domingo, 18 de junho de 2017

BÊ-À-BÁ DOS BATONS

tudo sobre batons
TODOS OS BÊ-À-BÁS AQUI

O batom é definitivamente um dos produtos mais utilizados na maquilhagem. Para um homem, não existe gesto mais sensual do que ver uma mulher a colocar um batom poderoso e, convenhamos, quem é a mulher que não se sente incrível quando coloca um vermelho nos lábios? O batom é quase uma afirmação do poder do sexo feminino e é o 'acessório' que não dispenso no meu quotidiano. 


Apesar de ser um produto muito simples de compreender e de utilizar - inclusive um dos mais antigos na história do mundo da cosmética - existem alguns truques e alguma informação que com certeza irá fazer a diferença na compra de um batom. Primeiramente, é importante reter que os batons podem ser líquidos ou em bala. Os batons líquidos possuem uma fórmula, obviamente, líquida e o batom em bala uma fórmula mais cremosa. Actualmente, os batons líquidos estão super em voga, mas os batons em bala continuam a ser a opção preferida de muitas mulheres. Independentemente da sua consistência, o batom pode assumir diferentes acabamentos, que devem ser escolhidos consoante as preferências de cada uma. 


Os diferentes acabamentos de batom; 


De uma forma geral, os batons podem ser mate, cremosos ou em gloss. Batons mate são batons que não apresentam qualquer brilho, enquanto que os batons cremosos possuem uma leve cintilância. Já um gloss possui menos pigmento, mas um brilho quase molhado, muito intenso. Porém, a MAC, uma das mais aclamadas marcas de maquilhagem e popularizada pelos seus batons, possui uma série de acabamentos dentro dos três acima referidos, que começam cada vez mais a ser utilizados por outras marcas. Ainda que seja um conteúdo mais especifico, vou optar por falar um pouco desses acabamentos:
 Retro Matte // o acabamento mais seco de todos. O batom fica completamente opaco com uma textura praticamente de veludo. Por experiência própria, posso afirmar que são um pouco difíceis de aplicar pela textura mais seca, mas são um dos meus acabamentos preferidos. Têm uma durabilidade incrível.
 Matte // Um acabamento opaco e sem brilho, mas mais confortável de utilizar que o Retro Matte. Ainda assim, têm uma óptima durabilidade e não transferem. 
Amplified - São batons de cores mais intensas e com bastante brilho. Possui uma boa durabilidade, porém transferem um pouco. São muito confortáveis de usar. 
 Satin // São outro dos meus acabamentos preferidos. São bastante opacos, mas ainda assim possuem um leve brilho que os torna muito fáceis de utilizar para o quotidiano.
 Cremesheen // Extremamente cremosos, porém não tão pigmentados como os anteriores. São bastante hidratantes para com os lábios e confortáveis de utilizar, porém a durabilidade é curta. 
 Frost // Pigmentação e brilho médios. Possuem um género de pequenas partículas de brilho na sua fórmula, que dão uns reflexos lindíssimos aos batons. 
 Glaze // São os mais translúcidos, mas muito confortáveis de utilizar e óptimos para o dia-a-dia, pela sua fácil aplicação.
 Lustre //  Muito similar ao Glaze, mas com mais pigmento. Possuem as mesmas características em termos de utilização. 
tudo sobre batons

Como aplicar o batom na perfeição;


♥ Aplicar um primer de lábios ou um corrector mais seco nos lábios para anular a nossa cor natural. 
♥ Delinear os lábios com um lápis com a cor o mais parecido possível ao batom que vamos utilizar. Para quem pretende criar um efeito ombré - algo que fica extremamente bonito - pode aplicar um lápis com uma cor mais escura. 
♥ Aplicar o batom começando pelo centro e tendo o máximo de cuidado possível para não ultrapassar as linhas criadas pelo lápis. 
♥ Para uns lábios em mais destaque, é possível limpar o contorno do lábio com um pouco de corrector em creme.  


Como aplicar o batom de forma a parecer com os meus lábios são maiores;


♥ Delinear os lábios na sua linha natural, mas do lado de fora. No entanto, devemos seguir a linha rigorosamente nos cantos dos lábios e apenas contornar do lado de fora no centro dos lábios. Esta dica evita um aspecto artificial. 
♥ Escolher um batom mate e aplicá-lo por todo o lábio. Um batom mate, como não possui qualquer brilho e é bastante opaco, ajuda a esconder o facto de termos delineado o lábio um pouco por fora. 
♥ Escolher um batom um tom mais claro ou aplicar um pouco de sombra branca sem brilho no centro do lábio e esfumar bem. 
Podemos aplicar um pouco de gloss para potencializar o efeito.  


Porque devo usar um lápis de lábios?


Os lápis de lábios podem ser utilizados para delinear os lábios, como base de cor ou então como batom propriamente dito. Possuem uma óptima durabilidade, de forma geral, e podem obviamente prolongar a durabilidade do batom que seja aplicado por cima deles. Além disso, delinear os lábios dá muito mais destaque a esta zona do rosto e permite que o batom não deslize para fora das linhas quando o aplicamos, ou seja, torna a aplicação ainda mais fácil. 

tudo sobre batons
 Sou uma enorme fã dos produtos de lábios da Milani. Qualquer um deles me deixa satisfeita, sejam os batons líquidos, em bala ou os lápis. A relação qualidade-prelo é maravilhosa e a oferta de cores é incrível. Já falando em batons em bala, os da MAC e da Zoeva também pertencem aos meus favoritos. São muito pigmentados e duradouros. Em relação à MAC, opto apenas pelos amplified, satin, matte e retro matte. Em relação a batons líquidos, a minha fórmula favorita é com certeza a da It Style, mas infelizmente não consegui encontrar uma imagem em boa qualidade. Também os batons da Sleek fazem parte dos meus queridinhos. Fáceis de aplicar, duradouros e muito pigmentados. Em termos de lápis de lábios, tenho de referir a linha Smart lips da Kiko, que é extremamente económica e os lápis fazem muito bem o seu trabalho.

Quais são as vossas fórmulas e marcas preferidas? São fãs de batons? 





45 comentários

  1. Gostei do post, acho que foi o mais completo que vi até agora sobre o assunto :). Vai me dar imenso jeito na hora de comprar batons :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Beautiful Colours! Great cosmetics, I wish all!

    ResponderEliminar
  3. Adoro batons vermelhos babe! Sempre úteis estes teus posts!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  4. Great post! WOW!I follow you, I hope you will follow me back♥


    beautyakworld.blogspot.ba

    ResponderEliminar
  5. Very informative post. Thank you! I will try some of these tricks. :)

    Jenn
    The Pink Lemonade Girl
    YouTube
    Bloglovin

    ResponderEliminar
  6. Post muito informativo! Obrigada! <3
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adoro esta série de posts que estás a fazer. Têm-me ajudado imenso <3
    Beijinhos!

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Mais um guia super completo! Eu sou fascinada por batons desde miúda e acho que já passei por todas as fases no que toca a preferências, tanto no que toca a cores como a fórmulas :D
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  9. Eu prefiro cores mais neutras e gloss.
    Beijinhos.
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Wow nice post. Loves...

    ResponderEliminar
  11. O post está excelente!Parabéns!

    http://myfr3namaste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adorei está bastante completo
    aprendi mais umas coisas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Era raríssimo usar batom, limitava-me aos de cieiro e pouco mais. No entanto, há bem pouco tempo comecei a investir mais neste produto, porque a verdade é que fazem toda a diferença no rosto. Apesar de não ter, adoro batons com efeito matte (aliás, é um efeito que aprecio bastante também nos vernizes). Tenho comprado dos da kiko e estou bastante satisfeita :)

    ResponderEliminar
  14. Costumo sempre usar um lápis de lábios antes de realmente colocar o batom :3

    | BLOG | | VELVET BUNNIE |

    ResponderEliminar
  15. Nunca usei os batons das marcas que referes, tenho de experimentar ;) Os lápis de contorno da Kiko conheço, tenho um e adoro :) Adorei o post!

    Beijinhos <3


    ResponderEliminar
  16. O meu batom liquido preferido é da Sleek :)

    xo,
    ThatSoMonica | @m.onica

    ResponderEliminar
  17. Adoro batons, são o meu produto de maquilhagem preferido!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho mais de 20 batons. Será o suficiente para dizer que adoro? :)

    Beijinho e resto de bom fim de semana!
    http://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Os matte e os satin são os meus favoritos :)
    Não conheço essa marca Milani!

    ResponderEliminar
  20. Great products! Thanks for sharing!
    👌👌👌

    ResponderEliminar
  21. Adoro os batons vermelhos! Um post bem útil, gostei! :P

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  22. Excelente! Sou realmente fã do teu trabalho linda <3
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  23. Eu adorooo tanto batons, mas sou uma vergonha por acabo sempre por comer tudo xD
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  24. Batons é a perdição das mulheres!
    Www.pinkisthenew-black.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Olá!
    Adorei o post, amo batons, principalmente os matte!
    Beijos.
    Ana | www.editoramorgenstern.com.br

    ResponderEliminar
  26. OMG, eu nem sabia que existiam tantos acabamentos! =O Meus favoritos são os líquidos matte, que viraram febre por aqui, mas não dispenso os em bala. Às vezes uso lápis pra deixar mais bonito. Acho que uma maquiagem só está completa depois de passar um belo batom *-* Morro de vontade de comprar os da MAC, principalmente o Ruby Woo *-*

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. verdade seja dita não conhecia metade desses acabamentos mas os retro matte mas parecem-me brutais! :D

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  28. Adorei o post. Esclarecestes-me algumas dúvidas que tinha relativamente aos acabamentos da MAC. Eu gosto muito dos mate, mas os meu lábios agradecem mais os cremosos. É uma luta interna entre o que eu gosto e o que de verdade é confirtavel usar. Eu gosto muito los CREAM LIP STAIN da SEphora. 😘😜 http://afarmaciajaponesa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Os meu preferidos são os batons matte! Adoro-os pelo seu acabamento sem brilho e pela longa duração que costumam ter... Beijinhos <3

    MyOwnStyle

    ResponderEliminar
  30. Gosto bastante destes teus posts ajudam me imenso pois a maquilhagem passa me um pouco ao lado.
    Um das coisas que adoro da maquilhagem são batons
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Excelentes dicas, post bem útil! O engraçado é que sempre assisti a minha mãe a passar batom e ela tinha vários dentro dos tons que gostava, mas nunca usou liquido. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  32. Oiii!! Eu simplesmente amei esse post, super completo e útil. Sou apaixonada por batons mattes, liquídos e nude! Obrigada pelo post completo e por esclarecer tantas dúvidas! =)

    Obs: estou seguindo seu blog!! Te espero lá no meu cantinho também =)

    Um beeijo
    Marília Merlino Blog

    ResponderEliminar
  33. I've always been a lipstick kind of girl. Really love putting on bright lip shades in the summer.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  34. Adoro batons e de momento são os mate ! Mas gosto muito de batons em Barra , porque a sua duração é bem mais duradoura ,sem dispensar um lápis de contorno. E para não aprofundar uma vez que já disse amo batons, amei este post , mais de tantos outros que são sempre excelentes . Beijokas linda <3

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  35. Adoro batons e achei este post muito bom! Acho que só acrescentava a textura dos batons quando os diferenciaste a todos, de resto está bem completo :)

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Este post a par dos iluminadores foram os que eu mais gostei!! Sou a louca dos batons!! Adoro os da MAC, são sem dúvida dos meus favoritos!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  37. Tenho que experimentar os da Sleek e os da Milani, sem dúvida!

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  38. Sou culpada de nunca usar lápis de lábios, apesar de os ter... mas de facto, mesmo que não use mais maquilhagem, uso batom todos os dias!

    ResponderEliminar
  39. Gosto imenso deste teu tipo de posts! Super úteis para quem quer aprender mais um pouquinho :3

    'Get Up, Makeup

    ResponderEliminar
  40. Mais um excelente post, super completo e informativo!
    Ando à imenso tempo com curiosidade sobre os batons da Milani, e pelo que dizes vale a pena, tenho mesmo que testar.

    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3