segunda-feira, 23 de julho de 2018

COMO CRESCER NO INSTAGRAM?

dicas para crescer no instagram


Estudo marketing digital de uma forma muito descontraída, mas tenho perfeita consciência que nem tudo é aplicável para a forma como eu posso gerir o meu instagram, especialmente em termos de tempo. Ser criador de conteúdo em part-time é uma autêntica luta quando conciliado com um dito emprego em full-time. E assim sendo, esta é apenas a minha experiência pessoal e o que resultou em crescimento orgânico para mim, tendo em conta estratégias simples e eficazes.


# Foca-te e oferece bom conteúdo!

Criei o meu instagram - @thepinkelephantshoe - como complemento ao blog, pelo que felizmente nunca senti grandes dúvidas acerca do conteúdo que cria produzir. Contudo, um dos maiores erros que alguém que quer trabalhar com o instagram pode cometer é não ter uma temática definida - de uma forma extremamente simplificada, o chamado nicho, o foco principal do produto que colocas na internet. Sem um nicho definido, é mais difícil manter consistência e coerência na produção de conteúdo e é mais difícil atrair um público específico e rentável se o feed estiver all over the place. Além disso, e com a oferta absolutamente absurda de contas no instagram, é necessário ofereceres um conteúdo de qualidade: fotografias com boa qualidade, nítidas, legendas informativas, conscientes, stories visualmente atractivos e com informação pertinente. Sendo extremamente dura, se o vosso instagram não cresce, perguntem-se se realmente estão a criar conteúdo de qualidade e interessante para o vosso público. Considero-me uma beauty blogger e acreditem, amo a minha gata de coração, mas tenho a certeza que os meus seguidores não querem ver a Misha três vezes por semana. No entanto, é algo que pode perfeitamente funcionar para outro nicho, em lifestyle por exemplo. Por isso, um passo atrás e perguntem-se: a mensagem que pretendo passar é clara? Estou a manter uma presença regular no meu instagram? Estou a depositar conteúdo de qualidade na internet?

# Dá para receber!

Faço questão de distribuir amor todos os dias e digo isto de coração. Apoio os criadores de conteúdo que sigo, partilho feeds, comento fotografias de pessoas que perdem tempo a colocar um like que seja na minha foto. De forma sincera, dedico no mínimo hora e meia todas as noites a este processo. Neste momento, o que sinto é que me fiz ver; mostro que realmente aprecio o carinho que me dão e noto que isso fideliza quem só por si já gosta do conteúdo que eu publico. E esse é um dos motivos pelo qual a interação é tão importante no instagram. Como referi no tópico acima, a saturação de contas na plataforma é enorme e esta também é uma forma de nos fazermos notar e mostrar o nosso trabalho. Comentar a conta de um dos nossos influenciadores favoritos pode atrair novos seguidores, por exemplo - e por isso, o nosso user e foto de perfil devem ser pensados de forma estratégica! Prometo que dedicar uma hora por dia a interagir noutros perfis de forma consistente traz retorno visível, palavra de escuteira!

# Estuda!

Sei que parece óbvio, mas é extremamente importante estarmos informados, pelo menos numa forma geral, sobre a forma como as redes sociais funcionam. O instagram, por exemplo, tem mudanças constantes na forma como o algoritmo selecciona o posicionamento dos usuários no nosso feed, o aparecimento de fotografias no explorar ou a forma como as publicações são mostradas como principais nas hashtags. Para conseguir um bom alcance nos dias que correm, é preciso ter muita coisa em consideração e, para saber o que realmente importa, é preciso ter algumas noções de marketing e estarmos actualizados sobre estes posicionamentos. Basta uma pesquisa no google quinzenalmente para encontrarem informação pertinente, que podem ou não aprofundar consoante a forma como afecta a vossa conta. Por exemplo, nas próximas semanas ficará activa a possibilidade de seleccionar melhores amigos no instagram e inclusive publicar apenas para essa listagem de pessoas!

Estas são apenas dicas que considero extremamente básicas para quem se quer iniciar, contudo e consoante o feedback nesta publicação posso começar a aprofundar tópicos mais em profundidade. Qual é a vossa maior dificuldade relativamente ao instagram? 

37 comentários

  1. Adorei o post baby
    E acho mesmo que devias trazer mais disto porque é sem dúvida super interessante! Acabas mesmo por nos deixar a pensar bem sobre o que fazemos.
    Eu vou mesmo começar a seguir essas dicas, a ver se me organizo esta semana para na próxima começar a sério ��
    Por isso podes publicar mais dicas que vão dar muito jeito ��
    Beijo grande ❤

    ResponderEliminar
  2. Sempre que falas nisto eu quero absorver tudo :) não tenho, nem de perto nem de longe, a dedicação que tu tens, mas já aprendi imenso contigo! Acho que o que mais me falha é a questão da interacção e, claro, isso reverte-se num crescimento muito lento. Não pretendo fazer disto profissão por isso não é crítico, mas nunca é mau se a coisa correr bem!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Hello, thanks for the information. Have a nice day
    xx

    ResponderEliminar
  4. É exatamente isso, você descreveu muito bem :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Que ótima publicação, focou os principais pontos de como crescer no Instagram de forma sincera e direta! Pessoalmente, sou uma grande fã da tua conta de Instagram e tenho a plena noção de que sabes mesmo muito bem o que fazes... Isso nota-se a milhas e inspira-me bastante! Continua assim!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  6. Minha dificuldade com o Instagram é manter um feed organizado mas ao mesmo tempo postar minha vida real sabe? Acho mega complicado manter essas duas coisas! Mas ando tentando e eu amei suas dicas ��

    Www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  7. Acho que vou aprender mais um pouco contigo pois, é uma rede social que tenho vindo a gostar bastante, mas há dias que sinto que não saio do lugar, mas as tuas dicas vieram bastante mesmo a calhar
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Não é app que mais goste, mas é uma mais valia para partilha de informações!
    Gostava de ter um feed "direitinho", bonito e o fato disso não acontecer desanima :/
    Apesar de namoorar com um grande apaixonado por fotografia, raramente ele me tira fotos, pois o João detesta fotos de retrato e é um inferno conseguir que ele me tire meia dúzia de fotos...e partilhar só coisas de maquilhagem, também aborrece :x
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  9. Olá Cátia,

    Gostei do que escreveu.. no instagram hoje está mais amplo e há diversas postagens, as vezes fico dias sem postar algum conteúdo, mas sempre dou feedback para os leitores que curtem a foto. Não gosto de feed organizadinho pra mim, mas acho bonito a pessoa que consegue ter..

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderEliminar
  10. Adoro o teu insta e o teu sucesso por lá é notório por isso estas tuas dicas são preciosas. Vou já anotar todas para as colocar em prática.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Excelente publicação e excelentes dicas!

    Eu adoro fotografia, logo adoro o Instagram e é sempre por lá que inicio o dia ;)

    Beijinho grande e uma excelente semana <3

    ResponderEliminar
  12. Adorei as tuas dicas! Tenho que colocá-las em prática!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  13. A conta que criei também foi com o intuito de fazer chegar um pouquinho mais do blogue aos outros. Por isso, estipulei logo que as minhas partilhas seriam centradas nas publicações que faço n' As gavetas. E deixo o instastories para outros apontamentos.
    Acho que é mesmo fundamental definirmos o nosso percurso, caso contrário, acabaremos por nos perder, porque não faltam opções e não sabemos bem qual é o nosso lugar. A partir do momento que estipulamos a via que queremos seguir, torna-se mais fácil, porque nos dedicamos de corpo e alma.
    Sempre com textos pertinentes e bastante interessantes <3

    r: Terás a tua oportunidade, vais ver, coração :)
    Muito, muito obrigada. Essas palavras soam a abraço apertado!

    ResponderEliminar
  14. Apoio uma série de posts como estes! O teu crescimento é notório, e nada é por acaso. O trabalho árduo nota-se e tu mereces cada gotinha de sucesso <3

    www.catmorais.com | IG: @catarinalmorais

    ResponderEliminar
  15. Eu pretendo criar, quem sabe brevemente, um instagram para o blog, e gostei muito das dicas! Concordo com o dar para receber, há muitas pessoas que vêm isso de formas diferentes, eu vejo e sinto realmente como uma forma de apoio, quer seja no instagram quer seja noutra plataforma. Quanto a restringir o conteúdo só a um nicho, não tenho bem a certeza... talvez por ainda não ter pretensões de ver isto como um trabalho, mas acho que depende muito da pessoa...eu por exemplo, em termos de instagram gosto de versatilidade, um dia um post mais pessoal, outro de partilha de uma viagem, outro de algum produto, outro dia uma selfie...mas concordo com a parte das fotos da gata ahahaha apesar de ser algo tentador de postarXD
    Beijinhos,
    Anita On

    ResponderEliminar
  16. A minha maior dificuldade é manter o feed organizado e actualizado, mas com fotos de qualidade.
    Obrigado pelas dicas ��
    Beijinhos ��

    Blog|Facebook|Instagram

    ResponderEliminar
  17. Sempre adoro quando dedicas um pouco do teu tempo para visitar meu instagram <3 Ainda estou começando nele e tentando postar fotos mais bonitas e atrativas, e sempre acertar nas hashtags!

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. So nice, interesting and really useful post, love it.

    Malefica

    ResponderEliminar
  19. Amei suas dicas vou colocar em pratica no meu instagram!
    bjs
    http://leigafashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Dicas vindas de ti só podem ser boas, basta olhar para o teu instagram para perceber isso *.* Já sabes que amo o teu perfil hihih! Olha, ainda nem sabia dessa próxima nova possibilidade :o
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito deste tema e tenho muito interesse em aprender a evoluir no IG.
    É a única rede social que uso, sem ser o blogue, é uso-a porque me divirto e me distraio :)

    A minha conta existe muito antes do blog e o que fiz foi alterar o perfil para público, mas os seguidores veem a conta-gotas e acho que as minhas publicações têm pouco alcance e isso deixa-me um pouco frustrada.

    Obrigada pela partilha :D

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  22. Gostei imenso, e são dicas fundamentais para quem quer crescer! Gosto muito de ler, embora não ligue muito às redes sociais haha

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Eu confesso que não percebo grande coisa do instagram...tenhoque me dedicar a explorar as possibilidades!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigado, meu bem :D
    Acho que ias a-mar! de verdade eheh :D

    É muito isto, e concordo plenamente com o #dáparareceber :D nisso falho um bocadinho (respondo a tudo o que comentam no meu) porque não me sobra grande tempo para espalhar amor por alguns dos perfis ;( Ainda assim, de quando em vez faço-o! Só disparo corações :D

    NEW OUTFIT POST | REMINDER TO YOURSELF FOR TODAY <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  25. Adorei as dicas, são ótimas para crescermos o nosso perfil. E realmente temos que estudar bastante a rede para entendermos e crescer

    Bjss

    Blog Adriane Quaresma

    ResponderEliminar
  26. Olá Cátia! Umas ótimas dicas. ReconheÇo que eu não são muito constante nas redes sociais.
    Invítote a passar pelo meu blog. Beijo!

    ResponderEliminar
  27. Essas dicas são ótimas mesmo! Estudar é o início de tudo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  28. Adorei o post, Cátia! Muito detalhado e vê-se que sabes do que falas, para além do mais tens resultados para mostrar que as dicas realmente funcionam! O segundo ponto é aquele em que noto sempre maior diferença, mas infelizmente nem sempre consigo dedicar tanto tempo como gostaria a interagir!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Adorei o post e as dicas! Sem dúvida que tenho de dedicar essa meia hora a comentar outros perfis, é sempre bom quando chego ao telefone e vejo um comentário teu nas minhas fotos <3 kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube

    ResponderEliminar
  30. Belas dicas baby, gostava de ser tão dedicada como tu mas acabo por me esquecer tanto do instagram, a ver se mudo isso!

    beijinho<3
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  31. Sempre com excelentes dicas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  32. Acho que falho muito no último ponto, às vezes com tantas novas funcionalidades acabo por me "perder" um bocadinho! Tenho tentado melhorar o conteúdo que vou partilhando, e espero estar num bom caminho. Adorei a publicação, trazes dicas top e realmente eficazes! <3
    www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  33. Adorei o post Cátia! A verdade é que o conteúdo genuíno e com qualidade é a melhor estratégia e mais vale poucos e bons que muitos fantasmas.

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  34. Um post com dicas pertinentes e interessantes. Estudar é algo que deveria aprofundar mais, pois aprender não ocupa lugar e às vezes dá imenso jeito saber uns truques!

    Retribuir likes, comentários e apoiar é uma outra forma ótima, mas também genuína de crescer!

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. ooi*-*, adorei as dicas, comecei agora com o instagram do blog e as vezes me sinto meio perdida no que postar, creio que tenho que deixar meu nicho mais especifico pra melhorar isso..
    beijos linda!
    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  36. Foi um bocadinho daquilo que falámos no outro dia e me deste umas dicas.Do you remember?

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3