sexta-feira, 26 de julho de 2019

Os Segredos para Lábios Bonitos e Cuidados

como cuidar lábios secos

A pele dos nossos lábios possui as suas próprias características, sendo mais fina e delicada do que a pele do restante rosto (e proximamente comparável com a pele em redor dos nossos olhos). Além disso, é uma pele que esta sujeita a diversas agressões, muito em parte por estar constantemente em contacto com saliva, alimentos, bebidas ou cosméticos. Assim sendo, é muito importante oferecer os cuidados necessários e específicos para manter a região dos lábios bonita e saudável.


Porque é que os nossos lábios secam?


Apesar de ser um problema massivo no Inverno, devido às condições climatéricas, a secura nos lábios também é uma realidade nos meses mais quentes. Ter os lábios secos é, na larga maioria dos casos, um indicador de desidratação corporal; significa que não estamos a ingerir água suficiente para o bom funcionamento do nosso organismo. Como já referi, a pele dos nos lábios é notoriamente distinta da pele do restante rosto. Falamos de uma pele três vezes mais fina, sem folículos capilares, glândulas sebáceas ou presença de queratina, sendo o primeiro local a revelar a desidratação corporal.

Lábios secos podem também, em situações menos comuns, ser um indicador de problemas relacionados com uma dieta desequilibrada. Leves carências de vitamina B12, ferro ou zinco, por norma associados a quadros de anemia, podem ser associadas a secura labial.

Existe também um gesto que pode ser um factor agravante ao problema: lamber os lábios. Verdade, a pele dos nossos lábios garante a eficácia da sua própria protecção através da saliva. Contudo, isto não significa de todo que a saliva seja o apropriado para hidratar os lábios. É muito comum utilizarmos a nossa saliva para trazer algum conforto aos lábios secos, mas ainda que realmente estejamos a oferecer uma melhoria imediata à sensação de secura, estamos a agravar o problema. O pH da nossa saliva é ácido e contém enzimas digestivas que podem fragilizar a pele dos nossos lábios a longo prazo.

Apesar de esta já não ser uma questão directamente relacionada com a secura dos lábios, é também importante ter presente que esta zona é também a que mais rapidamente revela sinais de envelhecimento. Além de possuir características similares à pele da nossa zona ocular, a pele dos lábios sofre de escassez de melanina, logo a protecção solar natural nessa região é muito baixa. Sendo a exposição solar o maior factor de envelhecimento cutâneo, é natural que os lábios sejam os primeiros a revelar sinais. É também um dos locais que mais sofre com a diminuição da produção de colagénio no nosso corpo (que se dá de modo natural, com o avanço da idade), apresentando sinais de perda de volume.


Que práticas adoptar para manter os nossos lábios saudáveis?


Existem realmente alterações que podemos fazer no nosso quotidiano para proteger e melhorar a condição dos nossos lábios. A primeira e essencial ao bom funcionamento do nosso corpo é beber um mínimo de um litro e meio de água por dia. E cuidado com o excesso de cafeína! A cafeína pode ser responsável pelo aumento da desidratação corporal. Uma dieta equilibrada é também um auxiliar generoso. Apostar em frutas, vegetais e alimentos ricos em ácidos gordos ajuda a manter toda a pele do corpo com um aspecto bonito e saudável.

laneige lip sleeping mask
Podemos procurar auxílio na cosmética, mas práticas como beber água e manter uma alimentação equilibrada são meio caminho andando para lábios bonitos e saudáveis.

É também imperativo apostar em protecção solar labial. A utilização de produtos próprios para proteger a área é um dos poucos gestos que realmente atrasa o envelhecimento da pele dos lábios. Algo também a ter em consciência é que fumar é outro dos gestos que acelera o aparecimento de rugas na região labial. O próprio movimento associado ao acto de fumar, a longo prazo, vinca não só em pele em redor, mas também os próprios lábios.

Do ponto de vista contrário, outro hábito a adoptar é a esfoliação. Não é necessário um produto específico para o efeito - se bem que os esfoliantes labiais são cada vez mais comuns - mas uma escova de dentes ou uma medida de açúcar nos lábios levemente humedecidos fazem milagres, quando aplicados com gentiliza. Eliminam a pele morta e deixam os lábios com um aspecto cuidado e saudável.

Que ingredientes procurar num bálsamo labial?


A par com tudo isto, podemos sempre procurar auxílio na cosmética. Como a pele da zona ocular, a pele dos lábios é diferente da restante do rosto e por isso mesmo, necessita de cuidados independentes e específicos para essa região. Mais do que recomendar os produtos que utilizo, creio ser importante destacar quais os ingredientes mais eficazes para manter os lábios bonitos e saudáveis.

Começo por ingredientes que creio funcionarem bem com a grande maioria. O mel, especialmente, é um ingrediente fantástico e seguro, extremamente bem-recebido em produtos de cuidado de lábios. O mel, além de propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, tem ainda uma elevada capacidade de hidratação e recuperação da pele, deixando-a saudável e preenchida. Os óleos naturais como o óleo de coco, de abacate, de amêndoa, etc. são ricos em ácidos gordos, muito úteis para hidratar a pele em profundidade - exactamente o nosso objectivo - e daí um óptimo aliado para os lábios secos. Na mesma linha dos óleos naturais, as manteigas (especialmente as de karité e cacau) são também muito bem-vindas, não só pelos ácidos gordos, mas também pelas vitaminas na sua composição. Outros ingredientes hidratantes que também merecem destaque pela sua eficácia comprovada são definitivamente, a vitamina E, o pantenol e as ceramidas. Também extremamente comum em bálsamos labiais, temos a cera de abelha. A cera de abelha ajuda a dar densidade ao produto, sem comprometer a riqueza da fórmula.

dicas para tratar lábios gretados
Ingredientes como o mel, óleos e manteigas naturais, ceramidas, pantenol, vitamina E e lanolina são boas opções para um bálsamo labial.

Então e a vaselina? A vaselina é um petrolato e, por isso mesmo, não quis incluí-la de um modo tão descontraído como os restantes ingredientes. O meu posicionamento em relação a esta temática é extremamente neutro, porém acho importante deixar a informação explícita para uma decisão mais consciente. Neste momento, são vários os estudos que associam os derivados do petróleo ao aparecimento de células cancerígenas no corpo humano, mediante determinados níveis e períodos de exposição. Segundo as várias entidades de reguladoras de segurança cosmética, esta preocupação não deve ser transferida para produtos de beleza. Os derivados de petróleo são refinados antes de serem incluídos em qualquer fórmula, perdendo qualquer associação ao petróleo propriamente dito. Deste modo, é permitido que ingredientes como o petroleum jelly (vaselina) sejam utilizados pelos seus benefícios; neste caso, como ingredientes oclusivos, capazes de reter a hidratação na pele. Pelo meu conhecimento, a vaselina seria algo que não recomendaria para cuidar dos lábios já que, como referi, ela apenas possui a capacidade de reter a hidratação já existente; ou seja, caso o lábio esteja gretado ou ressequido, a vaselina apenas vai oferecer algum alívio ao desconforto e evitar a desidratação, mas sem qualquer efeito reparador.

Ainda assim, deixo a referência: com a oferta gigantesca de produtos do género no mercado, as nossas escolhas cosméticas tornam-se cada vez mais uma questão de preferência. É por isso que recomendo cada vez mais a busca de algum conhecimento relacionado com skincare, já que um pouco mais de informação auxilia na filtragem não só dos ingredientes, mas do que pretendemos ou não no nosso corpo. Exactamente nessa linha, publicarei, na próxima semana, os meus bálsamos labiais favoritos. E agora, estou curiosa: qual é o vosso produto de lábios favorito?  


2 comentários

  1. Gosto de várias marcas, como sabes fujo dos petrolatos além da grande possibilidade de ser cancerígeno também não tem o boost de hidratação e regeneracao que os meus lábios precisam mas se há sempre uma coisa que tenho em casa, óleo de coco é o meu herói SOS

    ResponderEliminar
  2. Desde que comecei a fazer esfoliação aos lábios notei uma grande diferença! Mas uma coisa que me esqueço com muita frequência é proteção solar nos lábios...
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3