domingo, 23 de abril de 2017

BÊ-À-BÁ DOS PÓS FACIAIS

PODEM CONSULTAR AQUI TODOS OS BÊ-À-BÁS

Ora, chegou Domingo, o dia mais esperado para quem está a acompanhar o nosso pequeno curso de maquilhagem. Já aplicamos todos os produtos líquidos no rosto e, nesta fase, passamos ao pó - um dos passos mais importantes para quem possui pele oleosa. Vamos saber porquê?

Após aplicarmos os produtos líquidos na pele, o pó serve para finalizar toda a maquilhagem, fechando os produtos líquidos. É um produto extremamente necessário a quem tem pele oleosa, pois uma das suas principais funções é matificar a pele, evitando os tão indesejados brilhos ao longo do dia. Também ajuda a manter a maquilhagem no sítio, sem transferir, e a prolongar a sua durabilidade. 

Os tipos de pós e quais as suas funções:

Em termos de textura, os pós podem ser compactos ou soltos. Os pós compactos são, tal como o nome indica, pós prensados. São os práticos de utilizar, o que os torna mais populares que os pós soltos. São ligeiramente mais pesados, mas mais eficazes no combate à oleosidade. Devido às suas partículas serem maiores, deve ser aplicados com uma mão mais leve, pois podem facilmente acumular nas linhas de expressão. Os pós soltos são pós mais leves e com uma textura mais suave. Como possuem uma textura mais fina, adaptam-se com facilidade a qualquer tipo de pele e dificilmente acumulam nas linhas de expressão. Conferem um efeito mais natural e são, desta forma, ideais para utilizar no quotidiano. Porém, são um pouco menos práticos de aplicar porque têm muito mais queda. Já falando em cores, existem pós coloridos e translúcidos. Os pós coloridos possuem cor obviamente e acrescentam cobertura, o que é óptimo para uma pele com mais imperfeições. O pó translúcido não acrescenta qualquer cobertura e fica transparente quando aplicado na pele. Atenção que existem pós translúcidos que quando aplicamos em excesso podem fazer reflexão no flash e dar um efeito fantasma a quem o utiliza. 


Como aplicar correctamente o pó e a relação com o nosso tipo de pele:

O pó deve sempre ser aplicado após todos os produtos líquidos estarem colocados. Primers, bases e correctores líquidos ou cremosos devem ser aplicados antes deste passo. Quem gosta de aplicar iluminador e bronzer em creme deve sempre fazê-lo antes da aplicação do pó (e utiliza obviamente um pó translúcido para selar tudo). O processo é muito simples e o mesmo em qualquer tipo de pó. Devemos escolher um pincel grande e denso e mergulhar o pincel no produto. Depois, sacudimos ligeiramente o pincel para retirar o excesso e só depois o colocamos no rosto. Devemos concentrar a maior quantidade de produto na zona central do rosto (na zona T, a mais oleosa) e aplicar uma camada mais fina na restante tez. Desta forma, garantimos uma matificação eficaz nas zonas mais oleosas, sem pesar na pele. Por último, gosto de passar o mesmo pincel sem qualquer produto por todo o rosto, de forma a garantir um acabamento perfeito.
Quando estamos a aplicar pó, devemos sempre ter em consideração o nosso tipo de pele. Peles oleosas não devem dispensar o pó, sendo que o pó compacto é a melhor aposta devido a possuir um efeito matificante mais eficaz. Peles mistas podem utilizar só pó na zona T, caso preferirem. Já peles mais secas devem ter cuidado na sua utilização. Alguns pós podem dar um aspecto ainda mais seco e quase que partido à pele. Desta forma, o recomendado é ou utilizar um pó solto e ter uma mão bastante leve na sua aplicação ou não utilizar pó de todo, optando por uma base com o acabamento pretendido. O mesmo se recomenda a peles maduras, porque o pó pode ficar depositado nas linhas de expressão.


Mas e o Banana Powder da Kim Kardashian e o baking?

O baking é uma técnica de maquilhagem que sela ou 'cozinha' o corrector, suavizando os poros, linhas de expressão mais finas, aumentando a durabilidade da maquilhagem e evitando que o corrector parta. Além disso, o baking também ilumina a zona onde é realizado. É uma técnica utilizada há anos por Drag Queens, especialmente pela questão da durabilidade, porque o corrector é um dos produtos que desvanece com mais facilidade, especialmente quando não é selado da melhor forma. O baking consiste então na aplicação de pó translúcido nas zonas pretendidas (regularmente na zona da olheira), com a ajuda de um pincel bastante denso ou de uma esponja. A quantidade de pó deve ser bastante generosa, sendo que o objectivo é cobrir completamente a zona, com o máximo de produto possível - e sim, a zona em questão fica completamente branca. Depois, o pó tem de assentar na pele por dez a quinze minutos. Neste período, os poros ao estarem tapados com o pó, acumulam o calor produzido pela pele à superfície e cozinham o corrector. Após os dez a quinze minutos, basta retirar o excesso com um pincel mais fofo.

Já o Banana Powder, tão utilizado pela Kim Kardashian, é um pó translúcido com acabamento mais amarelo que é ideal para iluminar peles mais morenas, com fundos amarelos. É um pó extremamente fino, exactamente com as mesmas propriedades que qualquer pó solto, porém confere um acabamento extremamente luminoso nas zonas onde é colocado. Pode ser utilizado para o baking

Falando em produtos, a escolha não é difícil. O meu favorito é definitivamente o Pro Longwear da MAC. É um pó compacto que considero bastante fininho e ajuda a acrescentar mais cobertura na pele. Sou também uma grande fã do pó translúcido da marca, da gama Prep+Prime. Se tivesse de escolher um produto mais acessível, optaria pelo Stay Matte da Rimmel London. Um pó fantástico com um efeito matificante extremamente eficaz. O Nude Illusion da Catrice também funciona muito bem, porém reflecte um pouco os flashes, por isso atenção a esse pormenor. Falando em banana powder, o meu favorito é o da W7. Como sempre, podem espreitar preços abaixo.

Qual é o vosso pó favorito?



54 comentários

  1. Eu confesso que não sei qual o meu favorito!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes posts mais informativos. Aprendo sempre imensas coisas :) Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Este post vinha mesmo a calhar! Ando à procura de um pó facial (ainda não me decidi por solto ou compacto) que seja não comendogénico e hipoalergénico.
    Já vi que as farmácias têm uma nova linha de maquilhagem e talvez aposte por esse caminho... Ainda não sei :\
    Mas anyway, o post já ajudou bastante a entender um bocadinho de tudo sobre o assunto!

    Com amor,
    sara

    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu uso precisamente o Pro Longwear da MAC :D E tenho esse 5º pincel se bem me parece :p Adoro estes teus posts minha princesa <3

    http://thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. E este é mais um daqueles posts que vale a pena guardar e consultar sempre que necessário. Dá imenso jeito e já aprendi alguns detalhes que nem sabia ;)

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter| |Sorteio de um Gift Bag a decorrer no Blog

    ResponderEliminar
  6. Ótimo post! Eu utilizo um pincel kabuki para aplicação do pó :)

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Great stuff ^_^ I have essence all about mat, it's great ^_^

    New post on my blog https://adrianafashionpuzzle.blogspot.rs/ <3

    ResponderEliminar
  8. Estava mesmo a precisar deste post, tenho que comprar um pó, mas estava indecisa!
    Como sempre adorei :)
    Beijos, Rafaela do blog - welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Apesar de eu ser braquinha e o baking não funcionar propriamente bem em mim, eu adoro usar o Banana Powder da W7, não largo por nada deste mundo (:

    http://mywanderingdayss.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Confesso que uso mas nem sempre
    mas adorei o teu post
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Explicaste tudo superbem, até fiquei com vontade de me ir maquilhar ahah
    beijinhos

    http://lostin-thestatic.blogspot.pt /

    ResponderEliminar
  12. Qualquer dia fico uma entendida em maquilhagem graças a ti :D
    Como é raro maquilhar-me, não utilizo este produto, mas reconheço que é uma mais-valia para quem o faz.

    Bom domingo*

    ResponderEliminar
  13. Adorei o post, super informativo e com excelentes dicas :D
    Eu adoro os produtos da NYX!
    Beijinhos

    https://thathappymess.com/

    ResponderEliminar
  14. Eu não vivo sem pincéis e uma esponja tipo beauty blender para aplicar o corretor. Não sou daquelas que até com as mãos aplica eheheheh.

    Um beijinho com carinho

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderEliminar
  15. Interesting post:) What you think about follow each other? Let me know:)
    http://www.swiatwkolorzeblond.com/

    ResponderEliminar
  16. Eu pessoalmente gosto mais dos compactos, mas acabo por nunca usar xD
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  17. Este post é super util para uma naba de maquilhagem como eu! Obrigada :D

    ResponderEliminar
  18. Eu normalmente uso pó compacto, mas ás vezes não me lembro de o colocar.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. voltei sim :D mas com novo link: https://liveslowblog.blogspot.pt/
    obrigada! também tenho acompanhado a tua aventura :)

    ResponderEliminar
  20. Mais um post super completo! Gosto imenso do pó da Catrice <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  21. - great post,dear!
    I follow yyou,please follow me back. :)

    anastasjastyles.blogspot.ba

    ResponderEliminar
  22. Eu adoro quando fazes um post deste género! Obrigada pela partilha :D
    Um grande beijinho,
    Joana
    www.thefword.pt

    ResponderEliminar
  23. Antes não percebia muito o porquê de colocar pó por cima da maquilhagem mas quando experimentei uma vez fiquei logo fã e agora não quero outra coisa, faz toda a diferença e a maquilhagem até acaba por durar mais tempo. Ainda não experimentei o banana powder mas tenho bastante curiosidade. Excelente post! :)

    Mil beijinhos,
    www.lifewithju.com

    ResponderEliminar
  24. Eu sempre opto pelo compacto do que pelo solto, entretanto é bem difícil achar um pó que dê certinho pra minha cor
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  25. Adoro os teus posts sobre maquilhagem!
    Eu tenho alguns que tens, mas gosto do Banana Dreams :)
    xoxo
    www.prettyinpink.pt

    ResponderEliminar
  26. Gosto muito de pós translúcidos.
    Pois são versáteis, e por norma são leves.
    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
  27. Mais um post fantástico e sem dúvida que espero sempre por esta rúbrica eheh :)
    Consegui aprender melhor o que era o baking e agora vou começar a fazer isso. Tenho um pó compacto da Makeup Revolution e gosto bastante, mas tem dias que a minha zona T insiste em manter-se oleosa mesmo com o uso do pó.

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    DREAMING OF SHEIN

    ResponderEliminar
  28. Olá linda... Gosto muito dos pós translúcidos... tenho um que uso bastante da Dr. Hauschka, e tenho um da chanel.
    Adorei ler o teu post. está super detalhado e com toda a informação necessária.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  29. Great info!

    Deedee

    https://madeupgirl-madeupgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. Se puderes ires mesmo a loja Organii, consegues ver a gama toda lá. Acho que eles ainda não colocaram a gama toda no site. ;-)

    ResponderEliminar
  31. Os teus posts estão cada vez melhores, como é possível? :D
    Amo este mini curso!!
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  32. Adoro este tipo de posts: super informativos e úteis! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  33. Aqui no Brasil infelizmente não tem aquela marca! =(

    Amo pós! É o tipo de item que não pode faltar na minha make!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  34. O pó solto é o passo mais importante para fixar uma maquilhagem;)

    Beijinhos


    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  35. Cátia,
    Eu pessoalmente gosto do pó bem fino e de preferência translúcido! ;)
    Excelente post, bem explicado e com informação muito útil! ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Adorei este post bastante útil por vezes uso o pó solto
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Eu amo essa série de posts! Não conhecia esse banana powder nem o baking, achei super interessante =O Uso mais pó compacto com cor, minha pele é oleosa e já ajuda a matificar e esconder mais manchas, que também estão presentes. Meu pincel favorito é qualquer um bem grande e fofo *-*

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  38. ótima dica de make!
    bjs flor
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  39. Tenho que experimentar o teu queridinho da MAC ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. Esse da Rimmel eu não consigo gostar dele, é uma pena porque o preço dele é bem simpático!!! Mas esse da Mac da gama pro longwear ficou-me debaixo de olho!!

    Adoro esta saga de posts babe!!

    ResponderEliminar
  41. Eu sou péssima para saber qual pincel é adequado para cada tipo de produto, acabo no final sempre usando o dedo por ignorância, apesar de saber que gasta mais produto
    Adorei teu post!
    Escritas de Verão

    ResponderEliminar
  42. Adorei o post! Muito util e informativo. No entanto, os pós não servem só para matificar. Por exemplo o Ultra HD da Make Up Forever é apenas fixante, não matifica.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  43. Precisamos de mais post's assim! :p

    Um beijinho,
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  44. Interesting post my dear, thank you for sharing :-)

    ResponderEliminar
  45. Mais um post que li direitinho, muito bom! Tenho alguns pós desde compactos, translúcidos e até o banana Dreams. Como a minha pele é seca não preciso mas por outro lado preciso pela durabilidade. Às vezes aplico. E pincéis, adoro, adoro! Beijinhos

    ResponderEliminar
  46. Adoro estes teus posts sempre tão completos. :*


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3