quarta-feira, 24 de outubro de 2018

FALEMOS DE HIGIENE ÍNTIMA

lactacyd

Tenho uma confissão a fazer: demorei anos até introduzir um produto de limpeza específico para a minha zona íntima na minha rotina. Sinto que, infelizmente, não há informação suficiente sobre a importância da utilização de uma fórmula específica para a zona, talvez por ser uma temática a roçar o desconfortável para tantos. Antes de mais, é importante referir o óbvio: uma higiene íntima diária é imperativa.


A nossa vagina produz um fluído esbranquiçado ao longo do ciclo, que garante a sua limpeza diária de uma forma eficaz e natural. Este fluído possui um pH naturalmente ácido, que contribui para manter a zona íntima livre de infecções e irritações. Posto isto, para manter o equilíbrio da flora vaginal, é necessário utilizar produtos de higiene com um pH ligeiramente ácido de forma a não interferir com esta barreira protectora natural do corpo. O nosso gel de banho habitual, por norma, não tem estas características - além de questões óbvias, como perfumes fortes e agentes de limpeza mais agressivos - e é por isto mesmo que é necessário escolher um produto específico para a higiene íntima.  Apesar de nunca ter tido problemas graves no que toca à zona íntima, sentia em momentos, alguma secura especialmente após as lavagens. Depois de alguma pesquisa, decidi mudar os meus hábitos e experimentar então um cuidado específico.

Com opções de escolha tão vastas pelo supermercado, confesso que me regi pela confiança que a minha própria mãe deposita na marca; aliás, desde muito cedo que me lembro da embalagem de Lactacyd pela nossa banheira. A própria marca possui uma série de gamas, mediante as diferentes necessidades, mas costumo optar pela dita embalagem tradicional cujas funções vão de imediatamente de encontro ao que referi anteriormente - equilibrar o pH da vagina e garantir eficácia na higiene íntima diária. 

lactacyd

Tal como o nome indica, Lactacyd é rico em ácido láctico natural (similar ao que a nossa zona íntima naturalmente produz) traduzindo-se numa fórmula que respeita a nossa flora e, ainda assim, é extremamente suave e delicada. Também não possui sabão na sua composição, pelo que pode ser utilizado até duas vezes por dia, sem perigo de ser demasiado abrasivo para a zona íntima. No caso, esta opção tem um leve aroma que eu pessoalmente acho muito agradável e adequado, e que me traz muito conforto. Estou muito satisfeita, após meses de utilização, e estou inclusive muito curiosa com o mais recente lançamento da marca - o Lactacyd Precious Oil - que promete ainda mais conforto e hidratação ao longo do dia. 

Outra questão muito importante é, mesmo utilizando um produto específico, não fazer demasiadas lavagens ao longo do dia. São muitos os ginecologistas que insistem que apenas uma lavagem por dia com produtos específicos é suficiente para prevenir infecções e eliminar bactérias. Em momentos mais específicos, como após relações sexuais ou durante a menstruação aconselha-se, sim, uma segunda lavagem para retirar o excesso de secreções ou corrimento. Que cuidados de higiene íntima possuem diariamente? Utilizam algum produto específico para a zona?

15 comentários

  1. Segunda uma enfermeira do planeamento familiar, uma das melhores coisas é usar iogurte natural, para combater infeções vaginais.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar

  2. Great post my blogger friend.
    Have a nice day .
    Dilek...

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre uso sabonete íntimo. Essa marca não conhecia, mas parece super boa!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  4. também uso lactacyd! a versão normal, gosto muito. e é muito bom mesmo. uso todos os dias e até levo num potinho para o gym...
    é um bocadito mais caro do que os de supermercado... mas a embalagem grande dura-me quase um ano!


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  5. Já ouvi falar bastante dessa marca, mas olha que nunca usei, mas parece ser um bom produto
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Marca que conheço desde sempre e que gosto muito! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Acho que tens muita razão no que toca a estas questões. É um grande tabu ainda e a verdade é que falar abertamente sobre estes assuntos pode ajudar muita gente.

    Eu uso um da Saforelle que me foi recomendado pela médica de família e gosto muito. Por vezes quando tenho a pele reativa uso também nessas partes do corpo e é muito bom não só a acalmar a reação como não a piora.

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia a marca, mas fiquei de olho, ando à procura de um produto destes e este parece-me uma boa opção !

    xoxo ♡
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  9. Por acaso ando há procura de um novo para experimentar ainda bem que trouxeste o assunto aqui ao blog
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Adorei este post babe! Eu já falei no meu blog mas sinto que ainda assim são poucos os blogues que falam sobre este tema e deverá ser mais falado.
    Para mim foi recomendado apenas lavar uma vez ao dia. Já sofri de infeções e umas menos boas e então decidi há 1 ano e tal usar um produto específico. Sempre usei da Corine de Farme mas a minha mãe também há muito anos que é esta marca e ela já disse para eu usar mas nunca nada... tenho mesmo que comprar. É super importante cuidar da nossa "menina" como deve ser!

    ResponderEliminar
  11. Tenho imenso cuidado com a minha higiene intima, este produto nunca experimentei mas já ouvi falar imenso.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Esta marca também já foi presença constante cá em casa e tem que retornar :)
    É mesmo importante abordar estas questões, até porque, tal como referiste, sinto que há pouca informação, o que não se justifica. A higiene intima é de máxima importância, por isso, devemos ter uma boa base de conhecimentos que nos permitam adequar os produtos à nossa necessidade. Não falar acaba por tornar os assuntos tabus e isso é algo que, facilmente, podemos evitar

    r: És sempre um amor, obrigada <3

    ResponderEliminar
  13. Quase ninguém fala sobre o assunto, mas é muito importante.
    Eu uso um produto específico mas de outra marca e gosto bastante.
    Beijinhos*
    Blog|Facebook|Instagram

    ResponderEliminar
  14. É mesmo muito importante desmistificar este tipo de tópicos. Muitas senhoras desconhecem tal assunto e não sabem o conforto que é usar os produtos certos. Muitos parabéns mais uma vez pela publicação!
    _Telma.

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3