ENTENDER E CUIDAR DAS OLHEIRAS

o que são as olheiras?

Uma das coisas que mais me incomoda são com toda a certeza as minhas olheiras. Todos as temos, mais ou menos escuras, mais ou menos fundas, mas elas estão lá. Incomodativas ou não, para conseguir encontrar a solução perfeita há que entender o problema - como em tudo na vida. Afinal, o que são as olheiras e quais as suas principais causas?


O que são as olheiras e quais as principais causas?


As olheiras são, nada mais nada menos, que o resultado dos vasos sanguíneos que se tornam visíveis através da pele mais fina que temos em redor da zona ocular. Como termo de comparação, a pele em redor dos nossos olhos costuma possuir cerca de 0,5mm de espessura, enquanto que a pele do restante rosto cerca de 2mm. De uma forma geral, são ainda mais visíveis em quem tem a pele mais clara, especialmente porque as veias aparentam tons mais azuis ou violetas. 

Uma das principais causas das olheiras é o cansaço. Quando o corpo está cansado, a produção de cortisol aumenta para que o corpo consiga manter os níveis de energia durante todo o dia. O cortisol aumenta o volume do sangue do organismo e, consequentemente, os vasos sanguíneos expandem-se para o acomodar - logo, as olheiras ficam mais visíveis. Porém, o cansaço não é a única causa das olheiras. Outros motivos comuns são a hereditariedade, a perda de colagénio na pele, falta de hidratação, alergias, anemia, problemas respiratórios, carência de vitaminas ou tabaco e álcool. A perda de colagénio da pele, consequente não só da idade, mas também de maus hábitos, como uma alimentação descuidada, álcool e tabaco, resulta numa pele ainda mais fina e menos firme, logo com olheiras mais visíveis. Já relativamente a problemas de saúde, qualquer mudança, inclusive hormonal, pode prejudicar ou alterar a circulação ou acentuar a palidez da pele. É de referir que o mesmo pode acontecer com medicamentos. 

Como cuidar das olheiras? 


Antes da hipótese de camuflar as olheiras através da maquilhagem, é essencial cuidar da pele em redor dos olhos. Como referi, a pele desta zona é extremamente sensível e além de necessitar de cuidados próprios, é essencial tentarmos ser o mais gentis possíveis. Especialmente no momento de desmaquilhar, há que ter cuidado e evitar esfregar ou repuxar a pele. Mesmo para quem utiliza pouca maquilhagem, recomendo sempre um desmaquilhante bifásico ou com óleos na sua composição, para derreter a maquilhagem sem ser necessário insistir na zona ocular para uma limpeza eficaz. 

o que são as olheiras?

Manter a zona ocular hidratada é também essencial para quem quer combater as olheiras. Pessoalmente, sou defensora da necessidade de um cuidado específico para esta zona do rosto, não só pela sua sensibilidade, mas também pelas diferentes necessidades da minha pele - ou seja, um creme de olhos não deve faltar na minha rotina. Ácido hialurónico é sempre um dos ingredientes que devemos procurar, não só pela componente hidratante como anti-idade. São também bem-vindas as vitaminas C e E para estimulação da produção de colagénio. Quanto à aplicação, deve ser feita com o dedo anelar, o dedo com que exercemos menos pressão, e sempre de forma gentil sem exercer atrito na pele.  
o que são as olheiras?

Além dos cuidados específicos, existem sempre as regras que devemos seguir para uma pele bonita: protegermo-nos do sol, ter uma alimentação equilibrada, manter o organismo hidratado e evitar o tabaco e álcool. Mais do que cuidarmos do nosso exterior, é importante cuidarmo-nos de dentro para fora. 

Seria do vosso interesse ver uma publicação com truques para camuflar as olheiras? 

23 comentários

  1. Eu tenhonum truque para as diminuir: tenho dois puffs daqueles de aplicar o pó, lavados, numa caixinha dentro do congelador. E naqueles dias em que tou mesmo mesmo com mau aspecto e preciso de parecer melhor, vou buscá-los e ponho sobre os olhos durante uns 10-15 min. O frio ajuda a reduzir o inchaço e faz com que não pareça tão mau. Depois ponho um bocadinho de corretor e tá bom XD tenho sempre olheiras, ando sempre exausta Ahah!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Excelente publicação linda!
    As minhas olheiras estão sempre cá, faça sol ou faça chuva e portanto estou sempre à procura de possíveis formas de tratar delas o melhor possível para ver se as malditas diminuem. Acho que vou j vestir num creme de olhos, já que consideras importante!

    My Own Anatomy ✨

    ResponderEliminar
  3. Eu não tenho muitas olheiras felizmente, o pouco que tenho consigo esconder com um corretor! Quero imenso experimentar o liquid camouflage e a base equivalente babe! :)

    The Glitter DoorInstagramFacebook

    ResponderEliminar
  4. Eu por acaso tenho a sorte de não ter muitas olheiras (excepto quando efectivamente não durmo bem)! Eu actualmente uso a água micelar com óleo da Garnier para toda a cara, e à volta dos olhos uso um óleo da The Ordinary com caféina e extacto de chá verde. Para finalizar uso um creme de olhos hidratante da La Roche Posay! :D Eu gostava era de ver um post sobre correctores de olheiras, ando a precisar de mudar o meu! Não estou a gostar da textura!
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho mas não em demasia, costumo esconder com corretor de olheiras e fica ótimo.
    Beijinhos.
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Nao fazia ideia que se tinha de ter um tratamento especial apra esta yona do corpo. Ficou muito contente por ler o teu post.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  7. O corrector Camouflage da Carrie é muito bom quando quero iluminar a zona das olheiras...
    O meu preferido é o Anti Age da Maybelline ☺️☺️

    ResponderEliminar
  8. Posso dizer que tenho de seguir algumas das tuas dicas , pois algumas coisas não fazia mesmo ideia
    Beijinhos
    Novo post ( Unha Decorada ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Sofro imenso com esse "mal"! Gostei das dicas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Graças a Deus é uma coisa com a qual não sofro, por isso sinceramente o único cuidado que tento sempre ter é dormir pelo menos 8 horas.
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Gostei do post querida, tá top!

    Um beijinho,
    https://thesoulofacosmopolitangirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Ótimas dicas!! Trato do meu rosto todos os dias, a única coisa que ainda não comprei é um creme somente para os olhos. Tenho mesmo de adquirir um. Adoraria ler o post com truques para camuflar as olheiras! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  13. Eu tento de tudo para as esconder, só um corretivo é que me salva :b
    Beijinhos xx

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  14. É mesmo importante estarmos atentos a estas questões! Obrigada por, uma vez mais, nos informares de uma forma tão clara. Honestamente, acho que a publicação com truques seria uma excelente continuação desta :)

    ResponderEliminar
  15. Eu sempre sofri com as olheiras, também muito resultado das minhas insónias, este ano vou experimentar alguns produtos para ver se consigo pelo menos disfarçar um pouco mais.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  16. É um problema do qual também sofro e naquelas semanas que durmo muito mal, é pior ainda :(

    Excelentes dicas e que devemos sempre seguir :)

    Beijinho grande <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Claaaaro, que venha essa publicação para camuflar estas gaijas!!! Eu estou sempre a comprar novos correctores de olheiras para as esconder, e ainda não encontrei o perfeito!
    Love, Ann
    www.blackrosebyannluck.com

    ResponderEliminar
  18. Olá, tudo bem?
    Nossa que post interessante, gostei das dicas,
    tinha muitas coisas que eu não sabia sobre as orelhas rsrs

    Te espero em meu blog!
    Beijinhos
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  19. Excelentes dicas princesa!
    Eu adoro desmaquilhantes bifásicos, são muito mais práticos! Gosto muito desse da Garnier!
    Um creme de olhos também não pode faltar.

    Um bejinho,
    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  20. Um post informativo bem importante porque não basta tentarmos esconder as olheiras na hora da maquilhagem, temos que cuidar delas. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Excelente post baby, eu super sofro deste "mal". Sempre que tiveres mais informações e rotina ou produtos, partilha porque adoro sempre saber novas realidades. Beijoo ❤️

    ResponderEliminar
  22. que boas dicas amiga, nunca tinha visto as coisas desta forma!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Sê bem-vindo/a! Obrigada pelo teu comentário, são as tuas palavras que movem o blog! Se começaste recentemente a seguir o blog, deixa-me um comentário a informar, para que possa visitar o teu. <3
Thanks for the comment, your words mean everything to the blog! If you just started following the blog, leave a comment here to check out your blog.