quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Com a chegada do ano novo, uma resolução muito comum é comer melhor. Sou sincera, não sou apologista de dietas - limitar a minha alimentação resulta durante cerca de uma semana. Não sou de todo capaz de cortar alimentos do meu regime e se me apetece comer, como, mas sempre com peso e medida. Aliás, posso dizer-vos que ao longo dos anos, fui aprendendo a equilibrar as refeições.

Ganho peso com muita facilidade e, por isso mesmo, tento escolher alimentos pouco calóricos e recheados de nutrientes com muita regularidade. Contudo, e quando comecei realmente a tentar gerir essa adopção, percebi que o meu vocabulário gastronómico era muito mais limitado do que realmente adivinharia - e foi aqui que senti uma enorme necessidade de procurar ideias, receitas e inclusive novos alimentos para introduzir no meu quotidiano e interessar o meu palato. 

Acabei por adquirir alguns livros - que ficarão para uma próxima publicação - porém a minha primeira frente foram definitivamente os blogs de culinária saudável. Apesar de adorar ler blogs de culinária internacionais, é comum que encontremos ingredientes menos comuns em Portugal e que depressa tornem as receitas mais dispendiosas ou complicadas, e por isso mesmo limitei as sugestões de hoje ao português. 

[ Eat, Love ] 


4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Eat, Love é escrito com muito amor pela Samanta, desde Fevereiro de 2013. Com uma paixão enorme pela vida saudável, no blog podemos encontrar receitas e dicas de nutrição e exercício sempre com um toque muito próprio. Desta história de sucesso, surgiram três livros todos eles em português: "Sumos sem Segredos", "Manhãs sem Segredos" e "Sopas sem Segredos". Neste momento, a Samanta é maioritariamente vegetariana (à excepção do sushi - maldito pecado de todos nós), contudo encontramos algumas receitas com frango no blog. 

[ Compassionate Cuisine ]


4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Compassionate Cuisine foi uma das minhas descobertas mais recentes. É um blog exclusivamente com receitas vegetarianas escrito pela maravilhosa Márcia. Foi criado em 2012 exactamente com o intuito de divulgar a culinária vegetariana em Portugal. Existe ainda uma componente mais informativa no blog, a par com as receitas, acerca de nutrição vegetariana visto a Márcia ser licenciada em ciências da nutrição. Do Compassionate Cuisine surgiu ainda o "Receitas com Paixão", uma compilação com receitas exclusivamente vegetarianas e veganas.

[ Lemonaid ]  


4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Lemonaid mudou-se para o Please Consider, o novo projecto da Joana recheado com dicas para um estilo de vida consciente e equilibrado. Apesar do Please Consider já estar na minha lista de favoritos, o Lemonaid tem neste momento uma enorme oferta de receitas e por isso mesmo, a sugestão sobrepõe-se. A Joana estudou Design e Artes Culinárias e o amor por tudo é que é natural deu origem ao Lemonaid, um autêntico holy-grail para quem quer comer bem. As receitas são maioritariamente vegetarianas, porém encontramos opções com frango e peixe.

[ Dias com a Mafalda ] 


4 BLOGS PORTUGUESES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para último, reservei o Dias com a Mafalda, com toda a certeza o mais reconhecido da selecção. A Mafalda tirou o curso de Chef em Nova York e em 2009 cria o blog. Neste momento, já possui quatro livros publicados, dois antes do blog e outros dois após: "Cozinha para quem não tem tempo", "Cozinha para quem quer poupar", "Dias com a Mafalda" e "Dia-a-dia com a Mafalda". O blog da Mafalda é um dos meus favoritos pelas diversas opções e pelas receitas terem todas uma componente mais prática e rápida, perfeita para o dia-a-dia.

Que blogs de culinária (saudável ou não) me recomendam? Gostariam de ler uma publicação do género com blogs internacionais? 


25 comentários

  1. Fiquei deliciada com essas receitas!!

    Beijinhos,
    SHADES OF A GIRL

    ResponderEliminar
  2. falta te ai o alho frances, tb é mt fixe !

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que máximo, não conhecia nenhum! Mas bem estava a precisas para aqueles dias sem imaginação. Ótimas sugestões, vou dar um espreitinho em todos :) beijinhos xx

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  4. O Compassionate Cuisine foi a minha inspiração quando tornei-me vegetariana, graças a ela aprendi imensas coisas :D
    Os restantes não conhecia o:

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
  5. Adoro o da Mafalda....e as fotos?? são tão lindas!!

    https://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Agora ando a "comer" blogs apenas com receitas vegan, quando faço um refeição c/carne fico sempre mal da barriguinha ate com grelhados... E com refeiçao apenas vegetariana ando muito melhor e regularizada 😂

    ResponderEliminar
  7. Que receitas óptimas, dá vontade de experimentar tudo!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  8. Confesso que não conhecia cada um deles mas tem ai coisas bastante deliciosas
    Beijinhos
    Novo post ( Review Santo Black Poderoso ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Adorei, acho que vou já visitar e seguir todos :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. As receitas têm tão bom aspeto! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia nenhum! Tenho que espreitar :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Menina, nem sou de Portugal mas amei as indicações de blogs saudáveis!! Já abri várias receitas que você deixou por aqui ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  13. Aii uma melhor que outra! Fiquei com água na boca.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  14. vou espreitar todos! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  15. Eu ainda não conhecia esses blogs, mas amei demais, adorei as receitas, parecem ótimas! <3
    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderEliminar
  16. It all looks delicious!

    https://julesonthemoon.blogspot.it

    ResponderEliminar
  17. Confesso que não conhecia os blogues em questão, mas tenho que os ir visitar!
    Obrigada por esta partilha, minha querida <3

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia mas as imagens são bastante tentadoras vou lá espreitar
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Acho que os blogs são um grande auxílio por estarem sempre dando novas ideias, e isso é muito prático. Minhas dietas também não duram muitos dias, por isso acho que uma reeducação alimentar é sempre a melhor pedida. São dias ótimas! Quero muito ter hábitos mais saudáveis esse ano também :D

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Ai meu deus, já fiquei cheia de água na boca!!!
    Love, M
    www.blackrosebyannluck.com

    ResponderEliminar
  21. Estava mesmo a precisar de uma recomendação de blogues de receitas vegetarianas! Não sou mas são receitas mais saudáveis e estou mega interessada :)
    Não conhecia nenhum e já fui cuscar todos amor.

    R: Ainda não testei como pré-shampô confesso, apenas como condicionador e leave-in

    ResponderEliminar
  22. Fui há duas semanas à nutricionista e uma grande lacuna que senti foi uma lista de receitas que pudesse enquadrar com as quantidades de cada alimento que posso comer a cada refeição, então dei por mim a pesquisar blogs de alimentação saudável e descobri precisamente os quadro que aqui mostras e ainda outros tantos!
    No entanto continuo um bocado com o mesmo dilema porque embora as receitas partilhadas sejam saudáveis, não tenho noção se posso comer um snack, por exemplo, que tenha tâmaras, ou se mesmo sendo um açucar saudável é de evitar! Olha, dá-me vontade de ir tirar um curso de nutrição :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. Era mesmo deste tipo de post que estava a precisar, já que sou super preguiçosa a procurar blogues :) Segui todos!!

    Beijinho*

    A Pa-trícia

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3