quarta-feira, 31 de maio de 2023

Proteção Solar? Sempre!

proteção solar

Os raios solares podem ser extremamente convidativos (e eu que o diga!), mas por trás do seu calor e brilho inegáveis, esconde-se um lado negativo. É por isso que compreender os possíveis malefícios da exposição solar e aprender a proteger a nossa pele é essencial - e ainda mais com o Verão à porta!


A radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol é a principal razão pela qual é proteção solar é tão importante. Em concreto, existem dois tipos de radiação UV prejudiciais: a UVA, que contribui para o envelhecimento precoce da pele, e a UVB, que é a principal causa das queimaduras solares. Infelizmente, ambas têm potencial para danificar a nossa tez.


A exposição solar excessiva pode levar a várias complicações de pele, desde queimaduras solares e insolações até manchas na pele, rugas e, no pior dos casos, cancro da pele. Nos últimos anos, infelizmente, os números relativos aos doentes de cancro na pele têm aumentado globalmente, muito devido ao mau hábito da não utilização de proteção.


Como proteger a pele do sol?


O primeiro passo para uma proteção solar eficaz passa por aplicar um protetor solar de alto espectro diariamente. O protetor solar facial, inclusive, deve estar incluído na rotina diária. Está comprovado que 80% dos raios UV conseguem penetrar mesmo em dias mais nublados, por isso, não há desculpas.


Eu pessoalmente sou uma grande fã dos protetores solares da La Roche Posay. O Anthelios Shaka é o meu protetor solar diário, por ser extremamente fluído e não pesar na pele. Não deixa resíduo, é rapidamente absorvido e não esfarela nos dias em que opto por maquilhar-me. Outro essencial da marca é a bruma protetora, que utilizo para proteger o meu couro cabeludo. Só quem tem alopécia androgenética compreende o quão doloroso são os escaldões no couro cabeludo - e estas brumas são a solução. São super leves, não deixam o cabelo oleoso e são muito práticas de transportar. Para repor a proteção solar ao longo do dia também são perfeitas (especialmente para utilizar com crianças)!


Já que falo na proteção do couro cabeludo, aproveito para deixar outra sugestão: bálsamos labiais com proteção. Os nossos lábios ficam constantemente esquecidos e, por serem uma zona com a pele muito fina, tendem a demonstrar com mais facilidade sinais de envelhecimento. Protegê-los com um produto adequado vai ajudar a mantê-los suaves e repulpados.


Além do uso de proteção solar, um chapéu e óculos de sol UV são excelentes aliados, especialmente nos dias longos de praia ou à beira da piscina. Entre as 11h e as 16h também é recomendável evitar a exposição solar direta. Nestas horas, um chápeu de sol é o nosso melhor amigo!


Esta é a verdade: a exposição solar não é apenas um hábito saudável - é uma necessidade. A melhor maneira de desfrutar do sol é fazê-lo de maneira segura e protegida. A prevenção é a chave para uma pele saudável e jovem, e para evitar complicações a longo prazo. Proteção solar na mala e estamos prontas!

Enviar um comentário

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3