terça-feira, 17 de setembro de 2019

4 Produtos que Não Utilizo na Minha Rotina


produtos que não funcionaram comigo

A expressão que a minha mãe utiliza, vezes sem conta nos almoços de família, nunca fez tanto sentido como para a minha rotina de rosto. "Vivendo e aprendendo", diz-me sempre - e creio que a minha pele, se falasse, compactuaria. Noto que, quanto mais conhecimento vou adquirindo sobre skincare, mais consciência vou ganhando sobre o que realmente quero utilizar e sobre o que realmente faz sentido para a minha pele. Creio que já elogiei vários produtos dentro de todas as categorias que vou mencionar mas a verdade é que sinto que realmente, neste momento, não acrescentam à minha pele. São produtos que não estão presentes na minha rotina - é tão estranho escrever isto quando estou constantemente a recomendar produtos - e creio que, tão cedo, não voltarão a estar. 

Toalhitas Desmaquilhantes
Compreendo a escolha das toalhitas desmaquilhantes: é um produto super prático de utilizar, que permite retirar a maquilhagem em qualquer momento, de um modo bastante fácil e rápido. No entanto, as toalhitas só oferecem uma sensação de falsa limpeza à pele e, no caso de utilizarem tanta maquilhagem quanto eu, deveriam ser totalmente dispensadas. Ao observarmos a composição da maioria das toalhitas, rapidamente percebemos que são isentas de ingredientes com uma acção de limpeza propriamente dita (!!) e que, no fundo, servem-se apenas da própria humidade para retirar a maquilhagem.

Eu própria utilizo toalhitas em casos extremos, porém é algo que retirei por completo da minha rotina diária. A minha pele precisa mesmo de ser limpa em profundidade, caso contrário, estou constantemente com irritações e erupções cutâneas. Além disso, nesta fase, já não associo as toalhitas a um método de remoção rápido; prefiro definitivamente utilizar um produto com base em óleo, que derrete facilmente toda a maquilhagem, sem deixar vestígios.


Essência 
Apesar de ser muito fã de incluir produtos novos na minha rotina, ainda não consegui render-me às essências. Para quem não está familiarizado, as essências popularizaram-se nas rotinas orientais, sendo inclusive uma grande tendência da cosmética coreana. Possuem uma textura aquosa, que pretende adicionar uma primeira camada fina de hidratação à pele, com o intuito de potencializar a aplicação dos seguintes produtos. Devem ser utilizadas após o tónico e antes do sérum e aplicadas directamente com as mãos, que ao aquecerem o produto facilitam a sua absorção.

Há quem questione a pertinência das essências por questões de semântica, exactamente pela fusão do mercado cosmético oriental e ocidental. Porque, quando observadas ao detalhe, as essências assemelham-se em muito a séruns hidratantes mais diluídos e menos concentrados. Até porque, antes deste cruzamento de mercados, o sérum era um produto pouco popular no oriente e aparentemente, substituído pela essência. No caso específico da minha rotina, em que invisto bastante na hidratação, não creio que estar a adicionar a essência vá realmente fazer algo pela minha pele nesta fase. Tenho nos meus hábitos incluídos bons séruns hidratantes que creio cumprirem na perfeição o seu trabalho, daí não sentir a necessidade de incluir um produto que considero tão similar.     

produtos que não utilizo


Óleos Faciais 
Como expliquei numa das minhas publicações sobre óleos faciais, não sou especialmente aficionada por óleos faciais. A verdade é que os óleos dos quais a minha pele realmente beneficiaria, têm o risco acrescido da possível obstrução de poros e o consequente aparecimento de erupções cutâneas; o que, confesso, me desmotiva a explorar opções diferentes. Além disso, sinto sempre que a minha pele roça o excessivamente oleosa nas manhãs seguintes à aplicação de óleos. Creio realmente que é um daqueles produtos que, no meu caso, funciona mais como um passo extra, extremamente luxuoso do que propriamente algo efectivo.

Porém, acredito sinceramente que os óleos faciais possam ser fantásticos para muitos; quando bem utilizados, os seus benefícios são notórios. Eu pessoalmente, mantenho-me nos óleos essenciais, que é algo que utilizo com muita frequência para combater o acne hormonal e que funciona muito bem comigo.  


Esfoliantes Físicos
Creio que, quando começamos a utilizar ácidos, é um caminho sem retorno. A minha pele é bastante sensível por natureza, daí ser tão fã da utilização de esfoliantes químicos. Durante anos, acreditei que esfoliar a pele do rosto na perfeição tinha de resultar numa ligeira vermelhidão; tinha realmente de sentir o grão do esfoliante, sentir a sua acção para obter resultados palpáveis. Infelizmente, isso significava apenas que o produto que estava a utilizar era tudo, menos o adequado para a minha pele.

Os esfoliantes químicos quebram as ligações que mantêm a pele morta à superfície da nossa derme e, apesar da denominação poder ser assustadora, são muitas vezes mais gentis dos que os esfoliantes que utilizam a acção química. Desta forma, é estimulada a renovação celular e o resultado é uma pele mais luminosa, uniforme e bonita. Também é necessária alguma adaptação à utilização de ácidos na pele, relativamente à regularidade de utilização e escolha de ingredientes, mas com os produtos correctos, os resultados são realmente visíveis. Utilizo o Glow Tonic há mais de um ano - com 5% de ácido glicólico - e a mudança na minha pele é notória. 

Algum produto que não sintam necessidade de utilizar na vossa rotina de rosto?

8 comentários

  1. Mencionaste produtos que também não sinto necessidade de incluir na minha rotina!

    ResponderEliminar
  2. As toalhitas também foram postas de lado por completo.

    ResponderEliminar
  3. Depende muito do dia, mas nem sempre uso gel esfoliante, mas há outro que também não uso sempre é óleo
    mas gostei de saber o que não usas muito
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Hello hello!
    Em relação às toalhitas, é mesmo verdade. Quanto mais uso, mais a minha pele fica seca no momento após limpeza e com alguns papos cutaneos. Agora vou usar o que comprei, mas quero deixar de usar. Aliás até é melhor para o ambiente.

    Em relação aos óleos, tenho apenas um, e gosto muito, mas nada de ser demasiado gorduroso se não no dia seguinte a minha zona T, está super oleosa e com os poros abertos.

    Mais um excelente Post!

    Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
  5. Das tuas escolhas que não usas eu só uso o esfoliante físico (e o químico também). De resto é indispensável então toalhitas é que é dinheiro mal gasto. É como tu dizes, dá a sensação de uma limpeza falsa.

    ResponderEliminar
  6. Vim te ler porque acabei de ver o vídeo da Susan Yara sobre o mesmo assunto. ;)
    Eu nunca percebi o encantamento das toalhitas desmaquilhantes mas ainda não encontrei o esfoliante químico que me faça sentir segura, por isso continuo nos físicos.

    ResponderEliminar
  7. Exactamente! Também não utilizo nenhum desses produtos! 😲
    A primeira coisa que cortei foram logo as toalhitas desmaquilhantes, a minha pele sofria tanto com elas 😭😭

    Bom post, gostei!

    Lovable Maria | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  8. Babe!! Adorei mesmo o post e a forma como desconstróis tudo 🤩 Realmente, também não uso 3 dos produtos que não usas... Por enquanto, de vez enquanto ainda utilizo esfoliantes faciais com grão...
    Beijinhos, I'm Patrícia Silva!! 😘

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3