domingo, 8 de abril de 2018

LIVROS DE COLORIR PARA ADULTOS?

livros de colorir adultos puz

Inicialmente, achei a abordagem um tanto ou quanto caricata mas a verdade é que colorir é um processo realmente relaxante. Nunca me via sequer a fazê-lo até experimentar e compreender o quão este simples acto me permite desligar, não só dos meus pensamentos, como do próprio mundo online em que estou constantemente - afinal, é impossível pintar e dar likes no instagram, certo? 

Após alguma pesquisa, descobrir que este processo de colorir é muito mais do que o simples distracção e, apesar de não ser considerado uma terapia, proporciona sensações comprovadas de conforto e bem-estar. Ao observarmos o desenho terminado, facilmente assumimos uma sensação de concretização que activa o sistema límbico cerebral e estimula a produção de dopamina, que causa uma sensação de prazer real ao nosso corpo. Além disso, e de uma forma mais óbvia, estimula a criatividade e sentido estético. 

livros de colorir adultos puz

Infelizmente, Portugal ainda não aderiu de forma tão massiva aos livros de colorir quanto nos outros países, especialmente porque é rapidamente associado a uma perspectiva mais infantil. Ainda assim, posso dizer por experiência própria que é uma experiência viciante. No meu caso em que apesar de ter a ansiedade sob controlo, ainda me sinto ligeiramente inquieta com determinadas situações, ajuda-me realmente a esvaziar a mente e a focar-me no que estou a fazer, o que não é de todo fácil. 

O que estou a colorir actualmente chama-se Color Zen e é da Puz. A editora não só publica livros para colorir como publica livros de passatempos para adultos. As encomendas podem ser feitas através da página de facebook e instagram da marca, contudo também estão disponíveis em vários pontos de venda pelo país. Custou apenas 2,99€. 

Já experimentaram livros de colorir? Seriam capazes de experimentar? 


18 comentários

  1. Há livros lindíssimos e conheço muitas pessoas adultas que gostam. Nunca colori um, mas gosto, de vez em quando, de fazer esse tipo de desenhos, mandalas principalmente. O efeito é também relaxante. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Cátia! Adoro os livros de mandalas, acho muito entretidos.
    Espérote pelo meu blog. Beijo!

    ResponderEliminar
  3. Não conseguimos ver muito bem como é que isto nos acalma... Ainda não conseguimos remar com a maré nisto... Mas um dia havemos de descobrir ahah

    ResponderEliminar
  4. Por acaso sou muito fã deste conceito, apesar de não ter jeitinho nenhum para colorir! Sem dúvida que sinto que estimula a minha criatividade, mas para mim nunca chega a ser muito relaxante porque fico chateada com o meu resultado!!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  5. Tenho um dessa marca para colorir, mas ainda não o fiz, mas o teu parece estar a ficar mesmo bonito
    Beijinhos
    Novo post (Review 2 Peças) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Eu também gosto muito! Acho super relaxante. <3
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  7. É um hábito que não tenho, mas acho este conceito fabuloso. Porque acredito que, de facto, estimule e permita à pessoa entrar numa espécie de bolha :)

    ResponderEliminar
  8. Olá!!!
    Eu ainda cheguei a comprar um, mas infelizmente tenho pouco tempo e as vezes o pouco que tenho gasto-o com o blog e a ler... no entanto, acho bastante terapêutico e o conceito é muito bom!
    Beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Em Portugal tudo é considerado infantil xD eu acho super interessante.
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho um livro de colorir e gosto bastante dele. Mas descobri que prefiro desenhos mais concretos a esses de padrões e mandalas (se bem que há pessoas com imenso jeito que sabem deixá-los muito bonitos). É uma actividade mesmo relaxante e muito boa para descontrair e desligar um bocadinho.

    Beijinhos

    https://miasteixeirapinto.wixsite.com/buongiorno

    ResponderEliminar
  11. Já ando há algum tempo para comprar um destes livrinhos, sempre gostei muito de colorir :)

    xoxo ♡
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  12. Aqui essa moda pegou rapidinho! Eu tenho uns 3 livros desses que comprei há uns 4 anos, e agora meio que já passou, mas ainda adoro <3

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Ainda hoje a minha "sobrinha" meteu-me a pintar um livro deste género e tive um sentimento tão nostálgico! Eu adorava aquilo e é sem duvida uma ótima forma de relaxar e desligar dos problemas :)
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Já conhecia os livros de colorir para adultos porém, só vi opções na Bertrand e no Continente mas super caros! Eu adoro colorir aliás tenho várias folhas com desenhos desses imprimidos do próprio google shame on me!, mas para quem sofre de ansiedade e eu também estou no mesmo barco que tu, acho esse processo de pintar extremamente relaxante, adorei o post ♡

    Breeze Of Beauty | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Não tinha ideia de que havia para adultos. Só pintei livros deste género quando era criança e ficava super concentrada enquanto pintava. Hoje em dia, nem mesmo as crianças querem pintar. Preferem telemóveis e tablets (infelizmente). Foi muito acessível de facto. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  16. Confirmo! Pintar é mesmo relaxante. A minha filha adora pintar e pede-me imensas vezes para a ajudar e confesso que gosto!
    Beijinho

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Em mim tem o efeito oposto, irrita-me tanto pintar. Já em pequena, ao fim de 5 minutos, jogava o livro para o canto. ahah Mas dá-me um saco de boxe e umas luvas que eu acabo o treino relaxada. x)

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3