4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Com a chegada do ano novo, uma resolução muito comum é comer melhor. Sou sincera, não sou apologista de dietas - limitar a minha alimentação resulta durante cerca de uma semana. Não sou de todo capaz de cortar alimentos do meu regime e se me apetece comer, como, mas sempre com peso e medida. Aliás, posso dizer-vos que ao longo dos anos, fui aprendendo a equilibrar as refeições.

Ganho peso com muita facilidade e, por isso mesmo, tento escolher alimentos pouco calóricos e recheados de nutrientes com muita regularidade. Contudo, e quando comecei realmente a tentar gerir essa adopção, percebi que o meu vocabulário gastronómico era muito mais limitado do que realmente adivinharia - e foi aqui que senti uma enorme necessidade de procurar ideias, receitas e inclusive novos alimentos para introduzir no meu quotidiano e interessar o meu palato. 

Acabei por adquirir alguns livros - que ficarão para uma próxima publicação - porém a minha primeira frente foram definitivamente os blogs de culinária saudável. Apesar de adorar ler blogs de culinária internacionais, é comum que encontremos ingredientes menos comuns em Portugal e que depressa tornem as receitas mais dispendiosas ou complicadas, e por isso mesmo limitei as sugestões de hoje ao português. 

[ Eat, Love ] 


4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Eat, Love é escrito com muito amor pela Samanta, desde Fevereiro de 2013. Com uma paixão enorme pela vida saudável, no blog podemos encontrar receitas e dicas de nutrição e exercício sempre com um toque muito próprio. Desta história de sucesso, surgiram três livros todos eles em português: "Sumos sem Segredos", "Manhãs sem Segredos" e "Sopas sem Segredos". Neste momento, a Samanta é maioritariamente vegetariana (à excepção do sushi - maldito pecado de todos nós), contudo encontramos algumas receitas com frango no blog. 

[ Compassionate Cuisine ]


4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Compassionate Cuisine foi uma das minhas descobertas mais recentes. É um blog exclusivamente com receitas vegetarianas escrito pela maravilhosa Márcia. Foi criado em 2012 exactamente com o intuito de divulgar a culinária vegetariana em Portugal. Existe ainda uma componente mais informativa no blog, a par com as receitas, acerca de nutrição vegetariana visto a Márcia ser licenciada em ciências da nutrição. Do Compassionate Cuisine surgiu ainda o "Receitas com Paixão", uma compilação com receitas exclusivamente vegetarianas e veganas.

[ Lemonaid ]  


4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Lemonaid mudou-se para o Please Consider, o novo projecto da Joana recheado com dicas para um estilo de vida consciente e equilibrado. Apesar do Please Consider já estar na minha lista de favoritos, o Lemonaid tem neste momento uma enorme oferta de receitas e por isso mesmo, a sugestão sobrepõe-se. A Joana estudou Design e Artes Culinárias e o amor por tudo é que é natural deu origem ao Lemonaid, um autêntico holy-grail para quem quer comer bem. As receitas são maioritariamente vegetarianas, porém encontramos opções com frango e peixe.

[ Dias com a Mafalda ] 


4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para último, reservei o Dias com a Mafalda, com toda a certeza o mais reconhecido da selecção. A Mafalda tirou o curso de Chef em Nova York e em 2009 cria o blog. Neste momento, já possui quatro livros publicados, dois antes do blog e outros dois após: "Cozinha para quem não tem tempo", "Cozinha para quem quer poupar", "Dias com a Mafalda" e "Dia-a-dia com a Mafalda". O blog da Mafalda é um dos meus favoritos pelas diversas opções e pelas receitas terem todas uma componente mais prática e rápida, perfeita para o dia-a-dia.

Que blogs de culinária (saudável ou não) me recomendam? Gostariam de ler uma publicação do género com blogs internacionais? 


What's your opinion?

  1. Fiquei deliciada com essas receitas!!

    Beijinhos,
    SHADES OF A GIRL

    ResponderEliminar
  2. falta te ai o alho frances, tb é mt fixe !

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que máximo, não conhecia nenhum! Mas bem estava a precisas para aqueles dias sem imaginação. Ótimas sugestões, vou dar um espreitinho em todos :) beijinhos xx

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  4. O Compassionate Cuisine foi a minha inspiração quando tornei-me vegetariana, graças a ela aprendi imensas coisas :D
    Os restantes não conhecia o:

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
  5. Adoro o da Mafalda....e as fotos?? são tão lindas!!

    https://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Agora ando a "comer" blogs apenas com receitas vegan, quando faço um refeição c/carne fico sempre mal da barriguinha ate com grelhados... E com refeiçao apenas vegetariana ando muito melhor e regularizada 😂

    ResponderEliminar
  7. Que receitas óptimas, dá vontade de experimentar tudo!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  8. Confesso que não conhecia cada um deles mas tem ai coisas bastante deliciosas
    Beijinhos
    Novo post ( Review Santo Black Poderoso ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Adorei, acho que vou já visitar e seguir todos :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. As receitas têm tão bom aspeto! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia nenhum! Tenho que espreitar :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Menina, nem sou de Portugal mas amei as indicações de blogs saudáveis!! Já abri várias receitas que você deixou por aqui ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  13. Aii uma melhor que outra! Fiquei com água na boca.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  14. vou espreitar todos! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  15. Eu ainda não conhecia esses blogs, mas amei demais, adorei as receitas, parecem ótimas! <3
    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderEliminar
  16. It all looks delicious!

    https://julesonthemoon.blogspot.it

    ResponderEliminar
  17. Confesso que não conhecia os blogues em questão, mas tenho que os ir visitar!
    Obrigada por esta partilha, minha querida <3

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia mas as imagens são bastante tentadoras vou lá espreitar
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Acho que os blogs são um grande auxílio por estarem sempre dando novas ideias, e isso é muito prático. Minhas dietas também não duram muitos dias, por isso acho que uma reeducação alimentar é sempre a melhor pedida. São dias ótimas! Quero muito ter hábitos mais saudáveis esse ano também :D

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Ai meu deus, já fiquei cheia de água na boca!!!
    Love, M
    www.blackrosebyannluck.com

    ResponderEliminar
  21. Estava mesmo a precisar de uma recomendação de blogues de receitas vegetarianas! Não sou mas são receitas mais saudáveis e estou mega interessada :)
    Não conhecia nenhum e já fui cuscar todos amor.

    R: Ainda não testei como pré-shampô confesso, apenas como condicionador e leave-in

    ResponderEliminar
  22. Fui há duas semanas à nutricionista e uma grande lacuna que senti foi uma lista de receitas que pudesse enquadrar com as quantidades de cada alimento que posso comer a cada refeição, então dei por mim a pesquisar blogs de alimentação saudável e descobri precisamente os quadro que aqui mostras e ainda outros tantos!
    No entanto continuo um bocado com o mesmo dilema porque embora as receitas partilhadas sejam saudáveis, não tenho noção se posso comer um snack, por exemplo, que tenha tâmaras, ou se mesmo sendo um açucar saudável é de evitar! Olha, dá-me vontade de ir tirar um curso de nutrição :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. Era mesmo deste tipo de post que estava a precisar, já que sou super preguiçosa a procurar blogues :) Segui todos!!

    Beijinho*

    A Pa-trícia

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3