quarta-feira, 15 de março de 2017

BÊ-Á-BÁ DOS PINCÉIS

Pedi a vossa opinião no instagram - @thepinkelephantshoe - e a reacção não podia ter sido mais positiva. Recebo algumas questões sobre maquilhagem com frequência nas redes sociais e acabei por decidir partilhar o meu conhecimento convosco de forma mais abrangente, criando uma nova rubrica por aqui - o bê-á-bá da maquilhagem. O meu intuito é passar-vos as informações básicas que necessitam para se iniciar neste campo. E tinha de começar pelos pincéis!


O Princípio dos Pincéis

Os pincéis são os nossos principais auxiliares para uma boa maquilhagem. São necessários para a devida aplicação e controlo dos produtos utilizados e são extremamente importantes para um bom resultado final. Acho muito importante referir que, ainda que existam funções para cada um dos pincéis, a forma como o utilizam é muito pessoal. Não é por um pincel ser ideal para blush que não o podem utilizar para aquecer o rosto, por exemplo. A chave é experimentar e praticar. Em termos práticos. quanto mais macio é o pincel, menos pigmento ele capta e mais esfuma. Quanto mais denso for o pincel, mais pigmento capta e menos esfuma. 

Existem pincéis de cerdas naturais, de pêlo animal, e cerdas de fibras sintéticas. Em teoria, os pincéis de cerdas naturais são mais macios que os sintéticos. No entanto e com o desenvolvimento da indústria actualmente, os pincéis sintéticos são tão macios como os naturais. Aliás, é cada vez menos habitual encontrar pincéis de cerdas naturais. Existem ainda pincéis duo fiber, com ambas as cerdas, habitualmente utilizados para a aplicação da base, devido ao acabamento quase perfeito que proporciona.

Os Pincéis Essenciais

Para se iniciarem no mundo da maquilhagem, não é preciso investir demasiado em pincéis. Eu sei que é tentador comprar kits completos, mas o ideal seria adquirirem pincéis próprios para as vossas necessidades e consoante o que pretende utilizar na pele. Ainda que esta questão seja muito pessoal, estes são os pincéis que recomendo para iniciantes: 
Pincel de Base // Pode ser um flat top ou um "língua de gato", mas um pincel de base é sempre necessário para produtos líquidos. É um pincel multifacetado que pode ser utilizado seja para a aplicação do base, bb cream, dar um jeito ao corrector de olheiras, fazer correcção de rosto ou até mesmo aplicar o creme hidratante. 
Pincel de Pó // Inicialmente, aconselho um de tamanho médio e ligeiramente arredondado como o da figura, tornando-se assim extremamente versátil. Pode ser utilizado para qualquer produto em pó: pó compacto, pó solto, bronzer, blush e até mesmo iluminador (desde que com uma mão leve).

Pincel para Depositar Sombra // Não o incluí na fotografia porque serve perfeitamente um dos pincéis-esponja que encontramos em tantas paletas de maquilhagem. Como alternativa, basta adquirir um pincel pequeno, denso e arredondado que apanhe facilmente o pigmento da sombra e vos permita
controlar a colocação facilmente. 
Pincel de Esfumar // O ideal seria possuírem dois: um maior e mais denso, que praticamente fará o trabalho por vocês, e um mais pequeno, para pormenores ou zonas mais pequenas (como abaixo da linha de água). Tal como o nome indica, este pincel serve para esfumar as linhas entre as sombras ou a sombra e a pálpebra. Desta forma conseguimos, um degradê bonito entre cores e um efeito geral mais harmonioso.
Pincel de Pormenor // Um pincel mais pequeno e denso, com forma ligeiramente arredondada. Pode servir para aplicação de produtos para lábios, para pequenos pormenores nos olhos ou para iluminar o canto interno dos olhos e arco da sobrancelha. 
Pincel para Eyeliner // Idealmente, um pincel chanfrado. Pode ser utilizado para fazer o eyeliner (seja com produtos líquidos ou sombra) ou até mesmo para corrigir a sobrancelha. Com a prática, acabei por preferir um pincel mais direito, porém penso que a forma mais convencional é melhor para quem está a começar.

Aconselho espreitarem os pincéis da Sephora, da Kiko e da It Style, pois já são pincéis com bastante qualidade a um preço relativamente acessível - especialmente em época de saldos e promoções. Em lojas online recomendo vivamente a Morphe Brushes, disponível na BEAUTY BAY.

Produtos para Limpeza de Pincéis

Os pincéis podem durar uma vida, desde que bem limpos e higienizados com frequência. Idealmente, deve ser lavados quinzenalmente, para evitar a contaminação de bactérias. Existem produtos de limpeza específicos para o efeito, no entanto, qualquer shampoo suave faz o trabalho (aconselho shampoo para bebé). Para lavar os pincéis correctamente, basta molhar o pincel, aplicar o produto e fazer movimentos contra a nossa mão até a água sair completamente limpa - pode parecer complicado, mas é bastante intuitivo. Nesta fase já existem acessórios que auxiliam neste processo como o brush egg

Uma das principais vantagem de utilizar produtos próprios é que muitos possuem propriedades desinfectantes, o que é sempre um plus. Ainda assim, podem facilmente desinfectar os vossos pincéis em casa pulverizando-os com uma mistura de álcool e água em partes iguais. Para a secagem, o ideal é respeitar a direcção das cerdas dos pincéis. De preferência secá-los na horizontal, ao sol e num local arejado e sem humidade. Não caiam na tentação de utilizar o secador para acelerar o processo, pois pode prejudicar as cerdas.


Não queria deixar de referir também um acessório que pode ser muito útil para quem está a começar e ainda possui poucos pincéis. Existem actualmente um género de esponjas que limpam o pincel após a utilização de uma sombra, permitindo a utilização imediata numa sombra de outra cor. É um acessório bastante económico, que podem encontrar por exemplo na MAQUILLALIA, da marca Brush Tools. Também podem copiar este efeito facilmente passando o pincel num donut para fazer coques no cabelo.  

Penso que não me esqueci de nenhum pormenor, no entanto, se tiverem alguma dúvida não hesitem em deixá-la nos comentários. Por favor, deixem-me o vosso feedback em relação a esta rubrica! Quais são as vossas marcas de pincéis favoritas? 





69 comentários

  1. Exato :P E se se usar um específico para o efeito acaba por não criar mau estar :D

    Estou sempre a aprender contigo, meu anjo :p Por acaso tenho muito poucos pinceis :P

    NEW REVIEW POST | I’ve Tested H&M BB Cream.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Lovely brushes.. That Mac brush cleanser is really cool..

    Glowyshoes's blog

    ResponderEliminar
  3. It looks very interesting, I too have noticed that a more dense brush was better because it hold better the eyeshadow. As for the eyeliner brush I have never used one, I am afraid in using one, I use the licquid eyeliner or pencils.
    Thank you for sharing all this with us.
    Wish you a beautiful day!
    Greetings
    Flo from
    https://femeieastazi.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  4. Loved this post dear, so useful for me, you look really lovely. You will like to see more fun from here.

    ResponderEliminar
  5. Davam jeito essas coisinhas por aqui.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. All girls need a lot of brushes!!
    xx
    Mónica Sors
    MES VOYAGES À PARIS
    NEW POST: PFW STREET STYLE MARCH 2017 III

    ResponderEliminar
  7. óptimo post para as meninas que se estão agora aventurar no mundo dos pincéis ;)
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Oh sempre a aprender e sempre a dar boas dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Ótimas dicas!
    Beijos, Rafaela do blog - welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito deste post - visto que eu faço tudo com as mãos! Adoro aplicar base com as mãos, de resto adorei a escolha dos pincéis de olhos!

    Curiosa para ver o resto das publicações babe :)

    Beijinhos
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  11. Estou a adorar a rubrica até porque amo maquiagem! É sempre bom aprender novas coisas sobre aquilo que tanto gostamos!

    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
  12. Não imaginas o quanto eu precisava deste post :p

    ResponderEliminar
  13. Acho esta rubrica uma mais valia, apesar de achar que não me dou muito bem com pincéis. Tenho apenas um pincel que adquiri na H&M - pincel Flat Top - para o desenrasque, para espalhar a base mas acho que não espalha tão bem a base quanto a minha esponja. Não sei, acho que são teorias.
    Sinto que não fica tão uniforme. Hei de experimentar aplicar um bocadinho de base com esponja e outro bocadinho com pincel, tirar uma foto e enviar-te para ver se notas alguma diferença. O erro se calhar até pode ser meu, da maneira que aplico a base.. Idk!

    No entanto, gostei imenso da rubrica e estou ansiosa para ver a continuação dela, principalmente a parte do eyeliner, que ainda hoje não o consigo fazer como gosto e como se vê pela Internet fora :b

    Beijinho ♥

    http://cristiana-tavares.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Fantastic brushes. They look really functional.

    ResponderEliminar
  15. Que publicação tão útil! Gostei muito querida! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  16. Adoro pincéis!!
    Gostei também da esponja!

    Beijinhosss ❥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  17. Que post tão útil!! beijinho <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
  18. epah, eu tenho tantos pinceis que nem tem piada, mas de vez em quando lá encontro mais um que acho que me faz falta xD

    no dia a dia limpo com uma toalhita de bebé (funciona suficientemente bem para mim) e quando lhes dou banho é mesmo com sabonete das mãos e o brush egg xD

    http://tehteh25.blogspot.com

    Já conheces a página do TehTeh Uncovered? deixa o teu Gosto! https://www.facebook.com/tehteh25/

    xoxo

    ResponderEliminar
  19. Um post super útil para quem se está agora a iniciar na maquilhagem!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Este deve ser um dos posts mais úteis que já até hoje!
    Muito claro, foi uma enorme ajuda!
    Beijinhos
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. a ver se compro essa latinha , pois o meu pincel favorito de esfumar é da makeup revolution! como AMO aquele pincel, e dava jeito ehehe

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  22. Que post mais completo, explicas aqui tudinho ;) Os meus pincéis favoritos são os da Zoeva e fazem toda a diferença no resultado final de uma maquilhagem, também super importante preservar los, eu utilizo um champô de bebé com um ph idêntico aos dos pincéis o que é ajuda a manter los limpos e hidratados sem os danificar.

    Beijos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  23. É sempre tão importante saber as bases! No rosto acrescentaria mais dois pincéis (blush e contorno)! Ter apenas um para pó, bronzer, blush e iluminador é perigoso, sobretudo que são dos produtos mais difíceis de dosear! Acho mais importante a variedade de pincéis de rosto que dos olhos!

    Os pincéis Morphe Brushes são realmente muito bons! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  24. Amazing brushes and great tips!
    xxx
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  25. Apesar de eu ser um 0 a esquerda no que toca a maquilhagem porque só faço o básico e mesmo assim é rara a vez, este post ajudou me imenso para perceber o que cada pincel faz.
    Parabéns cara linda !

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  26. Eu quase não tenho pincéis e estão aqui umas excelentes dicas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Adorei as indicações dos produtos, Cátia!
    Seguindo seu blog, quero acompanhar de pertinho!
    Beijos, Bru♥

    www.bybruni.com.br

    ResponderEliminar
  28. Acho que vou imprimir para usar como cábula!

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  29. Ainda tenho os meus da Sigma e estão em ótimo estado, mas o preço deles tornou-se ridiuclo, e gosto tb bastante do da The realtechniques:)
    Beijinhos*

    Anita On Blog

    ResponderEliminar
  30. These kind of detailed reviews are great
    thanks for sharing
    Have a nice day
    Best

    ResponderEliminar
  31. Este post está muito completo! Excelente mesmo, repleto de informações úteis. Eu utilizo o brush egg para lavar os pincéis e gosto
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  32. I really like your tips how to clean particular makeup brushes, dear :)

    Have a lovely evening dear,
    http://crafty-zone.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  33. very intersting post! I think work on brushes condition is never enough (and cleaning them is so hard to me!)

    Lyosha
    Inside and Outside Blog

    ResponderEliminar
  34. Verdade! ;D

    Adoro pincéis e tenho vários! E de diferentes marcas!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  35. Ando doidaaaa para meter as mãos nessa latinha!

    ResponderEliminar
  36. Não percebo nada de pincéis e já aprendi imenso contigo o post foi me bastante útil
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Adorava ter uma coleção maior, principalmente no que toca a pincéis de sombras :P
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Novo vídeo no canal

    ResponderEliminar
  38. I love Sephora! Indeed, they have a nice selection of brushes. Thank you so sharing these tips dear.

    http://www.agladdiary.com/

    ResponderEliminar
  39. Lindos pincéis!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  40. Tenho sempre muita preguiça de me maquilhar de manhã para ir para a escola (e por esse motivo já não compro tanta maquilhagem) mas adoro ler este tipo de posts

    http://woaharabella.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Concordo! Não é preciso investir num Kit de pincéis, só os que nos façam mais falta. E dou conta disso hoje... (comprei um kit há pouco tempo e mais de metade não irei usar...provavelmente). Às vezes também uso os pincéis para funções diferentes daquelas que à partida seriam as "convencionais" (lá está... fazemos um uso muito pessoal). :)
    Quanto aos produtos para limpar, acho a lata de limpeza muito prática!
    Excelente post, Cátia!!! <3
    Beijinho.


    ResponderEliminar
  42. Tenho andado a adquirir alguns pincéis, adorei este post e vai dar-me imenso jeito! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  43. Adorei o post Cátia, foi bastante útil porque confesso que às vezes tenho dúvidas em saber para que servem alguns dos pincéis. Vou estar atenta a esta mega rúbrica!

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    Sugestões de Presentes Dia do Pai
    Passatempo Carmex Portugal

    ResponderEliminar
  44. Não tenho um único pincel, confesso, porque não ligo muito a maquilhagem. No entanto, adorei esta publicação, acho que está bastante completa :)

    ResponderEliminar
  45. eu sou sincera, gostava mesmo era de ter alguém como tu a maquilhar-me em todos os eventos!

    ResponderEliminar
  46. Eu amo pincéis, uso um pra cada coisa. Facilitam muito a vida! A minha mudou desde que passei a usar o pincel de esfumar a sombra, fica tão lindo <3 Achei interessante esse limpador de pincéis em lata, nunca vi! =O

    Beijinho!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  47. tenho de arranjar um desses brush egg, já li reviews fantásticas.

    beijinhos

    http://sramliberdadenegra.com/

    ResponderEliminar
  48. Uso o brush egg para limpar o pincel e adoro!!
    Bom post, parabéns!
    (Estou a fazer um giveaway no meu blog, visita, e se tiveres interessada, participa! http://fashionpolice.pt/giveaway-palete-de-corretores-5674)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  49. Foste muito clara e é um post que ajuda e muito quem está a começar. Continuo é com uma dúvida... O meu pincel de base demora 2 dias a secar. Isso é normal?

    Obrigada querida! Também gostei muito do resultado final. Mas as calças de ganga são " a minha cena". Prometo que vou tentar mostrar mais looks "diferentes".

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  50. Adoro a ideia meu amor! Sempre a surpreender <3

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  51. Great blog post and beautiful brushes dear!

    ResponderEliminar
  52. aunque tengo brochas estas tambien me las compraria, que bonitas son

    ResponderEliminar
  53. Pincel sem ele não vivemos, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  54. Muito útil este post <3

    >> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

    ResponderEliminar
  55. Parabéns Cátia. amei o post e dá para ver que tiveste um trabalhão para conseguir pôr num único post todos os pontinhos essenciais de forma simples mas bem explicada. Adoro pincéis e é sempre bom ler sobre eles ;)
    Beijinho grande
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  56. great post :)
    have a nice week :)

    http://itsmetijana.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  57. Cátia, minha linda, tu estás cada vez melhor! Adoro mesmo o teu trabalho!
    O post está muito bem feito, bem construído e muito bem explicado! Adoro, adoro!
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  58. Estava mesmo precisada deste post! :D
    Comprei um conjunto de 24 pinceis e não consigo distinguir todos :blushes:

    Sabes o que vou fazer?
    Imprimir as tuas fotos, para ir aprendendo :)
    Próximo passo, comprar líquido de limpeza :D

    Obrigada querida! <3

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  59. Mais um post super informativo!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  60. que pinceles mas bonitos, los quiero yaaaaa

    ResponderEliminar
  61. Nice Brushes. I need to clean mines :D

    ResponderEliminar
  62. Very cool. Brushes are so nice to collect :)

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3