domingo, 30 de abril de 2017

BÊ-À-BÁ DOS BRONZERS

contorno po bronzeador
PODES ACEDER AQUI A TODOS OS BÊ-À-BÁS

A publicação de hoje abordará dois temas sobre os quais mais recebo questões: pós bronzeadores e contorno. Além de existir algumas dúvidas entre os produtos a utilizar para aquecer e contornar o rosto, sei que existe alguma dificuldade em escolher a cor correcta para evitar o aspecto sujo - especialmente em peles mais claras como a minha. Vamos passar ao bê-à-bá?


Qual a diferença entre aquecer o rosto e contorná-lo?

O termo bronzers facilmente traz alguma confusão porque engloba qualquer pó de tom mais escuro que possa ser utilizado para bronzear o rosto. Porém, tendo em conta o seu tom e fundo, podem também ser utilizados para contornar as feições. Ainda assim, há que ter em consideração que existem produtos associados automaticamente ao contorno (o que facilita muito a escolha). No entanto, acredito que seja muito importante aprender as diferenças entre os termos e quais são os tons ideais para qualquer uma das situações.


Aquecer o rosto

Ao aquecer o rosto, estamos a dar um ar mais saudável e bronzeado à tez e, para este caso, o ideal é preferirmos produtos com fundo mais quente e inclusive, com algum brilho.  Desta forma, damos a ilusão de um bronzeado criado pelo sol, obtendo uma pele com um ar mais saudável e com um glow natural - neste caso, escolhemos um bronzer. 

contorno po bronzeador

Os bronzers ou produtos bronzeadores podem ser em pó ou em creme. Como referi acima, possuem subtons mais quentes e brilhos dourados de forma a imitar o suposto bronzeado causado pelo sol. O ideal é serem apenas cerca de dois tons mais escuro que a nossa pele, para um efeito natural. Para aplicar, a lógica é mesma: deve ser utilizado nas zonas onde o sol bate naturalmente - zonas mais altas dos maçãs do rosto, da testa, do nariz e do queixo. A sua forma de aplicação difere um pouco baseado na textura escolhida: para texturas em creme, utilizar um pincel de topo recto, duo fiber ou beauty blender, certificando-se que o tom fica bem esfumado com a base. Aplicar após a base e corrector líquidos e selar com um pó translúcido; para texturas em pó, aplicar após o pó compacto ou translúcido com um pincel de pó mais cheio ou um pincel de blush chanfrado. 

contorno po bronzeador

Pessoalmente, esta é a técnica que mais utilizo no quotidiano. Dá um ar extremamente bonito à pele, sem ser necessário demasiada precaução na aplicação do produto - confesso que sou muito mais rigorosa com o contorno. Com uma mão leve e um pincel bem cheio, passo o bronzer levemente pela pele. 

contorno po bronzeador
Como sempre, não poderia deixar de referir alguns dos produtos que utilizo com mais frequência e que destaco pela sua qualidade. Por norma, prefiro bronzear a pele com pós. O Give Me Sun da Mac é definitivamente aquele a que mais recorro. Não tem brilho, mas tem um tom quase de tez dourada que me é difícil de explicar - deixa a pele realmente com um tom lindíssimo. Adapta-se com mais facilidade a tons médios. Ó mesmo poderia dizer acerca do Natural Bronzer da Rimmel London. Porém, não queria deixar de fazer referência à maravilhosa palete da Makeup Revolution. Além do preço ser extremamente acessível, possui um enorme panóplia de cores (com e sem brilho), todas elas muito pigmentadas e adaptáveis a todos os tons. É com certeza a paleta que mais uso quando estou a maquilhar clientes. Para quem gosta de texturas líquidas, tenho de referir o Soleil Tan de Chanel - é maravilhoso, tem uma durabilidade incrível e esfuma-se com muita facilidade. 


Contornar o rosto

O objectivo do contorno do rosto é criar sombras na tez que nos permitam disfarçar características no rosto que não gostamos tanto. Este procedimento é ainda feito em conjugação com um produto mais claro (iluminador), que falarei no próximo bê-à-bá. Para contornar, os tons devem ser mais frios, preferenciando produtos com um subtom mais acinzentado, perfeito para imitar de forma natural o efeito de sombra. O contorno pode ser feito com um bronzer desde que ele não tenha qualquer tipo de brilho, porém tenham em consideração que o contorno pode ficar mais perceptível. No entanto, cada vez existem mais produtos específicos para contorno, sendo que as texturas são as habituais. Podem ainda optar por contornar o rosto com bases dois a três tons mais escuros que a vossa tez. Em termos de aplicação, as regras são as mesmas: se estiverem a trabalhar com texturas em creme ou líquidas, aplicam-nas depois da base e corrector e selam com pó translúcido; se estiverem a utilizar texturas em pó, aplicam-nas após selarem os produtos líquidos com pó compacto ou translúcido - se não o fizerem, esfumar vai ser uma tarefa impossível. Já falando em pincéis, com texturas em creme adoro utilizar o pincéis-escova pela precisão e esfumar com uma esponja de maquilhagem. Com texturas em pó utilizo pincéis de blush chanfrado ou pincéis rectos, próprios para contorno. 

contorno po bronzeador

A aplicação de contorno é um pouco mais precisa e como referi, consiste em aplicar sombra aos traços que pretendem esconder. O objectivo é colocar o produto em cima das zonas que queremos disfarçar, tentando esfumar o produto sem o alastrar - basicamente, o produto deve ser esfumado apenas na zona onde vai ser colocado. Aconselho a utilização do produto a pouco e pouco, para não dificultarem esta tarefa. De forma geral, o contorno é aplicado abaixo das maçãs do rosto, nas têmporas, laterais da testa, nariz e linha do maxilar porém este procedimento não é regra. O contorno deve ser aplicado ao vosso rosto. Falando em termos mais práticos: se têm um nariz naturalmente fininho, não se aplica o contorno - irão afiná-lo ainda mais; se o vosso rosto é muito magro, não faz sentido contornar as maçãs do rosto - só as afundarão mais. O ideal aqui é experimentarem e perceberem o que funciona para o vosso rosto e as vossas preferências. 


contorno po bronzeador
Esquema de como podem contornar de acordo com o vosso formato de rosto. Mais uma vez, quero referir que isto não passa de um exemplo e que são vocês que devem experimentar e descobrir o que funciona para vós. 

NOTA // Podemos bronzear e contornar o rosto numa só maquilhagem - não é necessário escolher apenas um procedimento. A ordem não tem muita importância nestes casos, porém gosto de contornar o rosto e o bronzear de seguida, apenas porque acho que o contorno é um procedimento mais preciso.

contorno po bronzeador
Ora bem, o Taupe da Nyx é um blush - um blush que foi descontinuado e entretanto voltou numa nova versão - mas tem o subtom perfeito para criar sombras no rosto. As peles mais claras não fáceis de agradar no que toca a pós para o contorno e, graças à Nikkie Tutorials, descobri este holygrail. É super fácil de esfumar e é bastante pigmentado. Também na Ultra Contour da Makeup Revolution existem tons para qualquer tom de pele. Todos eles são bastante pigmentados e têm uma durabilidade absurda! Já numa opção mais acessível, tenho de referir o Prime and Fine Professional Contouring que me surpreendeu bastante com o pó de contorno. O tom é muito bonito, porém não é a paleta mais pigmentada do mundo. Ainda assim, o tom é facilmente construível. Para quem pretende uma opção em creme, aconselho tanto os sticks como as paletas de contorno da Nyx, que são espectaculares! Para mais informações sobre os produtos, basta clicar nas imagens abaixo.  

Costumam utilizar contorno ou bronzeador? Quais são os vossos produtos preferidos?




50 comentários

  1. Para quem não tem grande jeito para a maquilhagem é sempre bom ver dicas destas!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Interesting post! Have a lovely Day! 🌷🌷🌷

    ResponderEliminar
  3. Um post fundamental! Deixaste-me curiosa com as paletas da Makeup Revolution :)
    Eu estou a utilizar o produto da Catrice e estou a gostar até :)

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Os teus posts estão excelentes :)
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  5. É tão bom chegar a um local onde realmente as pessoas mostram bom conteúdo, bom trabalho, dedicação e um amor incrível!
    Adorei o teu post minha querida, tens muuuuito jeito mesmo!
    Gostava tanto que um dia me ensinasses isso tudo :)
    Obrigada pela informação mega útil

    ResponderEliminar
  6. Bronzers are everything to me, thanks for this post, it's heaven for my eyes! <3

    http://couturecase.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post como sempre! :)
    Beijos, Rafaela do blog - welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Ooh that Makeup Revolution contour palette looks amazing! I'm going to check it out, it's definitely on my wishlist now. NYX also has a really great contour/highlighting palette, and it's affordable too. That's the one I've been using lately. You should check it out! :)

    xo, Sarah
    Hustla, baby.

    ResponderEliminar
  9. Excelente publicação, uma vez mais, minha querida! Bastante informativa e clara :)

    ResponderEliminar
  10. Adorei as tuas dicas confesso que não uso muito por falta de pratica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Tenho a paleta de bronze da MakeUp Revolution e adoro sobretudo por ter pouco brilho :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  12. r: Eu é que agradeço esse feedback tão positivo *.*

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma paleta de contorno da kiko e adoro completamente!
    Beijinhos :)
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Adoro estes teus posts!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  15. aaaah estava tanto a precisar deste post! veio mesmo na altura certa, que comprei agora uma coisa da L'Óreal e não sei muito bem como a aplicar ahah obrigada querida Cátia

    http://liveslowblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  17. Great product!
    http://dimplekhadi.blogspot.com/2017/04/black-mint.html

    ResponderEliminar
  18. Acho que está na hora de começares a dar aulas de maquilhagem ❤️😍 Sua linda! Adorei! Beijinho

    Thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Tu não imaginas o quanto eu aprendo no teu blog! Tens que começar a dar aulas!!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  20. Eu normalmente uso sempre o bronzer para contorno, adoro o efeito que faz! Mais uma vez, um post super bem construído <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  21. Que belas dicas! Aprendo imenso contigo, querida! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  22. Gostei imenso do post, mais uma vez. Fantástico Cátia!


    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    BE FANCY WITH NECHIC

    ResponderEliminar
  23. Confesso que evito ligeiramente o bronzer porque acho sempre que fico demasiado escura, por muito pouco que ponha! Mesmo que o tom do pó seja relativamente claro, mas vou usar as tuas dicas e pode ser que consiga um resultado melhor :D Estou fã desta "série"
    Beijinhos
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. O da Rimmel é dos meus bronzers de eleição apesar de eu não usar muito bronzer, por norma dou primazia aos iluminadores apenas porque preciso de bronzers de tons mais frios para não parecer que tenho a cara suja.

    >>> THE PAPER AND INK

    ResponderEliminar
  25. This guide is so useful dear, thanks! ^-^
    xoxo

    ResponderEliminar
  26. obrigada pelo comentário <3
    excelente post! uso sempre contorno e bronzer nas minhas maquilhagens, cria logo outro efeito no rosto :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Adorei seu post, seu blog!! Ganhou uma nova seguidora! ;) Bj

    frescachic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Adoro essa série de posts e aprendo muito com eles *-* não sou muito de usar contorno, e muito menos bronzer, mas adoro o resultado. Não uso mesmo por não saber muito, e nem sabia diferenciar um do outro. Agora entendi porque um pó que tenho aqui fica horrível quando uso no contorno, porque ele é um bronzer haha gosto muito dessa técnica pra afinar o rosto e deixar ele mais "harmônico", adoro!

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Amei as dicas.
    Post perfeito.
    Beijinhooos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderEliminar
  30. Aí está um produto de maquilhagem que nunca utilizei porque não sabia nada sobre ele, apesar de gostar imenso de ver o efeito que dá, nunca tive coragem de experimentar.
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  31. What a wonderful post! Very useful! Great tips!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  32. Olá Cátia, que dicas fantásticas e que postagem bem completa, gostei mesmo.
    Como sou daquelas que não liga muito a maquilhagem, e quando faço alguma em mim - é bem natural e o mais simples possível não saberia fazer um post deste género. Para teres ideia, até estou aos poucos a deixar de usar as mão para aplicar algumas das maquilhagens que uso e estou a tentar habituar-me aos pincéis e as esponjas xD

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  33. Amei o post, super completo. Eu gosto muito do bronzer para fazer o contorno, tem um da avon que é maravilhoso
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  34. Nossa amei as dicas, parabéns pelo post, super completo e detalhado!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    ResponderEliminar
  35. Alô! Eu já te disse que sou super fã desta tua rubrica?! Já, mas aeu adoro estes teus posts! Tão grata pela tua partilha. Quanto ao tema: esta é a área onde ainda sinto mais dificuldade. Pessoalmente dava-me muito jeito conseguir disfarçar as minhas bochechas e nas meninas tenho ainda receio de as deixar com aquele tal aspeto "sujo". Aprendemos todos os dias e isso é ótimo! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  36. Gosto tanto destes posts. São mesmo educativos especialmente para quem não usa maquilhagem com frequência, nem experimentou ainda certas técnicas :)

    ResponderEliminar
  37. Adoro estes posts informativos! Excelente trabalho

    ResponderEliminar
  38. Excelente post! Então para mim que não percebo nada deste tema! ;)

    Beijinhos <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Posts essenciais, sempre a aprender contigo, obrigada :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  40. Eu sou uma viciada em bronzer´s, desde os mais baratos aos mais "carotes" ;)
    Qual é o teu preferido?
    beijinho*
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Sou mais do team aquecer o rosto do que contornar.. gosto sempre daquele aspecto de "acabei de sair da praia" haha Esse da Rimmel é fantástico, adoro esse produto!!!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  42. Minha querida Cátia, AMEI este post! Preciso mesmo de umas dicas boas como esta com uma linguagem acessível! Obrigada por este post!! :D

    http://ruteritamaia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  43. Amei o post, e estava a pensar em fazer um sobre o mesmo assunto! Imensas pessoas confundem o contorno e o bronze e acabam por usar tons completamente errados para cada função!
    O post está muito bem explicado e detalhado, adorei e adoro este teu bê-à-bá da maquiagem!
    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
  44. Cátia adorei o post, para quem não sabe muito de make estes teus posts são fantásticos. Gostei muito das ilustrações que usastes para mostrar as diferenças. Eu contorno Ainda não me atrevo a fazer utilizo bronzear mas nem sempre. Até gosto de me ver branca palida, mas isso é uma questão de estética pessoal. 😘😜 https://afarmaciajaponesa.blogspot.com

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3