosonho.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3