terça-feira, 7 de março de 2017

UM DETOX NÃO SÃO SÓ SUMOS VERDES!

Demorei horrores a perceber o que queria desta publicação - provavelmente só partilhar. Não sabia como abordar o assunto, se seria um tema do vosso interesse ou sequer, se estaria enquadrado no que costumo partilhar por aqui. O conceito de detox é muito simples: desintoxicar o corpo de tudo o que lhe é prejudicial. Tenho pena que seja um conceito demasiado associado à alimentação porque, a meu ver, detox também significa desintoxicar a alma.

2016 foi um ano que me empurrou muito para fora da minha zona de conforto, mas que me obrigou a perceber que realmente precisava de limpar a minha vida. Eu tinha tanto para organizar na minha cabeça e no meu coração, que era realmente absurdo. Felizmente, a vida encarregou-se de tomar o seu curso natural e obrigou-me a crescer - a tomar decisões por mim, a ter atitudes por mim, a escolher o que era melhor para mim. Obrigou-me a desintoxicar a minha vida e eu nem sequer sei expressar o quanto todo este processo me fez sentir uma pessoa melhor. Seja da rotina, de maus hábitos, de medos, de pessimismo, de relações tóxicas ou de vícios, revolucionem-se a vocês próprios e procurem o caminho para a vossa felicidade. 

Nesta fase, estou a tentar desintoxicar-me de bens materiais e isto de ser blogger não ajuda. A quantidade de coisas acumuladas é ridícula! Não consigo sequer explicar-vos o quão difícil está a ser, especialmente porque tenho um defeito absurdo de criar ligações emocionais com objectos ou pensar que ainda voltarei a precisar deles. Estou a tentar fazê-lo de forma geral, não só dentro do roupeiro como pela casa toda. Ter mais coisas significa mais confusão, significa mais decisões ao longo do dia, mais stress e eu quero deixar de perder tempo em situações desnecessárias. Quero simplificar a minha vida de raiz. Só quero manter coisas que me façam felizes e que tenham objectivamente alguma utilidade no meu quotidiano. Não preciso de tanta coisa. Aliás, alguém precisa realmente assim de tanta coisa? Estou realmente cansada de viver na 'confusão'

Cuidem de vocês e arrumem a vossa vida. Saúde não é só alimentação saudável e exercício. A saúde vem de dentro. O nosso bem-estar emocional é tão importante como qualquer outro factor na nossa saúde. Desculpem este pequeno desabafo, mas acho que estou a precisar de apoio emocional, para ser sincera. Todo este processo de me livrar da tralha é doloroso! Quem tem coragem para se juntar a mim, nem que seja a desintoxicar o roupeiro? Quero ver os corajosos! 





60 comentários

  1. Faço tantas vezes este exercício! É mais fácil começar pelos armários do que pelas relações, mas, a partir do momento em que se dá o primeiro passo, o resto vem facilmente. Não faço fretes agora. Estou com quem quero, falo com quem gosto, vou aos eventos que são importantes para mim e não aceito convites para coisas que não me interessam ou para onde só iria por obrigação. Destralho o meu quarto quase mensalmente. Há sempre coisas para deitar fora, para dar, para reorganizar. Roupas, maquilhagens, sacos, papéis...

    Fazer um detox da parte emocional é bem mais importante do que a parte física, no sentido em que só assim nos sentiremos verdadeiramente bem e felizes para focar a nossa energia noutras coisas, nomeadamente na parte física. Não devemos descurar qualquer uma das duas, mas diria que é mais importante começar por dentro!

    ResponderEliminar
  2. Olá querida há que arrumar as nossas gavetas,limpar os cantos da casa, tirar o pó do armário mais alto faz tudo parte de um processo mas são fases necessárias ao nosso bem estar.
    Eu até os móveis gosto de mudar de sitio,um refresh no decor e parece que tudo faz outro sentido.
    Limpar pessoas tóxicas da minha vida é um pouco mais difícil demoro demasiado tempo a percebe-lo e muitas vezes essas toxinas ficam entranhadas na minha mente e torna-se complicado livrar-me disso.
    Mas não é impossível!��
    livra-te de tudo o que não queres abre a janela e deixa ar puro entrar.

    Lembra te sorri sempre.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Arrumar o roupeiro é bastante terapêutico para mim, é como se arrumar tudo no sítio certo ;)
    Faço muitas vezes esse "detox", deitar fora o que já não gosto ou uso ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. A boa da "limpeza de Primavera", como pessoa não fã do Inverno e do frio, acho que este acaba por trazer uma carga emocional negativa... os meus estados de espírito estão sempre muito relacionados com o tempo que se faz sentir, e uma catirrada de dias de chuva e cinzentos, já se está mesmo a ver!
    Por isso também sou adepta de desintoxicações de bens materiais, tirar o que já não é preciso, que já não gosto, etc. Ainda sabe melhor que um detox alimentar. Purifica-nos a alma!

    Boa sorte com o teu detox, vais ver que no fim te vais sentir bem melhor.

    Beijinhos.
    www.amorasara.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Como eu te percebo! Ando nesta "luta" já a algum tempo mas é mesmo um problema do ser humano, vamos acumulando sem nos apercebermos realmente do que nos faz feliz que obviamente não são os bens materiais! Começa por ir devagar, desfaz-te de algumas coisas e depois vais ver que é uma óptima terapia! Falo por experiência :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  6. Confesso que arrumar o roupeiro é bastante terapêutico para mim! :)


    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente! E confesso que ando a precisar de uma desintoxicação em vários aspetos ahah

    www.catmorais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. E posto isto - é muito mais fácil desintoxicar o corpo do que a vida em si.
    Retirar a "confusão" da nossa frente é sempre um bom passo.

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post! E o que tu dizes é tão verdadeiro!
    Não crio esses "laços" com as coisas mas tambem é complicado para mim livrar-me delas!
    Passa pelo meu blog e espreita o novo post*
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
  10. Fantastic place for working
    xx
    Mónica Sors
    MES VOYAGES À PARIS
    NEW POST: BIKER GIRL

    ResponderEliminar
  11. Identifico-me muito com essas palavras, porque também já fiz isso de limpar a alma.. e limpar os armários! haha Mas o que mais me ajudou foi mesmo limpar a alma e afastar-me das pessoas que me fazem mal.. não há nada melhor que termos a alma em paz e tudo o resto flui naturalmente!

    Beijinhos
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. Acho que fazes muito bem, em termos de roupa já me habituei a fazê-lo , no inicio custou mas no final vale a pena! Quando mudei-me de casa desfiz-me de muita coisa, tenta, vais ver como é bom ;)E sim ter um blog não ajuda em nada neste tipo de "detox"XD
    Beijinho*

    Anita On Blog

    ResponderEliminar
  13. Ora um post que também se encaixa em mim...tenho de refletir mais mesmo e ter calma e controlo muito mesmo
    Kiss

    www.inspirationswithm.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo ainda ah dias disso isso cá em casa pois somo 5 e maior parte das pessoas acumulam muita coisa que já não usam mas tem pena de desfazer eu cá não sou assim adoro dar a quem mais precisa
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Desapego das minhas coisas está a custar-me cada vez mais mas a verdade é que o devemos fazer, no mínimo, 2 vezes por ano! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Não poderia estar mais de acordo contigo! Na verdade também eu ando a desapegar-me de muita coisa!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Concordo completamente contigo! Ainda num dos meus últimos posts, falei exatamente de deixarmos muito coisa ir, mas numa perspetiva mais ligada ao roupeiro :). Para nós, pode ser apenas "mais uma coisa", mas para quem precisa pode fazer a diferença!

    Beauty and Fashion | Instagram


    ResponderEliminar
  18. À uns anos fiz esse processo. Tinha coisas que para mim eram desnecessárias só tinha pelo facto de ter, mas resolveu-se em dar essas coisas. E tenho a certeza que também vais encontrar forma de te sentires melhor. Força ;)

    Com muito carinho,
    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    FacebookInstagramTwitter

    GIVEAWAY, 3 vencedores, até 15 de Março

    ResponderEliminar
  19. Concordo plenamente contigo! :D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. It seems to be something in the air with bloggers this year, more have embrace the minimalism trend and try to be more conscious about their life and approach to things. I have been having digital detox too and staying more in the moment and I hope it works for you too.

    Shireen | Reflection of Sanity

    ResponderEliminar
  21. Consigo te perceber muito bem, já fiz esse processo vais ver que encontras o teu caminho
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Nem imaginas o sentido que este post faz para mim e para a minha vida neste momento! Estou a precisar tanto de um detox a vários níveis.... ando tão cansada e sem energia! Se tivesse essa coragem era capaz de aliviar um pouco. Estou na esperança que a vida me leve pelo caminho certo e até lá vou fazendo pequenas arrumações no armário na esperança que isso me ajude. Beijooo

    ResponderEliminar
  23. I agree with you. We often don't need half the stuff we have...and it is important to cleanse both our lives and our homes occasionally. Moreover, I would add that an occasional digital detox is a must as well.

    http://modaodaradosti.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  24. Gostei muito do teu texto... Ás vezes também é bom fazer um detox das redes sociais... beijinhos <3

    http://my--ownstyle.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. eu bem que acho que precisava de uma detox geral...das porcarias que tenho comido também, mas mais da nuvem negra que teima em perseguir-me para todo o lado...já estou a tratar disso xD

    http://tehteh25.blogspot.com

    Já conheces a página do TehTeh Uncovered? deixa o teu Gosto! https://www.facebook.com/tehteh25/

    xoxo

    ResponderEliminar
  26. muito interessante, acho que esse é o detox que realmente importa <3
    amei o texto e penso em fazer o mesmo <3

    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  27. True story!

    P.s: Passatempo a decorrer no blog! :*

    Um beijinho,
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Sabes o que te digo? É preciso é coragem... Aos poucos tudo se recompõe :)
    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  29. Adorei o post e concordo completamente contigo. É super difícil de largarmos certos bens materiais, e acho muito bem apenas quereres "presente" as coisas que te fazem bem e feliz!

    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Cada vez mais tento optar por um estilo de vida mais saudável, só traz benefícios!
    http://itsnanacorner.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  31. Moça, que post lindo e útil! Concordo muito com você e adorei ler isso! Devemos buscar o equilibrio sempre, do corpo e da alma! ótima semana pra você, muita luz! Bjs


    somehowme.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  32. Concordo contigo querida! Neste momento também estou na mesma fase, mas querer apenas o essencial e não ligar a coisas "fúteis" e ser blogger, é uma grande contradição que tenho passado ultimamente! Cada vez mais se vê a comparação do agora com o antigamente e às vezes assusta-me um pouco o que a internet faz a uma pessoa, ou melhor, o que a pessoa deixa que ela faça!!
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Chega no final do ano eu sempre desapego de vários itens e faço doações.. isso é bom pois, ajuda muitas pessoas. :)

    Gostei muito do post.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  34. Totally agree dear! decluttering and detoxing from time to time is needing!
    xxx
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  35. Tens toda a razão, querida. Detox é de tudo. 2016 foi o ano em que resolvi mesmo desintoxicar-me de tudo: peso a mais, tristezas a mais, pessoas tóxicas a mais. Resolvi mesmo simplificar tudo. Mesmo tudo. Dar uma volta tão grande que, olhando para trás, mal me reconheço. Gosto tanto mais da Catarina de agora! Caramba. Sinto-me mesmo tão diferente... para melhor. Desintoxicarmo-nos faz bem. Detox na alimentação, mas acima de tudo detox de tudo o que nos possa fazer mal...
    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  36. Acabei de ler o meu reflexo, ultimamente aqui deste lado não foi facil, dessemprego, nenhumas vendas das minhas peças e com isso um acumular delas aqui em casa (um absurdo, não consigo vender, tal como não consigo parar de produzir peças) e com isto tudo é um acumular de coisas aqui por casa. De vez em quando lá decido dar uma limpa mais a serio e até fica com um ar mais leve mas com o passar do tempo tudo volta ao inicio.
    Mas este ano o desapego pelas coisas terá de ser maior
    Desculpa o desabafo :)
    Beijos Coloridos
    Arte e Cor

    ResponderEliminar
  37. Ando para fazer isso há já algum tempo mas não consigo arranjar nem paciência nem talvez coragem para o fazer. Quem precisa de tanta tralha na vida? É altura de limpar.

    Beijinhos Cátia
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  38. You are right, there are so many things we should eliminate from our lives in order to live better. Hope a good tea is a good start!
    Greetings
    Flo from
    https://femeieastazi.blogspot.it

    ResponderEliminar
  39. Com objectos (roupas, makes, decoração, etc.)faço facilmente esse detox.
    Já pensei em fazer o "sorteio do desapego", mas as coisas foram experimentadas... não acho fácil uma pessoa receber sem "tabus" uma base, por exemplo, que já foi usada por outra pessoa!
    Com pessoas acho mais difícil, mas não é por isso que deixo de fazer! Não, mesmo!!!
    E o que senti com este teu post é que precisas de um detox à alma e isso poderá não passar por detox a "coisas"...poderá ajudar, mas primeiro terás de identificar o que te está a "camuflar" a alma/ o teu coraçãozinho. ;)
    Beijinho linda!

    ResponderEliminar
  40. Aii também sou tão assim, crio ligações emocionais com tudo :o
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  41. o importante é, ainda que nos desliguemos de muitas coisas, sentirmo-nos bem connosco próprios e o resto vem :)

    ResponderEliminar
  42. E a saga continua.. és tão parecida comigo! Só que eu tenho um defeito um bocadinho maior que o teu. Não me apego só a bens materiais, como me apego às pessoas e às vezes lhes dou valor a mais e me esqueço um bocadinho de mim. O exercício do armário e da restante casa, já eu o ando a fazer. Beijinho linda

    Thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  43. «A saúde vem de dentro», acho que esta frase resume tudo! Porque é mesmo isto. Volta e meia tento fazer essa desintoxicação, sabe tão bem

    r: Quando tiveres oportunidade, visita, vale mesmo a pena, minha querida :)

    ResponderEliminar
  44. "A saúde vem de dentro" por isso temos que cuidar de nós! :)

    ResponderEliminar
  45. Como te compreendo Cátia! E sim, estarmos bem emocionalmente, leva-nos a estar bem fisicamente :)

    Também eu tenho uma grande dificuldade em me desfazer das coisas, mesmo que não as use e também tenho de tentar mudar isso....não é fácil, as temos de tentar :)

    Beijinho grande <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  46. obrigada pelo comentário <3
    concordo plenamente e tento ir fazendo várias introspeções a mim mesma, para me ir redescobrindo e enquadrando no caminho certo :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  47. Estou a precisar de fazer um DETOX, em tudo!
    Adorei o texto e acho, sinceramente que estas cada vez melhor *.* top top!
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  48. Concordo imenso contigo e eu estou a precisar de uma desintoxicação intensiva e profunda...acho que até da alma...
    Beijinhos.

    misscokette.blogpsot.pt

    ResponderEliminar
  49. Eu ainda não sou capaz :) mas estou a torcer por ti querida Catia . Ah e gostei muito do teu texto . Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  50. Ainda não cheguei a esse ponto no que diz respeito aos bens materiais. Mas muitas vezes sinto necessidade de um detox de contactos e redes sociais. E quando é assim isolo-me um dia inteiro em casa sem tlm,pc e muitas vezes sem tv.
    Faz bem de vez em quando concentrarmo-nos só em nós.
    Se sentes que necessitas desse detox vai em frente, minha querida! E aproveita para regar a alma: doa!
    Beijinho!
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  51. Love that work space, really great design inspiration! And the journal is cute!

    Madame X
    The Flower Duet

    ResponderEliminar
  52. Totally agree darling!
    An occasional digital detox is necessary!
    Great post!
    Kisses, Paola.
    Expressyourself

    ResponderEliminar
  53. I totally agree with you.. I too i've had instances of foing total cleanup..

    Glowyshoes's blog

    ResponderEliminar
  54. Compreendo-te perfeitamente! O detox não diz só respeito ao corpo mas tb à alma e ao nosso dia-a-dia. Quanto mais "arrumadas" estivermos, mais simples e prático será o nosso quotidiano, e a nova vida tb!
    Quanto à "arrumação do armário" aproveitei o dia de carnaval para me livrar de uma série de "coisas" - enchi 5 sacos! :)
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  55. Tanta razão neste texto. É bem mais fácil desintoxicar o corpo do que a cabeça. Isso de nos apegarmos a objectos é comigo mesmo, é um castigo deitar fora alguma coisa, porque acho sempre que vou precisar mais tarde e é óbvio que não!

    ResponderEliminar
  56. Gostei imenso deste post, precisamos de mais posts sinceros assim! Concordo completamente contigo. Sou tal e qual como tu, apego-me demasiado às coisas e depois nao consigo desfazer-me delas. Mas tens razao quando dizer que a saúde vem de dentro. Por vezes damos mais importância às coisas materiais que a todos aqueles que amamos e que nos rodeiam.

    É verdade que ter um blog nao ajuda. Fico sempre com aquela impressao de precisar de mais e mais, porque nao tenho o suficiente, mas na verdade tenho em demasiado e deveria começar a consumir com mais cuidado, e a desfazer-me daquilo que nao preciso.

    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
  57. Adorei a postagem e sou totalmente da mesma opinião que tu! Não me considero uma pessoa demasiado consumista, opto sempre por comprar apenas aquilo que me faz falta, sou capaz de ficar 1 ano ou mais sem comprar roupas, já nem me lembro da última vez que comprei um par de ténis por exemplo.
    Desapego-me facilmente das coisas e se for preciso fico semanas sem usar redes sociais, prefiro passar o tempo com os meus, é quase como terapêutico.
    Beijos! Rafaela do blog - welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3