quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

5 PERGUNTAS SOBRE HIGIENIZAÇÃO NA COSMÉTICA

... que já todos deveríamos ter feito. 

Infelizmente, noto que há alguma falta de informação relativamente à higienização cosmética. Sei que é uma temática aparentemente aborrecida, mas é informação que pode melhorar a vida útil dos vossos produtos e até a aparência e saúde da vossa pele.



Preciso realmente de higienizar toda a minha maquilhagem, mesmo sendo só eu?

Claro que sim. A higiene, especialmente nos pincéis, é extremamente importante. Os pincéis estão constantemente em contacto com rosto e, com a utilização, tornam-se um depósito de pó, sujidade, oleosidade e maquilhagem (por mais limpa que a nossa pele possa estar) e o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Pincéis sujos são sinónimo de erupções cutâneas, poros obstruídos e até possíveis alergias. 

Como proceder para higienizar os meus produtos e com que periodicidade?

O passo essencial é, sem dúvida, manter todo o material e limpo e desinfectado: embalagens, pincéis, produtos e, inclusive, a zona onde fazemos a nossa maquilhagem habitualmente. Relativamente à desinfecção, quem utiliza um produto próprio para limpeza de pincéis, pode provavelmente estar confortável - a maioria das fórmulas já tem desinfectante na composição. Contudo, também é possível utilizar álcool como desinfectante nos materiais sem receios. O ideal é colocar um pouco de álcool num vaporizador que produza uma bruma fina e aplicá-lo a uma distância razoável; pode ser utilizado em pincéis, pós, batons, etc. As máscaras são os únicos produtos cuja higienização é complicada e, por isso mesmo, não devem ser utilizadas durante mais de três meses.  

A limpeza de todo o material deve ser feita com toda a maior regularidade possível, idealmente quinzenalmente. Já a desinfecção, no caso da maquilhagem ser exclusivamente para utilização própria, é recomendada de três em três meses. 

Higienizar a minha maquilhagem pode comprometer a qualidade dos produtos?

Nunca, se for feito da maneira correcta. Além disso, é imperativo deixar os materiais secar num local fresco e sem humidade, de preferência com luz solar. Caso os produtos não fiquem bem secos, pode existir a possibilidade do aparecimento de fungos que, obviamente, tornam as fórmulas inutilizáveis. 

Devo exigir à minha maquilhadora que higienize os produtos à minha frente? 

Não necessariamente. À priori, a maquilhadora já higienizou todo o seu material de forma a rentabilizar o tempo da marcação. 

Devo preocupar-me se a maquilhadora utilizar testers no meu rosto?

Sinto que esta pergunta surge com regularidade quando alguém opta por escolher um serviço numa loja da especialidade. Ao contrário do que se pensa, os testers também são higienizados com regularidade, porém nada impede que alguém aplique o produto directamente no seu rosto e comprometa toda a fórmula. Ainda assim, há testers permitidos desde que higienizados antes da sua utilização: produtos com pump, pós, lápis e até batons em bala. Caso vejam a vossa profissional a utilizar um tester com o qual não se sintam confortáveis, basta recusar gentilmente. Novamente, os produtos são sempre higienizados mas a má conduta por parte de outros clientes existe e deve ser tida em conta e por isso no final, a última palavra é sempre do cliente. Posto isto, acrescento que actualmente a maioria das lojas de cosmética já têm um espaço próprio, com produtos específicos para maquilhar.   

21 comentários

  1. Great post dear! Have a wonderful day!
    xoxo
    Dilek...

    ResponderEliminar
  2. E eu a precisar desesperadamente de limpar os meus pincéis....

    Sinto que há muito pouca consciência sobre isto. Estes dias fiquei em choque: na Kiko, vi uma cliente pegar em 3 ou 4 tester e colocá-los directamente dos lábios. Juro que fiquei sem reacção :s

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Acho que um post deste género é sempre necessário porque há, efectivamente, algumas dúvidas relativamente à necessidade de higienização dos produtos de maquilhagem. Estando consciente de que nem toda a gente tem esse cuidado com o material que utiliza (pincéis, sobretudo), quando vejo alguém com algum tipo de intolerância ou reacção cutânea à minha frente (e é mulher) tenho o cuidado de perguntar como é que limpa e desinfecta os produtos de maquilhagem. Qual não é o meu espanto que maior parte delas não "sabe" o que isso é ou ,se sabe, não se preocupa com isso "porque sou só eu que uso e não faz mal". Fizeste bem em criar uma publicação deste género. Sempre dá para desmistificar alguns conceitos.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post mesmo muito útil, obrigada pelo esclarecimento.
    Beijinhos
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
  5. Cleaning makeup tools is very important because this is one of the reasons of acne breakouts. I admit that I feel lazy most of the time in cleaning my makeup tools but once done, my face thanks me for cleaning the tools.


    Please check out my latest post, too? I'd love to hear something from you! :)
    www.cielofernando.com
    FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  6. Amei as dicas, ainda tinha algumas dúvidas sobre o assunto e consegui sanar lendo esse post :)
    Feliz 2019!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
  7. Confesso que limpo frequentemente a minha maquilhagem e acessórios mas que nunca pensei em desinfectar! No entanto, faz todo o sentido! Grande post :D

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
  8. Fazes sempre posts tão úteis! Eu costumo limpar a minha maquilhagem com frequência mas confesso que de vez em quando dá aquela preguiça ahah

    Beijiinhos, Catarina | Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube

    ResponderEliminar
  9. Post bastante importante, adorei.
    Tenho sempre o cuidado de limpar a minha maquilhagem!
    Beijinhos :)
    welovecr.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante da tua partilha, pois é bastante importante, mas algumas das tuas dicas já as faço, mas outras não sabia
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  12. Um post super útil! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  13. Higienizar é mesmo uma palavra de ordem! Mesmo não utilizando produtos de maquilhagem que requeiram esse cuidado, sinto que é um passo que não se pode descurar. E acho que o teu primeiro parágrafo diz tudo. É preciso que as pessoas percebam que, por mais aborrecido que o assunto e a tarefa sejam, no final, fica-se a ganhar, porque a resistência dos artigos não fica tão comprometida e a nossa pele não sofre com essa falta de limpeza.
    Estás, novamente, de parabéns, minha querida, porque as tuas partilhas são sempre pertinentes e uma enorme chamada de atenção <3

    ResponderEliminar
  14. óptimo post! Eu de quando em quando lavo sempre os meus pinceis!

    ResponderEliminar
  15. Muito bom! Ótimas dicas, realmente somos bem desinformadas em relação a isso!
    Beijos
    https://oneoffjulia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Nunca gosto de usar testers no rosto, tenho medo! Os meus pincéis sempre higienizo direitinho pra evitar problemas na pele :D

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. r: Muito obrigada, meu bem *-* se tiveres oportunidade, aconselho

    ResponderEliminar
  18. Adorei este post, está mesmo muito bem explicado! É muito raro vermos informação sobre a higienização da maquilhagem, especialmente quando somos só nós a usar a maquilhagem!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. É muito importante esclarecer este tipo de dúvidas.
    _Telma.

    ResponderEliminar
  20. Adorei este post. Conteúdo excelente mesmo, bastante informativo. Vou adotar a dica do álcool em spray.
    Beijinho
    https://cristianalifestyle.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3