quarta-feira, 12 de abril de 2017

A MINHA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR #1

Confesso que não é propriamente relacionado com o peso, mas eu precisava desta mudança e confesso que finalmente, posso dizer que se está a tornar um hábito. Continuo com cravings, obviamente. Porém, é cada vez mais fácil para mim escolher o que quero colocar dentro do meu corpo e neste caso, estou no caminho certo.

Decidi escrever esta publicação para vos contar que nem tudo são rosas neste processo, mas que facilmente se faz. Os primeiros dias são ligeiramente mais difíceis, no entanto, o corpo começa realmente a habituar-se a novos alimentos. A minha saúde deu o alerta e eu senti-me obrigada a responder. Os meus níveis de colesterol estavam extremamente altos e, em acrescimento, existiam valores que poderiam indicar inícios de anemia. A minha alimentação estava o caos - bendita casa dos pais! - e estava na hora de começar a fazer mudanças. Dietas drásticas não são para mim. Eu não tenho capacidade de cortar tudo aquilo que gosto; o resultado é sempre péssimo porque acabo por ter recaídas constantes. A solução era mesmo implantar uma nova alimentação: ensinar-me a gostar de novos alimentos, informar-me acerca do que estou a colocar dentro do meu corpo e aprender a escolher melhor. Desenganem-se se pensam que não tenho recaídas, porque tenho. Todas as semanas permito-me a ter uma ou duas refeições em que não me preocupo com o que estou a comer, mas depressa volto ao meu caminho.   

Com a minha reeducação alimentar, comecei a tentar consumir menos alimentos processados e a ler rótulos, evitando fazer escolhas com demasiados aditivos, conservantes e corantes. É quase impressionante a quantidade de coisas que colocamos dentro do nosso corpo e que nem sabemos o que são. Consequentemente, comecei a cozinhar muito mais em casa. Educar o meu corpo quanto aos alimentos fez-me ganhar um novo prazer pela cozinha, visto que priorizo imensos ingredientes que dantes nem conhecer. Experimento muito mais receitas novas, temperos e sabores. Compro muito mais 'frescos'. Não faço refeições sem legumes e tento sempre comer uma sopa antes de qualquer refeição. Mas a maior diferença foi no açúcar. Aliás, é o que ainda mais me custa nesta fase. O único açúcar que consumo - fora as refeições excepção - é o da fruta. E acreditem, tem sido a minha salvação especialmente por ser super gulosa. Recorro muito aos morangos, às mangas, às papaias e as bananas quando pretendo algo doce, mas nem assim as maçãs, os kiwis, as ameixas e o abacaxi deixam de fazer as minhas delícias. 

Agora, um mês depois, o processo é muito mais fácil. Sinto que já está muito mais interiorizado, mas como referi ainda sofro um pouco com os 'desejos'. No entanto, tenho-me portado super bem! E tenho a certeza que o meu coração e o meu corpo agradecem!

Contem-me, alguma de vocês está neste processo? Como tem corrido?





66 comentários

  1. Não deve ser fácil, mas com força de vontade consegues!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Obrigado babe <3

    Sim, como sabes saí de uma doença que só me permitia fazer restrições. Hoje em dia voltei a saber comer e manter o equilíbrio é mesmo o ponto fulcral em qualquer que seja a "dieta". Sempre com boas dicas <3

    NEW REVIEW POST | Finally I've tested a TISSUE MASK. Worked it? :o
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. what a lovely blog :)

    http://itsmetijana.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  4. Já fiz mais asneiras, mas também já comi melhor. Estou numa fase em que tenho comido o que quero mas em quantidades mais pequenas. Penso mais antes de comer isto ou aquilo, sei escolher melhor. Antigamente não me importava com os açucares ou o sal. Hoje em dia, cozinho com pouco sal e tento sempre evitar coisas com demasiado açucar ou gorduras. Bebidas que não água, só quando o rei faz anos;nem sinto falta! Mas precisava de começar novamente a ter ainda mais cuidados. O meu problema são as bolachinhas, os docinhos depois das refeições. A comida é um vício, temos que aprender a controlá-lo.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ;) Vais ver que até a tua pele vai agradecer ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. buen post, yo tendria que comer mejor, pero me gusta demasiado comer

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, é assim mesmo! De certeza que notas imensas melhorias :)

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu estou a tentar reduzir no açúcar, sumos já não entram na minha casa, deram lugar a muita fruta.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que excelente post!! Beijinho <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
  10. Aqui há um tempo e também devido a vários problemas de saude fui obrigada a "tomar" atenção com a minha alimentação. Descobri o quanto mal comia quando tive numa consulta médica de preencher um questionário sobre a minha alimentação. A wake up call! Digo-te Cátia que até senti vergonha mas fui sincera. Sim, os primeiros dias são difíceis e creio que é tipo uma ressaca alimentar mas depois habituamos e pensamos como era possível comer tão mal! Confesso que não sou de extremos e por períodos descaiu um pouco mas esforço-me. Isso é o fundamental para nós e o meio ambiente também agradece. O nosso corpo é o nosso templo! bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  11. Que bom que optou pela reeducação. Ainda bem que o corpo nos avisa quando é hora de começar a mudar as coisas pra ficar tudo ok com a saúde.
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post!
    Acredito que cada vez mais temos que ter cuidado com aquilo que comemos, os produtos toxicos presentes nos alimentos sao cada vez mais e torna-se mesmo imprescindivel ler rotulos!
    Boa sorte nesta nova fase :D
    Beijinhos

    https://thathappymess.com/

    ResponderEliminar
  13. wow this is so tempting Catia. What an amazing and informative post.
    New post on my blog . Do drop by soon <3
    ✿thefashionflite

    ResponderEliminar
  14. Reeducação alimentar não é fácil, mas vale muito a pena! Tudo desincha e a celulite diminui também =)
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns acredita que gostava de ter os cuidados que estas a ter
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  16. Ando a tentar fazer o mesmo e o meu problema é o açucar também! Tão díficil!

    The Black Blush

    ResponderEliminar
  17. Food education is really important, interesting post darling!
    Kisses, Paola.
    Expressyourself
    My Instagram

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns!!! Eu sinceramente sei que para o meu bem estar principalmente fisico tenho que cortar os açucares - mas ao fim de semana algo ou doce ou mais salgado não me escapa! Temos que ter a noção do equilíbrio, e tu parece que o tens e estas apenas a optar por uma alimentação mais equilibrada e nada de açaís, skyrs e essas coisas todas da moda hahaha

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  19. Gosto imenso de ler o teu blogue, és mesmo muito motivadora!

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  20. Wow! I like the fact that you put much effort into this, my dear! Really great for you to read what you ingest first. Healthier lifestyle is a must! :)


    ♥ Chai Chen ♥ @chenmeicai
    ☆*。˚˚http://chenmeicai.blogspot.com˚˚。*☆

    ⓛ ⓞ ⓥ ⓔ ✰Recent Posts✰
    ✨ [FOOD] Ultimate Taste Test: Super Scoops Premium Vegan Ice Cream VLOG
    ✨ [LIFESTYLE] Can You Ditch Shampoo? #TakeAShowerWithUs with Hairstory New Wash
    ✨ [TECH] Why Oppo F1s is the Best Camera Phone to Capture Summer #OOTD Photos

    ResponderEliminar
  21. Uma mudança, seja ela qual for, é sempre complicada. Precisamos de ter vontade e força suficientes para não desistir ao primeiro contratempo. Os primeiros dias, sem dúvida, são os mais complicados, porque ainda nos estamos a habituar, mas depois começa a ser mais fácil, mais intuitivo, porque começamos a gostar do caminho que estamos a percorrer. Uma coisa muito importante é não acharmos que vamos ter resultados imediatos, caso contrário desistimos muito rápido. E, além disso, é importante percebermos que isto é um processo, que exige compromisso e consciência. Dietas drásticas não nos levam a lugar algum, só nos iludem!
    Já andei mais na linha, digamos assim. E desde que comecei este último ano de mestrado desleixei-me um pouco, mas agora tenho tentado voltar ao percurso que estava a traçar.

    Beijinhos, minha querida*

    ResponderEliminar
  22. O açúcar também é um problema para mim. E os meus valores neste momento não devem estar bonitos não. Estou a aproveitar o tempo quente para voltar a uma alimentação mais correta.

    ResponderEliminar
  23. Eu estou na batalha também viu....não está sendo nada fácil =/

    Beijinhosss ❤
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  24. Acho bastante interessante fazeres reeducação alimentar. Felizmente, sempre tive uma alimentação muito saudável. Claro que há momentos que como asneiras, mas consciente do que estou a fazer. Mas conhecer os alimentos e principalmente ler os rótulos é importante para não comermos coisas que pensamos certas e não são.

    ResponderEliminar
  25. This was an interesting read.
    xx from Bavaria/Germany, Rena
    www.dressedwithsoul.com

    ResponderEliminar
  26. Não deve ser nada fácil. Ja tentei e não consegui seguir o ritmo, a facilidade sempre me venceu nesse quesito. Cortar o açucar é o mais dificil.

    Mergulhares | Blog

    ResponderEliminar
  27. Uma coisa que eu noto diferença é se bebermos água fora das refeições e durante o dia, pelo menos para mim resulta :)

    | BLOG | | GEDEIHEN |

    ResponderEliminar
  28. Very interesting post, dear!
    xxx
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  29. Pareceu me super bem! eu fiz uma reeducação dois anos atrás e não me arrependo nada! foi assim que perdi o meu peso em excesso que tinha :)

    ResponderEliminar
  30. Confesso que ainda estou na fase das recaídas. Há uns anos consegui andar imenso tempo a comer saudável, mas com a rotina corrida é sempre complicado andar sempre com snacks equilibrados atrás. Atualmente, tento comer sempre o mais saudável possível, mas a cravings são muitas e nem sempre consigo resistir.
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  31. good post ;D

    follow for follow?:)
    grlfashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Também ando num processo parecido! Não é por me sentir gorda, mas cheguei a um ponto em que já não me sentia bem comigo e percebi que tinha de fazer algumas mudanças
    Bebo imenso chá e deixei de por açúcar... e sumos nem vê-los :p a menos que sejam naturais feitinhos em casa eheh
    Gostei muito do post, sem dúvida uma inspiração!
    Beijocas
    Get it Sis

    ResponderEliminar
  33. UGHHH I need to change my diet to a good one too :/ but not till after Easter cos i know i will get chocolate eggs and im a chocoholic lol! Thank you for all your lovely comments on my blog dear, i really appreciate it :)

    http://www.simsaddiction.com/

    ResponderEliminar
  34. Amazing post! Wonderful picture!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  35. Wonderful picture, all the food in it looks so delicious! :O

    http://couturecase.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Muito bem, dou te os Parabéns por estares a conseguir reeducar o teu corpo e tu própria :)

    Um beijinho **

    ResponderEliminar
  37. É mesmo um bom hábito saber comer, parabéns linda <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  38. Quem me dera conseguir fazer o mesmo.
    Continua linda.

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  39. Hoje em dia há mais consciência da nossa alimentação, e hoje como muito melhor que antes, mas mesmo assim tem dias que apetecem coisas menos favoráveis XD

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar
  40. Com força de vontade tudo se consegue :) Eu estou a precisar de voltar à rotina saudável, mas a minha força de vontade anda abaixo de zero :(

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  41. Mais ou menos no ulimo trimestre de 2015 tomei a decisão de me tornar vegan, por isso sei o que custa passar por uma reeducação alimentar, mas tu estás no bom caminho, continua assim

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Ler rótulos também mudou muito a minha vida! Ahah. Também fiz esta "mudança" nos últimos tempos, talvez no último ano. E a verdade é que me sinto muito bem, especialmente na parte do açúcar!
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  43. Devido à minha doença tive de fazer o mesmo mas nunca deixei os doces por completo mas agora vai ter mesmo de ser apesar de ser a maior viciada ...

    R: Quanto aos filmes de terror, ainda bem que não estou sozinha !! Já viste o 2º? É bem mais assustador que o 1º e hoje vou ver o 3º :)

    Lumos
    Instagram

    ResponderEliminar
  44. r: Tenho mesmo! É uma das viagens que mais quero fazer *.*
    O máximo que estive foi alegre, e foi o ano passado na queima. Nada contra quem o quer fazer, mas não vejo qual é a necessidade de as pessoas se embebedarem propositadamente. Muitas vezes, nem se divertem e acabam por estragar a noite dos outros.

    ResponderEliminar
  45. Posso dizer que estou também numa de reduzir, já faz algum tempo, já não me lembro da última vez que bebi um refrigerante, quando tomo café não coloco açúcar, sal nem vê-lo, só coloco um pouco e já vou com sorte, fritos de longe a longe, só o facto de deixares os refrigerantes de "lado" notas uma grande diferença. Custa nas primeiras semanas, mas se tiveres com aquela vontade de mudar consegues!
    Beijos e força ;)
    Rafaela do blog - welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  46. Reeducação alimentar é algo muito necessário, preciso muito! Admiro quem consegue fazer e segue a risca. A minha alimentação não é das melhores e tenho que aprender a comer coisas mais saudáveis, apesar de quase sempre cozinhar pra mim e amar isso. Parabéns pela iniciativa!

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  47. Una alimentación sana es fundamental.
    Besos!!

    ResponderEliminar
  48. Ao inicio custa um pouco, ainda bem que estás a conseguir querida :) Confesso que como de tudo de forma moderada e faço desporto pois eu tenho problemas em engordar :)
    Umas receitas eram bem vindas se publicares xD Que continues assim
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  49. Ótima iniciativa, devemos mesmo repensar o que comemos e mudar nossa alimentação, sabemos que não é fácil mas nos dias atuais faz-se necessário.
    Sucesso!
    https://coquetelfem.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  50. Love eating healthy, and also I am getting older. Great photo, love your blog!

    Madame X
    The Flower Duet

    ResponderEliminar
  51. Não imaginas o quanto este tipo de posts me motiva! Sinto uma necessidade imensa de mudar a minha alimentação, mas ao mesmo tempo, morando em casa dos pais e dependendo deles é tão complicado!
    Adorei <3

    Beijinhos x
    http://thefallenshot.weebly.com

    ResponderEliminar
  52. São precisos 21 dias para criar um hábito e olha que já lá vou com uns bons aninhos :D A longo prazo é tão mas tão bom!

    Beijinho minha princesa

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  53. Nos últimos tempos tenho tido uma preocupação acrescida com a minha alimentação, opto por comidas mais saudáveis e pobres em gordura e açúcar. O facto de praticar exercício físico com regularidade tb é uma motivação para manter os bens resultados e, obviamente, promovemos a nossa saúde e bem-estar :)
    Continua no bom caminho!
    Beijinho


    sosweetgirlythings.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  54. Bem este texto podia ter sido escrito por mim, as minhas razões foram a saúde e o peso! Confesso que o primeiro mês foi o que me custou mais, mas já estou no quarto mês nesta minha alimentação variada e mais saudável, nada radical, porque continuo a comer tudo o que gosto mas muito menos vezes, sobretudo os doces.
    Como já era um gosto cozinhar, arrisquei-me numa cozinha diferente e ando a conhecer novos sabores e vale tanto a pena.
    E passei também a ler rótulos, sempre! Era algo que não fazia.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  55. No início é sempre complicado!! Também estou a tentar gostar mais de legumes e
    sobretudo comer mais fruta... Acho super importante cuidarmos da nossa alimentação!

    http://my--ownstyle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  56. Cátia,
    O primeiro mês é o que mais custa! O resto temos de o fazer por etapas. Ainda me custa beber leite de soja, experimentei o de arroz e gosto mais. A minha maior dificuldade tem sido encontrar os alimentos sem os tais aditivos, corantes, conservantes,etc. Ao ler os rótulos...apercebo-me que têm quase todos! É uma aprendizagem continua! Estamos juntas! ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  57. Cátia, vou começar um processo parecido muito brevemente e estou ansiosa! também sinto que estou mesmo a precisar. Vamos ver como vai correr :)

    ResponderEliminar
  58. Comecei a fazer a reeducação alimentar também e junto uma caminhada de 30 minutos, na minha situação é pra eliminar peso mesmo, dei uma relaxada agora, mas semana que vem estou voltando, porque é quando acabam os chocolates da páscoa. Tenho uma meta de chegar em 60kg até dezembro, acho que consigo, tenho que eliminar 15kg.
    Tudo é questão de hábito mesmo. Boa sorte nos teus novos hábitos.

    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3