Review L'Essentiel Guerlain

review base l'essentiel guerlain

"Guerlain combina pela primeira vez a naturalidade com a perfomance da maquilhagem". É assim que a marca apresenta a L'Essentiel, a mais recente base da Guerlain. Uma promessa de tez aperfeiçoada com o conforto de pele nua que eu não podia deixar de experimentar - e, seis semanas depois da primeira utilização, partilho convosco a minha opinião sobre a L'Essentiel.


As características da L'Essentiel da Guerlain


Considerações da marca
Com a L'Essentiel, a Guerlain pretende aliar conforto, cuidado e beleza num só produto. Com um acabamento natural, luminoso e uma promessa de utilização até 16 horas, a L'Essentiel pretende oferecer uma pele aperfeiçoada e homogénea, sem descurar o conforto. É ainda formulada com 97% de ingredientes naturais, que protegem e deixam respirar a pele, ao mesmo tempo que fortalecem a barreira cutânea e aumentam a sua hidratação.

Oferta de tons
A Guerlain sempre teve uma posição bastante inclusiva relativamente aos tons, porém surpreende com a L'Essentiel, disponível em trinta tons. No fundo e para uma leitura mais clara, a L'Essentiel está disponível em dez diferentes famílias de cores, todas elas com três subtons disponíveis (cold, neutral e warm). Para a minha pele, escolhi o 02N (neutral). Apesar da extensão de oferta de cores, foi inesperadamente fácil decidir o meu tom no momento da compra, já que os swatches no próprio site da marca são bastante esclarecedores.

base para peles seca
A embalagem da L'Essentiel foi desenhada por Mathieu Lehanneur e é um autêntico luxo.

Embalagem
A embalagem da L'Essentiel é uma autêntica obra de arte - lindíssima, pesada e luxuosa, indo muito de encontro ao que a Guerlain já nos habituou. Possui um pump, facilitando toda a aplicação e mantendo a higiene e qualidade da fórmula. A embalagem possui 30 ml.

Fragrância
A L'Essentiel possui uma fragrância assumida, que é descrita pela marca como um aroma almiscarado amadeirado, com um toque de amêndoa branca. A fragrância é notória na aplicação e creio poder ser incomodativa para alguns, apesar de ser bastante agradável. Dissipa-se durante a utilização.

Protecção Solar
Tem um SPF 20, não dispensando o protector solar de modo a proteger correctamente a pele.

Ingredientes
AQUA (WATER) • C9-12 ALKANE • GLYCERIN • PROPANEDIOL • POLYGLYCERYL-6 POLYRICINOLEATE • SILICA • TITANIUM DIOXIDE [NANO] • C15-19 ALKANE • VP/EICOSENE COPOLYMER • DICAPRYLYL CARBONATE • POLYGLYCERYL-2 ISOSTEARATE • COCO-CAPRYLATE/CAPRATE • DISTEARDIMONIUM HECTORITE • SORBITAN SESQUIISOSTEARATE • PARFUM (FRAGRANCE) • CAESALPINIA SPINOSA FRUIT EXTRACT • ALPHA-GLUCAN OLIGOSACCHARIDE • SODIUM MYRISTOYL GLUTAMATE • STEARIC ACID • SODIUM CITRATE • XANTHAN GUM • ALUMINA • POLYHYDROXYSTEARIC ACID • CELLULOSE • POTASSIUM SORBATE • KAPPAPHYCUS ALVAREZII EXTRACT • POLYMNIA SONCHIFOLIA ROOT JUICE • CITRIC ACID • BUTYLENE GLYCOL • ALUMINUM HYDROXIDE • MALTODEXTRIN • LACTOBACILLUS • TOCOPHEROL • THEOBROMA CACAO (COCOA) SEED EXTRACT • [+/- CI 77491, CI 77492, CI 77499 (IRON OXIDES) • CI 77891 (TITANIUM DIOXIDE) • CI 77947 (ZINC OXIDE)]

A minha experiência com a L'Essentiel Guerlain


Textura e Consistência
A L'Essentiel é uma base com uma consistência relativamente líquida e suave, como o esperado através das premissas da marca. Bases mais fluídas tendem a oferecer um resultado mais natural e luminoso à pele.

opinião base guerlain
Demonstração da consistência da L'Essentiel da Guerlain.

Acabamento e Cobertura
A L'Essentiel possui uma cobertura de leve a média e um acabamento luminoso, muito natural. Como mencionei, é uma base constituível e essa característica é automaticamente ditada nas recomendações de aplicação da Guerlain: uma gota para cobertura leve e duas a três gotas para uma cobertura média. Mesmo perante a aplicação de mais produto em zonas problemáticas, é uma base que aplica de uma forma muito homogénea.

Fica lindíssima na pele, com uma luz visível mas nada excessiva. Apesar de ser uma base recomendada para todos os tipos de pele, não creio que peles oleosas vão gostar da luminosidade que a L'Essentiel oferece. Refiro ainda que esta base tem um efeito aperfeiçoador realmente visível, dando inclusive a ligeira sensação de que "alisa" a nossa tez - apesar da sua fórmula ser livre de silicones.

Aplicação
Preferencialmente, gosto de aplicar a L'Essentiel com uma esponja de maquilhagem. Creio que, deste modo, consigo ir precisamente de encontro ao que a fórmula promete. Tal como com a grande maioria das bases, aplicar a L'Essentiel com um tradicional pincel de base de topo recto tende a minimizar ligeiramente a sua cobertura e dispersar levemente o produto, conferindo um acabamento ainda mais natural à pele. Ainda assim, é importante referir que a Guerlain recomenda a aplicação da L'Essentiel com o pincel Fond de Teint, desenhado por Mathieu Lehanneur. O pincel Fond de Teint foi concebido para "uma aplicação intuitiva que sublima naturalmente o resultado da maquilhagem". O seu formato pretende ainda facilitar a aplicação da maquilhagem, já que chega facilmente a todos os pontos do rosto. No meu caso, não senti pertinência em adquirir o pincel para uso pessoal, muito em parte devido ao seu custo e à similaridade de características com outros na minha colecção, daí não poder dar-vos o meu parecer relativamente à sua utilização.

review guerlain base
O antes e o depois da leve cobertura da L'Essentiel da Guerlain.

É necessário agitar a base antes de utilizar. A L'Essentiel leva alguns minutos a secar completamente, pelo que é garantido o tempo necessário para uma aplicação perfeita. Pessoalmente, gosto de utilizar cerca de dois pumps para todo o rosto, com o auxílio da esponja de maquilhagem humedecida. Aplico o produto por secções, contudo esta é obviamente uma preferência minha que em nada influencia a performance da base. É de referir que selo com frequência a base com a ajuda de um pó solto fino, de forma a não influenciar em demasia o acabamento da base. Como favoritos, neste momento estão o Pro Filt'r Instant Retouch Setting Powder e o Infaillible Invisible Powder. Refiro também que termino sempre a aplicação de toda e qualquer maquilhagem com o Mac Prep+Prime Fix Plus.

Duração
A minha tendência é utilizar as bases na pele durante um máximo de oito horas, sendo que o regular são cinco a seis horas. Durante esse período, a L'Essentiel porta-se de um modo exímio. Sempre com uma luminosidade muito bonita, muito conforto na pele e um efeito muito natural. Não assenta demasiado nas minhas linhas de expressão - nem mesmo na da minha testa, que é um autêntico "desafio" para qualquer base.
Não tive oportunidade de fazer o teste das 16 horas de duração, contudo existiram duas ocasiões onde necessitei de utilizar a base por mais de 12 horas seguidas e adorei o efeito. A minha pele não é excessivamente oleosa na zona T, portanto precisei apenas de um leve retoque de pó nas cerca de oito horas de utilização, onde fiquei com a sensação que a base tinha mais probabilidade de desaparecer. Mesmo após esse período, não havia sinais de falta de base ou zonas onde a mesma estivesse "partida"; a base estava realmente com um aspecto mais desvanecido, mas muito uniforme.


Veredicto final
Tendo em conta as características da minha pele e aquilo que pretendo numa base, a L'Essentiel entrou automaticamente para as minhas preferências. É uma base extremamente leve e confortável na pele, que cobre exactamente o que preciso sem deixar um efeito artificial; continua literalmente a ser a minha pele, mas melhor. Como já referi, tem uma luz muito bonita e - para a minha pele mista-seca - essa é exactamente uma das características que procuro, especialmente quando a luz perdura mesmo após a aplicação de algum pó. A durabilidade também está à altura da premissa!

review l'essentiel guerlain
Maquilhagem final com a utilização da L'Essentiel da Guerlain.

Contudo, não concordo com a indicação que será uma base para todos os tipos de pele; a meu ver, será mais indicada para peles secas a mistas. Por norma, as peles oleosas tendem a preferir afastar-se de acabamentos mais luminosos, já que a preferência é realmente querer disfarçar a oleosidade. Depois, a L'Essentiel não é uma base livre de óleos, o que pode interferir com a sua durabilidade em peles mais oleosas, mesmo com a utilização de pó. Esta é, obviamente, a minha opinião porém não há nada melhor que tentar realmente testar a base antes de fazer o investimento. É também importante fazer a referência à fragrância, já que esta é uma das características que pode ser factor de exclusão para peles mais sensíveis.

Se por acaso, a vossa pele é mais seca e gostam de fórmulas mais hidratantes e leves, que ofereçam um efeito natural, vai ser difícil falhar com a L'Essentiel. Não é por acaso que esta tem sido a base a que recorro com mais frequência nas últimas semanas! Se procuram uma base com um efeito similar mais económica, deixo aqui a minha recomendação. Já conheciam esta base? Qual é a vossa experiência com a L'Essentiel?

What's your opinion?

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3