segunda-feira, 10 de junho de 2019

5 Dicas para Organizar a Mala de Férias

como arrumar a mala de férias

É possível que, ao lerem esta publicação, eu já esteja oficialmente de férias (e que merecidas que estas são)! Porém, tenho de fazer uma confissão: sendo uma distraída nata, fazer a mala de viagem é um autêntico suplício para mim. É rara a ocasião em que algo não fica para trás. Conclusão: para conseguir realmente fazer a minha mala de modo pertinente, há alguns pontos que são imperativos - e eu achei que podiam ser pertinentes para os mais distraídos.    


Fazer uma lista 
Creio que esta é uma preferência pessoal, mas para mim é muito mais fácil organizar-me se tiver preenchido uma lista com tudo o que preciso de colocar na mala. Tento sempre fazer a lista ao mesmo tempo que cumpro a minha rotina de noite porque é o momento do dia que dedico mais a mim; acabo por utilizar vários produtos seja durante o banho ou após o banho, cuidados de rosto, corpo ou cabelo. Ajuda também a relembrar-me do pijama, do carregador do telemóvel ou do computador. Novamente, ter contacto com os objectos que realmente preciso, relembra-mos - porque, se por acaso decidir fazer a lista de cabeça, vou sempre esquecer-me de algo de qualquer das formas. 

Também tento organizar a lista de uma forma similar à qual vou arrumar a mala. Deste modo, arrumo tudo directamente na mala e evito colocar os objectos noutros locais - onde, muitas vezes, acabam por ficar.  

Fazer a mala com consciência
Especialmente no caso de existirem limites em termos de peso, é muito importante fazer a mala consciente do que realmente vamos utilizar. Antes de mais, algo que faço sempre é consultar a meteorologia do local para onde vou viajar, um a dois dias depois. Deste modo, consigo planear mais facilmente as peças que necessito de levar, especialmente relativamente a agasalhos ou mangas. Depois, planeio atentamente toda a roupa que preciso realmente, tendo em conta a quantidade de dias que vou estar fora. Obviamente que aconselho também a ter em consideração uma muda extra, caso exista algum percalço. 

Sei que, na era em que viajar é sinónimo de uma fileira de instagram, fazer este exercício de planear os looks e, até, tentar incluir as mesmas peças em diferentes conjuntos não é fácil. Porém, é sem dúvida, algo necessário para evitar o transporte de peso desnecessário. 

Encontrar estratégias para aproveitar o espaço
Ao colocarmos o vestuário na mala, existem várias estratégias que podem ajudar a maximizar o espaço. Há pequenas dicas como enrolar a roupa ao invés da dobrar - ou utilizar o método de dobragem da Marie Kondo - ou encher os sapatos com meias. Lembro-me que quando me deparei pela primeira vez com este artigo da Wikihow, o meu modo de organizar a minha mala mudou completamente. Recomendo vivamente, até porque refere o modo ideal para enrolar a roupa, de modo a que não fique tão vincada ao chegar ao destino. 

Apostar em travel-sizes
Independentemente da viagem implicar transportes com mais restrições, quanto mais conseguirmos diminuir o espaço necessário na mala, melhor. Para quem, como eu, não viaja sem a artilharia de cosmética, recomendo vivamente os travel-sizes. Sinto que os cosméticos em tamanho de viagem aliam o melhor de dois mundos: permitem-me experimentar produtos sem o total compromisso financeiro e são super práticos de transportar. Os produtos em que mais aposto são produtos de cabelo, solares e cremes de corpo, porque são raras as vezes em que torno a trazer as embalagens para casa; desta forma, acabo também por livrar espaço na bagagem de regresso. 

Existem também travel-kits compostos por um conjunto de embalagens reutilizáveis onde podemos colocar os nossos próprios cosméticos. Estes kits são especialmente úteis para quem viaja de avião, já que vão de encontro a todas as regras de transporte de líquidos obrigatórias. Relembro então que, em mala de mão, produtos líquidos têm de ser transportados em embalagens de até 100 ml, numa bolsa transparente de dimensões até 20 x 20 cm, que possa ser facilmente aberta e fechada. O conjunto de todos os líquidos não pode passar os 1000 ml (um litro).   

Nota: deixo o alerta de que, na semana de 10 a 16 de Junho a Notino vai oferecer um kit de viagem em compras superiores a 40€ - uma aposta fantástica para quem já está a pensar nas férias. 

Não esquecer o protector solar
Era impossível não aproveitar esta publicação para fazer a referência: priorizem a protecção solar. Seja o destino quente ou frio, a protecção solar deve estar sempre presente; os raios solares são incontestavelmente um dos maiores factores de envelhecimento da pele e são cada vez mais conhecidos os riscos da exposição desprotegida. Além disso, já não há desculpas para não utilizar protecção solar. Se em tempos, a aplicação era demorada, nos queixávamos de "ficar brancos" ou não gostávamos do cheiro, hoje existem n opções no mercado, prontas para satisfazer qualquer necessidade.


5 comentários

  1. Boas férias, coração! Aproveita muito ♥
    Fazer as malas é uma tarefa que também dispenso. Ainda que transmita a certeza de que vamos desaparecer por uns dias, relaxar e viver novas experiências, saltava essa preparação prévia ahahah
    Não dispenso a uso de lista, ajudam imenso

    ResponderEliminar
  2. boas dicas! e sim, NUNCA ESQUECER O PROTECTOR SOLAR! isso é mm crucial!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Sigo imensas das tuas dicas, principalmente escrever listas! Se eu já escrevo tantaaas listas no meu dia-a-dia para não me esquecer de nada, quanto mais quando vou de viagem! E, sim, por muito que tente reduzir, continuo a levar coisas a mais na minha mala... Mas pronto, mais vale prevenir do que remediar, nunca sabemos quando vamos precisar de algo!

    Beijinhos,
    M's Journal

    ResponderEliminar
  4. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus favoritos ❤️..

    Meu Blog: Ganhadores das Loterias Estaduais

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3