segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

O MÉTODO DE DUPLA LIMPEZA E O QUE FAZ PELA MINHA PELE

método de dupla limpeza

O Double Cleansing Method - o método de dupla limpeza - trata-se de uma técnica popularizada pelas bloggers de beleza coreanas e é, obviamente, muito auto-explicativa: propõe limpar o rosto com dois produtos diferentes na rotina nocturna. O conceito original pretende que o rosto seja limpo uma primeira vez com um óleo ou bálsamo de limpeza, para retirar toda a maquilhagem, SPF e excesso de sebo, e uma segunda com um produto de limpeza à base de água, para retirar quaisquer restos de sujidade e bactérias que possam ter permanecido na tez.  


Porque comecei a utilizar o Double Cleansing Method?


Há praticamente um ano que utilizo bálsamos ou óleos de limpeza para retirar a maquilhagem. Utilizo-os especialmente pela rapidez; como uso muita maquilhagem, estas texturas tornam a sua remoção muito mais simples e, a meu ver, muito eficaz até mesmo relativamente a fórmulas à prova de água. Contudo, para mim, era sempre muito perceptível o peso do óleo no rosto. Apesar de saber que a minha pele estava limpa, sentia sempre necessidade de finalizar a limpeza pelo menos com água para devolver o conforto à minha pele.. Tudo porque não queria abdicar da praticabilidade dos óleos de limpeza.

O método de limpeza dupla veio, então, de uma forma rápida resolver o meu desconforto. Após o óleo de limpeza, passei a utilizar religiosamente uma espuma ou gel à base de água e agora sim, sinto que encontrei a rotina de passos que realmente funciona para mim. Além de sentir diferenças enormes relativamente a erupções cutâneas na minha pele - provavelmente provindas de poros obstruídos - garanto ainda que os cuidados de rosto que coloco de seguida penetrem com mais eficácia. Os óleos, de uma forma geral, são constituídos por moléculas maiores que as existentes no s ingredientes do nosso skincare, logo podem criar uma barreira impeditiva à actuação dos produtos seguintes na tez.      

Apesar de ser blogger de beleza, não sou de todo apologista de rotinas nocturnas com doze produtos (pergunto-me mesmo se a nossa pele precisa de todos aqueles ingredientes) mas para mim, faz realmente sentido acrescentar mais um passo de limpeza. Aliás, o Double Cleansing Method provavelmente não fará sentido a todos vós, mas tendo em conta a quantidade de produtos que coloco no rosto diariamente e os ambientes a que exponho a minha pele, é algo praticamente imperativo na minha rotina.

método de dupla limpeza

Posso utilizar água micelar no Double Cleansing Method?


A verdade é que, apesar dos óleos de limpeza serem cada vez mais frequentes no mundo cosmético, ainda não são assim tão comuns nas rotinas ocidentais. São obviamente texturas que causam alguma preocupação a quem possui pele oleosa e que exigem forçosamente algum método de tentativa-erro para perceber o que funciona para cada pele. Assim sendo e, com a globalização da tendência, deu-se a introdução da água micelar no primeiro passo de limpeza do rosto - o que a meu ver, é pertinente. 

No método de limpeza dupla, o primeiro passo pretende um produto de limpeza que realmente deixe a pele livre de qualquer sujidade visível num disco de algodão. A água micelar é realmente, para alguns, um passo rápido e eficaz e, no caso, cumpre os requisitos para se adequar a este método. As condições para o segundo passo mantêm-se: um gel ou espuma de limpeza à base de água. 


Mas afinal, quais são os benefícios deste método?


  • Diariamente, a pele fica limpa em profundidade e completamente livre de maquilhagem, excesso de sebo, poluição ou bactérias. Especialmente antes de dormir, uma pele bem limpa garante uma melhor regeneração celular nocturna, o que resulta num rosto luminoso e preenchido pela manhã.
  • Permite uma melhor penetração de cremes nocturnos e séruns garantindo, obviamente, um melhor desempenho e resultados das suas fórmulas.
  • É especialmente benéfico para peles acneícas, desde que com os produtos adequados.
No meu caso, e como já referi, noto especialmente diferenças nas erupções cutâneas pelo meu rosto. Sempre senti que o pouco acne que tenho provinha de causas hormonais ou alimentares, mas neste momento coloco um pouco as minhas conclusões em perspectiva. Além da segurança de uma pele mais limpa (e sinceramente, bonita) nestes últimos dois meses, o meu queixo esteve livre do horrível acne espontâneo do qual costumo sofrer - o que para mim, é uma enorme vitória! 

21 comentários

  1. Já devo fazer isto há uns bons dois ou três anos - desde que descobri o óleo de Camomila da The Body Shop, basicamente :p é o menino dos meus olhos, seguido de um gel de limpeza (e com esse não sou esquisita) e o que é certo é que assim que comecei a fazer isto encontrei o equilíbrio na minha pele. Não acredito que seja preciso utilizar mil produtos para ter uma pele bonita, mas na limpeza não facilito!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Confesso que em tratar da minha pele não é coisa que tenho feito muito, mas nunca usei nenhum dos produtos que falas-te, mas parece que resulta bastante bem
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Por vezes, demoramos a encontrar o nosso ritual certo, mas quando lá chegamos é maravilhoso. E a nossa pele agradece *-*

    ResponderEliminar
  4. Olha, sempre limpei a pele em dois passos, não necessariamente com óleos e bálsamos mas com desmaquilhantes hidratantes, e depois com o gel de limpeza e nem sabia que era um método ahaha. Sempre pensei que fosse a forma correcta de retirar a maquilhagem, até porque se vamos colocar cremes depois convém que ela esteja mesmo limpa. Mas ainda bem que falas sobre este assunto uma vez que muita gente não o faz e retirar a maquilhagem correctamente é mesmo muito importante.

    Muitos beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia esses dois passos utilizando óleo e confesso que fiquei bem curiosa! Pena que aqui ainda não tenha nenhum óleo de limpeza acessível. :(

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  6. Olá Katia,

    No rosto uso pela manhã todos os dias um creminho da Davene, ele tem FPS 15. Adorei conhecer os seus produtos, parabéns pela resenha.

    Um beijo e Feliz Ano Novo!

    Ps: amei o seu lay novo.

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  7. Adorei conhecer seus produtos! Amei a resenha e as fotos.
    Tudo muito lindo por aqui ♥
    Já estou seguindo.

    Beijos

    https://blogmeumundonofundo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Olá...
    Adorei ler o post e ver os produtos, que você usa para a sua pele...
    Feliz ano novo...
    Convido você conhecer o meu blog, lá tem posts todos os dias...
    Aguardo a sua participação por lá...
    Até, mais...
    JaqueVirtual...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Interesting beauty products. We keep in touch. xx

    ResponderEliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    excelente publicação :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia, nem nunca tinha ouvido falar, geralmente uso toalhitas ou a água micelar, mas essas dicas pareceram-me muito bem 👍🏼

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  12. Confesso que ainda não conhecia este método mas vou tentar começar a praticar pois sinto o mesmo desconforto que sentias antes. Também uso produtos desmaquilhantes em óleo e sinto que a pele fica pesada com o uso dos mesmo. Amei este post e super dica.
    Beijinhos e um excelente 2019 querida.
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Acho um ótimo método de limpeza este que usa dois tipos de produtos. Pra quem usa muita maquiagem, o óleo é bom por não agredir a pele e depois podemos limpar com o nosso produto de sempre. Já quero aderir!

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. r: Estou mesmo ansiosa pelo concerto, coração *-*

    ResponderEliminar
  15. ;)

    Amo muito essa solução micelar da Bioderma!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  16. Lately I use only make-up swipes to remove make-up for comodity but after reading all the pros and the positive aspects of this method, I decided to give it a try too.
    Regards,
    Flo

    ResponderEliminar
  17. Desconhecia este novo método mas o teu post foi mesmo bem informativo babe! O único óleo que uso de momento no meu rosto (olhos mais precisamente) é o de amêndoas doces mas não sou de usar muita coisa no rosto porque tal como dizes acho que não precisamos de tanto. O que sinto que me faça falta é um sérum. Não tarda entro nos 30 e preciso de algo melhor até para os olhos.
    Eu já costumo usar água micelar para limpar o rosto (mesmo tendo agora toalhitas prefiro a água) e depois uso gel de limpeza como sempre preferi.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. obrigado, meu doce :D

    confesso que também tenho assim um conjunto de meninos que me ajudam imenso na limpeza de rosto. este é um dos passos fundamentais para que a pele esteja impecável.
    sou um fã dos teus posts, amor!

    NEW OUTFIT POST | WELCOME TO TEXAS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  19. Engraçado, já faço uma rotina semelhante, mas com água micelar, há quase 2 anos. :)
    E sim foi assim que passei a sentir a minha pele mais limpa e com menos manchas.
    Mas percebi que estava a "seguir" mal os passos, pois primeiro uso o gel de limpeza (da Vichy) e depois a água micelar (da Corine de Farme). Vou experimentar trocar! ;)

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3