sábado, 24 de junho de 2017

RÉPLICAS E DUPES - A MINHA POSIÇÃO

dupes e réplicas
Sei que esta é uma temática que provavelmente não será consensual. Todos temos direito à nossa opinião e todas as opiniões serão respeitadas, nesta e em qualquer outra publicação. Assim sendo, também acredito que, enquanto blogger, tenho uma voz - voz essa que me representa e aos meus ideais. Recentemente, recebi uma proposta de parceria de uma loja que trabalha com réplicas e rejeitei-a. Acima de tudo, quero que percebam o porquê de ter uma posição tão inflexível em relação ao tema. 
Réplicas são artigos que copiam na íntegra outro produto que está na berra. Quando falo em íntegra, falo em embalagem e cor, sendo que a fórmula é completamente diferente. Enquanto maquilhadora, acho normalíssimo que todos tenhamos um artigo de desejo, que muitas vezes não conseguimos comprar por ser mais dispendioso. A questão aqui é que, ao optarmos por uma réplica, não conhecemos os ingredientes do produto e a forma como ele é fabricado - porque os ingredientes que vêm na embalagem são totalmente copiados do artigo que serviu de inspiração. Basicamente, estamos a colocar no nosso rosto algo completamente desconhecido para nós e, muitas das vezes, sem qualquer controlo dermatológico ou obediência a normas de segurança. O que pode acontecer é a nossa pele não reagir da melhor forma ao produto e causar reacções alérgicas mais ou menos graves a um componente, que no futuro nem conseguiremos identificar. Sei que não é costume a maior parte de nós prestar atenção aos ingredientes, mas não se sentem mais seguros só porque eles existem e estão realmente na embalagem?

dupes e réplicas

A resposta então aos nossos desejos de consumo, quando não conseguimos comprar um produto em específico, são os dupes. Dupes são produtos fabricados por outras marcas, mas inspirados num produto em tendência - ou seja, a embalagem e a fórmula são diferentes, porém possuem as suas próprias características impressas nas embalagens. Sei que por vezes pode não ser tão atractivo, mas o resultado final é muito similar; aliás, é essa mesma a intenção de um dupe. São cada vez mais as marcas que investem em produtos muito similar a outros bem mais dispendiosos, como é o caso da Make Up Revolution e da Wet n' Wild. Ambas as marcas têm apostado em criar dupes, muito similares aos originais (muitas vezes até com embalagens semelhantes), mas com qualidade e com a certeza de que sabemos o que estamos a colocar no nosso rosto. 

Atenção: de forma alguma censuro quem compra réplicas. Compreendo que seja algo bastante atractivo, especialmente pelo preço baixo, mas neste caso, só queria dizer-vos que muitas das vezes existe outra opção. Opção essa que permite alcançarem a cor ou efeito que pretendem de uma forma mais segura. Neste momento, tenho algumas parcerias com lojas que adoro que também vendem réplicas, mas produtos replicados será algo que nunca me verão a expor no blog. 

Qual é a vossa posição sobre o assunto? Estavam familiarizados com ambos os termos? 





46 comentários

  1. Obrigado meu anjo. Pelo menos é super saboroso :D

    Sou totalmente de acordo com a tua opinião. A par de não se saber os ingredientes que compõem os produtos em questão, estamos a agir por mais "produtos falos". Também não censuro quem compra réplicas mas, o que é certo, é que é preferível optar por um dupe que acaba por ser mais "fidedigno".

    NEW TIPS POST | O TEU CABELO MERECE SER PROTEGIDO AGORA!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo. Eu não sou nada a favor das réplicas porque, além de estarem a copiar um produto que não é deles, não sabemos aquilo que pontos na cara. Eu cá prefiro não arriscar e usar produtos mais caros, mas que sei que são de qualidade.
    Contudo, não censuro quem use réplicas. Nem todos temos dinheiro para investir em produtos com caros.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Great products! Thanks for sharing! 👌👌👌

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo! Dantes ainda ficava na tentação, produtos tão baratos! Mas agora tenho plena noção do risco que posso estar a correr... Viva os dupes!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  5. Como em tudo na vida, prefiro sempre originais :) Se não posso comprar, também não compro imitação. É tipo as sapatilhas: não faltam lojas de fb a vender "stan smith" ou "gazelle" por exemplo. Sabemos perfeitamente que é falso. Eu acho muito xunga comprar uma coisa que é só imitação. Prefiro não comprar nada, se não tenho dinheiro para o original. Dupes já são outra questão. São produtos que podem ter inspiração em mas nunca são imitação pegada e descarada de outros produtos mais caros ou com mais fama. Tem muito mais a ver comigo.

    ResponderEliminar
  6. Tens exatamente a mesma posição que eu...
    Daí que quando descobri que fui enganada por uma marca fiquei... PARVA!

    Enfim.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo! Como não tenho possibilidades para originais compro dupes. A marca makeup revolution e w7 são duas marcas que se inspiram em marcas bem caras fazendo assim os seus artigos.
    Tenho a iconic 2 e 3 e amo.
    Também tenho duas ou três coisas réplicas . E apesar de não recomendar a ninguém comprar pronto :x

    ResponderEliminar
  8. Coolreview. I love Urban Decay palettes, especially Naked 3.

    ResponderEliminar
  9. Confesso que ate agora só tenho dupes por cá mas também já tive repicas , mas não aconselho
    adorei bastante a tua partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo! Não gosto de comprar réplicas, até porque nunca se sabe exatamente o que estamos a pôr na cara (vi uma notícia que dizia que já tinham encontrado cimento numa réplica!). Acho que dupes não têm problema nenhum. Alguns até têm mais pigmento que os próprios originais.

    Beijinhos,
    Dicolored Winter

    ResponderEliminar
  11. Essa paleta de chocolate é muito linda e dá até dó de usar kkkkk postei recentemente no meu blog. Embalagem show!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente!
    Eu prefiro as originais :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. A paleta é tããão gira! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. These products sounds great. Thanks for sharing!
    xx, Cinthy Kwok

    ResponderEliminar
  15. Concordo contigo mas achoq ue nem a Wet n'Wild nem a NYX podem ser dupes ou cópidas do que quer que seja. Não sei há quanto tempo existem em Portugal mas aqui na Suiça essas duas marcas são comercializadas lado a lado com a MAC e outras marcas de topo e não vejo cópia neles. Se têm cores que se possam assemelhar, têm mas não acredito que sejam forçosamente dupes. Como tu dizes, são opiniões. Mas para mim comprar réplicas é comprar em sites como o aliexpress ou outros sites manhosos que vendem coisas traficadas.
    Mas fizeste lindamente em tocar no assunto porque é muito importante mencionar estas coisas.

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  16. Não podia concordar mais! E a verdade é que se vê muitas lojas a vender réplicas e até acredito que muitas pessoas não saibam :/ pessoalmente se quiser mesmo algo e não puder realmente comprar, prefiro mil vezes optar por dupes!
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  17. Olá! Eu tenho vários artigos sonho de consumo, que não compro por causa do preço, e acabo optando por essas réplicas, mas sempre de marcas mais conhecidas. Prefiro até que não copiem tão fielmente as originais, e sim criem as próprias embalagens e layouts, sendo únicos. Acho bem difícil confiar em algumas marcas que criam dupes, e às vezes é até meio perigoso mesmo. Sobre a Naked, acho que agora todas as marcas têm opções semelhantes, mas mais baratas, foi uma febre.

    Bom fim de semana!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Concordo contigo, já comprei uma réplica e jurei para nunca mais, colava-me completamente os lábios, prefiro dar um pouco mais de dinheiro e saber que dura e que não me cria algum problema. Beijinhos
    www.pinkisthenew-black.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Concordo completamente contigo! Para além disso, acho super feio aquelas lojas de Facebook e Instagram que vendem os produtos réplica como se fossem os reais, enganando as pessoas...Como já ouvi falar imenso...
    Os dupes são uma solução segura, sem dúvida.

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  20. É como aquele ditado popular: o barato sai caro. É sempre melhor investir no produto bom, para não ter que gastar para tratar os problemas de produtos ruins
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  21. Tenho essas paleta e adoro, apesar de não ser contra as réplicas sou muito mais a favor dos dupes.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Há algum tempo atrás eu usava muito replicas, hoje em dia nem tanto já que temos produtos tão similares de outras marcas mais em conta.
    Beijos, http://destinoemilcoisas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. Eu prefiro muito mais os originais! Às vezes não tenho certo produto porque quero comprar o original e não a réplica!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  24. Adoro dupes :)
    Já comprei réplicas, mas depois de ler mais sobre o assunto deitei tudo ao lixo.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  25. Concordo plenamente contigo! Tenho uma dupe e estou tão contente com ela como se tivesse gasto uma fortuna na original, réplicas são muito perigosas e podem chegar a ser fatais, metem cada coisa nos produtos, até asusta... é sempre de desconfiar quando vemos um artigo muito conhecido por preço de "bugiganga" é uma réplica quase de certeza. kiss^^

    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  26. Não estava a par desses pormenores sobre as réplicas e os dupes, gostei de ler! É sempre bom estar informado sobre estas coisas (=

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. gente do céu ,que perfeito ,eu uso replicas sem problema ,essa está super nlegal bjs
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. I think replicas aren't as close to how good the real products are even though they do cost less, but at the end of the day it's better to have a great quality product that you will use a lot than something that you'll want to throw away.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  29. Prefiro os originais pois como diz o ditado ''o barato sai caro'' belo post beijo beijo !

    💻 Blog | Fatos celestial

    ResponderEliminar
  30. Nunca pensei mais a fundo sobre o assunto mas acho que devemos ter bastante cuidado ao comprar réplicas, acho que é importante termos confiança na marca e nos produtos que compramos principalmente pra não causar alergia ou coisas do tipo.

    Beijoos, Ana Carolina.
    www.simplesglamour.com.br
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderEliminar
  31. Concordo! Uma vez comprei uns batons réplica da kylie jenner e os meus lábios até colavam!
    Continua o bom trabalho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Hello Cátia!!!
    Acho que nunca comprei nenhuma réplica ou dupe com o intuito de comprar para substituir o produto mais caro. Talvez apenas porque não corro muito atrás de "produtos tendência"! Posso ter um produto ou outro que dizem ser "Dupe" ou produto, mas a verdade é que o comprei apenas porque o queria testar...sem pensar se é "Dupe" ou não. Quanto a alergias, eu -que faço imensas - posso dizer-te que tanto pode acontecer com réplica ou com produto original, ainda assim prefiro obviamente a "falsa segurança" do produto original, porque segurança absoluta é muito difícil de se conseguir!
    Kiss ;)

    ResponderEliminar
  33. Post muito importante! Concordo contigo, todo o cuidado é pouco, mais vale pagarmos um pouco mais pelos produtos, do que acabarmos por cair no erro de comprarmos um produto que vai acabar por nos fazer mal à pele e por vezes à saúde.
    Beijinhos.
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. Eu prefiro comprar tudo original, mas faço isso mais em roupa do que em maquilhagem.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Girl concordo contigo! As replicas são perigosas mesmo. Nunca comprei nenhuma e nem irei comprar. E quanto a dupes... há dupes e dupes. Por vezes acho que as marcas mais caras são copiadas a força toda, o que também não acho correcto :/
    Gostei do post :) beijinhoooos**

    ResponderEliminar
  36. Adorei este post! Acho que abordaste um assunto super importante!
    Adoro o teu blog, sinto que estou a ler a página de uma amiga e que te conheço! ahaha

    BlogClosetKeeper

    ResponderEliminar
  37. Na verdade é assunto bastante serio , deve -se tomar atenção sempre. Concordo plenamente com a tua descrição e opinião em relação a este assunto. Eu pessoalmente comprei réplicas das sombras e confesso que a pigmentação não de todo tão excelente, e por assim dizer estão arrumadas a um canto e muito raramente as uso! Confesso que também ainda nem falei delas no blog, porque a minha opinião sobre elas é extamente esta, ou seja não gostei! Vou apostar nas sombras originais e pronto, fico melhor servida. Adorei o post é um alerta a ter em conta com toda a certeza.
    Beijokas Linda :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  38. Concordo contigo a 100% acho que devemos ter muita atenção ao que colocamos no nosso rosto, muitas vezes quando tem algo mais caro que quero comprar é tentar encontrar nos meus gastos algo que posso cortar e ir colocando de lado até ter o suficiente para comprar, sabendo assim o que estou a colocar no meu rosto é seguro. Gostei muito que falasses nisso, temos te ter muita atenção ao que compramos especialmente se isso vai ser colocado na nossa pele.

    Beijinhos :)
    https://universo-e-vicios-femininos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  39. Não consigo compreender como certas marcas são obviamente copiadas e mesmo tendo patentes registadas, as marcas que copiam não saem penalizadas.

    Concordo contigo plenamente e por mais apetitoso que seja adquirir algo semelhante mas mais barato nunca será a mesma coisa. Além disso considero sempre um desrespeito e falta de originalidade por parte de quem copia. Claramente o dinheiro é o único interesse nesses casos e pessoalmente não colaboro com tal ética.

    Uma coisa totalmente diferente são produtos semelhantes de marcas diferentes. Isso acho pouco provável de não existir tendo em conta as tendências.

    Um beijo

    http://pt.witkonijn.net/

    ResponderEliminar
  40. Gostei muito de conhecer a tua opinião, maquiador proficionslmente, eu pessoalmente, não consumo muita maquiagem, quando compro sempre compro ameaça original. Penso o mesmo, além disso não vale a pena ter tanto cuidado com a pele.0, se depois colocamos produtos que nem sabemos como estão formulados. Tenho alguma paleta da makeup revolution, comprei porque gostei das cores, não pelo facto de ser um dupe de outra. Como já disse não sou grande consumidora de maquiagem. Sou mais adita a comprar cuidados para a pele, aí sou muito crítica e exigente. 😘😜 http://afarmaciajaponesa.blogspor.com

    ResponderEliminar
  41. Por acaso prefiro sempre os originais, sou um bocado céptica em relação a esse assunto!!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3