domingo, 11 de junho de 2017

BÊ-À-BÁ DO EYELINER


O eyeliner é definitivamente uma das maiores dificuldades de muitas mulheres na maquilhagem - inclusive a minha. Foram muitas as horas de treino e de pesquisa até perceber aquilo que funcionava comigo, porque existem obviamente, muitas técnicas para fazer o eyeliner. Hoje, pretendo explicar-vos as diferentes possibilidades e ensinar-vos o que resulta comigo. 

As diferentes texturas do produto


Existem uma série de possibilidades na escolha do produto para o eyeliner perfeito. Como sempre, o importante é experimentarmos e percebermos o que funciona connosco. No caso do eyeliner, experimentar é definitivamente muito importante porque diferentes texturas exigem diferentes níveis de firmeza e precisão. No meu caso, fiz um pequeno percurso entre todas elas, mediante o meu à vontade com a técnica em si. 

O eyeliner perfeito pode ser feito com um lápis, uma caneta, eyeliner em gel ou eyeliner líquido. O lápis é muito fácil de trabalhar e de limpar caso exista alguma falha. Além disso, permite que possamos esfumar a linha, o que dá um efeito muito bonito e natural. Aconselho vivamente para um primeiro contacto com o eyeliner. Ainda hoje, recorro imenso ao lápis quando pretendo um efeito mais natural para o quotidiano. Porém, a durabilidade do lápis pode não ser a melhor e, em caso de pálpebras mais oleosas, pode carimbar o côncavo ao longo do dia. Podemos também recorrer à sombra e a um pincel chanfrado, sendo que o efeito é o mesmo que o pincel. A caneta possui obviamente mais pigmentação que o lápis. O efeito é mais preciso e é definitivamente um dos materiais mais práticos, porque o pigmento está dentro da caneta e num só gesto facilmente fazemos um eyeliner. Existem opções mais ou menos finas e o ideal é procurar sempre uma ponta mais precisa, que não se mova muito e que permita, desta forma, mais controlo na execução do eyeliner. Um eyeliner líquido permite um traço mais fino e preciso. A pigmentação é incrível e o resultado um dos mais duradouros, o que proporciona um efeito muito bonito ao olhar. Tal como na caneta, devemos procurar pontas mais firmes e pouco maleáveis para um melhor resultado. No entanto, é a textura que exigem mais precisão - ao mínimo gesto, o produto pode borrar o traço. O eyeliner em gel é um dos preferidos das profissionais, porque alia muitas vantagens num produto apenas: é fácil de controlar, muito pigmentado e dá um efeito muito marcante na pálpebra. Porém, é necessário escolher um pincel bastante preciso e firme, que permita um controlo facilitado. 

tudo sobre eyeliner

Resumindo:
 Lápis e canetas são óptimos para iniciantes;
 Eyeliners líquidos e em gel exigem mais precisão, mas são mais duradouros;
 Em eyeliner líquidos e em caneta, escolher produtos bem pigmentados e com pontas firmes e pouco maleáveis, para mais precisão. 
 Em eyeliners em gel, escolher pincéis com as características acima referidas:

ESSENCIAIS PARA UM EYELINER PERFEITO 

Paciência, um eyeliner e um corrector para possíveis falhas.
Utilizar fita-cola como guia também pode ser um óptimo auxiliar para iniciados.

♥ Posicionar a fita cola, no caso de a irmos utilizar. Começar a delinear o olho acima da linha natural das nossas pestanas. Criar linhas pequenas, pequenos traços de forma a construir o corpo do nosso eyeliner. Começar de forma o mais fina possível e ir engrossando conforme desejado. Só avançamos para o 'rabinho' do eyeliner quando estivermos satisfeitos com o corpo do nosso eyeliner.

♥ Para criar o 'rabinho' do nosso eyeliner, criamos um traço que vá de encontro ao final das nossas sobrancelhas e que seja um prolongamento do final da linha de água. Deve ser criado no sentido ascendente, para que a maior quantidade de produto seja colocada no início do 'rabinho' e não no final, que se quer sempre mais fino. Para quem utiliza fita-cola, basta seguir a linha feita naturalmente pela fita. 

♥ Depois, só temos de ligar o 'rabinho' do eyeliner ao corpo com uma linha e preenchê-la. Essa linha de ligação não deve começar no final do 'rabinho' do eyeliner, mas ligeiramente mais abaixo, para que a ponta fique mais fina. O procedimento é o mesmo que na construção do corpo do eyeliner, basta ir adicionando traços até ao resultado pretendido. 

♥ Caso exista necessidade, podemos utilizar o corrector para limpar abaixo do eyeliner, tornando-o mais preciso. 

Como a compreensão pode ser difícil por escrito, deixo-vos um vídeo super útil! 


O que NÃO devemos fazer num eyeliner


♥ Exercer demasiada pressão no pincel. O que se pretende num eyeliner é que o traço seja fino e preciso e ao colocarmos demasiada força no pincel vai ser extremamente difícil conseguir esse resultado. O ideal é uma mão mais leve.

♥ Tentar fazer o traço do eyeliner de uma vez só. Este era um erro que cometia bastante, porque achava que fazer o traço de uma vez só me daria mais hipótese de acertar à primeira. Errado! Fazer pequenos traços e ir construindo o eyeliner é a solução. Além disso é sempre mais fácil de remediar.   
♥ Fazer o final do eyeliner demasiado alto ou demasiado baixo. O ideal é que o 'rabinho' do eyeliner vá de encontro à direcção do final da nossa sobrancelha. No entanto, existem sobrancelhas mais curtas e o que faço nesse caso é seguir a linha da minha pálpebra inferior, quase como se prolongasse o final da minha linha de água. 

♥ Começar o traço pelo final do eyeliner. Nunca devemos começar o eyeliner pelo final do 'rabinho', simplesmente porque a primeira zona em que o pincel toca é onde deposita mais produto. Assim sendo, nunca conseguiríamos aquele eyeliner mais afiado. 

♥ Esticar demasiado a pálpebra. Ao esticar demasiado a pálpebra podemos arriscar-nos a obter um eyeliner às ondas. O que acontece é que as pálpebras com mais pele não têm a pele naturalmente esticada ou seja, vamos fazer o eyeliner numa forma que não é a do nosso olho. 

tudo sobre eyeliner
Como sempre, não podia deixar de referir os meus favoritos. Sou muito fiel a estes produtos e resultam na perfeição comigo, no entanto, cada pálpebra é uma pálpebra e o que funciona na minha pele pode não funcionar na vossa. Assim sendo, tenho de referir as maravilhas do Super Liner da L'Oréal, que é um dos meus favoritos de todos os tempos. É um eyeliner em gel, com uma óptima duração, uma pigmentação maravilhosa e o melhor é que traz também um pincel. Uma compra dois em um! O Liquid Ink da Essence é muitas vezes falado aqui no blog por ser um dos meus favoritos de todos os tempos. Adoro, adoro, adoro! Não sou a maior fã da Kiko, porém os lápis de olhos da marca têm uma relação qualidade-preço absolutamente fantástica. São muito pigmentados e deslizam muito bem na pálpebra, facilitando todo o trabalho. Por último, não podia deixar de referir a caneta da Too Faced que é a minha escolha para o quotidiano.

Quais são os produtos que utilizam para o eyeliner? Costumam utilizar todos os dias? 





45 comentários

  1. Eu que não tenho jeito para a maquilhagem, umas dicas dão sempre jeito!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas! 💜
    Eu raramente faço delineado gatinho, não gosto muito de ver nos meus olhos devido a ter a pálpebra descaída, então opto por um delineado sem o "puxadinho" e mais fino :)

    ResponderEliminar
  3. Wow, I did not know this, I loved it, I'm going to look at it in the store

    ResponderEliminar
  4. Serei-te sincera, antes fazia o risco por baixo com lápis preto, disso passei para o eyeliner, fiz vários designs do eyeliner e hoje em dia em menos de 1 ou 2 minutos consigo fazer o mais perfeito eyeliner com apenas uma mão! Como consigo? É difícil explicar (risos) mas se deres uma visita ao meu instagram conseguirás ver a perfeição do mesmo (já mo disseram que o consigo deixar perfeitinho!)
    Mil e um beijinhos,

    http://kika--maria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro eyeliner em gel, acho que fica tão perfeito nos olhos :3

    | BLOG | | VELVET BUNNIE |

    ResponderEliminar
  6. Confesso que tenho feito o meu com um lápis pois acho mais pratico
    mas adorei bastante cada dica tua
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Great post! Thank you for sharing your tips. xx

    My last post here: http://fallingforvogue.blogspot.com.es/2017/06/basicos.html

    ResponderEliminar
  8. O eyeliner em gel da loreal também o meu preferido!
    Beijinhos

    www.pinkisthenew-black.blogspt.pt

    ResponderEliminar
  9. Adorei as dicas!
    Beijinhos , anaasmonteiro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Aprendo tanto contigo! Obrigada por mais este post! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  11. Thanks for the tutorial, I'm sure it will be very helpful. I ADORE eyeliners! <3

    http://couturecase.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Adorei as dicas! Sou, honestamente, uma naba no que toca a eyeliner e preciso emsmo de começar a aperfeiçoar ahah
    Beijinhos

    http://lostin-thestatic.blogspot.pt /

    ResponderEliminar
  13. Amei o post,eu prefiro usar o líquido. Só que nunca fica bom, acho que o problema é o meu olho haha
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. Dicas muito boas Cátia, continua :)

    http://trendsandfashionblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Excelentes dicas! Eu a maior parte das vezes utilizo lápis por ser mais rápido
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Adorei as dicas! Muito boas :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. AMEI o post! O eyeliner é um dos meus produtos favoritos de maquilhagem e o meu essencial, confesso. Neste momento estou a utilizar esse em gel da Kiko, mas quero muito comprar um em caneta para ser mais prático e fácil quando estou atrasada. Se calhar vou apostar nesse da Too Faced.

    www.catarinasantiago.com | Canal de Youtube

    ResponderEliminar
  18. Genial producto para ojos y estupendo tutorial.
    Besos!!

    ResponderEliminar
  19. Eu dantes era uma viciada em eyeliner, acreditas? :o O meu favorito era em caneta pois tornava-se muito mais fácil de aplicar, tendo em conta que tenho muito pouca experiência :s
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  20. Fica mesmo giro, no entanto, não tenho qualquer talento para o fazer :p

    ResponderEliminar
  21. Estas publicações são fantásticas para quem ainda tem tanto para aprender...
    Obrigada pela partilha! :)
    _Telma.

    ResponderEliminar
  22. obrigada pelo comentário <3
    adoro eyeliner, utilizo com imensa frequência :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. I have tried L'Oreal, Essence and Urban decay and absolutely loved them ... Really helpful post
    Glamorous without the Guilt

    ResponderEliminar
  24. Já faço eyeliner à anos, mas tem dias que não consigo acertar à primeira! Principalmente quando são ocasiões especiais! :D

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
  25. O melhor mesmo, no que toca a eyeliner é arranjar 2h por dia para o ir aperfeiçoando ahahah! A mim custou, mas foi! E adoro o liquid ink da essence!

    http://chic-andcheap.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Esse também é o meu maior problema na maquiagem. Sempre é o mais difícil, e a última técnica que tentei fazer. Com o lápis é muito mais fácil, mas às vezes não são macios e carimbam demais. Gosto muito dos em caneta, e às vezes uso os líquidos. E o em gel nunca testei, mas quero!

    Beijinhos, boa semana
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. fantastic! thank you for sharing!
    http://sepatuholig.blogspot.com
    instagram.com/grace_njio

    ResponderEliminar
  28. Such a great eyeliner product! Love it so much!


    www.ismurfshion.com

    ResponderEliminar
  29. Eu sou uma naba a colocar eyeliner mas arranjei uma técnica que me facilita imenso e que, curiosamente, vai contra algumas das regras :p

    3200 Degrees - Lifestyle Blogue ❤

    ResponderEliminar
  30. Putting an eye liner is like a challenge for me. I daily practice putting eye liner on my eyes in order to make my eyes more beautiful.

    melissa@revitol skin brightening cream

    ResponderEliminar
  31. Adoro este posts (acho que digo sempre isto)! Gosto do eyeliner de gel da Kiko por acaso!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  32. A melhor dica para o eyeliner é mesmo o treino. Treinar e treinar! :) E claro, um bom eyeliner ajuda muiiiito

    ResponderEliminar
  33. Que kit lindo!
    bjs
    😘
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  34. Eu amo delineadores, gosto mais de canetas pra poder fazer um traço bem fino por conta da minha pálpebra caída, mas to a fim de um em gel da Dailus que experimentei e achei maravilhoso :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  35. he vuelto para volver a mirarlos, me encantan

    ResponderEliminar
  36. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  37. Adoro ler estes teus posts! Ando tentada a experimentar o eyeliner em gel da Kiko, por acaso já experimentaste?

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  38. Eu amo eyeliner e o meu favorito é em caneta, depois o gel :D
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  39. Hello Cátia!
    Eu prefiro em Gel, mas no dia-a-dia raramente faço!
    Kiss

    ResponderEliminar
  40. Estou curiosa por esse potezinho da L'Oreal Paris, já ouvi falar tão bem!

    http://pt.witkonijn.net

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3