domingo, 26 de março de 2017

BÊ-À-BÁ DAS ESPONJAS DE MAQUILHAGEM

Depois do BÊ-À-BÁ DOS PINCÉIS ter sido um sucesso, passemos às esponjas de maquilhagem - um acessório cada vez mais indispensável no quotidiano, não só pela sua vertente prática, como pelo resultado mais natural. Pessoalmente, é sempre a minha primeira escolha em qualquer tipo de maquilhagem.

A esponja de maquilhagem - como, para quê e porquê?


A esponja de maquilhagem é cada vez mais usada na aplicação de produtos líquidos, não só pela sua facilidade de utilização, mas pelo acabamento que confere à pele. Uma esponja, quando bem utilizada, permite que o produto penetre melhor na pele, resultando numa maquilhagem mais natural e perfeita. Esbate também o produto com mais facilidade e pode inclusive, com alguma prática, tornar a aplicação mais rápida. Em contrapartida, absorve mais produto do que o pincel. Como referi acima, é especialmente utilizada em produtos líquidos ou em creme, mas também pode ser utilizada em pós. Recentemente, tem sido muito utilizada no baking - uma técnica que pretende cozinhar a maquilhagem (prometo que explicarei tudo) - para aplicar pós sob o corrector. 

A esponja de maquilhagem pode ser utilizada seca ou húmida. Habitualmente utilizo-a húmida, o que confere um acabamento mais leve e natural à maquilhagem. O facto da esponja estar húmida também permite que esta não absorva tanto o produto. No entanto, podem perfeitamente utilizá-la seca, mas tenham em consideração que o acabamento será um pouco mais pesado. Não apliquem o produto directamente na esponja pois, desta forma, este terá menos rendimento. Optem pelas costas da mão ou directamente no rosto. A aplicação deve ser sempre feita em pequenas batidas, para garantir cobertura. Vão esbatendo o produto de forma firme até obter o resultado necessário. Aproveitem as diferenças no formato da esponja para aplicar diferentes produtos: a zona mais 'pontiaguda' para correctores de olheiras e a mais 'gordinha' para a base, por exemplo. Como em tudo, o essencial é experimentarem e descobrirem o que funciona convosco.    


As esponjas de maquilhagem que recomendo:


Uma esponja de maquilhagem quer-se macia, fofa e maleável - estes são definitivamente os critérios a ter em conta. O formato deve ser ergonómico e em ovo ou com alguma aresta, de forma a tornar o utensílio ainda mais versátil. Dentro das opções que experimentei, a minha favorita é a da Real Techniques. Acho-a extremamente similar à Beauty Blender e bastante mais económica, especialmente quando adquirida em pack. É bastante macia e incha bastante quando húmida - um aspecto que adoro. O aspecto que me faz escolhê-la em relação à Beauty Blender é mesmo o seu formato. Esta esponja possui um lado recto que acho bastante prático para cobrir zonas maiores. A Beauty Blender é a escolha seguinte por motivos óbvios. A sua qualidade e acabamento são incríveis! Não há como enganar nesta compra! Se por acaso, não pretendem investir tanto numa esponja de maquilhagem, a Primark e a H&M têm boas opções. Não são as esponjas mais fofas do mundo, mas fazem o seu trabalho e são bastante fáceis de utilizar. Eu tenho inclusive um kit de 3 esponjas mais pequenas, próprias para corrector da Primark e uma delas é absolutamente incrível!    


Como fazer a secagem e limpeza de uma esponja de maquilhagem?


A esponja de maquilhagem exige um pouco mais de cuidado na sua limpeza e secagem que os pincéis. Ainda que o processo de limpeza possa perfeitamente ser o mesmo, poderá não ser necessariamente eficaz. A esponja tem muita tendência a ficar manchada pelo tom de base utilizado e é muito difícil de ser limpa em profundidade com os produtos habituais (shampoo suave ou para bebés, por exemplo), pelo que recomendo produtos específicos, para o efeito para aumentar a durabilidade da esponja. Pessoalmente, utilizo o SolidCleanser da Beauty Blender e estou extremamente satisfeita. Apenas tenho de ensaboar a esponja com o sabonete e qualquer vestígio de base é facilmente eliminado. O aroma a lavanda é também muito agradável. No entanto, podem utilizar o processo de limpeza que preferirem.  

Posso por exemplo referir uma receita caseira que costumava utilizar muito com as minhas primeiras esponjas: juntar uma colher de sopa de azeite e outra de detergente da loiça e lavar a esponja com esta mistura. A esponja fica extremamente limpa! Porém, penso que o detergente deteriora mais rapidamente a esponja, pelo que devem utilizar esta mistura apenas quando pretendem uma limpeza mais a fundo no utensílio. 

Em termos de secagem, é muito importante que a esponja seque por completo e num sítio sem humidade. O resultado para quem não cumprir estes passos será uma esponja cheia de fungos (e olhem que eles estão bem escondidos), o que a longo prazo pode causar problemas de pele graves. Além disso, e devido a este ser um acessório que está constantemente a ser utilizado e molhado, deve ser trocado com a maior regularidade possível. Não acredito que exista um período de troca ideal, porque é algo relacionado com a utilização que lhe damos mas, pessoalmente, troco a minha no máximo de três em três meses.

Costumam utilizar esponjas de maquilhagem no vosso dia-a-dia? Qual a eleita? 





60 comentários

  1. Já utilizei a Beauty Blender e dá um acabamento muito bom:-)
    Beijinhos <3


    O Planeta da Inês | Tag: 11 factos sobre mim

    ResponderEliminar
  2. These sponges seem great, and looks so cute as well, I love the colors!

    xx

    d'star

    *d'star*

    ResponderEliminar
  3. Muito bom!! Eu adoro a minha beauty blender e uso sabonete normal para a limpar. Gosto especialmente do facto de muito rapidamente conseguir aplicar uma camada de base levem-na cara toda usando o "rabinho" da esponja! E fica super natural!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  4. obrigada pelo comentário <3
    só uso esponjas para aplicar a minha maquilhagem e adoro :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. I like using makeup sponges more than brushes when applying liquid face makeup. They just look more natural and blend easily. :)

    Jenn
    The Pink Lemonade Girl
    YouTube
    Bloglovin

    ResponderEliminar
  6. I love using beauty blenders. They really give you a flawless, even finish. :) Great post! I followed you on GFC and would love if you'd follow me back when you get a chance. <3


    xo, Sarah
    Hustla, baby.

    ResponderEliminar
  7. Nunca utilizei, até porque pela maquilhagem que uso não valia o investimento, mas adorei a publicação! Está bastante completa e perfeitamente percetível.

    r: Está mesmo incrível *.*

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma que mandei vir do ebay e gosto bastante, para o uso que lhe dou chega perfeitamente :)

    ResponderEliminar
  9. Já tinha visto a da Primark e fiquei curiosa, vou experimentar!
    Que excelente post querida

    Beijinhos
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  10. Já tinha visto a da primark e fiquei curiosa, vou experimentar agora!
    Obrigada, que post maravilhoso

    Beijinhos querida
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu desde que comecei a usar beauty blender que me rendi! Mas já me deparei com umas esponjas que são demasiado duras e acabo por usar sempre a mesma. Desconhecia como as lavar, costumo ter várias e deitá-las fora.

    Beijinho

    http://thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Estou a gostar desta "série", é super útil para quem se está a iniciar no mundo da maquilhagem!
    Beijinhos
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma mas e raro de usar
    mas adorei cada dica tua
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  14. I do always adore beauty blende product too <3 THey always have great product <3
    Anyway, would you like to following each other?
    Let me know <3

    ResponderEliminar
  15. Nunca utilizei, mas já me aconselharam! Adorei a tua explicação, obrigada por partilhares! :)

    Beijinho grande <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Estou para comprar um desses, falam que ele é prático
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    bjus

    ResponderEliminar
  17. Ando para comprar uma beautyblender há algum tempo, acho que vai ser agora ahah, o teu post foi muito útil! Muito sucesso querida!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  18. Estas esponjinhas dão imenso jeito, pelo menos a mim, são uma grande ajuda na hora de maquilhar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho uma e adoro! O acabamento fica perfeito!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Eu tenho a Beauty Blender em preto e adoro, vale super a pena. Já tive más experiencias com aquelas baratinhas.
    Beijinhos

    http://dailyprinces.blogspot.pt//

    ResponderEliminar
  21. Eu quero mesmo comprar uma beauty blender, cada vez quero mais! :)

    Beijinhos,
    Shades of a Girl

    ResponderEliminar
  22. Tenho mesmo que adquirir um produto de limpeza! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. Adorei as dicas flor! Confesso que nunca usei as esponjas para maquiagem, mas tenho vontade de testar! Bjos!
    http://thaydreams.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  24. These sponges look very functional. Cool products.

    ResponderEliminar
  25. Este post está fantástico! Adoro usar esponja para aplicar base e corretor, mas entre uma da Avon que experimentei e uma da Primark, prefiro a da Avon por ser mais maleável do que a da Primark. No entanto, quero muito experimentar as duas que referiste!

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    Look Black and Gray | Rosegal

    ResponderEliminar
  26. Adorei o post, super completo e informativo! Utilizo sempre a esponja no meu dia-a-dia, acho que nem vivo sem ela ahah

    catarinasantiago.com

    ResponderEliminar
  27. Mais uma para imprimir e guardar com carinho quando me aventurar a começar a maquilhar!

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  28. Eu adoro usar esponja, já nem passo sem ela! Mas, apesar disso, temos mesmo que ter cuidado com a manutenção devido aos fungos :s
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  29. Eu adoro pincéis p espalhar a base mas o facto é que as esponjas deixam um acabamento muito mais natural, devo ser a única que acha que comigo a esponja resulta melhor seca que humida, o post está super bom!
    Beijinho
    catarinarife.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. Comprei uma Beauty Blender mas não consegui me adaptar :( continuo preferindo o pincel !
    Adorei o blog, já estou seguindo e curti a fanpage!
    Beijos, http://girliethingspt.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  31. Eu amo esponjas de maquiagem, uso todos os dias. A que tenho não é muito macia, mas mesmo assim é ótima. Adoro o acabamento natural delas e sempre uso molhada. Gostei da dica pra lavá-la! A minha está super manchada, mas fazer o que né. Quero muito as pequenas, que citou, pra corretivo, mas não acho na minha cidade :(

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Nunca utilizei a Beauty Blender, portanto não tenho como comparar. Mas tenho usado a da Primark e gosto bastante, apesar de, como dizes, não ser a coisa mais macia do mundo.

    Quanto à limpeza, uso shampoo Johnson, tal como nos pincéis. Achas que é eficaz?

    Beijinhos,
    Cláudia
    The Pink Book of Style | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  33. Eu uso uma da Primark e adoro!
    Ótimo post :)
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. Excelente artigo! Grata por toda a informação.


    Ana Teles {Telita} | blog Telita LifeStyleFacebookinstagrambloglovin'

    • novo grupo para divulgação de blogs:
    blogs Lifestyle Portugal/

    ResponderEliminar
  35. Estas esponjitas son estupendas tengo un par de ellas.
    Besos!

    ResponderEliminar
  36. Um produto que já não consigo dispensar!!
    Beijinhos,
    fashionpolice.pt

    ResponderEliminar
  37. Tenho a dizer que uso, mas tão pouquinho que já a devo ter à meio ano e só utilizei umas 2/3 vezes.
    Adoro, mas como não me maquilho não a uso :)
    As encomendas são online, acho que não vende em loja física, mas acredita que demoram muito pouco tempo a chegar.
    Beijinhos
    https://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Adorei o post Cátia, sempre com bons conteúdos :)
    Eu não uso (ainda) este tipo de esponja, mas estou a investigar e ver se adquiro uma para breve.

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  39. I've only recently started using a makeup sponge and I get why they're must now!

    ResponderEliminar
  40. Sounds great. Thank for sharing
    http://carrieslifestyle.com

    ResponderEliminar
  41. Bem este post está espetacular super detalhado e muito interessante, um sobre baking? Adorava!! ♥️
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Comprei a minha primeira no ebay mas era pequenina demais. Agora comprei duas na primark e tenho gostado muito dos resultados. Sinceramente, não me faz sentido investir tanto numa esponja para trocar frequentemente e as que tenho dão perfeitamente para o uso que lhes dou :)

    ResponderEliminar
  43. Eu admiro quem usa e gosta, alias acho super prático, mas eu sou mais a mulher dos pincéis! Gosto bem mais do acabamento!
    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  44. É verdade, o acabamento que conseguimos com a esponja é muit bonito por ser mais natural. Desde que testei, tenho a preferido aos pincéis, e a minha eleita é a BB mude é para a impera uso o sabonete líquido da marca, que funciona muito bem.
    Beijinhos e parabéns pelo post.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  45. É o acessório que já "não vivo sem", quando "gastar" as beautyblender que uso, vou experimentar a da Real Tecnhiques ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  46. Até ter comprado a minha BeautyBlender (original) nunca tinha percebido porque tanta gente a adorava. Até aí sempre tinha usado bons pinceis de base e estava satisfeita. Quando comprei a BB percebi que realmente o acabamento é diferente, para lá daquilo que é possível explicar por palavras e aí sim rendi-me. Hoje em dia não dispenso! Nunca testei outras marcas ou dupes porque sinto-me tão bem servida que não vejo necessidade de procurar melhor ou mais barato.
    Beijinhos
    www.batomagridoce.com

    ResponderEliminar
  47. Beauty Blender, sem dúvida! :p

    Um beijinho,
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  48. Interesting post my dear, thank you for sharing :-)

    ResponderEliminar
  49. Excelente post <3 Eu já não vivo sem a minha esponja :D
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  50. Gyaaahhh this just reminded me! I need a beauty blender :)

    ♥ Chai Chen ♥ @chenmeicai
    ☆*。˚˚https://chenmeicai.blogspot.com˚˚。*☆

    ⓛ ⓞ ⓥ ⓔ ✰Recent Posts✰
    ✨ [BEAUTY] Sleek Makeup Matte Me Lippies Review: My Cosplay & Non-Cosplay Looks!
    ✨ [COSPLAY] Who Will Be The Next Darna?

    ResponderEliminar
  51. Sou completamente apaixonada por esponjas (boas claro! ahahah) pois acho que nada dá um acabamento melhor ao corrector! Gostei imenso do post, beijinhos! :)


    www.catarina-pinto.com

    ResponderEliminar
  52. É coisa que não dispenso na minha vida! Never!!!
    E amei o teu post, tão completo e útil.
    Beijinho grande
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  53. Eu adoro a beauty blender, e costumo secá-la ao pé do desumidificador :)

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  54. Eu nunca experimetei as esponjas, mas deve ser melhor do que aplicar com a mão como eu faço.
    http://grandesonhadorablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3