sábado, 15 de abril de 2017

DIÁRIO DE UMA PREGUIÇOSA NO GINÁSIO #1

Não sei como nunca me lembrei disto antes, para ser sincera. O desporto, de forma geral, sempre fez parte da minha vida e é algo que me dá bastante prazer. A dança, sendo mais específica, é um amor de criança, que felizmente não passa. Porém, eu e o ginásio nunca fomos amigos. Acho que nem conhecidos, para ser sincera. Actualmente, o ginásio, a musculação, correr entre quatro paredes fazem parte da minha vida há seis meses e quero partilhar convosco o meu percurso - sem segredos. 

Com a vinda para os Açores, comecei a contactar mais de perto com pessoas cuja musculação e o fitness estão interiorizadas no seu estilo de vida - e é engraçado como facilmente me deixei influenciar. Era algo que fazia claramente parte da rotina deles, como se fosse algo tão simples para mim, como fazer a cama todos os dias. Porém, as histórias na primeira pessoa cativam; estar constantemente a ouvir falar de resultados, do quão bem se sentiam, do desenvolvimento em relação à força ou à resistência atrai. E lá está, tanto atraiu que uma manhã decidi levantar-me mais cedo e iniciar um treino regrado no ginásio, quatro vezes por semana, de forma a ganhar mais massa muscular e perder gordura - porque sim amigos, conviver com estas pessoas significam também ficarem assustados com a vossa percentagem de massa gorda. 

Inicialmente, era angustiante dispensar o meu tempo no ginásio. Todo o processo de sair de casa, ter de vestir o fato-de-treino e preparar a mala chegava a ser doloroso - especialmente por ter começado no Inverno. A única coisa que queria fazer era deixar-me estar a descansar da rotina diária, no conforto de minha casa e fora da chuva e do frio que se faziam sentir lá fora. Aliás, chegava inclusive a questionar-me como é que alguém conseguia passar por isto diariamente; passar por todo o exercício mental que eu tinha de fazer para chegar ao ginásio.  Admito, baldei-me umas boas vezes antes de conseguir criar um hábito propriamente dito. Comecei com um treino de pernas e ombros, costas e tricep, peito e bicep e cardio. Os primeiros treinos foram realizados no intuito de definir limites - descobrir o peso e o tempo ideal para mim e até onde conseguia desafiar o meu corpo. Ao fim da primeira semana, estava pronta a desistir. O meu corpo estava tão dorido que simples acções eram um suplício. Eu só pensava que aquilo não era para mim. Porém, tive o apoio certo e foi isso que me deu motivação para continuar e ainda bem!  

Ao fim da primeira semana tudo melhora, garanto-vos. As dores começam a ser menos, o nosso rabo já não parece tão colado ao sofá e começa a existir alguma vontade. Não só porque começamos a fazer amigos, mas porque começamos a sentir diferenças - seja porque batemos o tempo anterior, levantamos mais algum peso, não nos sentimos tão cansados... Aprende-se a fazer uma leitura diferente da forma como o nosso corpo responde e a celebrar cada pequena vitória. É bom; é uma sensação deliciosa e que se torna quase viciante. Para ser sincera, acho que é um dos maiores motivos que me prende ao ginásio. 

Calma, seis meses depois, ainda me custa ir ao ginásio. Às vezes, não tenho vontade e não faz mal. Por vezes, forço-me, outras deixo-me estar - vocês já sabem o quanto eu acredito no equilíbrio - dependendo do meu humor. O importante é não desistir. Neste momento, estou a fazer o mesmo género de treino, sendo que acrescentei mais um treino de cardio. Porém, este treino foi mais centrado no desenvolvimento da força muscular, pelo que fazia um número de repetições proporcional ao peso que conseguia levantar, sempre em séries de três. Foram treinos mais cansativos, em que me sentia ligeiramente mais desgastada ao final do dia, mas a evolução semanal era notória. Segunda é dia de mudar de treino e estou super entusiasmada, especialmente porque o cardio e musculação passarão a estar presentes topos os dias. Os treinos serão de maior intensidade, mas menos peso. Estou receosa pela minha resistência!

Costumam praticar exercício físico? E o ginásio, faz parte do vosso quotidiano?





54 comentários

  1. Todos os dias pratico exercício físico, já fiz dança, natação e atletismo, é algo que já faz parte da minha vida basicamente. Não sou muito adepta de ginásio, prefiro o ar livre, posso dizer que tenho uma certa fobia a sítios fechados com várias pessoas ☺️
    Beijos, Rafaela do blog - welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Obrigado fofinha :D

    confesso que não sou fa de ginásios nem do facto de me ver trancado e como que "obrigado" (por se pagar mensalidade) a ir todos os dias ou mais de duas vezes por semana para compensar :D Tal como referes, o equilíbrio é fundamental!

    NEW GET THE LOOK POST | What To Wear on EASTER DAY?!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou fã de ginásios mas admiro imenso que vai, eu inscrevi-me e desisti no primeiro dia, era como ter um ataque de claustrofobia, com 50 tarados a olhar para ti e a pensar "mas o que é que este pigmeu está aqui a fazer" e uma miúda no balneário que não tirava os olhos da minha roupa. FOI HORRÍVEL!!!
    A partir daí só faço desporto na rua :D

    Mas muitos parabéns pela tua força de vontade, praticar desporto é realmente importante e toda a gente o devia fazer.

    Beijinhos

    Sweet Diy´s with Maria
    Instagram



    ResponderEliminar
  4. So interesting post) Thanks for sharing!

    ResponderEliminar
  5. Olá Cátia!
    Eu gostava muito de ir para o ginásio, mas ainda não posso porque o que fica perto da minha casa só se pode a partir de dezesseis anos, mas queria começar a fazer em casa.
    Eu já fiz dança ( contemporânea e ballet) e natação:-)
    Beijinhos


    O Planeta da Inês

    ResponderEliminar
  6. Very interesting post

    Have a nice day! :)

    ResponderEliminar
  7. Ainda não faz parte do meu dia-a-dia, mas vai ter que começar a fazer eventualmente... Sempre fiz exercício físico desde criança, mas assim que entrei para a faculdade isso acabou e as diferenças que sinto no corpo são angustiantes. Só quero que os meses que faltam para acabar o meu curso passem rápido para que possa inscrever-me num ginásio. São duas coisas que neste momento são impossíveis de conciliar.
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  8. Confesso que nunca gostei de desporto pois nunca tive 'jeito'...no ano passado cheguei a andar no ginásio e como ia com amigos obrigavamo nos a ir e lá criamos habitos até que comecei a estagiar num sitio longe do ginasio e o meu passe nao dava pro ginasio e o carro foi pra oficina..desisti e sei que fiz mal mas talvez no futuro me inscreva noutro

    ResponderEliminar
  9. A preguiça é a nossa maior inimiga mas aquele sentimento pós-treino compensa!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  10. Como eu te percebo.. eu odeio ginasios.. prefiro praticar tudo em casa, correr na rua ou ir dar uma longa caminhada!
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    https://thathappymess.com/

    ResponderEliminar
  11. Não ando no ginásio, mas acredito que seja difícil. No entanto é como disseste: o importante é não desistir :)

    Mil beijinhos,
    Ju, www.lifewithju.com

    ResponderEliminar
  12. nunca fui ao ginásio, mas no futuro ou melhor, assim que arranjar emprego gostava de ir :)

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  13. Confesso que é uma coisa que não faço mas admiro que o faz
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  14. eu acho os ginásios um pouco aborrecidos tbh mas adoro fazer exercicio fisico
    antes fazia em casa e via imensos resultados mas agora perdi o hábito e falta me vontade de recomeçar
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Eu quero imenso entrar para o ginásio, só que me falta motivação e companhia ahah!

    Beijinhos,
    SHADES OF A GIRL

    ResponderEliminar
  16. Eu já estive inscrita num ginásio mas rapidamente percebi que aquilo não era para mim, prefiro fazer exercício ao ar livre!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Sinceramente nunca me apanhariam a pagar para fazer exercício. Quanto muito faço umas caminhadas mais longas mas fico-me por aí. eheheheh
    Só de me lembrar que quase chumbei no secundário com faltas a educação física porque odiava aquilo... por aí percebe-se bem o meu pavor a ginásios.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter| |Sorteio de um Gift Bag a decorrer no Blog

    ResponderEliminar
  18. Ainda não consegui arranjar motivação para ir, custa mesmo muito :( Um dia vou conseguir!! Beijinho :)
    www.omundodapaulinha.com/

    ResponderEliminar
  19. É tudo uma questão de tempo meu amor :p eu odiava e hoje não vivo sem aquilo! Mas para as máquinas não tenho tanta paciência assim, prefiro correr e fazer aulas de cardio ou dança! Beijinho grande

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Concordo tanto contigo! A sensação depois do treino é ótima :)

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  21. Sou do tipo bem sedentária, não consigo praticar esporte nenhum sem achar que vou morrer 2 segundos depois de começar.
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  22. Não ando no ginásio mas já andei, e era um vício aquilo
    Por isso força aí! Eu não consigo sair da cama cedo para ir correr mas vou ver se tenho força/coragem para isso ahahahah

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar
  23. Vou adorar acompanhar este teu percurso :)
    Eu também tenho que começar! Acabo sempre por adiar, por uma razão ou outra...

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  24. comecei a fazer ginásio em fevereiro e estou a adorar (coisa que nunca pensei que fosse acontecer já que sou uma gaaaaaaanda preguiçosa!) x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  25. Eu é que dou a verdadeira preguiçosa mas infelizmente também não tenho nenhum ginásio perto de mim :( Beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Adorei ler a tua experiência! Admito que nunca andei em nenhum ginásio mas sempre fui fazendo exercício por casa. Claro, não é a mesma coisa e ultimamente estou um bocadinho desleixada! Mas inspiraste-me sem dúvida :D Ahah.
    Beijinhos querida, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  27. Dá muita preguiça, né? Eu não gosto!
    Adorei ouvir tua experiência!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha construir uma rotina assim. Acho que o ambiente em que a gente vive influencia muito, por isso você se sentiu mais motivada para ir treinar. Eu mesma detestoooo exercícios físicos, a dança eu curto um pouco mas nunca fiz. Preciso começar! Achei seu treino bem intenso e admiro a persistência de ir sempre, quero conseguir ser assim um dia x)

    Beijinhos, e boa Páscoa :D
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Eu sou muito preguiçosa e ultimamente só tenho feito caminhadas, de ginásio: nada de nada :(

    Respeito muito a tua coragem, pois é algo que eu não tenho tido quanto a frequentar um ginásio!

    Beijinhos e uma Páscoa muito feliz! <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. nice post deAR
    Happy Easter
    http://www.melodyjacob.com/2017/04/how-to-style-track-pants-and-fascinator.html

    ResponderEliminar
  31. Que post legal! Queria muito ter uma rotina fitness também, mas haja coragem haha! Fico feliz que esteja conseguindo :D

    ~September Rains

    ResponderEliminar
  32. Confesso que fazer exercício num ginásio nunca me atraiu, porque gosto muito mais de estar ao ar livre. Ainda assim, acredito mesmo que é uma questão de hábito e de começar a ganhar vontade. Claro que há dias que custam mais, mas depois há outros em que nem sentimos as dores porque estamos a gostar.

    Beijinhos e boa Páscoa, minha querida*

    ResponderEliminar
  33. Tenho de seguir o teu exemplo e começar a ser mais ativa, confesso que neste momento o exercício que pratico é zero.
    Boa sorte querida.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. Desporto é bastante divertido e faz super bem... mas ginásios não sei! haha acho mais giro o ar livre ou em casa, no entanto, tenho a certeza de que ao ser num ginásio é mais motivacional, até por se ter imensa gente ao nosso lado a fazer o mesmo! Digo eu!! Muita força nessa aventura e o mais importante... diverte-te e aproveita! :D Sê feliz!
    http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Experimentei por um dia o ginásio recentemente e apesar do cansaço gostei imenso, só tenho mesmo pena de não ter possibilidades para frequentar um ginásio regularmente, mas espero em breve conseguir. Sempre adorei desporto e esta foi uma das áreas que me passou pela cabeça tirar e tal como tu sempre tive a dança comigo desde pequena. Gostei imenso do teu post!

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    Lip Bomb W7 | Makeup Lovers

    ResponderEliminar
  36. Ah parte dolorosa de ter de vestir o fato de treino e sair é o que me faz não o fazer tão frequentemente! Tenho mesmo que, tal como tu, contrariar isso. Parabéns pela força de vontade!
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  37. r: Muito, muito obrigada, minha querida *.*
    Um beijo enorme <3

    ResponderEliminar
  38. Gostei bastante de ler sobre a tua experiência, nunca andei num ginásio pratico em casa mas propriamente no meu quintal quando não corro tento fazer caminhadas mas claro com o frio por vezes é complicado~
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Olá Cátia, como te percebo. Na verdade eu sempre pratiquei desporto desde muito pequenina, e por vários e largos anos. Pratiquei acrobacia ao qual é uma das minhas paixões ainda hoje com 39 anos que tenho. Por força maior tive de deixar, mas se pudesse voltar outra vez voltaria sem Hesitar. Depois pratico dança Oriental,estou parada faz alguns meses, mas voltarei em breve, que é apaixonante esta dança e cada dia amo mais. Ginásio é preciso é começar, não digo que não gosto,porque já o fiz N vezes , e gosto bastante é dos resultados, talvez por isso ser apressada demais e não gosto de começar e gosto é de ver os resultados logo em bruto.Mas isto é estranho ,porque tudo tem um começo e depois é que se pode adquirir os resultados, ams eu sou dessas, mas confesso que gosto bastante do ferro.Não me importo nada. Força para ti e como disseste e muito bem o que importa é não desistir. Beijokas Linda e continua sempre . Um dia de cada vez como eu faço. Bijus :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  40. Nice photos! I love working out especially running in the outdoors.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  41. Eu estou tentando começar a ir para a academia, mas confesso que tenho muuuuuita preguiça e sempre desisto!

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  42. Enjoy working out dear! It is really a great way to be fit and healthy!

    Madame X
    The Flower Duet

    ResponderEliminar
  43. It is very important not to give up in the gym! Definitely love the feeling it gives to keep us healthier and fit! Keep it up dear Catia!

    ♥ Chai Chen ♥ @chenmeicai
    ☆*。˚˚http://chenmeicai.blogspot.com˚˚。*☆

    ⓛ ⓞ ⓥ ⓔ ✰Recent Posts✰
    ✨ [TRAVEL] 12 Beautiful Churches in Manila for Visita Iglesia & Translacion Holy Week Philippines 2017
    ✨ [FOOD] Ultimate Taste Test: Super Scoops Premium Vegan Ice Cream VLOG
    ✨ [LIFESTYLE] Can You Ditch Shampoo? #TakeAShowerWithUs with Hairstory New Wash
    ✨ [TECH] Why Oppo F1s is the Best Camera Phone to Capture Summer #OOTD Photos

    ResponderEliminar
  44. Ola,
    Já eu, sempre gostei de ir ao ginásio e também is quatro dias por semana...cria em nos um bom vicio e sentimo mos magníficas.
    Hoje em dia, por causa do meu pequeno príncipe, faço exercício em casa e estou a gostar.
    Beijinhos e continua 😉...uma Santa Páscoa

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  45. Aii o ginásio, exercício em geral, faz tão bem. Neste momento faço o meu "gym" em casa haha.
    Mas amo sair à rua e correr, e uma sensação de liberdade :)
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  46. Gostei imenso da parte em que referes que tudo é uma questão de equilíbrio! Eu adoro fazer desporto, correr, sinto-me bem, faz-me bem! E eu penso como tu, acredito que temos que fazer o que nos faz bem e que se não nos apetecer, pronto ok tudo bem ...

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  47. Costumo fazer exercício em casa, mas por diversos motivos estive 100% parada uns meses. E agora custa tanto mas tanto. Para piorar os meus músculos adaptam-se demasiado rápido e tenho de estar sempre a fazer tudo com mais intensidade ou com mais carga. se for preciso, hoje faço um conjunto de exercícios horrível, fico dorida uma carrada de dias, ao fim de uma semana estou bem, volto a fazer o mesmo conjunto de exercícios e já não sinto efeito nenhum. Eu achava que isto era bom. Já não sei. Vamos ver como é que as coisas correm

    Já considerei ir para um ginásio. Até considerei ir para um só de mulheres, para fazer Pilates - porque para treinar a sério, lamento dizer, mas de certeza que não é nos ginásios para mulheres que tenho aqui perto.

    ResponderEliminar
  48. Great blog hun, I'm opening a new chapter about fitness on my blog, check it when you got time!
    ♥♥♥

    Beba, www.bebagottel.com | Instagram |

    ResponderEliminar
  49. Adoro a sensação de leveza depois de um treino no ginásio ;)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  50. Tenho uma inveja e uma admiração a quem tem força suficiente para ir ao ginásio.
    Há muitos exercícios que por questões de saúde ainda não posso fazer e confesso que um dos meus grandes desejos é voltar a dançar, nem que seja em aulas de zumba, mas a falta de companhia e iniciativa não me permite, porque como descreveste é tão difícil sair do conforto do nosso lar.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  51. Eu sou suspeita porque sou atleta e sou profissional da área, portanto sei bem o que sentes! E fico muito contente por perceberes e fazeres exercício físico, na dose certa. Espero que estejas a ser acompanhada, isso é importante. Continuação de bons treinos!

    http://sarcatsilva.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  52. Olá,força bayyyybbb,... o teu paizinho está contigo, vás ao ginásio, não vá ao ginásio,...amo-te muito, minha filhinha linda,...

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3