domingo, 28 de maio de 2017

BÊ-À-BÁ DAS SOMBRAS DE OLHOS


As sombras são produtos que permitem colorir a pálpebra, dando destaque ao olhar. São extremamente versáteis, fáceis de aplicar e que podem ser utilizados para iluminar e intensificar os olhos. Armas muito potentes na maquilhagem, são um grande aliado quando as utilizamos da forma mais correcta!


Devo escolher uma sombra em pó ou em creme?

As sombras apresentam-se em duas principais texturas: em pó ou em creme. A sombra em pó é com certeza a mais comum. É fácil de aplicar, possui uma boa fixação e uma textura aveludada. Como é um produto mais seco, permite mais versatilidade na construção de looks - é mais fácil de esfumar e de combinar com outros tons. Além disso, existe numa maior oferta de acabamentos. Sombras em creme têm uma textura mais cremosa, mas a secagem é muito rápida - logo, são produtos mais difíceis de trabalhar (e esfumar). Porém, a sua aplicação é muito fácil, sendo que este género de produtos desliza na perfeição na pálpebra e a sua durabilidade é extraordinária. Podem ser utilizadas como base para as sombras em pó, criando uma maquilhagem ainda mais duradoura e intensa. Infelizmente, o produto pode acumular nas linhas mais finas. Existem ainda sombras líquidas e em lápis, ainda que menos usuais. As sombras líquidas possuem pouca pigmentação e são por norma utilizadas como top coat, para um acabamento mais molhado ou radiante. As sombras em lápis são por norma mais cremosas mas, apesar de práticas na aplicação, podem ser difíceis de deslizar na perfeição na pálpebra.

O que são pigmentos?

Os pigmentos de olhos são uma sombra em pó solto, extremamente intensa e pigmentada. O resultado nas maquilhagens fica sempre lindíssimo e irrepreensível, porém são necessárias algumas dicas para saber trabalhar com eles. Os pigmentos têm imensa queda, pelo que nunca devem ser utilizados após a preparação da pele. Podem ser utilizados secos ou molhados, porém aconselho a aplicação com um pincel humedecido, presencialmente com água termal ou com o fix plus. O que acontece é que a água liga o pigmento, intensificando-o e reduzindo a queda. Como a utilização de um primer mais colante, pode ser utilizado seco, no entanto existe a hipótese de não ficar tão concentrado. Por norma, têm uma óptima durabilidade na pálpebra.

texturas de sombras
Sombra em Pó NYX // Sombra em Creme Maybelline // Pigmento Mac
Sombra Líquida Dalius // Sombra em Lápis Quem Disse Berenice?
 

Que acabamentos podemos encontrar nas sombras?

Como referi acima, as sombras possuem uma série de acabamentos, cada uma delas com um resultado diferente na pálpebra. Sombras mate são sombras sem qualquer brilho. Costumam ser pigmentadas e são a melhor opção para pálpebra mais oleosas no quotidiano. São as minhas favoritas e as que utilizo com mais frequência no dia-a-dia porque penso que dão um ar muito descontraído a qualquer maquilhagem. Sombras peroladas ou acetinadas (ou sheer) são sombras com uma pigmentação mais ligeira, que quando esfumadas quase apresentam uma leve transparência. Já possuem algum brilho, mas é muito suave, conferindo uma cintilância muito ligeira à pálpebra. As sombras acetinadas têm um aspecto mais aveludado enquanto que as sombras peroladas têm uma textura mais fina e um brilho mais pérola. As sombras cintilantes (ou shimmer) são sombras que possuem um micro partículas de glitter na sua composição, logo são sombras mais brilhantes e com reflexos, especialmente quando a luz incide na pálpebra. A sua textura é fina, mas pigmentada, porém é muitas vezes necessário ser construída para uma cor mais intensa. As sombras metálicas são as mais intensas. Têm uma textura mais cremosa e bastante pigmentada, o que acaba por conferir um aspecto quase húmido às pálpebras. Este acabamento é o ideal para a noite, pela sua intensidade.

cor da sombra cor do olho

Como saber que cor escolher para realçar o meu olhar?

Existem algumas regras no que toca à escolha de cores, de forma a realçar o olhar. Porém, e como já é habitual lerem nos bê-à-bás, estas regras não passam de um guia. Com a maquilhagem, é sempre importante termos em consideração o gosto pessoal de cada cliente ou menos o nosso próprio, experimentar e divertirmo-nos! Para realçar os nossos olhos, o truque é mesmo escolher as cores opostas à cor dos nos olhos no circulo monocromático. Além disso, também funcionam muito bem com cores complementares, visto que harmonizam todo o look. Falando de uma forma mais prática, os olhos castanhos funcionam muito bem com dourados, bronzes, verdes azeitona, pêssego, rosas com fundo roxo e nudes - os três últimos para quem pretende abrir o olhar. Olhos verdes conjugam-se na perfeição com tons vinho, beringela, castanhas e rosas mais intensos. Nos olhos azuis, os tons mais quentes conferem um efeito mais arrojada, sendo que o laranja, o bronze, o roxo, o violeta e o coral são escolhas perfeitas. Os olhos mel e avelã combinam com qualquer cor, sendo que o verde e os dourados realçam o amarelo da cor do olho. Os tons nude mais claros são maravilhosos em olhos mais escuros para abrir e iluminar o olhar, enquanto que os neutros mais escuro funcionam bem em olhos mais claros para os intensificar.


Mas como devo aplicar as sombras?

Falando em termos de pincéis é simples, quanto mais firme for o pincel, menos ele esfuma e mais intensifica; quanto mais suave, mais esfuma e menos deposita. Ou seja, quando pretendemos depositar cor, o ideal é procurarmos um pincel mais denso e firme. Quando pretendemos esfumar a sombra, o truque é escolher um pincel mais fofo. Depois, é adaptar o tamanho à precisão pretendida - quanto menor o pincel, mais precisão na aplicação. Se falarmos de onde colocar as sombras, existem algumas regras tendo em conta a posição dos olhos - se são mais juntos, mais afastados, mais descaídos. Vou dedicar uma publicação inteira a este tema; fiquem atentos!


Que marcas escolher?

Como profissional, já experimentei algumas mãos de marcas quando falamos em sombras. Nesta fase, penso que já posso indicar as minhas marcas favoritas. Tenho de dar um principal destaque às paletas da Zoeva. São extremamente pigmentadas, fáceis de esfumar e com uma textura quase cremosa. O que mais me agrada é definitivamente a pigmentação das sombras mate. Quando começarem a entrar por este terreno, vã compreender que as sombras mate são um terreno perigoso no que toca à pigmentação - muitas delas desiludem. Já possuo três paletas da Zoeva (todas elas com os mates em maioria) e não tenho um dedo a apontar. A relação qualidade-preço é incrível. Pela mesma questão da pigmentação nas sombras mate tenho de referir as sombras da Argent Makeup. Não possuo nenhuma, porém tive contacto recentemente com a marca através de uma colega e fiquei automaticamente apaixonada. São maravilhosas! Novamente muito suaves, fáceis de esfumar e tão pigmentadas. Só estou à espera da próxima promoção para adquirir umas quantas! Fiquei sinceramente impressionada, especialmente por ser uma marca portuguesa.
Não podia deixar de referir também as minhas queridas paletas da Morphe Brushes que nunca me desiludem. Adoro-as! Qualquer sombra funciona maravilhosamente, as paletas são extremamente versáteis e possuem imensos acabamentos diferentes. Ah, e as sombras da Urban Decay são obviamente motivo de excelência. Queria também destacar os Lid Lingerie da Nyx, que quando falamos em sombras em creme, são maravilhosos. Acessíveis, fáceis de aplicar, simples de esfumar e com uma durabilidade absurda. Além disso, o efeito é lindíssimo.

sombras zoeva morphe brushes argent makeup naked nyx

Quais são as vossas marcas de eleição quando falamos em sombras?





51 comentários

  1. The first eye shadow palette is beautiful!

    Love your blog! :)

    Kathy's delight I Instagram I Facebook

    ResponderEliminar
  2. Onde encontro a zoeva? Por acaso não conheço a marca mas preciso urgentemente de sombras em pó pigmentadas! Beijinhos

    Www.pinkisthenew-black.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas!
    Aproveito para desejar um bom domingo!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Obrigado meu anjo!!!

    Eu bem digo que devias escrever um livro :D Adoro todas as tuas dicas. Quem as tem seguido à risca é a minha prima :3

    NEW WISHES POST | Birthday Wishlist!!! Pleeeease :P
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Miguel, também acho que um livrinho vinha mesmo a calhar :p

      Eliminar
  5. Oqei, adorei este post! Ando completamente viciada em sombras de olhos mas sou uma vergonha, ainda não tenho uma palleta de jeito e estas dicas vieram mesmo a calhar :)

    Beijinhos*
    www.quandooeusetornaemnos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. obrigada pelo comentário <3
    tenho tantas paletas, sou viciada :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Love the shades in that eyeshadow palette
    http://dimplekhadi.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Tenho adorado ler estes posts, super informativos, têm-me dado imenso jeito. Sombras é daquilo que eu mais gosto de utilizar diariamente, e por acaso não fazia ideia dos tons que ficavam melhor com a cor dos meus olhos.
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Ando à imenso tempo à procura das paletas da Morphe! Onde posso encontrar?
    Adorei o post, está muito bem estruturado e bastante informativo, fantástico trabalho!
    www.littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda! Eu compro na Beauty Bay e os portes são gratuitos para Portugal. Chega tudo direitinho porque a loja é inglesa <3

      Eliminar
  10. as nade sem dúvida! <3 mas é coisa que não uso muito porque o meu jeitinho para fazer um esfumado é para lá do nenhum! :(

    beijinhos
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  11. Uma vez mais, uma publicação muito bem construída e cheia de dicas pertinentes :)

    r: Somos duas, minha querida!

    ResponderEliminar
  12. Sempre a dar ótimas dicas! Adoro ver este tipo de posts! Aprendo sempre bastante!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  13. Olá minha princesa :-) Muito Obrigada pelo teu comentário...<3 <3 <3
    Eu adoro sombras de olhos.... adorei ler este post está detalhado e tem tudo explicado.
    Não podia estar melhor!!
    Eu só tenho ainda paletas da urban decay... quero muito comprar da zoeva e experimentar da Morphe... Agora que li sobre as sombras líquidas da Nyx estou curiosa... vou ter que experimentar hehehehe
    beijinhos grandes linda
    Ana Negrão Makeup

    ResponderEliminar
  14. Ótima ajuda no que toca aos pigmentos!
    Onde adquires as sombras da Zoeva?

    Beauty and Fashion | Instagram
    Sorteio – 500 Followers ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá princesa! Eu compro as minhas na Maquillalia e na Beauty Bay <3

      Eliminar
  15. Adoro este teu tipo de post! Mas agora uma questão: E quem tem olhos com várias tonalidades? Tenta usar cores que complementem mais a cor predominante?
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida! Nestes casos, o ideal é mesmo optares pela cor dominante. Porém, permite-te usar e abusar de muitos mais tons! Beijinhos princesa <3

      Eliminar
  16. As minhas favoritas são sem dúvida as da Zoeva!!
    Também gosto das da Morphe, e morro por experimentar as da Urban Decay :o

    xo,
    ThatSoMonica | @m.onica

    ResponderEliminar
  17. Mais um excelente post!

    Eu confesso que ando apaixonada pelas sombras da Physicians Formula (por enquanto ainda só estão à venda na Central dos Cabelos de S.Miguel).

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Confesso que adorei bastante
    tanto uso em pó como em creme não tenho assim uma favorita
    mas adorei as tuas dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  19. Este post está muito bom, super informativo! (=

    ResponderEliminar
  20. Tenho mesmo de investir num bom kit de pincéis! Estou a ver que é o que faz falta para up my game!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  21. Que publicação excelente, querida! Gostei imenso! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  22. Amo essa série de posts, insisto em dizer! Eu uso apenas sombras em pó, são as mais fácil de encontrar para comprar também. As cremosas também devem ser ótimas ^_^ sobre as cores que devemos usar eu ainda não sabia, meus olhos são azuis e amooo sombra azul, mas tem muita gente que acha que não fica bem. Acho que o ideal é destacar, mas também usar cores que favoreçam :)

    Beijinhos :D
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Sem dúvida o meu "Bê-à-bá" preferido! Sou uma viciada em sombras, adorava experimentar uma naked *.*
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  24. Os teus posts são sempre os melhores
    Babe, quanto aos bâtons matte da Primark, bem, eu adoro, acho que têm excelente relação qualidade preço! ;)
    Mas tens de experimentar, até gostava de saber a tua opinião!

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style
    Passatempo EGO Store ~~~ PARTICIPA

    ResponderEliminar
  25. nossa que paleta linda de cores ,amei eu amo batons matte também!bjs
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. seguindo esse blog maravilhoso!!! primeira vez que entro e já amei!!
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Que post maravilhosooo!!
    Beijinhoooos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderEliminar
  28. Como eu adoro estes bé -á bá , amo as dicas, excelente post. Bijus lindona <3

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  29. É mara! ;D

    Pra sombras eu gosto da Urban Decay e QDB?!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  30. Que post completo, eu acho lindo sombras só que nunca ficam bem nos meus olhos, sempre parece que ta exagerado
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  31. Tu és a maior minha princesa <3 Queria tanto ter-te cá em casa eheh

    The Brunette's TofuInstagram

    ResponderEliminar
  32. Eu também sou super fã da Cocoa Blend da Zoeva ;)
    Beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Adorei este post, e de facto, as sombras mais rosinhas são as que me ficam melhor ehehe além de ser branquinha tenho uns olhos castanhos esverdeados (tipo cor de avelã) o que acho que me fique melhor :p
    Um beijinho linda,

    Facebook

    VOCHEL

    Instagram

    ResponderEliminar
  34. Adoro as tuas sombras preferidas! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  35. Adoro as sombras em pó de tom castanho e burgundy!! A dourada é tipo a clássica, fica bem com tudo!! Mas as liquidas andam-me a deixar curiosa .. quero muito experimentar!!
    As da Too Faced e da Zoeva são aquele amor do meu coração!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  36. Adorei o post, pois onde tenho mais dúvidas é nas sombras de olhos, e fiquei super esclarecida.
    Beijinho <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
  37. Eu já é raro andar sem sombras, nem que seja um castanho ali de lado, mas tal como o rimel, para mim já se tornou essencial.
    Tinha muitas duvidas em relação as marcas porque com o tempo em que estamos nunca dá para experimentar muitas paletas até porque já apanhei desilusões com paletas ate um pouco caras, contudo andava ansiosa para conseguir experimentar as da ZOEVA e sendo assim acho que são mesmo as minhas próximas.
    Adoro demais o teu blog, ajudas imenso!
    Beijinhos,

    http://kindnessgirlpt.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. I love the palettes. Loves.

    www.nilgunozenaydin.com

    ResponderEliminar
  39. Esse é um dos posts mais completos sobre sombra que eu vi na vida.
    Parabéns incrível mesmo ♥
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderEliminar
  40. As da zoeva são aquelas que estão sempre na minha perdição! São lindas!
    Beijinhos

    https://in-dianag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Eu amei? EU ME APAIXONEI! Eu amo os seus be-a-bá sempre muito bem feitos ♥ E por favor faz esse post pra quem tem pálpebra caída e olho caído, é meu caso pf HAHAH

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3