segunda-feira, 12 de agosto de 2019

3 Dicas para Manter o Cabelo Bonito no Verão

wella sun indigo review

É inevitável: férias de Verão são sinónimo de muito sol e mar, especialmente no nosso lindíssimo país. Mas, é também no Verão que o nosso cabelo está mais exposto a vários agentes agressores (como o sol, o vento, sal e o cloro) que, sem os cuidados necessários, podem sensibilizar, secar e quebrar os nossos fios. Para evitar danificar o nosso cabelo, é essencial adoptar alguns gestos extra na nossa rotina que, passam não só pela protecção como pelas escolhas ideais pós-sol. 



Proteger sempre!
Meio caminho andado para evitar o ressecar dos fios é proteger o cabelo do excesso de exposição solar e do contacto excessivo com o sal do oceano ou do cloro da piscina. Idealmente, é necessário utilizar um produto que combine protecção com hidratação, como é o caso do Spray Protector Bifásico da Wella Sun. Este spray é especialmente indicado para cabelos finos e normais, exactamente pela sua leveza. Possui duas fases: na primeira reside a capacidade de protecção contra os raios UV e na segunda, um complexo vitamínico que pretende hidratar cabelo. A acrescentar, o seu aroma é extremamente agradável e perdura no cabelo. Tenho adorado utilizá-lo em ambientes de praia, especialmente pela sua relação qualidade-preço. 

como proteger o cabelo do sol
Spray Bifásico Invigo Sun da Wella ajuda não só a proteger como a suavizar o cabelo em ambientes de praia.

Agito-o sempre levemente antes de utilizar e faço a primeira aplicação antes de sair de casa. Depois, renovo o produto sempre que molho o cabelo, tentando sempre passar os fios por água corrente antes de o fazer. A par com o spray protector, faço sempre questão de utilizar um chapéu, lenço ou fita  mais larga para proteger o escalpe de um modo mais eficaz.  


Cuidados pós-praia
Durante anos, questionei a importância dos produtos específicos pós-praia; infelizmente, via pouco fundamento nas fórmulas e continuava a utilizar os meus produtos habituais. O que acontece é que, no nosso quotidiano, de um modo geral apostamos em produtos que incidem na resolução de outros problemas capilares e não tanto na hidratação. No entanto, em ambientes de praia, o fio está mais exposto às agressões do meio e necessita realmente de opções mais hidratantes e fórmulas mais leves para manter a sua saúde e beleza. Não, não precisam necessariamente de ser produtos pós-praia; porém a verdade é que esse tipo de composições, além de extremamente hidratantes, pretendem lavar os fios de forma eficaz e suave, removendo quaisquer vestígios de cloro ou sal do cabelo. Nas minhas férias, apostei no Shampoo Solar Sun Wella e no Condicionador Solar Sun Wella. Como referido, gostei de ambos exactamente pela sua suavidade. Senti-os bastante eficazes na lavagem e fáceis de emulsionar. Deixam o cabelo com um toque hidratante, suave e acima de tudo, muito leve.

wella indigo sun presença de luxo
Apostar em fórmulas específicas pós-sol - como é o caso da Invigo Sun da Wella - é uma mais valia para hidratar os fios.

A par com a escolha de produtos ideal, recomendo a utilização de uma escova mais suave para os fios, que facilite o pentear - como é o caso da Wet Brush ou da Tangle Teezer. Ambas são desenhadas com tecnologias que reduzem as agressões nos fios e consequentemente, a quebra. Também recomendo uma menor utilização de calor, já que o calor é uma das fontes de maior deterioração dos fios. O investimento em produtos de styling pode ser uma opção para aproveitar as texturas naturais dos cabelos e desfrutar de um look de Verão mais solto e natural. Para o efeito, recomendo a loja de cosméticos Presença de Luxo.   


O segredo do óleo de coco
O óleo de coco biológico é várias vezes mencionado como um dos segredos por detrás dos cabelos invejáveis das surfistas. É perceptível o porquê: o óleo de coco puro é extremamente rico em ácidos gordos e vitaminas (entre elas a vitamina E), transformando-se num poderoso agente de hidratação. O óleo de coco, além de conseguir penetrar profundamente na cutícula capilar, forma também uma espécie de filme protector que impede a perda de proteínas e água dos fios. Tendo em conta a exposição constante das surfistas ao sol e ao sal do oceano (e o consequente efeito nos fios de cabelo dos mesmos), o óleo de coco é realmente uma óptima opção para recuperar os fios, devolvendo-lhes o seu brilho e beleza.  A par com todas estas vantagens, é um produto completamente natural - algo extremamente privilegiado numa época de consciencialização - económico e cada vez mais fácil de encontrar. 

Graças à sua versatilidade, o óleo de coco pode ser usado nos fios de vários modos; no entanto, nem todos são funcionais para o meu cabelo. Pessoalmente, gosto de utilizá-lo antes da lavagem, uma vez a cada duas semanas. O que faço é utilizar cerca de uma e meia a  duas colheres de sopa de óleo de coco (líquido e de preferência à temperatura ambiente) no cabelo. Para ajustar a quantidade, pode ser necessária alguma experiência, sempre tendo em conta o tipo e comprimento do cabelo. Tento aplicá-lo pelos fios de modo uniforme, sempre no sentido descendente, respeitando a cutícula capilar e acima de tudo, evitando as raízes. Depois, coloco uma touca e deixo o óleo de coco repousar nos fios durante cerca de trinta minutos.Após esse período, lavo o meu cabelo do modo regular, fazendo apenas a ressalva de que pode ser necessário utilizar shampoo duas vezes para retirar por completo todos os resíduos de óleo. O cabelo fica muito suave e com um brilho lindíssimo. No entanto, são vários os testemunhos que referem o óleo de coco como uma óptima opção para utilizar pós-lavagem, para desembaraçar o cabelo ou para controlar o frizz, ou como máscara intensiva, com um tempo de repouso de oito ou mais horas. 

5 comentários

  1. Dica para uma próxima vez (e, possivelmente, mais no Inverno): coloca o óleo e enrola o cabelo com uma toalha quente. A água quente vai abrir um pouco as cutículas da haste capilar e vai facilitar a penetração do óleo de coco. Depois diz-me os resultados e se notas diferença.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  2. Confesso que esses produtos ainda não conhecia, mas parece ser bastante bons para usar agora, mas gostei de conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. É um cuidado que necessito de ter com maior regularidade. Mas sinto que este ano melhorei neste sentido :)
    Obrigada pelas tuas dicas sempre tão importantes, meu bem <3

    ResponderEliminar
  4. Hum óleo de coco por acaso não fazia ideia, sempre ouvi o óleo de argão mas é experimentar. Muito boa sugestão :)

    She Walks Blog
    Shewalksblog Instagram

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3