(a minha ilha linda)
Não sou nenhuma lifestyle coach, nem o pretendo ser. Simplesmente tive uma fase mais negativa da minha vida em que senti que tinha de fazer algo para dar a volta por cima. Sentia-me a cair num ciclo vicioso, que tinha de contornar. Esse ciclo deu origem a um excesso de ansiedade e stress, que chegou inclusive a traduzir-se em ataques de pânico. Estes foram alguns dos pontos que tentei seguir e que mexeram realmente com o meu bem-estar.
1 // Aprende a ser grato - Valorizarmos o que temos de bom no nosso quotidiano é um passo importante na direcção da nossa felicidade. É muito importante reconhecermos os elementos que nos satisfazem diariamente - e ficaríamos surpreendidos se fizéssemos este exercício todos os dias. Por norma, a família, os amigos, os nossos animais de estimação e alguns hobbies são elementos mais óbvios, porém e, dando um exemplo pessoal, viver perto do mar é algo que me faz agradecer todos os dias. A sensação de uma cama quente ou o podermos comer a nossa refeição preferida... A questão é que banalizamos a nossa vida e esquecemo-nos das maravilhosas sensações que usufruímos todos os dias, dando ênfase aos problemas e às questões mais negativas. Mas se pudéssemos pesar toda a nossa vida na balança, o resultado seria definitivamente positivo.
Um bom exercício que fazia bastante no início era agradecer mentalmente por cinco coisas que tinham acontecido no meu dia, quando me ia deitar. Hoje em dia, utilizo bastante a minha agenda da gratidão, que me relembra constantemente das boas energias que tenho na minha vida.
2 // Desintoxica-te - Tanto de coisas, como de pessoas. Rodeia-te apenas de quem te faz bem e do que gostas e evita obviamente o contrário. Uma vida mais simples gera menos stress: de que nos serve ter o armário cheio se só usamos 30 peças que lá estão dentro? Simplificar a escolha do que vamos vestir, por exemplo, poupamo-nos de uma rotina de cinco minutos de frustração matinal. O mesmo se aplica em qualquer espaço na nossa casa. A desarrumação facilmente nos consome e toma conta da nossa vida, portanto porque não ter menos? A mesma mecânica para as pessoas - poucos e bons é o lema. Pessoas em quem confiemos, que nos apoiem e que acima de tudo nos valorizem são a única coisa que precisamos. Qualquer pessoa que nos encha de negativismo deve sair.
3 // Gosta de ti próprio, interior e exteriormente - Todos nós temos algo a melhorar, isso não se discute. Seja no interior ou no exterior, todos temos aquele defeito que nos incomoda e que procuramos melhorar. Ainda assim, aceitá-lo melhora bastante o nosso bem-estar. Se podemos fazer algo em relação a ele, força nisso, se não, move on, de que é que adianta andarmos a vida toda a chorar pelo leite derramado? Também é muito importante tomarmos as nossas decisões de acordo com os nossos valores, porque acabamos por ser nós próprios a arcar com as consequências. Seguir o nosso instinto, o que é melhor para nós, pesar as decisões... Se nos sentirmos bem com as nossas decisões, sentimo-nos bem com a nossa consciência, sem pesos e consequentemente, mais felizes.
Dicas bem interessantes e importantes! Eu uso essas três dicas no dia-a-dia e confesso que a minha vida é bem melhor desde que comecei a estar mais atenta a estas coisas. Destralhar dá-me uma sensação de liberdade tão boa! E todos os dias tento pensar em coisas pelas quais sou muito grata, mesmo as mais pequeninas e simples. Acredito que faz toda a diferença.(Gostei da agenda da gratidão, bem gira!) Depois, o amor próprio é sem dúvida um work in progress, é algo que temos que construir também. Gostar de nós como somos é um desafio, muitas vezes. Aceitar as pequenas coisas que não podemos mudar também nos dá uma sensação de liberdade, de paz, muito boa!
ResponderEliminarNão percas. meu bem. A minha resposta também tardou mas felizmente chegou :D Mais tarde ou mais cedo recebes o feedback positivo :D
ResponderEliminarÓtimas dicas. Como fazes ver, a fórmula para a felicidade estás nas pequenas mas grandes coisas em termos significativos que é gostarmos de nós, por exemplo, e deixar que todos os que nos fazem mal se vão embora. ao início é difícil mas depois compensa imenso :')
NEW COOKING POST | Faz NATAS DO CÉU com apenas 3 Ingredientes.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Algumas são mais fáceis de falar do que realmente fazer... mas com tempo e lentamente podemos chegar lá :)
ResponderEliminarBeijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'
São conselhos muito bons, apesar de às vezes ser difícil colocá-los em prática! Ainda assim, é possível, com força de vontade! E sinceramente concordo plenamente que nos devemos rodear de quem gosta de nós, para que também aprendamos a gostar de nós, dos outros e do que nos rodeia!! Os poucos que devemos ter à nossa volta devem ser Os tais! Os nossos!!
ResponderEliminarhttps://jusajublog.blogspot.pt/
Este post ajuda-me porque sou bastante ansiosa. Parece que passo os meus dias em constante stress aguardando algo... Nem sei bem explicar!
ResponderEliminarBeijinhos
Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin
Gostei tanto de ler tufo aquilo que escreveste. Penso que o meu maior problema é mesmo de não ser capaz de realizar o 3º ponto... No entanto, ler tudo isto vindo de outra pessoa ajuda-nos muito mais a perceber que não estamos sozinhos e que não somos os únicos a viver assim.
ResponderEliminarBeijinhos
Blog: Concha
Fantastic picture, love the view:)
ResponderEliminarkisses
http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/
Great advices, very useful and right. Not always is possible to do all those things but trying is vital.
ResponderEliminarGreetings,
Flo
https:femeieastazi.blogspot.it
Ilha Terceira? Também é a minha ilha, foi onde nasci <3
ResponderEliminarNeste momento da minha vida, acabei de sair da fase de ansiedade e de ter ataques de pânico, andava constantemente stressada e já não conseguia viver daquele jeito, por isso tomei uma decisão muito difícil que foi encerrar com a fonte e razão de toda a minha ansiedade, porque sentia que a minha própria saúde mental estava em risco e consequentemente a minha saúde física, parecia que o meu corpo iria colapsar a qualquer momento. Por isso, eu disse não e que bastava, não aguentava mais e não sinto que seja fraca por isso, mas sim forte por reconhecer que os meus limites estavam a ser ultrapassados. Quando não nós traz nada de bom, não vale a pena continuar. Nem imaginas o quão bom é ler essas palavras neste momento da minha vida, sem dúvida que são umas dicas preciosas para mim, muito obrigada!
Identifico-me imenso com este post minha querida!
ResponderEliminarDaniel Wellington watch & cuff GIVEAWAY on My kind of joy
Great post
ResponderEliminarhttp://mensfashionobsession.blogspot.rs/
Que post inspirador :D Identifico-me muito com os 3 posts :) Venha 2017 cheio de coisas boas para nós!
ResponderEliminarBeijinhoo
RITISSIMA BLOG
GIVEAWAY participa :)
Que excelentes conselhos, gostei muito! :)
ResponderEliminarbeijinhos
A Marca da Marta
Ahh como eu adoro dicas de lifestyle *-* Eu tenho sérios problemas em seguir essas regras... Qualquer coisa que me corra mal na vida, é motivo para eu pensar noutras mil e uma coisas, e lá vou eu abaixo de novo... Mas a gente cá se vai aguentando e tentando seguir estas e outras dicas :)
ResponderEliminarUm beijinho <3
www.thesandrafaela.blogspot.com
Beautiful post, thx for sharing. Happy holidays.
ResponderEliminarxox
Lenya
FashionDreams&Lifestyle
Very interesting and useful post, dear!
ResponderEliminarHave a grateful attitude, for me, is the bset and most important step to get a happier life! :)
xxx
S
http://s-fashion-avenue.blogspot.it/
O importante é termos consciência que temos de dar a volta e ganhamos coragem para dar essa volta! Valorizar pequenas(grandes) coisas dá-nos alento para continuar! Que tenhas uma boa caminhada e consigas viver em pleno, descontraída e com um sorriso cada dia. Um dia de cada,vez faz a vida! :)
ResponderEliminarBeijinho*
http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/
Se todos tivermos a capacidade de pensar um bocadinho desta forma talvez consigamos mesmo ser e fazer alguém mais feliz.
ResponderEliminarUm grande beijinho
elisaumarapariganormal.blogspot.pt
Sempre com umas boas dicas para ajudar quem mais precisa
ResponderEliminargostei
Beijinhos
CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram / Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
Tem post novos todos os dias
As vezes precisamos passar por momentos difíceis para reconhecer o que realmente é importante e nos faz bem.
ResponderEliminarE isso se encaixa perfeitamente aos seus conselhos.
Belo post.
Parabéns!
bjOO
Dany
Blog Breshopping da Dany
Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Instagram: @breshopping_da_dany
I'm sorry you had such period of life, really. But the way out you made for yourself sounds reasonable and proper.
ResponderEliminarHave a great day!
Lyosha
Inside and Outside Blog
Tenho muita dificuldade em cumprir com o ponto 2, não tanto em desintoxicar-me de pessoas mas sim de livrar-me do stress!
ResponderEliminarGostei, são de facto óptimos conselhos. Se todos conseguíssemos segui-los seriamos sem dúvida pessoas melhores.
ResponderEliminarBeijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.pt/
Excellent post (as always)!Thank you very much :)
ResponderEliminarJá passei por uma fase mais de stress, ansiedade e que acabou por gerar ataques de pânico e o que fiz foi rodear-me da minha família! Fui para a Madeira uns meses e eu parecia outra. Sentia-me novamente feliz, coisa que o stress e tudo mais tinha-me tirado!
ResponderEliminarGostei imenso das tuas dicas e força para nunca ir abaixo princesa!
Very interesting post!!!!
ResponderEliminarHave a nice day!!! I follow you with facebook too!!!
I have a shop of hats in Spain. MGM hats is my new page in facebook!!! I hope your visit!!!
Besos, desde España, Marcela♥
I really like your post - I also had such a bad period in my life and it learned me that nothing is granted, so I've started to be more grateful.
ResponderEliminarhttp://crafty-zone.blogspot.com/
Que dicas fantásticas! Temos mesmo que gostar de nós próprios, acho que sem amor próprio não se vai a lado nenhum na vida, mesmo...
ResponderEliminarBeijinhos,
An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Concordo MIL por cento com o segundo ponto. Este ano, quando resolvi mudar de vida, foi também a esse nível. Deixar de me rodear de gente tóxica. É tão importante, isso.
ResponderEliminarE desculpa lá, com essa paisagem maravilhosa à tua volta... aiiiiiiiiiiiiii <3 Tudo fica mais lálálá! =D =D ;) <3
Um beijinho dourado,
O Biquíni Dourado
Facebook
Instagram
Dicas muito boas mas nem sempre fáceis de alcançar!
ResponderEliminarSo beautiful post
ResponderEliminarhttp://modernastrega.blogspot.com.ar/
Un post diferente y con mucho encanto..me ha gustado mucho tus reflexiones!
ResponderEliminarBesos!
Un post diferente y con mucho encanto..me ha gustado mucho tus reflexiones!
ResponderEliminarBesos!
Verdade! ;)
ResponderEliminarAdorei os conselhos! Sempre tento fazer tudo isso pra ser mais feliz!
Ótima quinta!
Beijo! ^^
Nice post. I agree with all of them. Gratitude is something I am trying to practice more and more since it helps me to understand life better.
ResponderEliminarThanks for your tips :)
❀ Walking Freckle ❀
Gostei tanto de ler este post, Cátia!
ResponderEliminarNa verdade, pratico (há dias em que tento, porque também falho) tudo o que mencionas! Até viver perto do mar é uma bênção que me traz serenidade. E ter que comer e onde dormir é das coisas que mais valorizo na vida! Sabes que fiquei apaixonada por uma agenda de Paulo Coelho de nome "Amizade", mas ela estava fora do meu orçamento e não a comprei, mas era tipo a tua agenda da gratidão! ;)
Beijinhos linda!
Ps: Porque já refizeste a tua wishlist uma série de vezes? ;)
Excelentes conselhos e, são bem simples de seguir. Difícil é programar a nossa mente para os colocar em prática ;)
ResponderEliminarBeijinhos
http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/
Great post and great blog. I will continue to read you posts.
ResponderEliminarhttp://wavesofpurebeauty.blogspot.nl
Embora nem sempre os coloque em prática, não posso deixar de admitir que são excelentes concelhos. Muitas vezes focamos-nos mais na questões negativas que nem paramos para pensar que existe sempre alguém pior. Talvez o mais importante seja mesmo aprender a gostar de nós mesmos. Um exercício difícil mas que se for conseguido, é fantástico :)
ResponderEliminarRicardo, The Ghostly Walker.