terça-feira, 28 de abril de 2020

Tudo Sobre Máscaras Faciais

melhores máscaras faciais notino

Adoro utilizar máscaras faciais. São um óptimo complemento a qualquer rotina e facilmente elevam qualquer momento de auto-cuidado, tornando-o digno de spa. Não são um dos produtos que considero essenciais para o bem-estar da pele contudo são um óptimo aliado, especialmente para quem não é disciplinado com a sua rotina. As máscaras faciais, tal como um creme ou sérum, pretendem oferecer à pele activos que possibilitam a melhoria da sua aparência ou textura. A diferença? As máscaras funcionam quase como um "shot" de produto ao invés de um tratamento diário e contínuo.


Tudo o que tens de saber sobre máscaras faciais!

Mas a nossa pele absorve realmente as máscaras?

Uma das funções da nossa epiderme é, obviamente, proteger a nossa derme de qualquer intruso - e sim, isso também é aplicável ao skincare. Contudo, há ingredientes com uma maior capacidade de penetração, da mesma forma que existem ingredientes que pretendem efectivamente ficar à superfície da pele e protegê-la ou amaciá-la, por exemplo. Uma das peculiaridades das máscara é que tendem a possuir butylene glycol na sua composição, um solvente capaz de potencializar a capacidade de absorção da pele dos restantes ingredientes, já que altera a consistência dos mesmos. 

Ainda assim, há vários dermatologistas a referir que apenas os primeiros cinco a sete ingredientes da listagem da composição de cada produto são absorvíveis pela pele. Já agora, reforço: os ingredientes estão sempre por ordem decrescente de quantidade nos rótulos dos produtos, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que existe em maior quantidade na fórmula e assim sucessivamente. Os restantes ingredientes não deixam de ter a sua relevância, mas tendem a ser mais um complemento ou uma adição ao nível da experiência.

Assim sendo, qual é a vantagem das máscaras faciais?


Por norma, as máscaras têm uma óptima concentração de ingredientes, o que se torna extremamente pertinente quando escolhemos uma boa fórmula. Independentemente do tipo de pele ou das diferentes necessidades, uma boa máscara de rosto deve conter ingredientes eficazes (como emolientes, anti-oxidantes e umectantes) e possuir uma embalagem em vácuo que ofereça estabilidade à formulação. Idealmente, a composição deve também ser livre de ingredientes irritantes (como fragrâncias ou altas concentrações de óleos essenciais).

melhores máscaras faciais

Como referi anteriormente, as máscaras são uma excelente opção para quem tende a descurar a sua rotina de rosto. Para quem é realmente mais disciplinado e possui uma rotina adaptada ao seu tipo de pele, podem não ser essenciais. Contudo, isto não significam de todo que não cumpram a sua função, porque cumprem. Significa apenas que passa a tratar-se de um complemento ao invés de algo essencial para mudar a textura ou aspecto da pele - algo que efectivamente acontece em peles sem os cuidados básicos. É também por isso que as máscaras são as melhores amigas das maquilhadoras. Ao contrário do que a maioria pensa, são n as clientes que não cuidam da sua pele. Não cumprem a rotina mínima de limpeza e hidratação, o que obviamente trará repercussões aos resultados de qualquer maquilhagem. As máscaras são fantásticas para utilizar nestes casos - funcionam quase como "penso rápido" - já que conseguem oferecer realmente melhorias drásticas à textura da pele.

Que ingredientes devo procurar numa máscara facial?


Carvão e argila: óptimos ingredientes para peles oleosas e mistas, já que têm propriedades capazes de absorver o excesso de oleosidade e desobstruir os poros. São muito utilizadas em máscaras de limpeza. É importante ter em consideração que este género de máscaras tende a repuxar a pele, pelo que é importante procurar fórmulas que conjuguem estes ingredientes com emolientes.

Lama: a lama é um ingrediente hidratante, que ajuda a reparar a pele. Surpreendentemente à muita gente a associar a lama à argila, quando estão em patamares muito distintos. A lama é um excelente ingrediente para todos os tipos de pele.

Esfoliantes químicos: como ácido láctico, ácido glicólico ou retinol, excelentes para ajudar a melhorar a luminosidade da tez, graças à estimulação da renovação celular e à eliminação das células mortas da superfície da pele.

Vitamina C: um ingrediente multi-facetado que é óptimo para proteger a pele tanto do envelhecimento como dos radicais livres. Possui ainda uma acção reafirmante e clareadora, ajudando a uniformizar a tez e a eliminar manchas.

Glicerina: um umectante capaz de atrair água para a superfície da pele. É um ingrediente que tende, por algum motivo, a não ser bem visto no skincare mas que é fantástico para garantir o funcionamento da nossa barreira lípidica.

Niacinamida: ajuda a aclarar e a reequilibrar a pele e é óptima para combater cicatrizes de acne. Novamente, um ingrediente muito interessante para peles oleosas, com tendência ao aparecimento de acne.

Ácido Hialurónico: um óptimo ingrediente para peles desidratadas, já que é capaz de atrair e reter água até 1000x o seu peso. Ajuda a suavizar e a melhorar a textura da pele e é um excelente agente hidratante.

Que tipos de máscara faciais existem?


Sheet Mask: As máscaras em folha pretendem funcionar quase como um "oclusivo" físico, com o intuito de reter o produto no rosto e potencializar a sua absorção. São máscaras enriquecidas com doses generosas de sérum, com diferentes funções consoante os activos na sua composição.

Máscaras de noite: São máscaras relativamente recentes, mas extremamente úteis para hidratar a pele em profundidade. Estas máscara, tal como o nome indica, devem ser utilizados durante a noite. É durante o sono que o nosso metabolismo aumenta e que se dá o pico da nossa renovação celular e as máscaras de noite pretendem potencializar os seus efeitos durante esse pico. Estas máscaras devem ser utilizadas ao invés do creme de noite e retiradas do rosto pela manhã.

Máscaras Peel-off: As ditas máscaras de instagram! São as máscaras que todos adoramos ver nos vídeos de skincare. Uma máscara peel-off cria uma camada de produto no rosto que seca e que, posteriormente, pode ser literalmente retirada como um todo da pele. As máscaras mais comuns com este efeito são as máscaras de limpeza de poros. Mas lembram-se de termos falado do facto dos primeiros cinco ingredientes serem os mais importantes da composição? Nestas máscaras, estes cinco ingredientes são para proporcionar o efeito da máscara, logo o seu efeito será mais para diversão do que propriamente para cuidado.

tipos de máscaras de rosto
Da esquerda para a direita: máscara de noite, sheet mask, máscara em creme e máscara peel-off.

Máscaras em creme: as mais comuns, com uma textura em creme ou em gel. Por norma, possuem um tempo de posse e é isso - e os ingredientes - que as distinguem das máscaras de noite. Porém, podem ser igualmente deixadas de forma segura no rosto. Tal como as máscaras de noite, o seu propósito depende consoante os ativos na sua fórmula.

Máscaras esfoliantes: as máscaras esfoliantes podem ser encontradas em qualquer forma - sheet, máscaras de noite, peel-offs - e pretendem obviamente esfoliar a superfície da pele, melhorando o grão, a luminosidade e aparência da tez. Devem ser complementadas com a utilização de uma máscara hidratante e deve existir algum cuidado na escolha da mesma, já que ingredientes como o retinol, pode ser demasiado (não pode, vai ser) para peles mais sensíveis ou que nunca tenham tido contacto com ácidos.

4 Dicas para utilizar correctamente máscaras faciais:
  • Antes de utilizar qualquer máscara, é imperativo lavar o rosto. A limpeza possibilita que a máscara seja ainda mais eficaz. Podem encontrar na Notino algumas sugestões de produtos de limpeza.
  • É obrigatório ler as instruções antes da utilização de qualquer máscara. Tenham especial atenção a aplicação e o tempo de posse.
  • Se a máscara deve ser retirada do rosto, aplica-a depois da limpeza mas sempre antes da restante rotina de rosto. 
  • Se a máscara é uma máscara de noite, deve ser utilizada como o último passo da rotina nocturna, ao invés do cuidado de noite.

Mas isso significa que posso usar qualquer máscara facial?

Claro que sim! Basta ter atenção aos ingredientes e alinhares as tuas necessidades com os benefícios e modo de actuação de cada máscara. Por exemplo, alguém com uma pele oleosa pode perfeitamente utilizar máscaras de argila, máscaras de lama e inclusive máscaras esfoliantes no formato que assim o desejar. Peles mais secas obviamente já não beneficiam de máscaras de argila, mas beneficiam com toda a certeza de máscaras de noite com texturas ricas e nutritivas. É tudo uma questão de mix n match!

Estou a preparar um artigo com todas as minhas máscaras faciais favoritas para puder partilhar convosco. Que tal a ideia? Tem recomendações de máscaras faciais que queiram partilhar comigo?

3 comentários

  1. Eu estou a usar uma da Neutrogena e adoro :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Este é um guia super completo, eu amei! Eu gosto das sheet masks e as de argila, minhas favoritas. Com ativos tipo ácidos também gosto :)

    Beijinhos de longe!
    tipsnconfessions.blogspot.com
    @raquel_tips

    ResponderEliminar
  3. Amei o post e vou guardar para reler mais tarde! As máscaras é algo que eu pretendo adicionar mais a minha rotina, até porque tenho um tipo de pele mista e potencialmente sensivel e que por vezes precisa de mais do que uma limpeza e hidratação!

    Ansiosa por esse post de máscaras favoritas!
    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3