quarta-feira, 31 de julho de 2019

Vamos falar de Protecção Solar?

como escolher o protector solar

Confesso: foi preciso começar a educar-me sobre skincare para compreender realmente a importância da utilização de protector solar. Apesar de, nesta fase, esta questão ser repetitiva porque existe cada vez mais consciencialização para o problema, a verdade é que o excesso de exposição solar desprotegida é realmente prejudicial. 


Numa instância mais imediata, pode ser o responsável pelo aparecimento de queimaduras solares (que podem ter consequências mais graves do que o esperado), fotossensibilidade ou melasmas. Porém, a longo prazo, a exposição solar excessiva e desprotegida é também a principal responsável pelo aparecimento de cancro de pele. Além da protecção, existe também uma motivação estética para a utilização de protecção solar diária, já que o sol é um dos principais aceleradores do envelhecimento cutâneo. 

Contudo, e apesar da prática ser felizmente mais corrente, noto que a escolha do protector solar pode não ser fácil; a oferta no mercado é vasta e, especialmente neste campo, é necessário compreender rótulos e evitar comprar por impulso ou influência. Nessa direcção, creio que possa ser importante esclarecer alguns termos, que vão com certeza clarificar e auxiliar na escolha do produto adequado.

O que são os raios UVA e UVB? 

Começa a ser comum encontrar discriminado nos rótulos dos protectores solares o tipo de protecção oferecida - e aí que entra a radiação UV e, nomeadamente, os raios UVB e UVA. Os raios UVB são os raios que afectam a camada superficial da pele, a epiderme, e são os principais responsáveis pelas comuns queimaduras solares. São, portanto, os causadores das sardas, hiperpigmentação ou melasmas. Consequentemente, são também os raios responsáveis por bronzear a pele e portanto, imediatamente associados ao SPF dos rótulos dos protectores solares. Os raios UVB também possuem um papel no desenvolvimento do cancro cutâneo, porém consideravelmente menor face aos raios UVA. Contrariamente aos raios UVB, os raios UVA actuam nas camadas mais profundas da pele e não só são responsáveis pelo foto-envelhecimento, como pelo aparecimento de cancro de pele.

A grande maioria das opções no que toca a protecção solar já é eficaz contra ambos; e idealmente, é esse o tipo de protecção a procurar para usufruir de uma exposição solar protegida. Existe em vigor uma legislação na Europa que obriga que exista um ratio de 1/3 de protecção UVB para UVA, ou seja, a protecção UVA tem de equivaler, no mínimo, a um terço de protecção UVB.

Protectores Químicos ou Minerais? Como escolher e quais as diferenças?

Tal como a denominação indica, os protectores químicos utilizam agentes químicos para cumprir a sua função. De uma forma muito sucinta, os protectores químicos absorvem a radiação UV, utilizando-a para criar uma reacção química; reacção química essa que transforma os raios UV em calor, permitindo que se dissipem para a atmosfera. Os protectores químicos são, sem dúvida, os mais comuns e normalmente os preferidos. A sua consistência tende a ser mais leve, fácil de aplicar e, além disso, não possuem o resíduo branco que associamos aos protectores solares. Por norma, os protectores solares químicos tendem a ser ligeiramente irritáveis para a pele sensível. No entanto, é também importante referir que fórmulas mais recentes - os chamados protectores de última geração, com triazinas e triazonas - são seguros para qualquer tipo de pele.

Existem também estudos recentes que demonstram uma associação da oxibenzona e do octinoxato (dois componentes comuns em protectores químicos) com a descoloração dos corais e consequentemente, com um impacto geral negativo na vida marinha. É também importante referir que os protectores químicos demoram cerca de 20-30 minutos a começar a actuar, pelo que a aplicação deve ser feita um pouco antes de sair de casa.

Os protectores minerais são protectores solares que utilizam minerais para o seu propósito, nomeadamente o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Ao invés de absorverem a radiação, os protectores minerais reflectem-na e, por isso mesmo, a sua eficácia é imediata - ou seja, podemos aplicar o produto e sair imediatamente de casa. Ainda assim, os protectores minerais tendem, a ser descartados pelo resíduo branco, que acaba por ser incomodativo para quem utiliza maquilhagem especialmente. Uma boa dica para fugir a este inconveniente é apostar num produto com algum pigmento. Contudo, além da questão da preferência para peles sensíveis, são mais seguros para o meio ambiente. 

o que é o spf?
A protecção solar deve fazer parte do nosso quotidiano, já que não é apenas em ambientes de praia que estamos expostos aos malefícios da protecção solar desprotegida.

O que significa SPF?

SPF significa "Sun Protection Factor" ou em português, Factor de Protecção Solar (FPS). O factor de protecção solar trata-se de um factor de multiplicação que permite verificar quanto tempo o produto oferece protecção eficaz contra os raios UVB.. Apesar deste número poder variar consoante a quantidade de melanina na pele é assumido que, de uma forma geral, a nossa pele tolere cerca de 10 minutos de exposição solar desprotegida sem sofrer queimadura. Para traduzir o SPF de uma forma prática, basta multiplicar esses 10 minutos pelo valor mencionado na embalagem. Exemplo: um protector com SPF 30 oferece 300 minutos de protecção, enquanto que um com SPF 50, permite 500. 

Ainda assim, não é esta a única diferença significativa. Diferentes SPF bloqueiam diferentes percentagens de radiação UVB: um SPF 15 bloqueia 93% dos raios, um SPF 30 bloqueia 97% dos raios e um SPF 50 bloqueia 98% dos raios. Estes valores são consideravelmente próximos, daí não serem mencionados e associados ao SPF com tanta regularidade quanto o tempo de exposição segura. A maioria dos dermatologistas recomenda, idealmente, a utilização de um SPF 30 ou superior, até SPF 50. Até à data, também não existem estudos que comprovem a eficácia de valores superiores a 50, pelo que um produto dentro desses valores será o conveniente. 
    

Preciso de reaplicar o protector solar?

Infelizmente, os valores que definem o período de exposição segura com determinado valor de SPF são apenas valores de referência. Não têm em conta factores como o índice de emissão de radiação UV diário ou o tempo de imersão na água. No quotidiano, num ambiente em que não exista constante exposição solar, talvez não seja necessário fazer a reaplicação do protector - é uma questão de sensatez. Contudo, em ambientes de praia ou piscina, o caso muda de figura. Mesmo perante a escolha de um produto resistente à água é de relembrar que o termo "resistente à água" não é equivalente a "à prova de água". Esta característica significa apenas, numa média, que 50% de protector resiste após 40 minutos de imersão na água. Nestes ambientes, para continuar a usufruir de uma exposição solar segura, é recomendado que o protector solar seja reaplicado de duas em duas horas. 

Que quantidade de protector solar devo aplicar?

Para o rosto, a quantidade correcta é uma colher de chá e para o corpo, o equivalente a um copo de shot. Aproveito e faço uma referência: é como ver produtos cosméticos com SPF, especialmente bases e pós faciais. Contudo, tenham em consideração que teríamos de ser bastante generosos na quantidade de produto (bastante mesmo!) para usufruir da protecção prometida pela marca. 

Os meus protectores solares favoritos

Para rematar esta publicação, não podia deixar de partilhar algumas sugestões de solares que adoro. Quero deixar algo bem claro: ninguém precisa de tantos protectores solares; uma opção para o corpo e outra para o rosto é suficiente, desde que as opções sejam funcionais e tenham em conta as vossas necessidades. Contudo, e em minha defesa, o protector solar é realmente um dos produtos cosméticos que mais priorizo actualmente, daí gostar de experimentar novas fórmulas e de encontrar opções que aliem a praticabilidade à eficácia. 

Youth Lab Daily Sunscreen Gel Cream SPF 50
Falei-vos dele em mais detalhe por aqui e creio que vai ser um produto mencionado com frequência, porque realmente "encaixámos". O Daily Sunscreen Gel Cream trata-se de um protector solar mineral com SPF 50 adaptado a peles oleosas e mistas, podendo ser utilizado pelas mais sensíveis. O Daily Sunscreen Gel Cream possui também um ligeiro pigmento, que não acrescenta propriamente cobertura, mas que resolve rapidamente a questão do reflexo branco característico dos protectores minerais. Deixa a pele com um toque ligeiramente mais seco, mas ainda assim muito confortável, durante a utilização no quotidiano. É uma aposta realmente fantástica para todos os dias, especialmente para quem utiliza maquilhagem. A Youth Lab está disponível na Sweetcare


protectores de rosto pele oleosa
A Bruma Fresca Invisível da La Roche Posay e o Daily Sunscreen Gel Cream da Youth Lab são dois dos meus protectores de rosto favoritos.

La Roche Posay Anthelios Bruma Fresca Invisível SPF 50
Sou uma grande fã da gama Anthelios no geral, mas este ano era impossível não dar destaque à Bruma Fresca Invisível SPF 50, especialmente pela diferença que veio a fazer no meu quotidiano. Eu explico: como já mencionei, eu utilizo maquilhagem no meu quotidiano e vivo no Alentejo, onde as temperaturas são muito altas e o sol é realmente muito forte. Retocar o SPF de uma forma eficaz roçava o impossível; até à data, confesso que só recorria a pós com protecção solar, mas como mencionei acima, a quantidade que precisava de utilizar para oferecer protecção de forma eficaz à minha pele é muito superior à propriamente usável. A Bruma Fresca Invisível da La Roche Posay não só é a solução perfeita como é dos protectores de rosto mais simples e agradáveis de utilizar que experimentei até à data. O vaporizador emite uma bruma muito fina, que fica bastante leve na pele e que assenta perfeitamente sobre a maquilhagem. A melhor parte? Tem ainda uma acção anti-brilhos, perfeita para quem pretende matificar a pele. Ah, e é a textura perfeita para os mais preguiçosos! É possível adquirir toda a gama Anthelios da La Roche Posay na Cosmetis.      

Clarins Sun Care Gel-to-Oil SPF 30 + Clarins Dry Touch Sun Care Cream SPF 50+
As minhas texturas solares para a praia são, sem dúvida, as da Clarins. O Sun Care Gel-to-Oil, especialmente, tornou-se rapidamente um favorito por ser tão confortável e prático de aplicar. A textura difunde-se facilmente, tal como o nome indica, numa fórmula gel-to-oil que deixa a pele com um brilho lindíssimo, mas muito natural (e nada pegajoso). É rapidamente absorvido pela pele, pelo que não há risco de sinais de protector após a aplicação. A mesma premissa se aplica ao Clarins Dry Touch Sun Care Cream, que apesar de muito hidratante, tem um toque ligeiramente mais seco. Creio ser uma opção incrível para todos os tipos de pele, já que evita os brilhos excessivos, sem comprometer o conforto da pele.  


protectores solares com acção anti-idade
A gama Sun Care da Clarins combina os melhores filtros protectores orgânicos com o SunPlantComplex, com uma acção preventiva ao foto-envelhecimento.

É ainda importante reforçar que a Clarins é uma das marcas em que deposito mais confiança, exactamente pela qualidade e excelência que encontro sempre nas suas fórmulas. No caso, a gama Sun Care possui na sua composição filtros orgânicos que oferecem uma dupla protecção contra raios UVA e UVB e o complexo exclusivo SunPlant que oferece uma protecção celular específica que previne os sinais de foto-envelhecimento. A gama Sun Care da Clarins pode ser adquirida em perfumarias seleccionadas.    


Oriflame Sun Zone Sand Repellent Body Spray SPF 50
Apenas este ano tive a oportunidade de experimentar os solares da Oriflame e tenho de confessar que o Body Spray se destacou, novamente pela sua praticabilidade. Falamos do único protector solar que consigo que o meu companheiro utilize em ambiente de praia, sendo que para ele aplicar protector é um processo completamente desnecessário e aborrecido. O Sun Zone Sand Repellent Body Spray é, tal como o nome indica, um protector em spray extremamente fácil de aplicar. Novamente, basta vaporizar o corpo, tendo em atenção o alcance de todas as áreas, e já está! Praticamente não precisa de ser difundido na pele e, apesar de demorar alguns minutos a ser absorvido pela pele, possui um toque seco mas confortável. Além disso, é um produto translúcido. Eu pessoalmente, acho-o super prático para a zona do decote, ombros e braços, especialmente no dia-a-dia. O Sun Zone Sand Repellent Body Spray pode ser adquirido através de revenda ou no site da marca.   


protector solar de corpo
O Sand Repellent Body Spray da Oriflame Sun Zone é à prova de preguiça!

A esta listagem de sugestões resta-me adicionar um protector labial e um protector para o contorno de olhos, os quais confesso ainda não ter encontrado os "tais". Como a pele dessas zonas é tão fina e sensível, é realmente aconselhável que seja utilizado um protector específico - especialmente pela questão estética. Aproveito e deixo uma leve menção ao Sun Protect da Labello, com SPF 30, muito fácil de encontrar e económico. A textura é extremamente agradável, mas tenho de deixar a referência: o sabor é notório e não é propriamente agradável. Por isso, aproveito: alguma sugestão da vossa parte? Quais os vossos protectores solares favoritos?  

4 comentários

  1. Adorei este post. Mesmo pratico e graças a ti já descobri o protetor ideal para usar com maquilhagem ��

    ResponderEliminar
  2. No tempo mais frio, confesso, sou um pouco mais negligente nesta questão, mas durante o período do verão não facilito! Atualmente, estou a usar um protetor da Cien e não tenho desgostado :)
    O Sun Protect da Labello tem sido um aliado, mas também dispensava o sabor, porque não é propriamente agradável, como bem referiste, coração

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post! Super informativo e acho o tema bem importante! Ainda não usei nenhuma dessas marcas que você falou.
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderEliminar
  4. Que post perfeito! Obrigado!
    Eu uso protetor na cara todos os dias verão ou inverno, não reaplico, mas quando estou na praia, piscina... Estou constantemente a meter. Assim que acabar o meu vou experimentar esse da youthlab, estou super curiosa para o experimentar!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3