Sempre fui uma leitora fervorosa e uma entusiástica de cinema. Infelizmente, este é um tópico que renego bastante por aqui, simplesmente por querer manter a cosmética como tema central. Contudo, uma das minhas resoluções de ano novo foi escrever mais; escrever sobre aquilo que me dá mais prazer. Posto isto, serão mais frequentes as publicações sobre literatura, cinema e televisão - que me dizem? E por esse lado, o que andam a ver este mês?
You
Andava ansiosa pelo lançamento de You desde o primeiro teaser. Primeiro, pelo actor principal; Gossip Girl é um marco na minha adolescência e, mesmo não morrendo de amores pelo Dan, tinha curiosidade em ver outra personagem por parte de Penn Badgley. Segundo, pelo ambiente de tensão que se sente em todo o trailer. Literalmente, um dia depois do lançamento na Netflix, já tinha devorado a série e as minhas expectativas (altas, bem altas) foram fantasticamente superadas.
A série, adaptada de um livro homónimo de Caroline Kepnes, conta a história de Joe, um gerente de uma livraria, e de todo o seu envolvimento com Beck. O que rapidamente associamos a um amor à primeira vista, escala para um sentimento obsessivo e aos primeiros quinze minutos de série, percebemos que algo está errado. A série tem um ritmo extremamente rápido, cativante e sem grandes pausas. Não exige demasiada atenção ao detalhe, é fácil de acompanhar, mas ainda assim, intensa. Adoro o facto da história ser contada na primeira pessoa - é o Joe que faz toda a narração - e, acima de tudo, que a adaptação me fizesse questionar as questões morais e éticas de mais de metade dos acontecimentos. É difícil demonstrar o meu entusiasmo sem entrar em detalhes essenciais, mas posso dizer que foi uma das minhas séries favoritas de 2018 - e eu sou especialmente exigente.
BlacKkKlansman
Dirigido por Spike Lee, BlacKkKlansman conta a história de Ron Stallworth, o primeiro detective afro-americano na divisão do Colorado. Com a ajuda de Flip (um detective judeu), Ron infiltra-se na Ku Klux Klan, uma organização racista que defende a supremacia branca, o nacionalismo, a anti-imigração e o anti-semitismo. Escusado será dizer que a crítica social e a mensagem política em BlacKkKlansman é massiva - e sinceramente, chocante. Os momentos de racismo extremo, os diálogos, os pequenos detalhes... todo este filme é o soco no estômago que precisamos de levar.
De uma forma extremamente leviana e com alguns momentos de humor, o filme foca os problemas sociais de uma forma extremamente crua. O desenvolvimento dos personagens é incrível e, apesar de ter ficado fã do desempenho de John David Washington, fiquei deliciada com as escolhas de Adam Driver. Flip é completamente desligado das suas raízes judaicas e, perceber a revolta a crescer na personagem nos pequenos detalhes, gestos e expressões faciais é emocionante. Vivendo obviamente numa posição privilegiada, posso dizer que me emocionei seriamente nos últimos momentos do filme, num desfecho vergonhoso acompanhado por filmagens REAIS do KKKlan.
Bird Box
Bird Box dispensa apresentações após de todo o marketing incrível por parte da Netflix. O enredo conta a história de Malorie e de duas crianças, que lutam pela sua sobrevivência. A principal dificuldade? Fazê-lo de olhos vendados, visto que as criaturas que os perseguem levam qualquer um que os veja, ao suicídio. A história é contada em diferentes espaços temporais, infelizmente fazendo adivinhar em demasia os desfechos de cada cena. Ainda assim, existem momentos surpreendentes e emocionantes por todo o filme.
"Bird Box" conta a história de sobrevivência de Malorie e duas crianças. |
Eu sei, eu sei. Bird Box está literalmente em todo o lado e sinceramente, tem dividido a crítica. Pessoalmente, gostei imenso do filme. Ainda assim, faço a ressalva: as interpretações dos actores não são de todo as minhas favoritas e, em determinados momentos, deixam bastante a desejar - o que nos faz, inclusive, duvidar da tensão da acção. Sandra Bullock destaca-se, obviamente, a par com a bondade e coragem de Trevante Rhodes. Mas porque é que gosto tanto do filme? Por ser tratada como uma personagem e em momento algum ser apresentada aos 'monstros' que assombram os personagens. Também eu tenho uma venda e permaneço na dúvida; será que a tiraria apenas para satisfazer a minha curiosidade?
Também merecem destaque:
Minimalismo - um documentário que acompanha os estilos de vida de pessoais reais que decidiram viver com menos. É extremamente interessante por tocar em temáticas fortíssimas, como o marketing a que estamos expostos ou à sociedade assustadoramente consumista em que vivemos.
Marie Kondo: a Magia da Arrumação - uma série em que Marie Kondo - a incrível escritora e youtuber guru de arrumação - auxilia casais com dicas de arrumação e organização, perfeitas para as novas resoluções de ano novo.
Sou um assassino - uma das série-documentários mais chocantes que já vi. De uma forma muito sucinta, permite a condenados contarem a sua história na primeira pessoa.
Da tua listinha quero imenso ver Bird Box! E You também me tem deixado muito curiosa depois de ver várias pessoas a falar dela no Instagram. BlacKkKlansman não conhecia, mas fiquei muito curiosa! E acho que fazes muito bem em falar de cinema e literatura aqui no blog, eu pessoalmente vou adorar ler!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://averamarques.blogspot.com
Oh, I heard many amazing reviews from people who watched this serie. I have to watch it also!
ResponderEliminarhttps://redamancyy.blogspot.com/
I haven't watched Bird Box but I've heard amazing things about the show!
ResponderEliminarAnyway, I just followed you! Kind enough to follow me back? :)
BLOG | INSTAGRAM | BLOGLOVIN
Fiquei curiosa com Bird Box! As outras não conhecia! :P
ResponderEliminarwww.amarcadamarta.pt
Boas apostas para ver neste mes! Realmente está toda a gente a falar no Bird Box. Confesso que ainda não o vi por falta de tempo, mas ouve-se falar nele em toda a parte!
ResponderEliminarbeijinhos
Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand ❤
Confesso que não conhecia nenhum que falas-te, mas quero ver se assisto a algum
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post //Intagram
Tem post novos todos os dias
I loved You and Bird Box so much!
ResponderEliminarxx
Sarah
Queria muito ver You e Bird Box, mas agora fiquei ainda mais entusiasmada!
ResponderEliminarThanks for all the suggestions!
ResponderEliminarxx Rena
www.dressedwithsoul.com
Que excelente resolução de ano novo, coração! Vou adorar ler as tuas publicações sobre as áreas que tens em perspetiva e tenho a certeza que me vais conquistar, como o fazes sempre, com a tua escrita :)
ResponderEliminarQuero muito ver Bird Box. E fiquei curiosa com BlacKkKlansman e Sou um Assassino
r: Fico de coração cheio ao ler isso! Ele merece *-*
Ah que bom ver isto por cá! Gostei imenso da forma como escreveste este post, Cátia, fico à espera de mais! :)
ResponderEliminarQuanto ao que já viste, já vi os mesmos filmes - e vou falar deles em breve - e adorei os dois. Confesso, partilho das tuas ressalvas quanto ao Bird Box, mas o que apontaste como pontos positivos fizeram-me adorá-lo e ficar na ponta do sofá todo o filme. Já o BlackKklansman foi, como dizes, um murro no estômago muito bem dado. E agora fiquei curiosa quanto às séries de que falaste!
Jiji
Eu não costumo acompanhar séries!
ResponderEliminarBoa semana!
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Esse BlacKKKlansman eu não conhecia, mas parece interessante demais! Bem quero assistir!
ResponderEliminarBeijo!
Cores do Vício
Bird Box gostei mas achei sem fim.
ResponderEliminarhttp://www.blogsecretplace.com/
I must watch it! Great post, xx
ResponderEliminarASTADEK blog
Comecei a ver a série YOU e admito que ele é creppy como tudo, ahaha! Mas até agora estou a gostar. E já vi Bird Box que adorei! Está super bem conseguido o filme!
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Quero ver o Bird Box, mas infelizmente não tenho tanto tempo para filmes, séries e livros quanto gostava :/ Ainda assim também são temas que vou tentar trazer mais para o blog este ano!
ResponderEliminarOntem vi Bird Box e não fiquei fã!
ResponderEliminarMas comecei a ver You e acho que me atraiu imenso!
Um bejinho,
Beauty and Fashion | Instagram ♡
obrigada pelo comentário <3
ResponderEliminarquero muito ver a série you :D
www.pinkie-love.com
Excellent post (as always)!Thank you very much :) and
ResponderEliminarhappy new week!
ResponderEliminarDesses três só me falta ver BirdBox! Tanta gente fala que acho que não vai passar de hoje eheh
ResponderEliminarKiss, Mariana Dezolt
Messy Hair, Don’t Care ♡
O Bird Box é espetacular!!! Só tenho pena de não ter lido primeiro o livro
ResponderEliminarDas tuas sugestões já assisti You, Bird Box e Marie Kondo: a Magia da Arrumação ♥
ResponderEliminar